+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Boa noite galera.

    Acompanho o forum a bastante tempo e já tive um provedor, com 4 setoriais, RB, linux com cache e controle de tráfego fazendo NAT com 5 IPs válidos sendo revezados pelos cliente. Por falta de verba, de incentivo e por estar muito longe de casa (uns 400km), resolvi deixar tudo pro meu sócio e voltar.
    Hoje, 2 anos se passaram e venho trabalhando com Adm de redes, em redes híbridas com srvs microsoft, linux e ativos da CISCO.
    Surgiu uma oportunidade e vou iniciar um novo provedor por aqui, mas quero começar já com a SCM em mãos pra não sofrer certos abusos que sofri no passado e dormir tranquilo. Pretendo pegar o link dedicado na cidade vizinha, pois pegando lá, o mega sai a R$ 450,00 e pegando aqui, o mega sai a R$ 1.600,00. Pretendo também colocar torres nos distritos vizinhos, que ficam a 10km um do outro para me expandir por lá também.
    Vou comprar as torres da ICASOL. A primeira terá 40m de altura. Alguem tem algo para falar mal delas com experiência ruim ou alguma dica na montagem?
    (um engenheiro civil supervisionará a montagem).
    Mas o problema todo é que eu nem faço idéia de como se planeja um link ptp wireless na parte física da coisa. Venho acompanhando o forum e vejo vocês falando que dá pra fazer ou não dá pra fazer de acordo com as coordenadas geográficas que tem um software que traça o link e diz se tem alguma barreira ou não, qual o tamanho da torre que terei que ter no ponto A e qual o tamanho da torre que terei que ter no ponto B para me livrar das barreiras. Vi que alguns programas se integram ao Google Earth e acho que vi se não me engano, pessoas que conseguiram fazer isso com o próprio Google Earth sozinho.
    Estou no Interior do RJ e quem conhece o local, sabe que são 10 montanhas por M², então, dominar este ponto é crucial, ou seja, manter seu sinal mais alto que relevo, ainda mais pq vou começar logo com 5.8 e sei que com 5.8 tem que ter visada de qqr jeito. Sei que vou ser criticado por isso, mas sei que com 2.4Mhz não dá devido a poluição realizei váris testes com um bullet 2hp.
    Sei o básico de RF, sei que é bom que eu utilize Equipamentos da Ubiquiti, mas não sei muito a diferença de um para outro exatamente. Sei que o Bullet é muito bom, pois dispensa o cabo, evitando a perda de sinal que ele trás. Sei que devo utilizar uma antena que tenha um ângulo menor possível para ficar mais livre o possível de interferências, sei que devo começar com a menor potência possível e ir testando aos poucos como fica o link de acordo com a potência e tal.
    Minha grande dúvida é saber como apontarei a antena para a outra torre, pois se a outra torre estará a 20, 30km de distância, sei que não conseguirei vê-la a olho nu para apontar certinho.
    Por favor, alguem pode me colocar no caminho das pedras, dar uma dica, ou informar onde acho um material bom pra estudar essa parte e etc?
    Qual é esse programa que mencionei e como utilizá-lo? Tem manual?
    Como faço a leitura das coordenadas geográficas e se não for possível explicar aqui, como acho o material para aprender isso?

    Desde já, muito obrigado a todos que ajudarem!!!

    Espero poder contribuir com vocês também.

    Abraços

  2. #2

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Galera, sobre o programa para enlace, acabei de conhecer o 'Jubarte'. Estou baixando para testá-lo.

    Abraços

  3. #3

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Galera, o programa é muito bom, mas não atende a minha necessidade inicial...

  4. #4

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Amigo, pra começar me passa as coordenadas das torres e a altura das mesmas, que eu faço uma simulação. Partindo dai vemos os equipamentos mais adequados pode usar o Google earth pra achar os pontos aproximados. Até mais.

  5. #5

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Ainda não encomendei as torres, mas preciso saber qual altura cada torre deve ter em cada um destes pontos para tornar o link viável. Penso em colocar uma torre de 40m no ponto A.

    Todos os pontos abaixo estarão conectados ao ponto A:

    Ponto A:

    Latitude: 22°46'30.79"S
    Logitude: 42°55'19.89"O

    Ponto B:

    Latitude: 22°49'34.68"S
    Logitude: 43° 0'35.36"O

    Ponto C:

    Latitude: 22°47'20.40"S
    Logitude: 43° 0'14.19"O

    Ponto D:

    Latitude: 22°45'33.13"S
    Logitude: 42°55'15.52"O

    Ponto E:

    Latitude: 22°43'41.61"S
    Logitude: 42°56'17.09"O

    Obrigado pela ajuda.

    Abraços

  6. #6

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    olá pessoal, tenho alguns enlace de longa distancia, e para direcionar as primeiras antenas (ponto A) com direçao ao ponto B, últilizo um GPS ou se o Google earth estivese uma boa imagem do ponto A ultilizava ele tb...
    Última edição por diomarsilva; 05-03-2011 às 10:08.

  7. #7

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    o drt
    me chama ai no msn
    paço o projeto
    [email protected]

  8. #8

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    senhores,

    esse software talvez não seja uma das 7 maravilhas, mas nos testes que nos fizemos em enlaces de até 60 km o mesmo teve bons resultados.

    AirLink | Ubiquiti Networks, Inc.

    []'s Gilmar Balbinot

  9. #9

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Olá, AirLink | Ubiquiti Networks, Inc. é use o Google Chrome como navegador funciona 100% para equipamentos da Ubiquiti.

  10. #10

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Boa noite galera.

    Acompanho o forum a bastante tempo e já tive um provedor, com 4 setoriais, RB, linux com cache e controle de tráfego fazendo NAT com 5 IPs válidos sendo revezados pelos cliente. Por falta de verba, de incentivo e por estar muito longe de casa (uns 400km), resolvi deixar tudo pro meu sócio e voltar.
    Hoje, 2 anos se passaram e venho trabalhando com Adm de redes, em redes híbridas com srvs microsoft, linux e ativos da CISCO.
    Surgiu uma oportunidade e vou iniciar um novo provedor por aqui, mas quero começar já com a SCM em mãos pra não sofrer certos abusos que sofri no passado e dormir tranquilo. Pretendo pegar o link dedicado na cidade vizinha, pois pegando lá, o mega sai a R$ 450,00 e pegando aqui, o mega sai a R$ 1.600,00. Pretendo também colocar torres nos distritos vizinhos, que ficam a 10km um do outro para me expandir por lá também.
    Vou comprar as torres da ICASOL. A primeira terá 40m de altura. Alguem tem algo para falar mal delas com experiência ruim ou alguma dica na montagem?
    (um engenheiro civil supervisionará a montagem).
    Mas o problema todo é que eu nem faço idéia de como se planeja um link ptp wireless na parte física da coisa. Venho acompanhando o forum e vejo vocês falando que dá pra fazer ou não dá pra fazer de acordo com as coordenadas geográficas que tem um software que traça o link e diz se tem alguma barreira ou não, qual o tamanho da torre que terei que ter no ponto A e qual o tamanho da torre que terei que ter no ponto B para me livrar das barreiras. Vi que alguns programas se integram ao Google Earth e acho que vi se não me engano, pessoas que conseguiram fazer isso com o próprio Google Earth sozinho.
    Estou no Interior do RJ e quem conhece o local, sabe que são 10 montanhas por M², então, dominar este ponto é crucial, ou seja, manter seu sinal mais alto que relevo, ainda mais pq vou começar logo com 5.8 e sei que com 5.8 tem que ter visada de qqr jeito. Sei que vou ser criticado por isso, mas sei que com 2.4Mhz não dá devido a poluição realizei váris testes com um bullet 2hp.
    Sei o básico de RF, sei que é bom que eu utilize Equipamentos da Ubiquiti, mas não sei muito a diferença de um para outro exatamente. Sei que o Bullet é muito bom, pois dispensa o cabo, evitando a perda de sinal que ele trás. Sei que devo utilizar uma antena que tenha um ângulo menor possível para ficar mais livre o possível de interferências, sei que devo começar com a menor potência possível e ir testando aos poucos como fica o link de acordo com a potência e tal.
    Minha grande dúvida é saber como apontarei a antena para a outra torre, pois se a outra torre estará a 20, 30km de distância, sei que não conseguirei vê-la a olho nu para apontar certinho.
    Por favor, alguem pode me colocar no caminho das pedras, dar uma dica, ou informar onde acho um material bom pra estudar essa parte e etc?
    Qual é esse programa que mencionei e como utilizá-lo? Tem manual?
    Como faço a leitura das coordenadas geográficas e se não for possível explicar aqui, como acho o material para aprender isso?

    Desde já, muito obrigado a todos que ajudarem!!!

    Espero poder contribuir com vocês também.

    Abraços
    Baumm..
    Existe vários programas... mais também conta a experiencia... bem simples vc tem 100% de fechar e 99% de não fechar de primeira....
    Simulação com NanoBriged 22

    Existe varios software para fazer essa simulações....

    Feito pela da UBNT Airlink

    Ponta A com Ponto B
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         01_P.JPG
Visualizações:	195
Tamanho: 	92,1 KB
ID:      	20301

    Ponta A com Ponto C
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02_P.JPG
Visualizações:	235
Tamanho: 	93,0 KB
ID:      	20302


    Ponta A 40m com Ponto D 35
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         03_P.JPG
Visualizações:	168
Tamanho: 	97,8 KB
ID:      	20303


    Ponta A com Ponto E
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04_P.JPG
Visualizações:	179
Tamanho: 	99,2 KB
ID:      	20304




    Espero ter ajudado...
    Sucesso...
    Se precisa de uma conta bancaria para guardar o uma parte de seus lucros estamos aqui também para ajudar.... srsrsrs

    Se ajudei.. estrelinha para nos...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         011_P.JPG
Visualizações:	135
Tamanho: 	93,8 KB
ID:      	20298   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         02_P.JPG
Visualizações:	124
Tamanho: 	92,6 KB
ID:      	20299  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         04_P.JPG
Visualizações:	132
Tamanho: 	100,1 KB
ID:      	20300  

  11. #11

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Olá amigo, desculpe a demora, provedor da trabalho! Analisei suas coordenadas, é relativamente perto, só que do A pro B não passa, tem um morro a 2200m do ponto B. teria uma sugestão faz a torre E com 40m e as outras com 30m sendo que todas as torres conversam com a torre E, a torre E deve ser a principal, o elo fundamental, claro da uma avaliada na região se não tem prédio ou eucalipto nos locais mais altos. Até mais

  12. #12

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Olá vinicius.. Sou adepto do "Nao de o peixe, ensine a pescar...", então vou dar algumas dicas que me foram muito úteis.
    - equipamentos para apontamento indispensáveis:
    - Bússola de boa qualidade (nada de bussula de camelo de 10,00).
    - GPS ( nada de GPS para carros, eu uso um garmin vista h).
    - Uma boa luneta com ampliação de no mínimo 75x.

    - Softwares:
    - Airlink da ubnt q o pessoal já indicou ae e muito bom para simular a viabilidade do link, mas nao tao bom para orientar a instalação.
    - Radio mobile muito bom para te dar direção de apontamento com ângulos bem precisos.
    - Google eart, onde vc consegue as alturas de forma mais precisa pois a base e mais nova. Se vc utilizar o passeio virtual e os perfis de elevação vc consegue muitas informações para montar melhor seus enlaces.

    A melhor fonte de informação e o próprio fórum, aqui vc tem tutoriais do radio mobile, do earth, de como usar GPS, bussula, etc, etc...

    Sobre os equipamentos. Eu uso e recomendo. Agora que equipamento usar pra que.. Depende ... Eu uso da seguinte maneira:
    Distribuição em todos os pontos utilizo sempre rocket + basestation. Procuro manter sempre células pequenas, com alcance máximo de 3km e pouco ps clientes por radio, garantindo sempre grande largura de banda. Para backhaul utilizo nanobridge para distancias ate 20km. Acima disso rocket + dish. Nos clientes utilizo nanoloco. Eu sei que e redundância, mas atenção para os canais e potências, opte por usar sempre linha M. De resto, a pratica e os testes fazem o resto.

    Amplexos.

  13. #13

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Olá vinicius.. Sou adepto do "Nao de o peixe, ensine a pescar...", então vou dar algumas dicas que me foram muito úteis.
    - equipamentos para apontamento indispensáveis:
    - Bússola de boa qualidade (nada de bussula de camelo de 10,00).
    - GPS ( nada de GPS para carros, eu uso um garmin vista h).
    - Uma boa luneta com ampliação de no mínimo 75x.

    - Softwares:
    - Airlink da ubnt q o pessoal já indicou ae e muito bom para simular a viabilidade do link, mas nao tao bom para orientar a instalação.
    - Radio mobile muito bom para te dar direção de apontamento com ângulos bem precisos.
    - Google eart, onde vc consegue as alturas de forma mais precisa pois a base e mais nova. Se vc utilizar o passeio virtual e os perfis de elevação vc consegue muitas informações para montar melhor seus enlaces.

    A melhor fonte de informação e o próprio fórum, aqui vc tem tutoriais do radio mobile, do earth, de como usar GPS, bussula, etc, etc...

    Sobre os equipamentos. Eu uso e recomendo. Agora que equipamento usar pra que.. Depende ... Eu uso da seguinte maneira:
    Distribuição em todos os pontos utilizo sempre rocket + basestation. Procuro manter sempre células pequenas, com alcance máximo de 3km e pouco ps clientes por radio, garantindo sempre grande largura de banda. Para backhaul utilizo nanobridge para distancias ate 20km. Acima disso rocket + dish. Nos clientes utilizo nanoloco. Eu sei que e redundância, mas atenção para os canais e potências, opte por usar sempre linha M. De resto, a pratica e os testes fazem o resto.

    Amplexos.
    Amigo aqui está certo.....

    Só sobre Airlink que tenho minha duvidas.... srsrs

    Existe varias maneiras....

    Garantido sobre Obstrução da Zonal de Fresnel e o da Anatel....Nunca errei um Enlace com ele...tenho certeza que não tem erro..

    Agora simular equipamentos em produção.... Airlink - RadWin Planner - PTP Estimator - LigoWave... seria uma previa quanto mbits vc conseguir passar nesse enlaces.... Voce tem de saber utilzar os mesmo.. e nunca confiar apenas em um.... Algum erro de informações.. já era..

    Tenho um amigo ele simulou tudo em Radio Mobile..
    Todos os enlaces fechava com visada 100%... mais se deparou com um problema... numa das simulações era para utilzar 30m TorreA numa torre e 40m TorreB na m outro .. a simulação dele...
    Via anatel e Airlink só 100m as torres...

    Uma coisa e simular e outra coisa é colocar em produção...
    Predios - Vegetações - Só via Binoculos - Lunetas

    Baum
    Sucesso

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Citação Postado originalmente por viniciuschagas Ver Post
    Boa noite galera.

    Acompanho o forum a bastante tempo e já tive um provedor, com 4 setoriais, RB, linux com cache e controle de tráfego fazendo NAT com 5 IPs válidos sendo revezados pelos cliente. Por falta de verba, de incentivo e por estar muito longe de casa (uns 400km), resolvi deixar tudo pro meu sócio e voltar.
    Hoje, 2 anos se passaram e venho trabalhando com Adm de redes, em redes híbridas com srvs microsoft, linux e ativos da CISCO.
    Surgiu uma oportunidade e vou iniciar um novo provedor por aqui, mas quero começar já com a SCM em mãos pra não sofrer certos abusos que sofri no passado e dormir tranquilo. Pretendo pegar o link dedicado na cidade vizinha, pois pegando lá, o mega sai a R$ 450,00 e pegando aqui, o mega sai a R$ 1.600,00. Pretendo também colocar torres nos distritos vizinhos, que ficam a 10km um do outro para me expandir por lá também.
    Vou comprar as torres da ICASOL. A primeira terá 40m de altura. Alguem tem algo para falar mal delas com experiência ruim ou alguma dica na montagem?
    (um engenheiro civil supervisionará a montagem).
    Mas o problema todo é que eu nem faço idéia de como se planeja um link ptp wireless na parte física da coisa. Venho acompanhando o forum e vejo vocês falando que dá pra fazer ou não dá pra fazer de acordo com as coordenadas geográficas que tem um software que traça o link e diz se tem alguma barreira ou não, qual o tamanho da torre que terei que ter no ponto A e qual o tamanho da torre que terei que ter no ponto B para me livrar das barreiras. Vi que alguns programas se integram ao Google Earth e acho que vi se não me engano, pessoas que conseguiram fazer isso com o próprio Google Earth sozinho.
    Estou no Interior do RJ e quem conhece o local, sabe que são 10 montanhas por M², então, dominar este ponto é crucial, ou seja, manter seu sinal mais alto que relevo, ainda mais pq vou começar logo com 5.8 e sei que com 5.8 tem que ter visada de qqr jeito. Sei que vou ser criticado por isso, mas sei que com 2.4Mhz não dá devido a poluição realizei váris testes com um bullet 2hp.
    Sei o básico de RF, sei que é bom que eu utilize Equipamentos da Ubiquiti, mas não sei muito a diferença de um para outro exatamente. Sei que o Bullet é muito bom, pois dispensa o cabo, evitando a perda de sinal que ele trás. Sei que devo utilizar uma antena que tenha um ângulo menor possível para ficar mais livre o possível de interferências, sei que devo começar com a menor potência possível e ir testando aos poucos como fica o link de acordo com a potência e tal.
    Minha grande dúvida é saber como apontarei a antena para a outra torre, pois se a outra torre estará a 20, 30km de distância, sei que não conseguirei vê-la a olho nu para apontar certinho.
    Por favor, alguem pode me colocar no caminho das pedras, dar uma dica, ou informar onde acho um material bom pra estudar essa parte e etc?
    Qual é esse programa que mencionei e como utilizá-lo? Tem manual?
    Como faço a leitura das coordenadas geográficas e se não for possível explicar aqui, como acho o material para aprender isso?

    Desde já, muito obrigado a todos que ajudarem!!!

    Espero poder contribuir com vocês também.

    Abraços
    Entre em contato via e-mail que podemos te ajudar.
    [email protected]
    Abraço.

  15. #15

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    filhao eu ja lido com isto a um tempo .
    vc tem que ver varias coisas, vc tem que ver o tipo de material e muito importante .
    aparelhos que vc esta usando e outra se vc tem visada direta de um ponto pro outro se nao tiver vc so tem que certificar que nao se tem nada na frente deste enlace .
    depois vc teria que ter uma busula na mao e claro saber como usar velho mias nada vc chega aonde vc quer numa boa .
    se vc tiver duvidas e quizer falar comigo diretamente vc me passa um email que te dou o numero do meu radio nextel ok .

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Alguem tem um tradutor de miguxês <---> português??
    Cada um que me aparece..

  17. #17

    Padrão Re: Preciso de ajuda para enlace de longa distância. Alguem que domina por ajudar por favor?

    Opa amigão me adiciona no msn [email protected] que eu coloco vc pra conversar com meu suporte pra te passa a melhor solução de custo beneficio.
    Quero fazer esta parceria com vc te fornecendo os melhores equipamentos homologados com os menores valores do mercado.

    Fico no aguardo.

    Um abraço.