+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Olá a Todo Boa Noite !
    Estou Aqui no Forum Para que voçes me Ajudem e Dem A Opiniao de vcs !
    Tenho Pouca experiencia com Provedor de Internet ! Mais Possuo um ! Ele esta em situacao de calamidade !kkkk hehe !
    Erdei ele ha alguns meses atraz e notei que ele esta muito ruim e nao estou conseguindo prover internet de bioa qualidade aos meus clientes entao resolvi investir nele para que posso assim garantir meu produto !
    Entao tenho uma base com Link de 4 Mbs ! Tem Uma Omni La ! E uma grade apontando para outra base tudo em 2.4Ghz ! No Outro Ponto tem uma Torre de 12 Metros em um Lugar estrategico com uma antena grade recebendo e outra omni Trasmitindo ! Mais Consegui um espaco de 30 Metros quadrados em uma serra a Qual citei ai em cima !
    Dai Pretendo Montar Outra Torre De 15 Metros Ou menor (Porque lah da pra ter vizao de todo o municipio porque e muito pequeno ) E colocar RouterBoards nas Torres Base e Repetidoras E Colocar Paineis Setorias e Antenas 5.8 Ghz nos Ponto a Ponto que interliga as torres e a outra torre vou desabilitala porque o Lote onde ela esta situada foi vendida e terei de entregar daki uns meses ate vencer o contrato ! Dai quero saber pessoal !
    Na Base estou pretendendo colocar a torre de 12 Metros que ja tenho ! Uma Omni la ! E um Disco Aquario 25 Dbi 5.8 Ghz Apontado para a Serra !
    Na Serra estou pretendendo colocar 3 Paineis Setoriais OIW ou Hyperlink ! E O Disco Aquario 25 Dbi 5.8 Ghz Apontado para a base recebendo o Sinal e retrasmitindo para os clientes !
    Porem Na base Vou colocar Rb 433h ! Com 2 Cartoes R52h Um para a omni e outros para o disco !
    Na repetidora Quero 1 RB 433h ! Com 3 Cartoes R52h para os paineis !
    Agora que ta !? Compro outra Rb ou Coloco Uma Bullet !? Desculpe minha Ortografia Pessoal ! Palmitem sobre os equipamentos ! Marca Modelos quero colocar minha rede exelente !
    Obrrigado pessoal do Under Linux !

  2. #2

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Cara acho que não entendi direito o que quer ,ta meio confuso!:/

  3. #3

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Aqui no forum ninguem incentivará o uso de omni... coisa de lanhouse isso. Antenas de grade de 5.8GHz já servem pro PTP, nem é necessario disco. Os paineis citados são caros, se tiver poucos clientes pode usar os mais em conta (Betel), melhor 3 Betel do que uma omni...

    Não baixe a qualidade dos cartões, nada do antigo AR5212, melhor partir pra cartões com AR5213 ou AR5214, não pela potencia que eles tem (Que é melhor não usar toda, senão dará tiros no proprio pé) mas pela parudez do hardware como um todo, suportando mais conexões ruins simultaneas com mais estabilidade.

    Lembra das fontes pra RB, não adianta usar fontes de corrente altissima se o que importa é o ripple, RB433 com 3 cartões consome mal e mal 30W em full, bom então uma fonte de 45W, mais que isso não é precaução, é desperdício se pagar mais caro e o ripple não for menor...


    Se não tem scm ou parcerai, prefira omni mesmo, quando se está no inferno melhor abraçar o capeta, digo, se é pra ser fechado e lacrado na primeira fiscalização pode comprar tudo do mais barato, produto retido pra processo fica meeeeeeeses ou anos nas mãos da PF enquanto o processo não anda.

  4. #4

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Bom dia,

    realmente o seu sistema é "uma calamidade".

    Mas, conforme dito acima, ponha cartões e antenas de boa qualidade. Não recomece errado. Tem paineis relativamente baratos, como da Aquário, e bons cartões com preços acessíveis, como XR2 e R52H. Ponha RB433AH ou similar. Não reinvente a roda. Mesmo que tenha de investir um pouco mais é aconselhável recomeçar da forma correta.

  5. #5

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Citação Postado originalmente por Ironzinho Ver Post
    Olá a Todo Boa Noite !
    Estou Aqui no Forum Para que voçes me Ajudem e Dem A Opiniao de vcs !
    Tenho Pouca experiencia com Provedor de Internet ! Mais Possuo um ! Ele esta em situacao de calamidade !kkkk hehe !
    Erdei ele ha alguns meses atraz e notei que ele esta muito ruim e nao estou conseguindo prover internet de bioa qualidade aos meus clientes entao resolvi investir nele para que posso assim garantir meu produto !
    Entao tenho uma base com Link de 4 Mbs ! Tem Uma Omni La ! E uma grade apontando para outra base tudo em 2.4Ghz ! No Outro Ponto tem uma Torre de 12 Metros em um Lugar estrategico com uma antena grade recebendo e outra omni Trasmitindo ! Mais Consegui um espaco de 30 Metros quadrados em uma serra a Qual citei ai em cima !
    Dai Pretendo Montar Outra Torre De 15 Metros Ou menor (Porque lah da pra ter vizao de todo o municipio porque e muito pequeno ) E colocar RouterBoards nas Torres Base e Repetidoras E Colocar Paineis Setorias e Antenas 5.8 Ghz nos Ponto a Ponto que interliga as torres e a outra torre vou desabilitala porque o Lote onde ela esta situada foi vendida e terei de entregar daki uns meses ate vencer o contrato ! Dai quero saber pessoal !
    Na Base estou pretendendo colocar a torre de 12 Metros que ja tenho ! Uma Omni la ! E um Disco Aquario 25 Dbi 5.8 Ghz Apontado para a Serra !
    Na Serra estou pretendendo colocar 3 Paineis Setoriais OIW ou Hyperlink ! E O Disco Aquario 25 Dbi 5.8 Ghz Apontado para a base recebendo o Sinal e retrasmitindo para os clientes !
    Porem Na base Vou colocar Rb 433h ! Com 2 Cartoes R52h Um para a omni e outros para o disco !
    Na repetidora Quero 1 RB 433h ! Com 3 Cartoes R52h para os paineis !
    Agora que ta !? Compro outra Rb ou Coloco Uma Bullet !? Desculpe minha Ortografia Pessoal ! Palmitem sobre os equipamentos ! Marca Modelos quero colocar minha rede exelente !
    Obrrigado pessoal do Under Linux !
    olha no meu caso eu usaria bullet, mais isso depende muito de distancia que vc quer transmitir... eu entendo um pouco de RF, mais c vc quiser ajuda estou a disposição... tem muitos fatores que tem que ser vistos eu tb estou em um morro de 60 metros de altura e 3 antenas aquario de 60 graus me supriram em um lado do morro pois para naum me interessa. elas tem alcance de 3 km estao transmitindo a 100mw ou 20dbm, amigo tente estudar o local fazer angulaçao da antena corretamente e vc terá muito sucesso e satisfação...

  6. #6
    Avatar de barcal
    Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Campinas, Sao Paulo, Brazil
    Posts
    14

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Parceiro,

    Estou concordo com nosso parceiro rubem, Não utiliza omni não cara, pq isso é tiro no pé mesmo, como nossa amigo disse acima, é coisa de lan house mesmo.

    Bom Vanmos lá,

    Como ja disseram a vc, colocar coisa boa é sempre o melhor, porém se vc não tem SCM, cara complicdo isso, pq na primeira oportunidade alguém vai te denunciar. outro fator importante é vc saber se não tem nenhum concorrente na sua area ou proximo, pq esse sim vai ser o primeiro a denunciar vc.
    Se vc esta disposta a investir, faça direitinho, faça um projeto com um engenheiro de telecom, e tire uma SCM, assim vc não terá dor de cabeça.

    Qnto aos equipamentos, qual a distancia entre base A e base B?
    Qnto vc pretende trafegar no futuro?
    Passa mais detalhers ai assim podemos ajudar melhor.


    vLW


    Marcelo

  7. #7

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Kara Entendo que a Omni nao e apropriada mais e apenas para os cliente ao redor porque a base nao esta em um ponto bom o setor e muito acidentado !
    Respondendo quero antenas boas quero investir ! Gastar em Antenas boas para usar potencia baixa nos cartoes entendem ! Quero passar apenas 15 Megas la !
    Tenho um concorente fraco la !
    Desativei o meu proverdor agora sabe e quero Conseguir a SCm Antes de coloca tudo paara Funciionar novamente! Se alguem tem tambem pretendo usar sva nao me importo !
    Contando que quero estar legalizado ! Com as torres todar bem estruturadas e com um sistema altamente estavel e seguro !
    Quem tiver a licenca pra fornecer ! Passe a proposta porfavor ! Que entrarei em contato !

  8. #8

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    A Distancia do Ponto A Para B e de Exatamente 2.300 Metros Com Altura de + ou - 80 Metros do nivel da Cidade ! e 120 Metrosno Nivel do Mar !

  9. #9

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    80m acima da cidade não elucida se tem zona de fresnel entre as antenas pro PTP. 5.8 tem zona de fresnel menor mas tem, o problema nem é a banda, e sim o fato de provavelmente o servidor de autenticação ficar na base, o tempo de tramitação entre uma torre e outra conta.
    Pra essa distancia as antenas 5.8 de grade já servem, são mais baratas que as de disco e dificultam fortes ventos dobrarem antena ("Serra" imagino que tenha muito vento). Só não recomendo off-set de jeito nenhum, costuam estar o mesmo preço que grade mas tem o problema do vento e dificuldade de alinhamento.

    Quando fala em "licença para fornecer", se fala da SCM não é tão simples, é um processo pra mais de meio ano, requerendo registro em crea e funcionario com crea, entre outras dificuldades, procure no forum por 'consultoria scm' que tem varios posts indicando e desindicando alguns. Mas não espere conseguir isso por menos de uns R$ 12 mil e 6 meses (Tem excessões).

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    1ª Questão (omini) Amigo,, se é só voce como provedor ai na tua cidade que voce disse ser pequena, então pode usar omini sem problemas, lembrando se for só voce, se tiver algum outro provedor o alguma outra omini já trabalhando ai vai te ferrar e ferrar com o concorrente

    2º Questão (ponto a ponto) Procure sempre fazer pto a pto em 5.8, 2.300 metros que voce citou pode ser feito com dois nanos 5.8, não vai nem precisar de antenas, pois eles já tem antenas integradas e vai passar os teus 4 megas brinacando, alem de ser fácil de configurar e apontar.

    3º Questão. Aqui voce vai ter bons conselhos e alguns dizendo que não vale a pena que tem que usar assim ou assado, cada caso é um caso não esqueça disso, sempre peça alguma orientação antes de comprar esse ou aquele equipamento, fuja do Mercado livre, procure comprar equipamentos de empresas sérias e equipmantos homologados. Se a Antatel te pegar sem SCM tá fud.... se a Anatel te pegar sem SCM e sem equipamentos homologados tá + fud... ainda.

    Outra coisa, nos diga que tipo e o teu link de 4 mega, de qual operadora.

    Abraços e boa sorte.

  11. #11

    Padrão Re: Pessoal Pretendo Montar Torre em uma Serra de 120 Metros de Altura ! Ajudem Por Favor !?

    Ironzinho.

    Bom dia!

    Veja a questão da altura, consulte algum órgão da aviação, antes de instalar a torre, tem uma regulamentação quanto ao balizamento noturno e da altura da serra.

    Uma coisa que não entendo aqui no Under-Linux, a data deste teu post tá em "27-02-2011, 21:39" assim, penso que ou meu pc deve estar doido, ou algo tá errado, se pode dizer que época estamos, eu estou em 2015, ou tu enviou este post em 2011.

    Boa sorte ai.