Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duas Antenas em 1 Cartão

    Teve um amigo que a um tempo atrás mim disse que encontrou um cartão (lançamento), que ele usava em duas antenas transmitindo o mesmo SSID, o cartão em Apbridge conectados a ele 2 pigtails e os mesmos conectados em 2 painéis, não consegui mais contato com esse cara, por isso crio esse tópico aqui. Vocês conhecem esse cartão que podemos ligar duas antenas e transmitir o mesmo SSID? uma antena para o Norte e outra para o Sul.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    nunca vi este cartao, eles podem ter usado um splintter Flytec Computers para repartir o sinal para os 2 paineis, mas nao aconselho o uso deles nao, abraços

  3. #3

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Boa moite amigo:
    o cartao 8602 Engenios pode ligar 02 pigs só que na saida auxiliar perde muitos DBs. ja fiz
    desta forma funcionou ate eu comprar outro, cliente que tava com sinal cheio caiu para 3 piques
    foi a forma que eu encontrei na epoca mais com certeza não é o correto:

  4. #4

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Vários cartões possuem dois conectores, r52h da mikrotik o EMP 8602 da Engenius, porém não há vantagem nenhuma nesse procedimento, o correto é usar dois cartões e dois ssid diferentes, além dos canais também diferentes...

  5. #5

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    o jeitinho mais facil é usar divisor de sinal(um t metalico onde entra um cabo e sae dois), porem vc tambem divide potencia

  6. #6

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Um uso interessante que descobri pro plug auxiliar de menor potencia é o uso de antenas direcionais de maior ganho, tipo de grade.

    Veja um caso: Setorial de 14dB 90º Hyperlink no conector main de um EMP8602, e no plug aux uma antena de grade Aquario de 25dB, apontada para o lado oposto, para uma vila fora da cidade, os 6º da grade cobrem bem a vila devido a distancia dela, e o sinal acaba sendo suficiente. Enquanto outra 14dB 90º no main de outra placa, virada na mesma direção, não tem sinal suficiente.
    Mas tem que ter pra onde virar isso (Pretendo colocar mais 2 assim daqui algum tempo) e ter cartões com poucos usuarios, senão entope o cartão de dados a processar e a conexão vira um lixo.

    Mas um concorrente aqui tem 3 R52H com 6 paineis Aquario 12dB 60º, usando o conector aux, como tem poucos clientes isso funciona.

  7. #7
    Avatar de herberson
    Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Braganca paulis
    Posts
    21

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    É possivel sim, usar um cartão com duas antenas, não é gambiarra mas tambem nao é a melhor solução....
    Compre os novos cartões r52hn Flytec, pode confiar...

  8. #8
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    mas mesmo se der para usar que vantagem levaria ...
    poe em consideraçao que um mini pci suporta 35 usuarios simultaneos ...
    se for colocar 2 antenas o numero de clientes simultaneos será o mesmo ...

  9. #9
    Avatar de herberson
    Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Braganca paulis
    Posts
    21

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Vamos nos colocar no lugar dele, se ele tem esta opção é porquer ele ja estudou outras formas, e pra levar uma pessoa a fazer este tipo de serviço é porque ele nao tem cliente o suficiente para colocar novos cartões e antenas, quando ele estiver os 35 users ele tera condições para upgrade nos equipamentos...

  10. #10

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Eu nunca usei o conector "aux" do cartão, só o principal. Mas se tem aux é por algum motivo justificado e não como gambiarra.
    Tenho curiosidade de saber o porque de ter os dois conectores. Não seria para usar o nstremme com antenas de dupla polarização?

  11. #11

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    O padrão mini-pci é de 1998 se não me engano, desde então todas as placas wifi pra notebook sempre tiveram saída aux, e todos os notebook tinham 2 antenas (Alguns até 3 antenas, ficando uma desligada). E em 1999/2000 eram tempos de 802.11B, nada de mimo ou coisa assim, o uso de 2 antenas era pra melhorar o sinal, é mais efetivo colocar 2 antenas em polarizações diferentes num notebook do que colocar uma antena de ganho alto, que dependendo do angulo em que o sinal chega a tela pode encobrir igual!

    As antenas ficam em cima da tela dos notes, mas os com 802.11N trazem uma antena em baixo da tela (LCD), distante o suficiente pra um beamforming.

    Claro que os cartões que usamos não foram desenvolvidos pra notebooks, senão teria que se limitar aos míseros 2W que os notes dão conta de fornecer no slot, e isso limitaria a performance dos cartões, mas o conector aux está lá para ser usado inclusive em modo B ou G, sem mimo.

    O uso que citei acho facilimo implantar, o mesmo SSID numa 2ª antena de maior ganho e direcionalidade, desde que tenha cartão com processamento livre e tenha necessidade disso.
    (Por exemplo: A cidade deu uma espichada pra um canto aqui, era invasão mas foi legalizado e agora tem umas 200 casas, como é uma invasão mais comprida do que larga, e está a 3000m de minha torre do centro, em muitas casas não pega sinal por culpa de arvores. SE eu colocar na aux de algum cartão uma grade de 2.4 25dB e 10º apontada pra lá terei um sinal 4 ou 5x vezes melhor, e pela distancia os 10º cobrirão boa parte do novo bairro, ou pelo menos a parte do meio onde tem mais casas. A antena custa uns R$ 50, o cabo uns R$ 5, 2 conectores e pigtail por R$ 40, e tenho centenas de potenciais clientes a mais, sem precisar mais cartões ou coisa assim! (Tenho cartão sobrando pra alguns lados, com 6 cartões só 2 estão bem carregados, ou outros 4 tem 5 ou 10 simultaneos, porque não poderia colocar uma grade apontando pro lado de um desses paineis que está sobrecarregado? Os clientes não circulam a torre de forma igual, pra um lado tenho varios e pra outro lado quase nenhum, mesmo com 4 paineis pra uma lado aquele lado é sobrecarregado mesmo, vou colocar mais uma RB, cartão e setorial, ou vou colocar uma grade de alto ganho no aux de algum cartão com pouco uso que está ligado a painel virado pro outro lado? Vou usar o que gasta menos e dá o mesmo resultado final: Desafogar algum cartão)

    O uso de mimo ou tecnologias proprietárias é uma boa opção pra saida aux, porém não a única, tem coisas bem mais obvias a se fazer.

    (Noutra torre que vou terminar 3ª-feira um painel de 120º está virado pra cerca de 200m de cidade, a torre é no canto da cidade, o cartão ligado a esse painel vai ficar com 1 ou 2 clientes provavelmente o resto da vida porque não tem gente com PC naquele canto, assim que algum cartão do lado oposto ficar com muita gente eu ligo no aux do cartão sem uso uma grade a aponto pra onde tem mais gente, qualquer 5 ou 6 simultaneos que essa grade tirar do cartão sobrecarregado já resolve!

    Tenho usado o EMP8602 porque já tem eles aqui, por default ele manda potencia baixa no aux, com mesmo SSID e tudo do conector main, não precisa fuçar em nada, não achei como aumentar a potencia desse conector por isso tentei grade de alto ganho, talvez tenha como balancear as potencias em outros cartões.
    (Com o main em 200mW o aux parece ficar nuns 50mW, um painel de 21dB talvez resolveria, mas pelo custo disso não pretendo testar tão cedo!)

  12. #12

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Uma boa aula, Rubens.
    Como sempre.

  13. #13

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Quantos clientes simultâneos o cartão EMP8602 engenius suporta, clientes a 150k de banda liberada
    Qual melhor cartão em relação custo x benefício para se usar em RB 433 e atender 25 simultâneos e mais 5 wds com access point desses normais.

  14. #14

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Rubem, estive olhando na configuração dos cartões.
    A opção para usar os conectores Main ou Aux é ali onde diz Antena A , antena B?

    Mas não abre uma opção para emitir sinal nas duas saídas. Ou é A ou B ou então rx/a tx/b ou rx/b tx/a.

    Se eu quiser fazer como você disse, reforçar o sinal para um bairro distante, qual destas opções devo escolher?

  15. #15

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Como não fui eu quem configurou fiquei na duvida sobre como estava, fui dar uma olhada e está como "Antena A". Mas fiquei na duvida se é emp8602 mesmo, está identificado como AR5413, não sei se tem variação ente 8602, 8602S ou algo assim.

    Porque da duvida: Porque tenho uns 8602S daqueles que perderam potencia, tentei usar dentro da empresa 2 antenas internas direcionais (Chinesas) mas só funciona 1 por vez, ou A ou B. Como é cartão queimado sei lá...

    Sinceramente não tem embasamento técnico pra isso, fui dar uma googlada e não achei nada sobre a potencia na saída aux. Fiz isso porque um funcionario a muito tempo trocou um pigtail e colocar na saída aux, a potencia ficou baixa, voltando pro main a potencia ficou normal, aí me veio essa idéia.

  16. #16

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Então, a minha dúvida é mais cruel ainda.
    Não achei como configurar para sair nas duas , A e B.
    Ou é A ou é B.
    tx/rx ou rx/tx.

    Será que ao selecionar A, a principal, sempre vai sair alguma irradiação pela b (aux) e por isso mais baixa?

  17. #17
    Avatar de herberson
    Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Braganca paulis
    Posts
    21

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Cara, vc nao vai conseguir em cartões comuns, tem que ser cartões que operam em padrão N, tipo r52hn...

  18. #18

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Mas para que então tem duas saidas nos cartões? Main e Aux?
    O Rubem deu uma explicação aceitável.

  19. #19
    Avatar de herberson
    Ingresso
    Jun 2010
    Localização
    Braganca paulis
    Posts
    21

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Eu usei a saida aux apenas para subistituir a Main que estragou....

  20. #20

    Padrão Re: Duas Antenas em 1 Cartão

    Nos cartões em notebook sai sinal nos dois jacks, dá pra usar 2 antenas neles. Mas em cartão de alto desempenho só tenho R52, R52H, e eles não mandam NADA pro aux (Com o main setado no MK), e tenho também um par de EMP8602S com baixa potencia, neles também está saída algo "legível" somente no main. O que tenho na torre está a 46m com estaios ruins, não subo lá tão fácil, tenho certeza quase total que é EMP8602S, mas tem uns 2 anos de uso.

    Pode ser algo no MK, como tem as opções A, B, A-rx/B-tx e vice-versa, é porque o software determina o modus operandi, e não o hardware. MK não é meu negócio então não sei dizer o que testar, no MK que uso uma antena assim é 3.2x, acho que 3.24, ví ontem mas já esqueci, na config. via winbox não ví nada de diferente, tentei copiar numa RB433 com os cartões que tenho mas não consegui, não habilitam o aux mesmo.

    Não gosto de usar T, mas acho que vou ter que usar um aqui, vou bolar um jeito de perder uns dB no sinal que vai pra grade de alto ganho.

    Alias, vou tapear meus instaladores, os jumentos se baseiam apenas no que escaneiam de sinal pra ter noção da qualidade, essa medição de 1 via induz muitos erros, CCQ eles acham que é programa de TV, acho que vou colocar painel de 12dB no TX e de 17dB no RX, quem sabe a coisa fica mais balanceada.