+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Micro perfeito para MKT

    to querendo "montar" outro micro com mkt, o meu(c2d, placa gigabyte, 2gb de memoria, 2 placas de rede, "xingling") ja ta com 3 anos de uso, soh troquei 2 placas de rede e mais nada, to com medo de dar pau na hora errada( que pra mim qq hora é hora errada, quando se tem quase 600 clientes pendurado )

    Entao ja que vou montar com uma certa "calma" gostaria de uma configuração PERFEITA. o que me aconselham.... processador, placas de rede, memoria, placa mae, hd.... etc....

    tenho visto muita genta "falar" aqui em "TEM QUE TESTAR", acho muito simplista esta resposta, principalmente quando se falam de placa de rede.

    Ah, o micro eh soh pra "gerenciar" os clientes, o sinal eh enviado atraves de rbs/setoriais

    obrigado
    zé mkt

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    olha não uso microtik como servidor de gw pois tenho meu sistema em linux
    então para você ter uma resposta mais completa comente o que serviços esta ativo seu mk tais como dns proxy hostpot pppoe queue etc
    eu penso na seguinte forma quando o assunto é adquirir servidor
    o servidor bom é aquele que vc pode comprar
    se vc puder comprar um core i7 com 8 gb de memoria bom se vc puder comprar um servidor com 2 xeon quad core com 16 gb de memoria melhor ainda
    pois quando maior melhor

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    o micro perfeito e aquele que não da pau e so na hora de comprar as peças para montalo não comprar peças de ma qualidade ,compre componentes de marca como intel ,asus ,kingston ,seagate que voce tem grande chance de se dar bem

  4. #4

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    Amigo vc não precisa de grandas hardwares para PC-AP Mikrotik, o importante ser ele todo compativel mikrotik, aqui uso placa A7V600-x, "works Fine" trabalha bem, ainda se ela der pau vc troca a placa sem perder licensa, processador athlon 1Ghz, memoria 512Mb, HD 40Gb, PCI Engenius EPI 3601s que possuem chipset Atheros, Placas ethernet 3Com, nunca troquei nada, 3 anos de funcionamento sem problemas, 24 horas no ar. Obs meterial comprado novo sem uso, ainda tenho aqui duas placas mãe novas A7V600-X, comprei 3 achando que elas não aguentariam muito, tava na oferta tambem. Boa sorte!!!

  5. #5

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    Cara o mikrotik não requer tanto hardware, o que aconselho é comprar marcas boas como o Naldo falou, tais como placa asus, gigabyte, memoria kingston ou se quiser ainda melhor compra uma RB1100 que é bem parruda e tem algumas portas ethernet.

  6. #6

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    Use cartão de memoria que dá menos problemas mecanicos que hd.
    Já existe carão de memoria com Raid 1

    CR2T - Compact Flash CF to 2.5” SATA Spanning / Mirroring Enclosure

  7. #7

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    Ao meu ver, acho que RB450G / RB1000 / RB1100 é melhor que qualquer PC, pois com mikrotikOS é difícil você usar 16 gb de ram e um processador i7, você terá que ter muito mais muito processamento pra usar 1/3 disso ai !!

    Conheço redes com trafego MUITO intenso que usa rb1100 no processamento e não usa 50% da capacidade dela !!

    Sem contar na estabilidade, economia de energia e até no preço, Routerboard foi criada pra trabalhar nisso por isso você não terá problema com fonte queimada, cooler da fonte fazendo barulho, processador esquentando, memória com mal contato entre outros problemas em desktop, mas se quiser um PC compra um SERVIDOR montado que dai sim terá um hardware CONFIÁVEL se não RB é a melhor opção.

    Na minha rede só uso o linux pra cache é o resto é tudo mikrotik. Depois que tirei os meus mikrotik/PC não tenho mais problemas com hardware.

  8. #8

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o micro perfeito e aquele que não da pau e so na hora de comprar as peças para montalo não comprar peças de ma qualidade ,compre componentes de marca como intel ,asus ,kingston ,seagate que voce tem grande chance de se dar bem
    Isso!!! isso que eu queria saber... montando um pc com componentes de marca( pra ter durabilidade) posso comprar qualquer coisa sem ter problema de INCOMPATIBILIDADE ?

    PLACA DE REDE por ex: o que me aconselha exatamente ? ( marca/modelo)

  9. #9

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    Citação Postado originalmente por olivionet Ver Post
    Ao meu ver, acho que RB450G / RB1000 / RB1100 é melhor que qualquer PC, pois com mikrotikOS é difícil você usar 16 gb de ram e um processador i7, você terá que ter muito mais muito processamento pra usar 1/3 disso ai !!

    Conheço redes com trafego MUITO intenso que usa rb1100 no processamento e não usa 50% da capacidade dela !!

    Sem contar na estabilidade, economia de energia e até no preço, Routerboard foi criada pra trabalhar nisso por isso você não terá problema com fonte queimada, cooler da fonte fazendo barulho, processador esquentando, memória com mal contato entre outros problemas em desktop, mas se quiser um PC compra um SERVIDOR montado que dai sim terá um hardware CONFIÁVEL se não RB é a melhor opção.

    Na minha rede só uso o linux pra cache é o resto é tudo mikrotik. Depois que tirei os meus mikrotik/PC não tenho mais problemas com hardware.

    uso um PC(hoje, um core 2 duo, placa gigabyte, 2gb de memoria, hd160, 2 placas de rede, "xingling") apenas para controlar clientes, digo, banda, e ip fixo. pra enviar sinal propriamente dito uso 4 rb433ah com 6 cartoes no total + 6 oiw de 20dbi... o processamento deste PC fica abaixo de 10%.

    to querendo montar outro PC pra colocar como PRINCIPAL e deixar este como backup pois ja esta com 3 anos de uso.

    50% de processamento na rb que falou me assuta um pouco, nao troco meu PC com menos de 10% de processamento nao....

    se eu estiver errado por favor me corrija

  10. #10

    Padrão Re: Micro perfeito para MKT

    Citação Postado originalmente por wrmmnt Ver Post
    Amigo vc não precisa de grandas hardwares para PC-AP Mikrotik, o importante ser ele todo compativel mikrotik, aqui uso placa A7V600-x, "works Fine" trabalha bem, ainda se ela der pau vc troca a placa sem perder licensa, processador athlon 1Ghz, memoria 512Mb, HD 40Gb, PCI Engenius EPI 3601s que possuem chipset Atheros, Placas ethernet 3Com, nunca troquei nada, 3 anos de funcionamento sem problemas, 24 horas no ar. Obs meterial comprado novo sem uso, ainda tenho aqui duas placas mãe novas A7V600-X, comprei 3 achando que elas não aguentariam muito, tava na oferta tambem. Boa sorte!!!
    huuum...
    meu pc tb ta com 3 anos tb, a placa de rede ja troquei uns 4 pares, mas soh usei "xingling" com receio de incompatibilidade...
    ta ae um "a-parte" pois tenho uma grande duvida quanto a placa de rede.
    a 3com que vc usa é 10/100/1000 ou 10/100 mesmo ?
    sera que posso colocar uma 3com de /1000 ???