+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda com Repetidora

    Olá pessoal do Under, uso uma RB411AR/R52H (AP Bridge) + Omni 15dB, gostaria de por uma repetidora, porém não estou com plena certeza de qual equipamento usar, pesquisei varios AP´s que trabalham como Repear, mas minha duvida, irei precisar apenas do AP e ele ira "repassar" o sinal da minha Omni? Ou irei ter que usar mais algum equipamento? Pois ja vi uns AP´s da Tp-Link, Intelbras que prometem repetir o sinal apenas com eles proprios, sem o uso de outro equipamento. (Não quis por uma RB, pois serão poucos a conectar-se no máximo 15 simultaneos)

    Grato!

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Amigo o ideal é vc comprar uma RB433 e usar dois cartões um para fazer um ptp wds em 5.8GHz e outro cartão em modo bridge ap 2.4GHz. Vc pode também utilizar um par de airgridm5 para fazer o ptp wds conectado a sua rb411. Já usamos o mesmo equipamento para fazer o enlace e distribuir sinal, porém ficava tudo muito prejudicado.

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Amigo o ideal é vc comprar uma RB433 e usar dois cartões um para fazer um ptp wds em 5.8GHz e outro cartão em modo bridge ap 2.4GHz. Vc pode também utilizar um par de airgridm5 para fazer o ptp wds conectado a sua rb411. Já usamos o mesmo equipamento para fazer o enlace e distribuir sinal, porém ficava tudo muito prejudicado.
    Amigo, obrigado pela dica, mas vc nao teria algo a indicar (equipamento) que fizesse isso, apenas com ele sozinho, tipo algum desses aps que citei acima, vi no Mercado Livre, que alguns deles se propõe a fazer o tal trabalho de apenas "repetir". Quero gastar o minimo possivel, pois irei trocar minha RB411AR por uma RB433 + 3x R52Hn + 3 Setoriais 21dB.

    AP com Repear: http://www.tp-link.com/products/prod...odel=tl-wa501g

    Abraço!
    Última edição por mamaunet; 01-03-2011 às 10:28.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Em se tratando de usar AP pela simplicidade e custo eu optaria por comprar um ovislink 5460 com firmware APRouter ai vc faz a configuração de AP+WDS configurando o MAC da torre base nele e dele na torre base (vice-versa). É um radio robusto, tenho um rodando dessa forma em uma torre a 3 anos e nunca fui lá pra mexer em nada. esta numa antena de 12Dbi Aquario, esta em wds com uma antena de grade aqui em nossa torre base.

  5. #5

    Unhappy Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Em se tratando de usar AP pela simplicidade e custo eu optaria por comprar um ovislink 5460 com firmware APRouter ai vc faz a configuração de AP+WDS configurando o MAC da torre base nele e dele na torre base (vice-versa). É um radio robusto, tenho um rodando dessa forma em uma torre a 3 anos e nunca fui lá pra mexer em nada. esta numa antena de 12Dbi Aquario, esta em wds com uma antena de grade aqui em nossa torre base.
    Amigo pelo visto vc tem muita experiencia no assunto rss... Eu estou engatinhando, porem com muito vontade de aprender, ja usei um Ovislink 5460 e conheço bem o firmware dele, ja no MK (RB) tem a guia em "Interfaces" e la encontro outra WDS porem nao tem o local p por o MAC como vc disse. Segue um print em anexo.

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         r52h_apbridge_wds.jpg
Visualizações:	144
Tamanho: 	25,4 KB
ID:      	20203

    Mais uma vez Grato!
    Última edição por mamaunet; 01-03-2011 às 19:46.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Ai que vc se engana tem sim!!! Seguinte essa tela q vc mandou tem que estar configurada conforme a que vou enviar logo abaixo:
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         config.jpg
Visualizações:	97
Tamanho: 	38,4 KB
ID:      	20204  

  7. #7

    Red face Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Ai que vc se engana tem sim!!! Seguinte essa tela q vc mandou tem que estar configurada conforme a que vou enviar logo abaixo:
    Agora sim, entendi... Tem que criar uma WDS (interface) e depois aplicar o MAC da Repetidora (AP) e o do AP no MK (RB), agora sim, vou providenciar o equipamento rss, testar e posto aqui os resultados.

    Muito Obrigado, e agora assim como fui ajudado poderei ajudar outros como eu!

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Posso estar muitoooo enganado mas comparar ovislink/ap router e rb/mikrotik tah tudo errado ao meu ver!

    Uma RB433 faz-se milagre em qualquer das direções, uso em 13 repetidoras minha, rb433 + r52h + xr5 ela não gasta 30w de energia e alimento com painel solar 90W com 1 bateria de 110ah, gasto na faixa de R$ 1500,00 em equipamentos de energia e não tenho dor de cabeça com raio (descarga na rede), e conta de luz pra pagar.

    Tenho em cada repetidora nada nada 20 clientes on-line sempre com sinal bom e qualidade nos clientes, potência default e tudo configuradim nos detalhes.

    E outra já que vai usar Omni usa uma pelo menos uma Hyperlink 15dbi que pelo menos ela aguenta o tranco.
    Última edição por olivionet; 02-03-2011 às 09:09.

  9. #9

    Red face Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Posso estar muitoooo enganado mas comparar ovislink/ap router e rb/mikrotik tah tudo errado ao meu ver!

    Uma RB433 faz-se milagre em qualquer das direções, uso em 13 repetidoras minha, rb433 + r52h + xr5 ela não gasta 30w de energia e alimento com painel solar 90W com 1 bateria de 110ah, gasto na faixa de R$ 1500,00 em equipamentos de energia e não tenho dor de cabeça com raio (descarga na rede), e conta de luz pra pagar.

    Tenho em cada repetidora nada nada 20 clientes on-line sempre com sinal bom e qualidade nos clientes, potência default e tudo configuradim nos detalhes.

    E outra já que vai usar Omni usa uma pelo menos uma Hyperlink 15dbi que pelo menos ela aguenta o tranco.
    Opa, amigo. Eu tenho uma Omni de 15dB da Hyperlink (que irei usa-la rss), mas em relação a usar uma RB433 seria o custo dela e dos cartões, por isso que quero por apenas um APzinho apenas para Repetir em WDS com baixo custo e com poucos clientes simultaneos (máximo de 10~15), se tiver alguma outra boa indicação a fazer em relação a aparelhagem fico grato.

    Abraço!

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Mas cara a diferença de preço não é tão grande assim, pense no futuro nas possíveis expansões novos clientes e tals.

    Você gasta uma grana com APzinho agora depois tem que trocar por uma coisa melhor e perde o dinheiro, gasta tempo e sem contar que os atuais clientes vão ficar sem internet até vc trocar qdo precisar.

    1 rb433 (n precisa ser 433ah não) R$ 240,00
    2 cartão r52h (1 pro enlace e outro na omni) R$ 230,00
    2 pigtail R$ 40,00
    1 carregador inteligente + 1 bateria de 7ah (pra ter nobreak de algumas horas) R$ 100,00

    Total de R$ 610,00

    Cara com esse valor cobrando 50 real de cada cliente com 15 clientes você tira o dinheiro em 1 mês.

    Se quizer pensar como provedor faça uma coisa boa, e não com apzinhos que vem manchando a reputação de internet wireless.

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    (máximo de 10~15), isso de 15 simultaneos, e bastante, nao ache que sei ap fazendo repeticao vai dar conta, que nao vai dar nao. Poxa, voce quer atender 15 clientes simultaneos, que entao deve pensar em atender mais de 30 clientes nessa torre, e ta regulando um enlace com 2 airgrid, e uma RB para por na omni. Nao da pra entender.

  12. #12

    Wink Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Mas cara a diferença de preço não é tão grande assim, pense no futuro nas possíveis expansões novos clientes e tals.

    Você gasta uma grana com APzinho agora depois tem que trocar por uma coisa melhor e perde o dinheiro, gasta tempo e sem contar que os atuais clientes vão ficar sem internet até vc trocar qdo precisar.

    1 rb433 (n precisa ser 433ah não) R$ 240,00
    2 cartão r52h (1 pro enlace e outro na omni) R$ 230,00
    2 pigtail R$ 40,00
    1 carregador inteligente + 1 bateria de 7ah (pra ter nobreak de algumas horas) R$ 100,00

    Total de R$ 610,00

    Cara com esse valor cobrando 50 real de cada cliente com 15 clientes você tira o dinheiro em 1 mês.

    Se quizer pensar como provedor faça uma coisa boa, e não com apzinhos que vem manchando a reputação de internet wireless.
    Poxa cara sei que usar RB/MK é otimo sim, mas me desculpe por "nao pensar como provedor" é que minha cituação é bem precaria, tenho apenas 46 clientes e fora meus custos, essa repetidora em sem expansões futuras, por isso toda essa choradeira rss, de por algo melhor, não discordo de que por uma RB é concerteza o melhor, mas não posso $$
    E tem outra, esses clientes que pretendo colocar ainda não existem hehehe.
    De qualquer forma, grato por sua opnião e me desculpe por qualquer coisa.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Sem querer ofender ... Mas fazendo uma critica construtiva de um provedor que já quebrei a cara demais e estou a 5 anos no ramo.

    ESTA COMEÇANDO ERRADO!

    Pense nisso ...

    Abraço !!

  14. #14

    Red face Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Sem querer ofender ... Mas fazendo uma critica construtiva de um provedor que já quebrei a cara demais e estou a 5 anos no ramo.

    ESTA COMEÇANDO ERRADO!

    Pense nisso ...

    Abraço !!
    Sim sim, critica aceita rss... Para vc ver eu uso na minha base (RB411AR+R52H+Omni 15db Aquarios) irei por RB433+3x R52Hn+3x Paineis de 21dB (fora a torre). Quero por essa repetidora para ajudar ate nos custos dessa troca desses equipamentos da base, por a repetidora com oq posso no momento e por RB la tb, no caso a 411AR que vai ficar "sobrando" entendeu. Mal tenho 1 ano ainda e ja estou fazendo essas modificações, pode ter certeza q tb ja quebrei muito a cara rss... Enfim tds nos enfrentamos problemas. Grato!

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda com Repetidora

    Pra quem tem menos de 300 clientes hoje é realmente muito complicado sair comprando tudo de primeira, nós a 3 anos no mercado somos assim começamos a repetidora com equipamentos simples e quando ela "se paga" com vários clientes vamos lá e passamos para mikrotik com paineis e enlace com disco, para se ter uma ideia um kit que temos com antena de 12Dbi e ovislink 5460 já passeou em 6 torres, sempre é assim a gente monta uma nova e leva esse kit prá lá, fica uns 3 meses e passamos pra mikrotik, se não der demanda acabamos desativando a torre inteira e levamos para outra localidade.

  16. #16

    Talking Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Pra quem tem menos de 300 clientes hoje é realmente muito complicado sair comprando tudo de primeira, nós a 3 anos no mercado somos assim começamos a repetidora com equipamentos simples e quando ela "se paga" com vários clientes vamos lá e passamos para mikrotik com paineis e enlace com disco, para se ter uma ideia um kit que temos com antena de 12Dbi e ovislink 5460 já passeou em 6 torres, sempre é assim a gente monta uma nova e leva esse kit prá lá, fica uns 3 meses e passamos pra mikrotik, se não der demanda acabamos desativando a torre inteira e levamos para outra localidade.
    Pois é meu caro, todos começamos debaixo rss... Vlw pela força!

  17. #17

    Red face Re: Ajuda com Repetidora

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Ai que vc se engana tem sim!!! Seguinte essa tela q vc mandou tem que estar configurada conforme a que vou enviar logo abaixo:
    Meu caro Everton, fiz como vc me ensinou, o material chegou e a repetidora WDS ja ta funcionando 100%, graças a sua ajuda. Esse sim que é o base do forum!

    Super Grato!