+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Repassar MAC do AP do Cliente

    Bom dia amigos do under, tudo jóia?
    Tenho hoje a seguinte estrutura na minha rede Wifi:
    http://i53.tinypic.com/b495ix.png
    Minha estrutura de rede é toda roteada sem NAT, utilizando rotas estáticas.
    Então teríamos a seguinte estrutura:
    Hotspot:
    In: Link da Operadora
    Out: 192.168.0.0/24

    Esse IP Chega em Bridge na torre que encaminha ao POP q recebe a mesma classe de IP. No POP Temos a seguinte estrutura:
    In: 192.168.0.10 (Exemplo)
    Out: 172.10.16.1
    O POP trabalha em modo de Roteador, não fazendo NAT. Somente roteia.

    O AP do cliente que estaria em modo de operação WISP, recebe o IP na classe do POP, autentica no Hotspot por causa da rota estática. O Cliente fica nesta estrutura:
    Cliente:
    In: 172.10.16.10
    Out: 192.168.2.0/24

    O Rádio do cliente faz NAT e tudo o mais. Tudo funciona muito bem, mas tenho um problema.

    Quando o cliente autentica, ele controla velocidade e tudo o mais, mas não repassa o MAC do cliente para a tabela ARP do Hotspot...
    Gostaria que ele repassasse o IP e o MAC do AP do cliente para o meu Hotspot...
    Alguma sugestão de como fazer isso? Não sei se fui claro, qualquer dúvida, sobre a pergunta, estou à disposição.
    Abs

  2. #2

    Padrão Re: Repassar MAC do AP do Cliente

    Só pra esclarecer, meu hotspot é Mikrotik, mas nem todos os POPs são...

  3. #3

    Padrão Re: Repassar MAC do AP do Cliente

    Acho que esse é um daqueles casos de: "Eu sei e não ensino, se for fazer, eu cobro..."
    Não é possível que não tenha um vivente aqui que trabalhe com hotspot em rede roteada.
    Abs

  4. #4

    Padrão Re: Repassar MAC do AP do Cliente

    se vc usa dhcp, marque a opção em lease use sourse mac address, talvez resolva. Um abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Repassar MAC do AP do Cliente

    Utilizo IP Fixo, e não utilizo DHCP. Não sei se tenho q ter algum equipamento que repasse o MAC. Não tenho pretensão de migrar minha rede para Bridge....

  6. #6

    Padrão Re: Repassar MAC do AP do Cliente

    Bem, vamos lá.
    Falar que eu resolvi o problema é mentira, mas eu resolvi fazer alguns testes...
    Peguei 2 Bullets, e coloquei um em AP WDS e o outro em Station WDS em modo bridge (resolvi desativar o roteamento aqui na minha bancada pra testes).
    Se eu colocar tudo pra trabalhar em bridge, ele roda legal, e repassa o MAC da minha placa de rede. Caso eu mantenha tudo em Bridge, e coloque os Bullets em AP e o outro em Station, ele repassa o mac do Station, ainda que esteja tudo em bridge.
    Mas creio que isso não seja novidade pra ninguém. Vou continuar nos testes aqui, qualquer coisa posto mais novidades.
    Alguém tem alguma experiencia disso com Nano (qualquer um deles) ou Bullet roteado?

    Abs

  7. #7

    Padrão Re: Repassar MAC do AP do Cliente

    amigo a unica solução e vc colocar em wds se nao for esquece que não vai repassar os macs pra repasse de mac tem q ter transparencia em sua rede.