+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão redes wireles

    gente tenho um provedor wireles aqui rodando a um ano ja tenho alguma esperiencia em redes mais quero saber a opiniao de vcs
    hje meu provedor funciona assim

    link adsl de 10mb----moldem dlink 500b geração 2---edimax 7209 com antena omni de 15 dbi novinha da aquarios comprei a menos de um mes

    sei que uso o mais amador possível mais to com 1000 reais e quero saber onde seria o melhor gasto
    to tentando comfigurar um pc para colocar como servidor na rede fazendo cache e proxi tenho um pc rodando com 256 de ran hd de 80 gb
    950 hz de processador
    queria saber qual melhor e mais facil o bfw ou o mikrotik ja li bastante e so estou postando pra tirar duvidadas e comparar opinioes

  2. #2

    Padrão Re: redes wireles

    ESSE PROVEDOR ESTA RODANDO COM 15 CLIENTES SENDO UMA MEDIA DE 8 ONLINE DIRETO ATENUAÇÃO DA LINHA E EXELENTE COISA DE UMS -21 DBI MAIS TENHO PROBLEMAS COM TRAVAMENTO NAO IDENTIFICO ONDE MAIS QUANDO REINICIO O SISTEMA TUDO VOLTA A FUNCIONAR SO QUE QUERIA IMVESTIR ESSES 1000 REAIS PRA PODER COLOCAR MAIS UMS 20 CLIENTES PELOMENOS
    QUERIA SABER SE ALGUEM TEM UM TUTORIAL QUE ENSSINE A INSTALAÇÃO E COMFIGURAÇÃO DO SERVIDOR COMPLETA TANTO FAZ O BFW OU O MIKROTIK POS PELO QUE EU LI AMBOS SÃO BOMS E VAO FAZER GRANDE DIFERENÇA NA MINHA REDE
    PRETENDO TROCAR O MOLDEM POR UM MAIS PONTENTE INSTAÇAR O BFW FAZEDO GERENCIAMENTO DA REDE CADASTRO DE CLIENTES E PROXI USAR O EDIMAX EM BRIDGE ATE UMS 30 CLIENTES
    ALGUEM SABE SE EU POSSO COLOCAR UM CULER NO EDMAX LIGADO DIRETO OU TEM PROBLEMA E QUE AQUI ONDE EU MORO O TEMPO E MUITO INSTAVEL TEM MOMENTOS DE MUITO CALOR MAIS TEM MOMENTOS DE FRIU INTENSO OQ EU DEVO FAZER
    PRA MINHA REDE FICAR O MAIS PROFICIONAL POSIVEL GASTANDO SO 1000 REAIS??

  3. #3

    Padrão Re: redes wireles

    Vamos la meu amigo.
    1º quando vor postas evite maiusculo ok?
    2º pelo que entendi você roteou o modem. se positivo vc vai ter problema crônico de travamento. estes equipamentos não tem memória suficiente para fazer nat para rede grandes e nem muito menos processamento, ai o bichinho pede arrego toda hora.
    você falou em R$1000,00, o que você pode fazer é de primeira é comprar uma rb450 ou 450g, o g é porque ela usa porta 10/100/1000 (porta giga).
    3º vc poe o modem em briedge e poe a rb para discar
    4º numa outra porta vc cria um nat para os clientes e seus problemas acabaram.
    aos poucos vc pode ir implementando seu sistema, por exemplo:
    por dhcp, proxy de dns, hotspot para os clientes se autenticarem etc. tudo dentro da rb450.
    mas tarde com o dindin girando vc pode por um servidor mais parrudo e comprar um myauth da vida ou webmikrotik que são gerenciadores de provedor. o myauth por exemplo vc pode por ele para receber os pedidos de autentificação dos clientes da rb via protocolo radius e com isto sua rb pode estar num local e o myauth em outro, bastanto que os dois estejam online que a coisa funciona.
    Eu trabalho assim, vou para uma nova cidade, contrato um link e os clientes ficam cadastrados no meu escritorio e depois que o cliente liga o pc a rb pergunta ao myautha la no outro municipio se aquela senha confere caso positivo o mikrotik ativa a conexao.
    Espero ter ajudado
    sobre criar nat discar pppoe via rb etc vc vai achar muita coisa ai no forum, é muito facil. Basta ter força na peruca.
    Abraços

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: redes wireles

    se voce quiser continuar na vida de provedor de internet pode botar a cara nos livros e estudar igual um louco e botar a mão no bolso para legalizar seu provedor por que se voce sofrer uma fiscalização da anatel tu vai ficar branco e tomar uma multa que vai acabar com seus sonhos ,boa sorte .

  5. #5
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: redes wireles

    primeira coisa tira sua licença scm ou fassa um bom contrato de Servidor de Valor Agregado com alguem que tenha SCM, segunda coisa contrate um link descente, adsl nem pra uso em um pc as vzs nao serve, terceira coisa procure montar um servidor descente (256de ram, 950mhz de processador) essa sua configuraçao ta meio anos 90, procure servidores que te ofereçam o minimo de estabilidade, tipo (mikrotik, mayauth, etc, ou ate mesmo um bom sistema rodando em debian, slackware etc, ta cheio de soluçoes boas, mas lembre de seguir estas etapas, SCM ou SVA, Link dedicado, Servidor eficiente e confiavel, axo muito? ou salta fora ou entao contrate alguem capacitado pra fazer pra vc, so o q nao pode acontecer eh vc continuar oferecendo adsl (gatonet) a uma qualidade inferior e queimar o nome de provedor Wirelles.

  6. #6

    Padrão Re: redes wireles

    to rodando a um ano com esse sistema cadaastro de mac no edmax e o moldem em roteador ja percebi que isso nao da certo mais to procurando soluçoes completas por isso to pedindo opinioes

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: redes wireles

    a pergunta e aonde voce quer chegar

  8. #8

    Padrão Re: redes wireles

    cara a minha inten;'ao e gastar pouco agora e conseguir colocar umas 40 pessoas ai partir para setoriais roterbord rb 450 servidores em cascata um mikrotik e um bfw fazendo cache de tudo e un link dedicado qu eu ja estou adiquirindo
    en questao da anatel onde eu moro temos cerca de ums 100 provedores com radinho e modem e omni nao e isagero nao ums 100 mesmo escaniando com o edmax posso achar serca de 40 redes
    pretendo usar minha nova rede em 5.8 mais so posteriormente primeiro tenho que chegar a 40 clientes tenho um distribuidor que me passa
    material de imformatica mais barato ent'ao to esperando as hopoteses de rede quero gastar o minimo e atender ao maximo com qualidade

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: redes wireles

    tenho uma boa solução para voce que não vai gastar nada e eu acho que todo mundo vai aprovar o projeto .
    servidor celerom 1.6 com 1 giga de memoria e hd de 500 gb sem monitor nem teclado nem mouse
    switch 8 portas generico 10/100
    aprouter
    antena omni de 15 dbi aquarios
    neste material todo voce não paga r$ 1000,00 tudo e voce começou un novo provedor
    certo agora software ,para o servidor mikrotik licenciado bem programado voce cria um hotspot com cache full e controle de cliente r$ 90,00 a licença ap router modo ap bridge com a omini para seus clientes logarem se voce estiver com duvidas quanto ao projeto ate agora posso dar acessoria posterior ,mas terei que cobrar o projeto a parte ok.
    eu acho que um aprouter aguenta uns 4 mega de banda passante ai se voce vender planos de 256kbps bem equilibrado voce chega em seus 40 clientes sem gastar muito ok
    o problema e a ana entendeu
    num pode fazer isto

  10. #10

    Padrão Re: redes wireles

    bom amigo e eu ja tenho uma parte deste material
    tenho uma omni de 15dbi da aquarios
    um edimax7209
    um modem dlink adsl2 500b
    e bastante cabo de rede
    acredito que com um servidor e o material que possuo consigo colocar pelomenos ums 30 clientes
    queria saber se alguem tem um manual completo de como montar um servidor se alguem posuir isto meu email e [email protected]

  11. #11
    Avatar de barcal
    Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Campinas, Sao Paulo, Brazil
    Posts
    14

    Padrão Re: redes wireles

    Caro Rogerluiz,

    Estou dentro da solução do nosso amigo "naldo864", vc não vai gastar acredito eu que nem seus 1000 reais,

    Mas uma coisa importante, é vc contratar um link full pelo amor de Deus, ou tra coisa é correr atraz da sua licença SCM, pq meu se te pegarem ai sim vai ser muito pior.
    Compreendo que seu fluxo ainda é pouco, mas se pretende crescer corre com isso.
    Outra coisa, tente oferecer um sinal estavel, pq a internet via radio já é queimada, então qualquer um que oferecer sinal ruim (não estou dizendo no seu casa, apenas um exemplo) ai ferra tudo.

    Mas pode confiar na solução do naldo864 que vc vai ficar muito satisfeito.


    Marcelo

    Barcal Internet Caieiras SP