Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re:

    Isaquias, é só passar um link de internet de uma ponta para a outra, né? Se for, duas antenas de grade de 20dbi já bastam para o que tu quer. Só acoplar dois Bullets 2 de 100mw em cada antena, e acertar no apontamento e nas configurações de ACK.

  2. #22

    Padrão Re:

    Mas por estas coordenadas ai você acha que da visada?

  3. #23

    Padrão Re:

    Sim, fecha. Mas o que reparei é que tu está fazendo a simulação do enlace utilizando antenas de 5700Mhz. Ué, e as antenas de 2.4 com rádios Krazer de 1000mw??

    O que eu quero entender é o seguinte: tu pretende fazer uma aplicação PTP (ponto-a-ponto) ou PTMP (ponto-multiponto)? Ou seja, quer só fechar um link entre dois pontos ou atender clientes em uma área de cobertura? Esclarece isso, por favor.

    Antes que dê a resposta vou te passar a minha opinião geral sobre tudo o que li até agora:

    - a começar pelo 'suporte' das antenas, 12 metros é muita coisa; mais complica do que ajuda, e tu vai perder o sono em dia de ventania
    - baseando-se na hipótese que tu quer apenas interligar dois pontos nessa distância de 3,5 km, a melhor indicação seria realmente 5.8 (grade e Bullet ou NanoBridge)
    - baseando-se na hipótese que tu pretende atender pessoas (PTMP), eu já diria que se propôr a espalhar sinal em 3,5 km sem nenhum outro ponto de repetição e querer fazer economia de equipamento
    - projetos modernos em wireless utilizam células pequenas, com antenas de alto rendimento e ganho baixo/médio, justamente por agregarem pouca distância e alto nível de SNR no ponto final (assinante)

    Dicas:

    - diminua o tamanho desses suportes para não comprometer a estabilidade do apontamento das antenas; em 5.8 qualquer vibração compromete o SNR da conexão (até mesmo em 2.4)
    - no caso de ser PTMP, procura diminuir a tua área de cobertura, para poder usar antenas de menor ganho e menor potência no AP/Bridge
    - acima de tudo: não faça ecomonia se quer garantia de nível de serviço; abra o bolso e compre equipamentos bons

  4. #24

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    E que eu não vi que estava em 5.8, mas e 2.4. Amigo o que eu quero e fazer um ptp mesmo. Eu já tenho antena lá no outro ponto e uma omini 15 aquários com 18 metros e mais em baixo uma cliente grade de 25dbi para fazer o ptp. As duas são amaradas com cabo de asso 3pernas. Indica-me dois jogos de equipamento para fechar este enlace. Receber em baixo e enviar em cima

  5. #25

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Bom Dia, ideal pra nao ter erro....como é chacara.....fecha com 900mhz ! ! Monta mikrotik com rb411ah+cartão XR9 com antena da aquario 20 dbi Yagi . Dai da certo amigo......vai fechar seu p2p tranquilo e nao vai precisar subir torre de 30 mtrs.


    Rafael Amaral
    Consultor de Vendas
    TEC-Wi- Distribuidor Wireless


    (+55)(19) 3829-4947
    (+55)(19) 78077286
    ID: 89*15162 Nextel
    Web Site: http://www.tec-wi.com.br
    E-mail / MSN :[email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    [email protected]
    Skype: vendas3.tec-wi

  6. #26

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Ok. Vou tentar aqui com as duas grades que eu tenho aqui e com 2 bullets de 400mw vou ver se fecha. Desde já muito abrigado. E bom saber que podemos contar com a ajuda de todos vocês aqui o under linux.

  7. #27
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    concordo com a tec-wi
    a melhor opçao é 900 mhz
    já que é afastado da cidade ...

  8. #28

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Mas com 900 eu ainda vou ter que colocar a esta altura que estou usando 19 metros? Esta antena e este cartão eles não vão me dar problema com a Anatel não? Eles são homologado ?

  9. #29
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    pode colocar as antenas baixinho 5 a 10 metros de altura ...
    perante a anatel acredito que não pois é zona rural ....

  10. #30
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Citação Postado originalmente por johnsonpvd Ver Post
    Cara, tenho 2 saidas, coloco a antena no pasto da chacara com visada ou mando fazer uma torre de 30 metros, segundo o Google earth e coloco na cidade, (da onde vai partir a net).
    fazendo a torre de 30 metros, terei visada da minha casa.(segundo google earth)
    caso nao faço a torre, terei que mandar o sinal para o pasto (hehe) e dali mandar pra casa, mas fica complicado pq tenho que levar energia e reetransmitir o sinal.
    Simples, pra essa distancia , coloca na fazenda uma torre de 12m (torre ou mastro estaiado) com um nanostation m5 ligado a uma antena de 22dbi de grade. na outra ponta (AP) usa somente um nanostation M5 na polarização Horizontal. Terás que testar o melhor canal entre 5700 e 5830 usando 20mhz de canalização, pra saber qual canal dará o melhor rendimento.

    O correto apontamento do link fará com que o sinal deva atingir entre -55 a -65dbm de sinal na fazenda e em média deverá trafegar entre 30 a 50mbs nessa rede.
    Abraço.

  11. #31

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Valeu pessoal pela ajuda obtido aqui.depois de muita luta descemos as antenas para fazer revisao e quando estavamos com 10mt ela deu 60% ai foi só acerta o angulo fechou com 82%. E obrigado meu amigo JADIR [2 grades 25 e dois rádios greatek; 3.5 km 4mg]
    Última edição por isaquias; 14-03-2011 às 15:34.

  12. #32

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Se você for usar a frequencia 900Mhz..
    Não precisa usar o XR9, chegou agora na Streakwave o nano loco 900, rocket 900 e antena setorial 900.
    Estamos entrando com processo de homologação agora, ou seja, em mais ou menos uns 30 dias deve sair a homologação!!!
    Qualquer coisa me add no msn, que eu posso te ajudar!!!

  13. #33

    Question Re: Enlace de 6km sem visada.

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    Valeu pessoal pela ajuda obtido aqui.depois de muita luta descemos as antenas para fazer revisao e quando estavamos com 10mt ela deu 60% ai foi só acerta o angulo fechou com 82%. E obrigado meu amigo JADIR [2 grades 25 e dois rádios greatek; 3.5 km 4mg]
    Gente, boa noite. Cito meu amigo aí em cima, pois vou fzr igual ele (rsrsr). Vou pegar carona neste tópico. Gostaria de contar com o apoio dos senhores para levar internet (PTP) de um ponto à outro, distantes cerca de 7 à 7,5 km. Tentei usar o Google Earth para dar mais detalhes do terreno, elevação, etc, mas ainda estou engatinhando nessa área de enlaces de longa distância.
    Segundo o dono do negócio, antes ele funcionava com uma antena de grade, direcional, à 2,4 GHz, mas estas foram destruídas por um raios. Sem conhecer o ambiente e deixado levar pela pressa do Cliente, acabei comprando uma Global Tronics (GTR 5821RB Placa PCBA: Globaltronic - 11 2084 8910.), 23db, 16º horiz/vertical, 5,8 GHz, alimentadas usando POE. Até aí blz, consegui acessar as configurações da placa, coloquei os parâmetros q supunha serem os corretos, mas quem disse q o cliente enchergou o AP, mesmo em WDS. Peço humildemente a colaboração de Vcs para resolver esse "pepino".

    Ats, Tiago Pereira

  14. #34
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Citação Postado originalmente por MarciaP Ver Post
    Se você for usar a frequencia 900Mhz..
    Não precisa usar o XR9, chegou agora na Streakwave o nano loco 900, rocket 900 e antena setorial 900.
    Estamos entrando com processo de homologação agora, ou seja, em mais ou menos uns 30 dias deve sair a homologação!!!
    Qualquer coisa me add no msn, que eu posso te ajudar!!!
    O equipamento 900mhz de voces é homologadO??
    poderias me enviar o datasheet deste equipamento?
    Grato pela atenção.

  15. #35
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Citação Postado originalmente por jumnior Ver Post
    Gente, boa noite. Cito meu amigo aí em cima, pois vou fzr igual ele (rsrsr). Vou pegar carona neste tópico. Gostaria de contar com o apoio dos senhores para levar internet (PTP) de um ponto à outro, distantes cerca de 7 à 7,5 km. Tentei usar o Google Earth para dar mais detalhes do terreno, elevação, etc, mas ainda estou engatinhando nessa área de enlaces de longa distância.
    Segundo o dono do negócio, antes ele funcionava com uma antena de grade, direcional, à 2,4 GHz, mas estas foram destruídas por um raios. Sem conhecer o ambiente e deixado levar pela pressa do Cliente, acabei comprando uma Global Tronics (GTR 5821RB Placa PCBA: Globaltronic - 11 2084 8910.), 23db, 16º horiz/vertical, 5,8 GHz, alimentadas usando POE. Até aí blz, consegui acessar as configurações da placa, coloquei os parâmetros q supunha serem os corretos, mas quem disse q o cliente enchergou o AP, mesmo em WDS. Peço humildemente a colaboração de Vcs para resolver esse "pepino".

    Ats, Tiago Pereira
    Entra em contato por e-mail que posso te ajudar.
    Abraço.

  16. #36
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Citação Postado originalmente por isaquias Ver Post
    Valeu pessoal pela ajuda obtido aqui.depois de muita luta descemos as antenas para fazer revisao e quando estavamos com 10mt ela deu 60% ai foi só acerta o angulo fechou com 82%. E obrigado meu amigo JADIR [2 grades 25 e dois rádios greatek; 3.5 km 4mg]
    Feito !!!
    O importante é fechar o sinal e resolver o problema. estamos aqui pra isso. ajudar a quem for preciso.esse é o espirito do forum.
    Abraço.

  17. #37

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Caro Leandro, enviei um e-mail pra vc, mas voltou. Tens como confirmar. No aguardo.

  18. #38

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Oi Leandro,

    Este equipamento já esta no laboratórios para os testes de homologação!
    O processo deve ser finalizado em breve.
    Em relação ao datasheet, estou mandando em seu emial okay?

  19. #39

    Padrão Re: Enlace de 6km sem visada.

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Cara vai friatar quem com um rádio de 1000 mw,, tá loko, e tem gente que gostou disso.
    Nossas antenas transmitem no máximo com 100 mw que já é demais e voce disse que usa 1000 só pra compartilhar ineternet. Que loucura.

    De acordo, potencia alta não é sinal de qualidade pelo contrario quanto maior a potencia menor a sensibilidade do cartão ou ap (sem falar na vida util) pois gera ruido e o throughput vai pras cucuia, não adianta querer fazer milagre com amps etc, a solução é outra frequência ou antenas com maior ganho e qualidade.