+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Uns dizem:
    Que não serve pra nada, tanto faz marcar ou não.

    Outros dizem:
    Que é melhor marcar, mas não sabem explicar direito o porque.

    Outros dizem:
    Que Quando utilizado um dispositivo wireless, todos os clientes conectados, são enchergados do lado do servidor em arp, com o mac do dispositivo wireless, ou seja, todo mundo com o mesmo mac, e marcando esta opção, o mac real das placas de rede dos assinantes, são listados em arp.

    Outros dizem:
    Que esta opção, faz com que o IP que vc deu ao cliente sempre vá para o mesmo MAC, evitando assim que outro MAC pegue esse ip quando não estiver em uso ou na ARP.
    Mas o lease stático já não faz isso???

    Outros dizem:
    Que é pra ninguem conseguir trocar o mac depois de conectado.

    O manual mikrotik diz:
    Que é para usar o mac source ao invés.
    Ao invés de que???

    Interessante...

    Veja como uma simples opção de configuração no mikrotik, traz tanta dúvida entre pessoas que trabalham com o mesmo.
    E não digo pessoas inexperientes, são as vezes consultores que discordam sobre este detalhe.
    Eu sei que este assunto já foi citado em alguns fóruns, de forma passageira, por isso gostaria de criar um tópico especial, para nós concordármos de uma forma definitiva e oficial, sobre qual a importância desta opção, e qual seu impacto real na amarração em dhcp, e se possível, que nosso debate retratasse alguns cenários específicos, onde fosse melhor marcar ou desmarcar esta opção, e suas razões bem explicadas, se possível é claro.

    Creio que toda a comunidade under-linux que se interessa sobre mikrotik, apreciará e muito este tópico, pois acredito que este assunto é muito interessante e um pouco inexplorado.

    Espero ter começado bem um tópico que dará o que falar... rs
    Antecipadamente, um abraço a todos.

  2. #2

    Padrão Re: Delphi telnet e mikrotik

    Essa opção da o que falar rsrs.
    Bom segundo me disseram serve mesmo pra que o ip ali descrito sempre va para aquele MAC, porem eu efetuei essa configuração e mesmo assim ainda acontece de alguns clientes pegarem IP que ja deixei reservado

  3. #3

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Eu tem alguns problemas relacionados com isso. E me sugeriram criar pool separados e marcar esta opção. Mas de vêz em quando acontece de não pegar o ip que deveria. E isso cria uma bagunça na tua rede. Está exigindo um monitoramento constante, senão o telefone toca.
    O amigo disse muito bem, o manual oficial do mikrotik em algumas questões é muito vago.
    Talvêz aqueles que tem uma sólida formação em linux já estejam familiarizados com termos e suas aplicações e então ao ir para o mikrotik tudo fica mais fácil.
    Mas a grande maioria é curioso ou auto-didata. E temos que ir aprendendo mesmo na "marra".

  4. #4

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    rapaz essa opição é para prender o ip ao mac, mas não funciona de nada se vocÊ não impor esse mac ao ip selecionado na ARP entende?? eu uso dhcp static e seto os ips, arp, dhcp network e lease, alem da queue assim que eu uso!!

  5. #5

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    rapaz essa opição é para prender o ip ao mac, mas não funciona de nada se vocÊ não impor esse mac ao ip selecionado na ARP entende?? eu uso dhcp static e seto os ips, arp, dhcp network e lease, alem da queue assim que eu uso!!
    Mas a opção de prender IP ao MAC, conforme vc mesmo usa, já são as leases státicas no servidor dhcp. Vc diz que esta opção seria para amarrar o IP ao MAC. Não seria redundância de trabalho? Já que as leses státicas já tem esse propósito? Eu acho, na minha opinião, que seria para no caso de vc usar um dispositivo wireless na sua rede, como eu citei no post de abertura deste tópico. Mas obrigado por sua atenção e a atenção do 1929.
    É isso ai... vamos continuar dialogando sobre o assunto.
    Vamos ver se conseguimos esclarecer esta configuração neste tópico.
    E obrigado aos amigos.

  6. #6

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    bom é mais será que redundancia no mk não é boa??? tipo no caso quando vocÊ diz que seria uma redundãcia, eu cito um exemplo WAP e hotpost não são dois tipo de segurança?? e nos não a utilizamos??

  7. #7

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Sinto que este assunto ainda não está totalmente fechado.
    Alguem mais se habilita?

  8. #8

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Citação Postado originalmente por Flechaus Ver Post
    Sinto que este assunto ainda não está totalmente fechado.
    Alguem mais se habilita?
    é cara parece que nos vamos ficar na duvida kkkkkkkkkkk

    mais muito obrigado por levantar esse topico!!

  9. #9

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    é cara parece que nos vamos ficar na duvida kkkkkkkkkkk

    mais muito obrigado por levantar esse topico!!
    rs... de nada kra... tamos ai...
    Mas bem que alguém "cascudo" poderia dar uma luz pra gente.

  10. #10

    Padrão Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Quando habilitado ele vai obrigar a usar sempre o mesmo IP para o mesmo mac.
    Parece que é algo mais ou menos assim.
    Eu tinha alguns problemas de pegar outro IP e daí me aconselharam a habilitar esta opção. Resolveu.

  11. #11

    Cool Re: DHCP - Lease - Use Src. MAC Address - Para que serve?

    Eu ainda estou na dúvida, ninguém soube afirmar com certeza qual a verdadeira função, mas eu acho que serve realmente para forçar o IP no MAC, alguém ai sabe com certeza? thanks.