+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Aterramento

    Galera Estou com um problema

    tenho uma torre de internet de 25m
    so que não sei quase nada de para raios aterramentos etc...
    eu queria saber como fazer um aterramento para não queimar meu mikrotik etc...

  2. #2

    Padrão Re: Aterramento

    Olá boa tarde,

    Tem explicação aqui: http://www2.seccional.com.br/downloads/infomail_11.pdf

    Aqui, utilizo da propria estrutura da torre para aterramento.

  3. #3

    Padrão Re: Aterramento

    CiceroAD, bem interessante o material q vc indicou. Porém ao amigo que fez a solicitação, vou fazer alguns comentários, pois o material e técnico, e caso ele nao seja da área de eletrônica/elétrica pode ficar perdido.
    Primeiro: Exatamente o que vc quer aterrar? Torre ou equipamentos?
    Se vc quer aterrar a sua torre, o material e perfeito, onde realmente demonstra que e possível utilizar a própria torre como elemento de aterramento, bastando as hastes conectadas diretamente a estrutura da torre para eliminar possíveis descartada.
    Agora com relação aos seus equipamentos na própria torre, existem alguns cuidados maiores. Comencando pelo básico: O equipamento, seja ele, radio, RB, antena, etc, deve estar ISOLADO da estrutura metálica da torre, para evitar q descargas diretas ou simples espúrios possam afetar seus equipamentos. Os equipamentos DEVEM OBRIGATORIAMENTE ter um circuito de aterramento próprio, começando pela rede elétrica no pe da torre, e chegando ate os rádios, Rbs ou o q seja, através dos normalmentes negligenciados cabos ethernet FTP blindados. Lembre-se, nao adianta usar cabo blindado, e conector sem blindagem, como também nao adianta deixar de soldar a malha cabo no conector, ou ainda usar uma fonte sem aterramento, ou sem coneccao no põe para o aterramento. Uma coisa que costumo frisar sempre.. Aterramento e ridiculamente simples e barato para o tamanho da proteção que traz.... Seja nas Torres de distribuição, seja em casa, seja na mais simples rede elétrica. Aterramento é garantia de segurança elétrica, é sinônimo de preservação de equipamentos e de profissionalismo. Especifique melhor o que você quer aterrar que posso te ajudar a definir como fazer.

    Abraços.

    (Novamente me estendi em uma resposta simples.... Desculpem)

  4. #4

    Padrão Re: Aterramento

    Já fizemos de tudo em 3 anos para solucionar a queima dos equipamentos por estática ou raios, a melhor solução foi conectar todos aterramentos juntos garantindo que tudo fique no mesmo potencial de descarga, fizemos um aterramento com 8 hastes de 2 metros e nele conectamos a torre, que esta conectada ao captor de radios, que esta conectada a RB via antena e cartões e ao neutro e terra da rede eletrica. Essa foi a unica torre que esta a mais de 2 anos com mesmos equipamentos sem dar dor de cabeça, as outras devido a estar sobre lajes de lojas, estamos apanhando um pouco para adequar a esses padrões, sempre que dá um temporal dá algum problema, pela falta dessa proteção. Detalhe o tipo de conexão entre as hastes e a cordoalha deve ser exotérmica.

  5. #5

    Padrão Re: Aterramento

    Evertonsoares, alguns comentários sobre o que vc postou: segundo as especificacoes técnicas, vc nunca deve conectar circuitos diferente, principalmente se tratando de circuitos de aterramento elétrico, aterramento e para raios e neutro da rede. Com isso vc esta criando um nivelamento de redes com DDP totalmente diferentes, podem ocasionar retornos elétricos em redes com menor tensão. Um cometario importante, se a empresa de energia eletrica descobrir que o seu para raios esta ligado no neutro da rede, ela te multa e te responsabiliza por eventuais danos na rede ou em equipamentos de terceiros que possam ser avariados na mesma rede que te atende.Ok, posto isso, vamos tentar entender pq pra vc isso funcionou bem. Como disse, isso e regra, mas muitas vezes a teoria nao se aplica na pratica... Sei bem disso, pois alem de formação tenho alguns kilometros de estrada.... Kkkkk
    Como vc mencionou, que teve diversos problemas de queima de equipamentos nesse ponto, e só solucionou após essa manobra, que na verdade, fez o "balanceamento" de todas as referencias da sua rede eletrica, me leva, sem conhecer sua estrutura, as seguintes linhas de raciocínio:
    - Primeiro: o que ocasiona a queima dos seus equipamentos nao e necessariamente descarga eletrica na sua torre, pois se fosse, com essa coneccao geral ae, vc iria buscar pedaços dos seus rádios e painéis elétricos beeeeemmmm longe.... Então, provavelmente vc tem alguma diferenca de potencial ou algumtipo de retorno elétrico ou no terra ou no neutro;
    - Segundo: acidentalmente em algum ponto existe alguma inversão entre neutro e terra ou pior, entre neutro e fase (pouco provável, pois ae vc teria mais problemas com essa coneccao geral q vc fez);
    - Terceiro: Vc tem alguma fonte com fuga de tensão entre fase e neutro, o que com a coneccao com o terra mascararia o problema;
    - Quarto: Variação e retorno de rede eletrica pelo neutro vindo da operadora eletrica.

    Enfim, só quis demonstrar essas questões, nao pra dizer que sua estrutua esta errada... Se funciona pra vc, ótimo. Mas e como disse, teoria e uma coisa que as vezes nao se aplica na pratica, se bem que muitas vezes por problemas causados por nos mesmos, pois se tudo estivesse como manda a cartilha, a teoria se encaixa certinho.

    Amplexos...

    (Falei de mais de novo!!!)

  6. #6

    Padrão Re: Aterramento

    Tenho uma torre em cima de laje também, única precaução é isolar a estrutura aonde fixo os equipamentos tais como painéis com mangueira de radiador, até o momento, coisa de um ano ativa e muita chuva nesse período tudo normal e nada perdido.

    Abraço,

  7. #7

    Padrão Re: Aterramento

    Vivendo e aprendendo muito bom amigos!!!

  8. #8

    Padrão Re: Aterramento

    Galera vou colocar rb e omni e ziroks
    tenho medo de raios o que faço?

  9. #9

    Padrão Re: Aterramento

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Evertonsoares, alguns comentários sobre o que vc postou: segundo as especificacoes técnicas, vc nunca deve conectar circuitos diferente, principalmente se tratando de circuitos de aterramento elétrico, aterramento e para raios e neutro da rede. Com isso vc esta criando um nivelamento de redes com DDP totalmente diferentes, podem ocasionar retornos elétricos em redes com menor tensão. Um cometario importante, se a empresa de energia eletrica descobrir que o seu para raios esta ligado no neutro da rede, ela te multa e te responsabiliza por eventuais danos na rede ou em equipamentos de terceiros que possam ser avariados na mesma rede que te atende.Ok, posto isso, vamos tentar entender pq pra vc isso funcionou bem. Como disse, isso e regra, mas muitas vezes a teoria nao se aplica na pratica... Sei bem disso, pois alem de formação tenho alguns kilometros de estrada.... Kkkkk
    Como vc mencionou, que teve diversos problemas de queima de equipamentos nesse ponto, e só solucionou após essa manobra, que na verdade, fez o "balanceamento" de todas as referencias da sua rede eletrica, me leva, sem conhecer sua estrutura, as seguintes linhas de raciocínio:
    - Primeiro: o que ocasiona a queima dos seus equipamentos nao e necessariamente descarga eletrica na sua torre, pois se fosse, com essa coneccao geral ae, vc iria buscar pedaços dos seus rádios e painéis elétricos beeeeemmmm longe.... Então, provavelmente vc tem alguma diferenca de potencial ou algumtipo de retorno elétrico ou no terra ou no neutro;
    - Segundo: acidentalmente em algum ponto existe alguma inversão entre neutro e terra ou pior, entre neutro e fase (pouco provável, pois ae vc teria mais problemas com essa coneccao geral q vc fez);
    - Terceiro: Vc tem alguma fonte com fuga de tensão entre fase e neutro, o que com a coneccao com o terra mascararia o problema;
    - Quarto: Variação e retorno de rede eletrica pelo neutro vindo da operadora eletrica.

    Enfim, só quis demonstrar essas questões, nao pra dizer que sua estrutua esta errada... Se funciona pra vc, ótimo. Mas e como disse, teoria e uma coisa que as vezes nao se aplica na pratica, se bem que muitas vezes por problemas causados por nos mesmos, pois se tudo estivesse como manda a cartilha, a teoria se encaixa certinho.

    Amplexos...

    (Falei de mais de novo!!!)

    Essa torre que sempre dava pepino fica próximo a uma rede de sub-estação daquelas com torres enormes, e entre 2 torres (Claro/TIM e Embratel) porém me ocorreu o seguinte, lembrei que havia uma "caixa" no meio do caminho onde esses circuitos de para-raio encontram-se, nela contem varistores e fusíveis ultra-rápidos em varias direções, vou tentar essa semana tirar uma foto para postar o circuito... Realmente os circuitos não são unidos, existe essa proteção no meio do caminho...

    Vou aproveitar para fazer uma pergunta que é o seguinte, usar as antenas isoladas da torre, caixa hermética em metal tmbm isolada, tubo espiral metalizado cobrindo os cabos, tudo isolado da torre e inter-conectado entre sí e com descida pra terra ajuda em algo? Teoricamente haveria distancia suficiente para não haver ruptura dieletrica da torre para o conjunto radio-emissor durante um raio????
    Última edição por evertonsoares; 05-03-2011 às 20:52. Razão: pintou uma dúvida, aproveitando a oportunidade!

  10. #10

    Padrão Re: Aterramento

    Amigo me explica o que eu preciso fazer ?
    para não queimar minha RB e antena

  11. #11

    Padrão Re: Aterramento

    Vou aguardar o RFMEDEIROS dar uma ajuda, é como ele disse cada caso é um causo, o mínimo q vc deve fazer é montar um captor de raios na ponta da sua torre e fazer a descida com cordoalha de cobre nú até as hastes que devem ser fincadas no chão... Quanto mais hastes melhor para dissipar a descarga, as conexões devem ser executadas com um sistema de fusão exotérmica para garantir a continuidade com passar dos anos, ja tivemos problemas com desaparecimento da ponta da torre e as antenas porque usaram conector de bateria de carro para fazer as interligações, com tempo tudo oxidou e não conduziu a descarga para o terra... O ideal é vc encontrar uma empresa para fazer esses sistema pra vc, vale a pena o investimento...

  12. #12

    Padrão Re: Aterramento

    então to começando agora e to meio sem grana !!!

  13. #13

    Padrão Re: Aterramento

    Bom dia colegas. Vamos ver no que posso ajudar .... Everton, no seu caso nao entendi totalmente o que vc quis dizer com "cabos revestidos com fita metálica...", mas em todo caso, se vc estiver utilizando cabos ethernet FTP com blindagem, normalmente já e o suficiente. Desde que as malhas estejam aterradas devidamente. Sobre seus comentários sobre nro de barras, realmente e verdade, qnt mais barras maior a capacidade de dissipacao das cargas, porém, só vale a pena encher de barras se vc tem um índice muito grande de ocorrências ou se a condutividade do solo for muito ruim. No geral 4 bastam. Sobre a questão dos elementos de coneccao, realmente utilizar conectores exotermicos são o supra sumo, porém são CAROS! Eu recomendo esse tipo de coneccao em duas situações, primeiro em lugares de difícil acesso, onde existem muitas descargas e é difícil de fazer inspeção, segundo, em locais onde o solo for demasiadamente acido (um testezinho com tratador de pH de piscina ajuda a ter uma idéia). Fora isso, conectores padrão que custam 0,50 dão bem conta do recado desde que inspecionados com alguma freqüência... Sobre utilização de elementos no circuito de aterramento dos equipamentos, nunca vi realmente qualquer varistor ou fusível rápido term alguma atuação pratica. Minha única indicação e basicamente proferires do tipo klamper de 13k, TAMBÉM no aterramento, mas só são necessários se o aterramento do circuito estiver próximo demais do aterramento dos para raios, para evitar algum retorno. ( frisei o também, pois esse tipo de protetor atualmente e uma obrigação moral de qualquer rede eletrica, pq a qualidade das concesionarias esta cada dia mais baixo..)
    Sobre o isolamento entre torre e equipamentos, a questão do dieletrico e diretamente proporcional a qualidade do seu aterramento. Se o seu aterramento da torre estiver ok, a corrente deriva totalmente por ele, e o aterramento dos equipamentos terá a responsabilidade de dissipar apenas as correntes induzidas, que podem também ser de grande intensidade. Acho que com isso fica mais claro de entender pq vc nao deve interconectar os circuitos de aterramento, pois senão a DDP (DIFERENÇA DE POTENCIAL) entre os circuitos e inexistente, nivelando todas as tensões no nível da descarga antes de dissipa-lá no solo, causando um show de fogos de artificio e fazendo dos seus equipamentos confete.

    Acho que e isso.. (olha o discurso de novo... Sorry..)

  14. #14

    Padrão Re: Aterramento

    https://under-linux.org/f291/nanosta...-bomba-144645/

    Davigava, desculpe, falei falei e nao te respondi. Nesse tópico fiz um pequeno tutorial sobre como fazer um aterramento básico simples e barato para outro colega. E perfeitamente aplicável ao seu caso, porém em vez de conectar a barra de cano, vc conecta em uma barrinha de conectores e conecta os terras de suas malhas e tomadas nele. E simples e funcional. O mais caro e o fio rígido. Lembrando, nao e uma solução 100% profissional, mas e funcional e ajuda bastante para a maioria dos casos, pois casos do raio atingir diretamente seus equipamentos são muito mais raros do que imaginamos, e a maioria das queimas se dão por correntes induzidas e normalmente de queima da lan dos equipamentos do que queima total. Se o teu problema for incidência de raios e queimas totais ae nao tem jeitinho.. São circuitos completos de aterramento e para raios, que se vc nao tiver conhecimento complexo e melhor guardar uns bons trocados e contratar. Leia o post q fiz nesse tópico e se tiver alguma duvida, poste aqui q tento ajudar.

    Amplexos

  15. #15

    Padrão Re: Aterramento

    caro amigo RFMEDEIROS deixa eu te explicar
    na minha região raramente ocorre casos de raios etc...
    a minha rb vai estar ligada no nobreak
    a minha preocupação é cair um raio entende?
    me ajuda!!!

  16. #16

    Padrão Re: Aterramento

    Davi, se tua região Tm baixa incidência de raios, o esquema q indiquei no outro post vai funcionar bem pra vc. Ele vai te proteger dos principais problemas, como espúrios de rede ou sobre tensões. Monte o aterramento, use cabos ethernet FTP com as malhas devidamente aterradas e vc estará com um bom começo. Se for pensar em proteção contra raios, um captor franklin e um bom começo, mas a instalação dele e mais complexa, e se nao estiver correto vai fazer mais mal que bem, pois se um elemento estiver errado, mal dimensionado ou com qualquer problema de instalação vc vai queimar tudo no mais simples espúrio elétrico, então realmente contrate esse trabalho. Mas o aterramento indicado ja da uma boa segurança.

    Amplexos.

    Robson

  17. #17

    Padrão Re: Aterramento

    quando vc fala que tem que aterrar o cabo blidado ....veja aqui eu trabalho assim... clipo o cabo com rj blindado de forma q o terra fique conectado no rj...no caso a fonte e poe da ubiquiti e vem com tres pontos terra. face e neutro conecto em um nobek que fica ligado na rde eletrica face e neutro....e o ateramento individual...a pergunta e aseguinte esta correto ou eu tenho que colocar o cabo terra do cabo de rede ligado direto no aterramento.....

  18. #18

    Padrão Re: Aterramento

    Crystianx boa noite camarada.... Antes de te responder, dexa fazer uma critica construtiva, que vale pra vc e pra vários colegas.... Por favor não me leve a mal, e muito menos pretendo ser nenhum mestre ate pq sou bem ruinzinho também.... mas o cuidado com o português na hora de escrever esta muito abandonado... As vezes e ate difícil entender o que os colegas querem dizer.... Tive q ler e reler sua pergunta umas 4 vezes para talvez entender... Me desculpe se pareci pretensioso, não tenho direito nenhum em dar conselhos ou dizer q seu português e ruim ou bom, apenas uma pequena recomendação... Você acata ou não.. Vc decide... Me desculpe se passei do ponto... Vamos ao que interessa...
    Veja bem, as fontes POE originais da ubiquiti são muito bem fabricadas e com um esmero que eu particularmente nunca tinha visto, então, caso vc esteja usando cabo FTP e conectores blindados, tenha apenas o cuidado extra de soldar a alma do cabo (aquele cabinho metálico extra que tem dentro), diretamente na carcaça do conector em ambas as pontas, garanta que o aterramento da tomada onde vc vai ligar o POE esteja 100%, que seu problema estará resolvido. Você não precisa soldar diretamente o cabo FTP ao terra com essa solução, pois ela já estará muito bem aterrada. Outro detalhe, atente para a qualidade do cabo FTP, porque tenho visto umas porcarias por ae que ate assustam...

    Se tiver mais duvidas, por favor questione...


    Amplexos.
    Última edição por rfmedeiros; 28-03-2011 às 00:51. Razão: Correção errada do iPad.

  19. #19

    Padrão Re: Aterramento

    Obrigado pela critica. Vou seguir seu concelho e soldar o terra no rj em relação ao cabo eu uso nexans categoria 5e e o rj uso da AMP blindado..

  20. #20

    Padrão Re: Aterramento

    Obrigado a todos que participaram desse topico,principalmente RFMEDEIROS!!!