+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão torre autoportante

    Galera é o seguinte, tenho que fazer 5 torres autoportante de 10 metros cada, alguem teria aí um projeto, ou alguém já fez uma torre autoportante de 10 m?
    que tipo de cantoneira usar, qual a largura da torre?
    Abração a todos.

  2. #2

    Padrão Re: torre autoportante

    acompanhando...

  3. #3

    Padrão Re: torre autoportante

    Umas dicas: Use cano e não cantoneira porque torcem menos. Faça gomos de 2m, gasta mais parafuso e cantoneira pra emendas mas torce menos. E faça triangular porque quadrado chacoalha e torce mais.

    Pra 12m eu faria 3 bases concretadas com 20x70cm, a mais ou menos 1 uma da outra, canos de 1 1/2" chapa 14, cantoneiras 3/4 x 1/8, e pra amarração ferro 3/8. Mas eu sempre uso ferro demais, provavelmente reduzindo uma bitola no ferro ainda sirva. Ou se fizer uma sapata em baixo de digamos 1x1m dá pra fazer ela menor, mas seria muito cimento, 1,3T de peso total segura qualquer 30m de torre, pro resultado final ser similar às bases separadas porem mais distantes.

  4. #4

    Padrão Re: torre autoportante

    Não seria melhor usar um poste de concreto de 10 m?
    Alguém tem experiência no uso de poste nessa altura? Vi que pode comprar um poste de concreto de 10 m perfil H por menos de R$500 .

  5. #5

    Padrão Re: torre autoportante

    cara vc começa com a base em 80cm, e vai reduzindo a cada 2 metros 5 cm, pode fazer de cantoneira pois tenho uma com 24 metros de cantoneira e ta perfeita, a tua vai chegar la encima com 55cm, de boca iideal pra colocar qualquer equipamento, e as cantoneiras sao de 1,5", e trassada a cada 5ocm.

  6. #6

    Padrão Re: torre autoportante

    Citação Postado originalmente por sergiool Ver Post
    Não seria melhor usar um poste de concreto de 10 m?
    Alguém tem experiência no uso de poste nessa altura? Vi que pode comprar um poste de concreto de 10 m perfil H por menos de R$500 .
    O problema de poste é subir... tem que fazer escada, o que eu até acho simples e barato, e como poste chacoalha muito tem gente que tem muito medo deles.
    Aqui um cliente fabrica postes, na casa dele mesmo tem antena sobre poste, segundo ele os modelos redondos de cerca de 12m são bem mais firmes, não subi pra ver, os modelos H são mesmo bem molengas, como aqui é fim de mundo por R$ 500 mal e mal compra-se um de 7m...

    Citação Postado originalmente por andrecyber Ver Post
    cara vc começa com a base em 80cm, e vai reduzindo a cada 2 metros 5 cm, pode fazer de cantoneira pois tenho uma com 24 metros de cantoneira e ta perfeita, a tua vai chegar la encima com 55cm, de boca iideal pra colocar qualquer equipamento, e as cantoneiras sao de 1,5", e trassada a cada 5ocm.
    E a sapata metalica, com 80cm por 1m, isso? Ou a sua de 24m tem sapatas separadas?
    Acima de 20m ainda não tinha visto nenhuma com menos de 1,2m de base.

  7. #7

    Padrão Re: torre autoportante

    cara a minha começa com 1,20 e termina com 80 de boca, vou postar uma foto dela amanha cedo, mais a tua nao precisa de 1,20, basta com 80, e termina com 75 cm e no primeiro modulo, no segundo começa com 75cm termina com 70, no terceiro começa com 70 e termina com 65 e no quarto com 65 e termina com 60 e no ultimo começa com 60 e termina com 55. cada modulo tem 2 metros
    com 6 parafusos para interligar-los tres em cada modulo, e com chapa por fora reforçando.