+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    Bom dia galera
    Gostaria de saber quais são os canais que posso utilizar em frequencia de 5,8 Ghz? E tambem sobre a potencia maxima que posso colocar nos equipamentos?
    Desde já agradeço a todos...

  2. #2

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    A faixa de 5Ghz se divide em três faixas, que costumamos denominar baixa, média e alta e as restrições e condições de uso variam dentro delas;

    **5150 a 5350 Mhz
    - O uso dessa faixa deve ficar confinado ao interior de edificações, ou seja, independentemente de potencias e antenas, etc, qualquer uso outdoor dessa faixa está irregular.
    - Mesmo internamente A potencia máxima EIRP (potencia do transmissor + ganho da antena) máxima permitida é de 200 mw (23 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o valor deve ser reduzido para 100 mw
    - para um pedaço dessa faixa (5250 a 5350) é necessário ainda que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequencia).

    **Faixa Média: 5470 a 5725 Mhz
    - Potencia máxima do transmissor 250 mw (24 dBm) - ou seja, R52H, SR5, XR5, etc sem redução de potencias estão irregulares.
    - Potencia máxima EIRP 1 Watt (30 dBm)
    - Para trabalhar na eirp acima é necessário que o equipamento tenha TPC (Controle de potencia de transmissão) e caso não tenha o EIRP deve ser reduzido para 500 mw (27 dBm)
    - É necessário que o equipamento possua DFS (Seleção dinâmica de frequência)


    **Faixa Alta: 5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado
    Última edição por AndrioPJ; 18-06-2011 às 22:10.

  3. #3

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    mascaraapj muito bom sua explicação parabéns, porém me surgiu algumas dúvidas, quer dizer que se eu trabalhar com ponto a ponto ou sistema multi ponto devo usar a faixa alta, e o que pode ocorrer se eu utilizar a faixa baixa ou média e nessas faixas a opção DFS deve estar habilitada, a afinal para que serve essa DFS.
    Mais uma vez obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    Para ponto a ponto (enlace) é aconselhavel usar faixa alta (5.8) devido ao limite e.i.r.p ser maior.
    Para multi ponto (para clientes) é aconselhavel usar faixa media (5.4)
    faixa baixa (5.2) somente pode ser usado internamente.
    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    mascaraapj muito bom sua explicação parabéns, porém me surgiu algumas dúvidas, quer dizer que se eu trabalhar com ponto a ponto ou sistema multi ponto devo usar a faixa alta, e o que pode ocorrer se eu utilizar a faixa baixa ou média e nessas faixas a opção DFS deve estar habilitada, a afinal para que serve essa DFS.
    Mais uma vez obrigado.

  5. #5

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    bom eu em relação a 5.8 não tenho muita experiencia, mais comprei 2 nano 5.8m5 e tava tendo problemas com o fechamento do enlance pois só passava o upload e o download só passava 256k quando troquei de canal passou 10m de download por 1m de upload. 5.8 tem muitas resenhas!!

  6. #6

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    bom eu em relação a 5.8 não tenho muita experiencia, mais comprei 2 nano 5.8m5 e tava tendo problemas com o fechamento do enlance pois só passava o upload e o download só passava 256k quando troquei de canal passou 10m de download por 1m de upload. 5.8 tem muitas resenhas!!
    senao passou boa banda, pode ser apenas configuracao ou alinhamento.

    se mudou de frequencia, apenas cuidado com a frequencia que for usar.
    cada qual tem seus limites e exigencias.

  7. #7

    Padrão Re:

    Elielton, o DFS é um 'mecanismo' de seleção automática de canais, exigido principalmente na faixa de frequência de 5.4 Ghz. Resguarda-se essa exigência por motivo dos radares utilizarem a mesma faixa de frequências.

    Funciona da seguinte maneira: o AP, ao encontrar outra transmissão no mesmo canal, procurará de forma automática um canal livre.

    No AirOS da Ubiquiti, a partir da versão 5.2 (série M5), é possível configurar manualmente os canais que se deseja serem escaneados e setados pelo aparelho. Dessa forma, por mais que o aparelho troque de canal, utilizará um outro pré-definido pelo usuário. Não causará nenhuma dor de cabeça, entrando em canais sobrecarregados.

    Em resumo é isso. Qualquer informação fique a vontade para perguntar. Abração!

  8. #8

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    Bom galera não entendi muito bem esse negocio ai de faixa media.
    Posso usar 5.4 em clientes com NanoM5 conectando em RocketM5?
    Ontem colocamos dois paineis BaseStation na torre um com 5805 e outro com 5745.
    Fora isso ja tinha na torre tres ponto a ponto, um pra receber o link em 5825, e outros dois pra meis duas torres 5865, 5885. Sem contar as redes do concorrente que deve ter umas quatro so que nem todas essas redes estao nessa frequencia.

    Desde ja agradeço a todos...

  9. #9

    Padrão Re:

    Caires, tu pode usar a frequência de 5.4Ghz DESDE QUE o equipamento tenha sido homologado para uso nessa faixa de frequências.

    Esteja atento para o fato de que não são todas as empresas que homologaram equipamentos da linha AirMax da Ubiquiti (cito a marca em função da tua citação) para uso nessa frequência. De memória eu lembro que a StreakWave/Interenge lembrou de fazer isso. Os demais distribuidores/solicitantes em realmente não lembro.

    Cuide isso quando for comprar os equipamentos para instalar em tua infra-estrutura. Abraços!

  10. #10

    Padrão Re:

    Citação Postado originalmente por Jadir Ver Post
    Caires, tu pode usar a frequência de 5.4Ghz DESDE QUE o equipamento tenha sido homologado para uso nessa faixa de frequências.

    Esteja atento para o fato de que não são todas as empresas que homologaram equipamentos da linha AirMax da Ubiquiti (cito a marca em função da tua citação) para uso nessa frequência. De memória eu lembro que a StreakWave/Interenge lembrou de fazer isso. Os demais distribuidores/solicitantes em realmente não lembro.

    Cuide isso quando for comprar os equipamentos para instalar em tua infra-estrutura. Abraços!
    Todos os equipamentos da ubiquiti que vi homogados estao tando para 5.8 como para 5.4.

    A potencia a potencia maxima (EIRP) deve ser de 36 dBm se estiver usando algum canal entre 5725 a 5850 MHz
    ou a potencia maxima (EIRP) deve ser de 27 dBm se estiver usando algum canal entre 5470 a 5725 MHz (pois a ubiquiti nao possui TPC).


    Vamos supor um ponto a ponto com airgrid 23 dbi, usando algum canal entre 5725 a 5850 MHz... a potencia maxima que poderia ser configurado no transmissor é de 13 dBm.
    23 + 13 = 36 dBm eirp

    Agora vamos supor o mesmo ponto a ponto com airgrid 23 dbi, mas usando algum canal entre 5470 a 5725 MHz... a potencia maxima que poderia ser configurado no transmissor é de 4 dBm.
    23 + 4 = 27 dBm eirp

    Qualquer coisa fora disso (nao importa a distancia) esta fora do regulamento da anatel e estara passivo de Multa

  11. #11

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    So corrigindo em ptp 5.8 conforme entendo nao ha limite de ganho de antena mais voce deve respeitar a potencia limite para transmissao,

  12. #12

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    Citação Postado originalmente por tumbalasso Ver Post
    So corrigindo em ptp 5.8 conforme entendo nao ha limite de ganho de antena mais voce deve respeitar a potencia limite para transmissao,
    verdade
    Conforme a resolucao 506/2008 da anatel
    segue o link: http://www.anatel.gov.br/Portal/veri.../documento.asp

    5725 a 5850 Mhz:
    - Potencia máxima do transmissor de 1 Watt (30 dBm)
    - Eirp máxima de 36 dBm (4 Watts)
    - Para sistemas multi-ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho, desde que não se excedam os valores acima
    - Para sistemas ponto a ponto é possível utilizar antenas de qualquer ganho desde que o limite do transmissor seja respeitado

  13. #13
    guarana
    Visitante

    Padrão Re: DUVIDAS SOBRE CANAIS EM FRAQUENCIA 5,8 GHZ

    agradeco explicacao muito bom