+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Pessoal, tenho uma duvida, hoje uso um PC (Core 2 Duo, 2Gb), como servidor Mikrotik (hotspot, queue,...) e uso uma RB450G como load balance, fazendo o balanceamento de 1 link dedicado e 2 adsl. A Minha duvida é o seguinte: Quero trocar o servidor por uma RB1100 e nesse caso posso fazer o Load balance nela tambem, e caso possa o rendimento seria bom, e as regras para o balanceamento seria as mesmas.

  2. #2

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Não recomendo fazer o balanceamento e "distribuição" num único equipamento, temos uma infra igual a sua e já tentamos fazer tudo num único servidor porém não funcionou adequadamente, o ideal seria vc enfiar memoria e hd a rodo nesse computador e usa-lo com o sistema MK-Auth fazendo o controle dos clientes via Radius, thundercache e gerenciando a RB1100 que seria apenas a concentradora PPPoE, ou Hotspot da rede...

  3. #3

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não recomendo fazer o balanceamento e "distribuição" num único equipamento, temos uma infra igual a sua e já tentamos fazer tudo num único servidor porém não funcionou adequadamente, o ideal seria vc enfiar memoria e hd a rodo nesse computador e usa-lo com o sistema MK-Auth fazendo o controle dos clientes via Radius, thundercache e gerenciando a RB1100 que seria apenas a concentradora PPPoE, ou Hotspot da rede...
    Eu já uso o Mk Auth, porém naum uso o thunder, você recomenda usar o proprio thunder que vem integrado com o Mk Auth?

  4. #4

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    acompanhado o assunto sobre o tunder do mk auth

  5. #5

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    a uma outra pergunta amigo vc esta tendo probelmas com os videos da globo no seu pcc?

  6. #6
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Sou a favor de máquinas separadas para tarefas pois isso melhora em muito o desempenho do sistema.
    Isso não quer dizer dizer que não possa usar RB´s para esse fim, por exemplo duas RB-1100 ou uma 1100 e uma 450G ou aida uma RB800+Daudgeboard para ganhar mais portas, em fim as combinações dependem das suas necessidades.
    Ao montar MK em PC sempre aconselho o uso de HD´s Solid State, preferencialmente da CORSAIR ou se isso estiver fora da sua realidade pelo menos invista em SEAGATE.

  7. #7

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Não aconselho o uso do cache e thundercache na mesma maquina que vc controla os clientes, aqui temos dois MK-Auth, numa maquina simples o sistema para gerenciar os clientes e numa maquina medonha rodamos o cache e thundercache juntos. Em caso do cache travar não ficamos sem sistema e vice-versa.

  8. #8

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Citação Postado originalmente por ElonPJr Ver Post
    a uma outra pergunta amigo vc esta tendo probelmas com os videos da globo no seu pcc?
    Não eu puz o ip da globo para passar fora da load

  9. #9

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não aconselho o uso do cache e thundercache na mesma maquina que vc controla os clientes, aqui temos dois MK-Auth, numa maquina simples o sistema para gerenciar os clientes e numa maquina medonha rodamos o cache e thundercache juntos. Em caso do cache travar não ficamos sem sistema e vice-versa.
    To pensando em fazer isso mesmo, pois assim ficamos com varias alternativas no momento de problemas!

  10. #10

    Padrão Re: Duvida, Fazer Load Balance em RB 1100 e servidor junto!!

    Sem Problemas.
    Sem Dor de Cabeça.
    Sem Surpresas de Configuração certa,porem execução falha.

    Uma RB ou PC Fazendo o Controle de Firewall
    Uma RB ou PC Fazendo o Balanceamento dos Links(Internet)
    Um PC Autenticando os Clientes (Radius)
    Um PC (MUITO BOM) Fazendo o Cache (MUITO BOM = Minimo 8GB de RAM 1333MHz , Processador Dual Core 2.7GHz (MINIMO)

    Ligação:

    Radius Liga no Servidor Firewall
    Balance liga no Servidor Firewall
    Proxy liga no Servidor Firewall.

    Atenção!!!

    Use Faixas de rede diferentes,ex:
    Servidor Firewall 172.16.10.X
    Radius 172.16.20.X
    Proxy 172.16.30.X
    Balance 172.16.40.X

    - Assim você evita de ter que usar excessões em muitas regras...