+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede lenta

    Bem amigos do under, como este carnaval preferi ficar em casa a descançar, fiquei monitorando minha rede e percebi algo esquisito, mas primeiramente vou mostrar minha topologia:

    linkA(2mb) linkB(20mb)
    || ||
    >>>>>|<<<<<
    |
    switch gerenciavél
    | | | |
    | provedor A B C
    |
    MK Server
    | |
    mk-auth switch
    |
    clientes dhcp e pppoe


    Bem vem ae meu problema: provedor A,B e C, estão recebendo link direpo por ip pelo switch.

    Em minha rede vendo várias velocidades, mas o que percebo que quando fica 60 a 90 online a rede fica lenta e amarada, (detalhe o mkserver não passa de 12% de processamento) tipo clientes de 400kbps navegama 200 ou até menos os de 1mb navegam por 600k mas tem clientes q navegam normal, usava dhcp e com diversos problemas como um engraçado espetar um ap na rede e envia um dhcp diferente a rede fica doida e tal, estou migrando para pppoe, mas mesmo assim estou com este problema de lentidão, então venho pedir orientações com vcs q são + experts no assunto.
    qual seria a solução mais viavél

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: Rede lenta

    Citação Postado originalmente por multlink Ver Post
    Bem amigos do under, como este carnaval preferi ficar em casa a descançar, fiquei monitorando minha rede e percebi algo esquisito, mas primeiramente vou mostrar minha topologia:

    linkA(2mb) linkB(20mb)
    || ||
    >>>>>|<<<<<
    |
    switch gerenciavél
    | | | |
    | provedor A B C
    |
    MK Server
    | |
    mk-auth switch
    |
    clientes dhcp e pppoe


    Bem vem ae meu problema: provedor A,B e C, estão recebendo link direpo por ip pelo switch.

    Em minha rede vendo várias velocidades, mas o que percebo que quando fica 60 a 90 online a rede fica lenta e amarada, (detalhe o mkserver não passa de 12% de processamento) tipo clientes de 400kbps navegama 200 ou até menos os de 1mb navegam por 600k mas tem clientes q navegam normal, usava dhcp e com diversos problemas como um engraçado espetar um ap na rede e envia um dhcp diferente a rede fica doida e tal, estou migrando para pppoe, mas mesmo assim estou com este problema de lentidão, então venho pedir orientações com vcs q são + experts no assunto.
    qual seria a solução mais viavél
    só isso de informação não ajudou muito, o que posso te ajudar, como voce falou que tinha ou tem um AP distribuido DHCP este deve ser um grande problema, é o que acontece com que não sabe configurar um AP para usar em casa compartilha a placa errada e manda de volta para a sua rede, ai como este teu cliente esta com MAC liberado na sua Rede, então quem pegar o IP por DHCP que esta sendo disparado na sua rede este navega de graça na sua rede.

  3. #3

    Padrão Re: Rede lenta

    Cara assim, vc disse que um cliente pode mudar a configurar um ap em modo dhcp server e acaba bagunçando sua rede, pergunta, na sua rede vc tem clientes que são proprietários dos equipamentos, ou sua rede não possui chave de criptografia? Qual a estrutura da sua rede? Quantas torres, quantos APs e que tipo de Ap, por exemplo se vc tiver muitos clientes conectados a um ap com velocidade relativamente alta vc vai afogar todo o trafego nesse ap, deixando sua rede comprometida... qual frequencia que vc usa, poste mais detalhes da rede para que possamos te ajudar melhor... frequencia, equipamentos que utiliza em ptp, etc.

  4. #4

    Padrão Re: Rede lenta

    bem antes de mais nada deixei de trabalhar com hotspot por conta do dhcp, ( pagasse preço alto por ele rsrs), bem estou hj por pppoe, ma sminha rede está assim:

    base link torre em topologia estrelar saindo para outras 5 torres com rbs e nanos em modo ap-bridge

  5. #5

    Padrão Re: Rede lenta

    Solução dos problemas; indentifique na sua torre os clientes que possuem planos altos e veja o desempenho deles no cartão da sua antena, lembrando que se vc colocar muitos clientes com consumo alto o vc vai comprometer o rendimento deles, assim; 35 clientes simultaneos a no maximo 128k, 17 clientes a 256k, 8 clientes a 512k e 4 clientes a 1024k, lembrando que esse comparativo é apenas uma referencia, não se que aplique ao seu caso. Se nas torres tiver tudo ok, vá para os ptps, veja e faça teste de throughput e veja quanto de banda está passando, se estiver ok, veja o seu servidor e o seu link basta descobrir onde tá o erro. Veja também se o seu link comporta a quantidade de consumo que os seus clientes usam.

  6. #6

    Padrão Re: Rede lenta

    Outro detalhe, veja se vc possui clientes com placa ou usb, eles acabam gerando muito trafego na rede. Na rb na torre desmarque a opção default forward. Poste os resultados...