+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema sério com PC-AP

    Salve galera

    To com um problema sério aqui, meu PC-AP esta travando do nada. Simplismente trava não responde nem pela rede nem pelo console. O que é pior não me deixa nenhuma mensagem nos logs, fica tudo limpo, sempre que trava olho os logs e está um log diferente de alguma coisa rodando no cron, eu pensei em aquecimento, mas não pois ontem coloquei mais um cooler na caixa e mesmo assim ele travou, não tem um padrão exato de tempo trava aleatóriamente. Segue o sistema que utilizo.

    Debian 5.0 Lenny
    MadWifi não lembro a versão
    4 Cartões R52H
    2 RB14 com dois cartões cada
    2 coolers, (1 puxando ar, 1 jogando para fora)

    eu estou pensando em instabilidade do sistema, não sei talvez o Debian não se de muito bem com o MadWifi. Se alguém usa favor dizer. Estou ja a 2 semanas com esse problema, antes disso funcionou tudo certo por uns 2 meses.

    Quem puder dar uma ideia. (por pior q seja ja ajuda pq as minhas esgotaram)

    Foto do PC-AP
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PC-AP.jpg
Visualizações:	250
Tamanho: 	42,6 KB
ID:      	20051

    Grato

    Fernando Piovezan
    https://under-linux.org/images/misc/pencil.png

  2. #2

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Amigo esse problema pode ser causado por uma "pá" de problemas que vai desde um simples capacitor estufado na placa mãe ou fonte de alimentação ou aquecimento ou oscilação brusca de temperatura e ernegia eletrica, como vc já dispõe dos cartões mini-pci seria altamente recomendavel vc adquirir routerboad para substituir a placa mãe, vc pode continuar utilizando esse mesmo quadro de comando eletrico em metal para acomodar os equipamentos, a routerboard é muito mais robusta quanto a temperatura e ernegia pois segue padrão de trabalho industrial. Já tive PC-AP durante muito tempo e sempre foi meu maior problema, o equipamento travava do nada e só conseguia resolver trocando todo equipamento, depois de gastar muito dinheiro, passei para RB433AH e hoje posso dizer que temos mais de 2 anos sem dores de cabeça sem ter de ficar subindo em torre para trocar peças.

  3. #3

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Tenta dá uma olhada na fonte amigo, tive muitos problemas por causa delas...

  4. #4

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Galera desculpe a demora na resposta. Estava na torre pra variar. Acredito que tenha achado o problema parcial digo parcial pois não consegui mais informações pra resolver.
    O debian intalado está dando um Kernel Panic, só que nao consegui ver o restante das informações pois não esta registrando no log só aparece no console principal, conectei o monitor e estava lá a mensagem tinha mais informações mas nao consegui coletar pois não dava pra escrever tudo.

    Segue a mensagem que consegui pegar

    "kernel panic - Not syncing: fatal exception in interrupt"

    ja tive esse problema a muito tempo atrás e era com uma placa que estava conectada no PC, agora não sei ao certo se é isso ou não, pois como disse não estava registrndo no log só no console.
    Aproveitando se alguem souber como faço pra registrar esse tipo de coisa no log por favor de uma mãozinho.
    Acredito q encontrei um possivel problema, tenho um outro servidor rodando o mesmo sistema, e mesmo hardware, a unica diferença q encontrei agora foi o Kernel no que está dando problema é o 2.6.26 e o que funciona normalmente é o 2.6.18 a versão anterior do Debian, estou pensando em fazer um downgrade de Kernel ou então fazer uma imagem do que esta funcionando normal e coloca-la no que está dando problemas.

    O que acham da solução???

    E quanto a usar Rb eu até cogitei a ideia, mas ficar preso ao sistema Mikrotik não me animou nem um pouco, pois não gosto do sistema da MK acho que ele tem muita coisa desnecessária para o meu uso acredito q não seria o caso de utiliza-lo. (isso é a minha opnião por favor não entremos nesta discussão senão vão querer me matar aqui no fórum).

    Grato

    Fernando Piovezan

  5. #5

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    Salve galera

    To com um problema sério aqui, meu PC-AP esta travando do nada. Simplismente trava não responde nem pela rede nem pelo console. O que é pior não me deixa nenhuma mensagem nos logs, fica tudo limpo, sempre que trava olho os logs e está um log diferente de alguma coisa rodando no cron, eu pensei em aquecimento, mas não pois ontem coloquei mais um cooler na caixa e mesmo assim ele travou, não tem um padrão exato de tempo trava aleatóriamente. Segue o sistema que utilizo.

    Debian 5.0 Lenny
    MadWifi não lembro a versão
    4 Cartões R52H
    2 RB14 com dois cartões cada
    2 coolers, (1 puxando ar, 1 jogando para fora)

    eu estou pensando em instabilidade do sistema, não sei talvez o Debian não se de muito bem com o MadWifi. Se alguém usa favor dizer. Estou ja a 2 semanas com esse problema, antes disso funcionou tudo certo por uns 2 meses.

    Quem puder dar uma ideia. (por pior q seja ja ajuda pq as minhas esgotaram)

    Foto do PC-AP
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         PC-AP.jpg
Visualizações:	250
Tamanho: 	42,6 KB
ID:      	20051

    Grato

    Fernando Piovezan
    https://under-linux.org/images/misc/pencil.png
    Esse seu problema está parecendo problema de fonte como o amigo evertonsoares citou, porém pode também ser esgotamento de alimentaçao dos slots pci's.
    Nem sempre um slot PCI consegue mandar energia para os 4 cartões o suficiente!
    Minha sugestão é a mesma do amigo everton, substitua por RB's mas lembre-se: Se possivel adquira 2 rbs433 e use 2 cartões por RB senão um cartão mata o outro ALEM da fonte da RB nao conseguir mandar Ampéres suficientes para alimentar os 4 cartoes...
    DICA: 2 Rbs 433, 2 fontes 48V 3AH, 2 Caixas herméticas.
    Abraço!

  6. #6

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Tive problemas com a mesma mensagem kernel panic, certifiquei-me q a fonte estava ok, passei então para placa mãe, achei problemas no controlador de memoria, quando esquentava travava apos funcionar horas, dava essa mensagem ao reiniciar, placa mãe nova, resolvido, troquei os controladores da placa em pane, ficou tudo normal ela voltou a funcionar perfeitamente.

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Eu suei pcap por um tempão, nunca tive problemas de travamento, só que o meu esquema era o seguinte, Placa mãe, fonte normal de pc, no lugar de hd usva flash card, o sistema era MK, usava 3 a 4 placas pci wirelles da DLINK, nunca travou e tinha 3 rodando. Substitui por RBs pela praticidade. Acho o que já foi comentado os slots não aguentam manter a energia pra muitas adatptadores pci.
    Mas também como voce não abre mão do Debiam, sugiro trocar a Placa mãe. Só será fonte se ela realmente tiver com problemas, pois a energia que voce consome é muito pouca pra ser falta de energia gerada pela fonte. Boa Sorte.

  8. #8

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Salva galera, demorei que estava tentando resolver. Bom vou tentar a seguinte solução:
    Fiz uma imagem do Linux que está funcionando corretamente, inclusive com o mesmo hardware, vou trocar o pente de memória e trocar o sistema com a imagem que fiz.
    Verei se da certo, se todo caso não der vou trocar a placa mãe, não vou fazer isso agora pois não tenho nenhuma do mesmo tamanho agora, mas se não resolver arrumo uma rapidinho.

    Novidades volto a postar aqui.

    Valeu Abraços

  9. #9

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Amigo, uma dica para você: não troque seu PC-AP por nenhum routerboard. PC-AP é o que há. Bem dimensionado, ele nunca te dará problemas, pelo contrario, você conseguira pendurar 100, 150 clientes simultaneos sem problemas. Só tem uma coisa: notei uns erros de projeto no seu PC-AP:

    1°- As entradas e saídas de ar: Cada uma delas deve estar dispostas de forma a não entrar água nem umidade. No meu, nas saídas laterais, adaptei um cotovelo de 90° de pvc branco de esgoto, virados para baixo, com uma pequena extensão em cano de pvc branco. Isso faz com que o ar puxado para dentro da caixa seja seco, sem gotículas de água. Água é um veneno para o PC-AP, cria oxidação nos contatos dos pentes de memória e conectores em geral. Neblina, umidade relativa do ar muito alta prejudicam em nivel bastante elevado os componentes do PC-AP;

    2°- Silica-gel: em supermercados tem um pote contendo silica-gel, um anti-umidificante excelente para se colocar dentro do PC-AP, disponível na maioria dos supermercados. Ele reterá toda a umidade que entrar dentro do PC-AP.

    Num projeto como esse, pensar no imponderável é essencial. Localidade, incidência e tipos de intempéries, sem contar que um bom aterramento e um eficiente para-raios devem sempre ser levados em conta. Boa vedação para a correta circulação de ar dentro da caixa diminuem o risco de futuras manutenções. E, use sempre peças previamente testadas, de preferencia sem terem tido contato humano.
    Seu problema, arrisco dizer que é 99% defeito de hardware. Teste seu hardware. Provavelmente vai achar o defeito.

  10. #10

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    Citação Postado originalmente por fernandop Ver Post
    Galera desculpe a demora na resposta. Estava na torre pra variar. Acredito que tenha achado o problema parcial digo parcial pois não consegui mais informações pra resolver.
    O debian intalado está dando um Kernel Panic, só que nao consegui ver o restante das informações pois não esta registrando no log só aparece no console principal, conectei o monitor e estava lá a mensagem tinha mais informações mas nao consegui coletar pois não dava pra escrever tudo.

    Segue a mensagem que consegui pegar

    "kernel panic - Not syncing: fatal exception in interrupt"

    ja tive esse problema a muito tempo atrás e era com uma placa que estava conectada no PC, agora não sei ao certo se é isso ou não, pois como disse não estava registrndo no log só no console.
    Aproveitando se alguem souber como faço pra registrar esse tipo de coisa no log por favor de uma mãozinho.
    Acredito q encontrei um possivel problema, tenho um outro servidor rodando o mesmo sistema, e mesmo hardware, a unica diferença q encontrei agora foi o Kernel no que está dando problema é o 2.6.26 e o que funciona normalmente é o 2.6.18 a versão anterior do Debian, estou pensando em fazer um downgrade de Kernel ou então fazer uma imagem do que esta funcionando normal e coloca-la no que está dando problemas.

    O que acham da solução???

    E quanto a usar Rb eu até cogitei a ideia, mas ficar preso ao sistema Mikrotik não me animou nem um pouco, pois não gosto do sistema da MK acho que ele tem muita coisa desnecessária para o meu uso acredito q não seria o caso de utiliza-lo. (isso é a minha opnião por favor não entremos nesta discussão senão vão querer me matar aqui no fórum).

    Grato

    Fernando Piovezan
    Tenta desativar os recursos nao utilizados da sua placa: som, usb, midi, porta paralela, serial, tudo que vc nao usar.
    Isso eh falta de recursos para o sistema.

  11. #11

    Padrão Re: Problema sério com PC-AP

    amigo estive com o problema parecido, faz uma semana, quando liga detecta tudo ok, passa 20 min a 30 min ai trava, so que de tanta insistencia, e descobri +- o problema aq eu usa um pc-ap mk com 4 pci da esenao/egenius, so que por motivo de travamento so estou usando 3 pcis wireles e 1 de rede porque se eu colocar a quarta placa acontece exatemente isso fica travando de 20 a 30 minutos, por nao ter certeza do problema, mas que resolveu, vou deixar assim, e mandar o sinal na quarta antena com uma rb133c foi unico jeito que encotrei, eu acreito qua ate mesmo o pessoal citou pode ser por falta de alimentação nas pci, se tiver mais alguem que poderiar citar uma opiniao mais convincente seria bom, espero ter ajudado
    Última edição por jbnet; 14-08-2011 às 21:28.