+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Prezados Amigos

    Estou com um problema sério.

    Fiz um enlace de apróximadamente 40km com visada, da minha cidade até outro município. Utilizando 2 Rockets M5 com Dish Ubiquiti 30Dbi.

    Ocorre que o enalce funciona muito bem! e chego a mais de 100Mb real Troughput. No entanto frequentemente a torre que está nesse município fica Down por algum momento, e fica caindo e voltando várias vezes, e o sinal oscilando. Sempre no período da noite.

    Falei com um dos clientes que disse estar havendo uma forte chuva, e o bservei com bonóculo na direção deste municipio e ví uma densa "massa de ar" como uma neblina.

    O problema todo é que o sinal está muito forte e tudo OK para ser atrapalhado facilmente por uma chuva.

    Estou passando as Prints das abas de configuração do AP e do Station para que alguém possa verificar e ver se existe algo que possa ser alterado para melhorar, ou me recomendar outro tipo de equipamento.

    Seguem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAIN-ST.jpg
Visualizações:	962
Tamanho: 	28,6 KB
ID:      	20369Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NETWORK-ST.jpg
Visualizações:	718
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	20370Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED-AP.jpg
Visualizações:	728
Tamanho: 	21,3 KB
ID:      	20371Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS-ST.jpg
Visualizações:	649
Tamanho: 	18,7 KB
ID:      	20372Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS-AP.jpg
Visualizações:	633
Tamanho: 	19,8 KB
ID:      	20373Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBIQUITI-ST.jpg
Visualizações:	551
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	20374Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBIQUITI-AP.jpg
Visualizações:	515
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	20375Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NETWORK-AP.jpg
Visualizações:	576
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	20376Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAIN-AP.jpg
Visualizações:	586
Tamanho: 	26,7 KB
ID:      	20377Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED-ST.jpg
Visualizações:	564
Tamanho: 	22,3 KB
ID:      	20378

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    ola, vc testa sem segurança da sua rede ativada, tente por pelo menos por mac, poem tbm em acess piont wds ====> station wds, desativa a opsao de multicast data, quanto vc presisa passar de banda neste link?
    se presisar de pouca banda faz o teste mudando para uma largura de banda de 20mhz, talvez seja interferencia que esta derrubando seu link. quanto ta passando de link no horario das queadas?

  3. #3

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    vi que esta usando em uma longa distancia.
    minhas recomendacoes:

    - AP WDS e Station WDS;
    - Network em bridge;
    - Channel Widht coloque em 20 MhZ;
    - Diminua um pouco essa potencia (output power), se o sinal ficar ruim, tente realinhar a antena ou colocar uma antena com maior ganho (antena com maior ganho é melhor que radio com potencia alta);
    - Security, coloque no minimo um WPA ai;
    - DFS? desativa isso ai, so esta gerando processamento... devido a potencia e.i.r.p nao podera usar outro canal senao dentro de 5725 a 5850 Mhz;
    - "enable extra reporting" e "multicast data" off (desativada eles, so estao gerando processamento);
    - Airmax on;
    - NoACK on
    - Enable Discovery off

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Caro colega, esperimenta fazer como dito pelos colegas acima, baixa para 20MHz, e esperimenta aumentar a distancia do st de 0,5 km para 10 km.
    http://attachments.under-linux.net/a...dvanced-st-jpg, caso consiga posta a solução ai.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Citação Postado originalmente por hugosantos Ver Post
    Prezados Amigos

    Estou com um problema sério.

    Fiz um enlace de apróximadamente 40km com visada, da minha cidade até outro município. Utilizando 2 Rockets M5 com Dish Ubiquiti 30Dbi.

    Ocorre que o enalce funciona muito bem! e chego a mais de 100Mb real Troughput. No entanto frequentemente a torre que está nesse município fica Down por algum momento, e fica caindo e voltando várias vezes, e o sinal oscilando. Sempre no período da noite.

    Falei com um dos clientes que disse estar havendo uma forte chuva, e o bservei com bonóculo na direção deste municipio e ví uma densa "massa de ar" como uma neblina.

    O problema todo é que o sinal está muito forte e tudo OK para ser atrapalhado facilmente por uma chuva.

    Estou passando as Prints das abas de configuração do AP e do Station para que alguém possa verificar e ver se existe algo que possa ser alterado para melhorar, ou me recomendar outro tipo de equipamento.

    Seguem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAIN-ST.jpg
Visualizações:	962
Tamanho: 	28,6 KB
ID:      	20369Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NETWORK-ST.jpg
Visualizações:	718
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	20370Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED-AP.jpg
Visualizações:	728
Tamanho: 	21,3 KB
ID:      	20371Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS-ST.jpg
Visualizações:	649
Tamanho: 	18,7 KB
ID:      	20372Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS-AP.jpg
Visualizações:	633
Tamanho: 	19,8 KB
ID:      	20373Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBIQUITI-ST.jpg
Visualizações:	551
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	20374Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBIQUITI-AP.jpg
Visualizações:	515
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	20375Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NETWORK-AP.jpg
Visualizações:	576
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	20376Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAIN-AP.jpg
Visualizações:	586
Tamanho: 	26,7 KB
ID:      	20377Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED-ST.jpg
Visualizações:	564
Tamanho: 	22,3 KB
ID:      	20378
    Caro amigo, 2.4GHz é a frequencia ressonante da água.
    A resposta pra sua pergunta, é SIM. EM 2.4GHZ, chuva atrapalha e MUITO alguns enlaces de longa distância.
    Temos casos também de queda por desvainecimento, procure alguns tópicos aqui no under que comentam sobre isso. pesquise no google este fenômeno.
    Mas a regra é bem simples: PTP de longa distância, pra fugir de interferências "Climáticas", terás que usar 5.4 à 5.8ghz!
    Equipamentos Homologados somente 5.8ghz.
    Conheço N casos onde a simples troca de frequênci,a e o uso DE ANTENA adequada à distância que se quer percorrer, resolvem o problema.
    Pra 40km em 2.4ghz indico somente antenas com 1.5m de raio ou maiores. somente assim o ptp ficará "Perfeito" utilizando baixa potência e alto ganho de performance. (claro que precisa ter uma visada em torno de 90% ou mais.).
    Tenho ptp de testes, rodando hoje usando parabólicas de 2m de raio, adaptadas pra 2.4ghz, passando 12megas em 30km. Visada parcialmente obstruida. Cartões XR2 da ubiquiti.
    Potência: 18dbm
    Canal : 11
    20mhz
    ACK: Auto
    Se precisar de ajuda me avise,ok. tem meu contato , em minha assinatura.
    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 12-03-2011 às 18:24.

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Caro amigo, 2.4GHz é a frequencia ressonante da água.
    A resposta pra sua pergunta, é SIM. EM 2.4GHZ, chuva atrapalha e MUITO alguns enlaces de longa distância.
    Se vc observou, ele disse que tem um enlace fechado Utilizando 2 Rockets M5, e ate aonde eu sei ele é 5.x, nao?

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Mas a regra é bem simples: PTP de longa distância, pra fugir de interferências "Climáticas", terás que usar 5.4 à 5.8ghz!.
    Para PTP, principalmente de longas distancias... NUNCA deve-se usar 5.4, apenas 5.8.
    Essa faixa de frequencia possui algumas exigencias que alem do DFS, deve ter tbm no maximo 30 dBm de e.i.r.p.. onde qualquer equipamento com atena de 14 dbi e potencia de 16 db, ja da esses 30 Dbm permitidos.
    Logo, o 5.4 é melhor para clientes, pequenas distancias
    e o 5.8 para Enlaces.

  7. #7
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Se vc observou, ele disse que tem um enlace fechado Utilizando 2 Rockets M5, e ate aonde eu sei ele é 5.x, nao?


    Para PTP, principalmente de longas distancias... NUNCA deve-se usar 5.4, apenas 5.8.
    Essa faixa de frequencia possui algumas exigencias que alem do DFS, deve ter tbm no maximo 30 dBm de e.i.r.p.. onde qualquer equipamento com atena de 14 dbi e potencia de 16 db, ja da esses 30 Dbm permitidos.
    Logo, o 5.4 é melhor para clientes, pequenas distancias
    e o 5.8 para Enlaces.

    Sim, óbvio que observei que ele falou em "rocket m5". por isso expliquei que em 2.4ghz isso afetaria com certeza.

    Quanto à frequência, se ele é provedor, tem que saber em qual frequência trabalhar. se não sabe, então tem que mudar de profissão.
    Pode-se usar de 5200 a 5830 PRA TESTES no rocket m5.
    esclarecido?

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Citação Postado originalmente por hugosantos Ver Post
    Prezados Amigos

    Estou com um problema sério.

    Fiz um enlace de apróximadamente 40km com visada, da minha cidade até outro município. Utilizando 2 Rockets M5 com Dish Ubiquiti 30Dbi.

    Ocorre que o enalce funciona muito bem! e chego a mais de 100Mb real Troughput. No entanto frequentemente a torre que está nesse município fica Down por algum momento, e fica caindo e voltando várias vezes, e o sinal oscilando. Sempre no período da noite.

    Falei com um dos clientes que disse estar havendo uma forte chuva, e o bservei com bonóculo na direção deste municipio e ví uma densa "massa de ar" como uma neblina.

    O problema todo é que o sinal está muito forte e tudo OK para ser atrapalhado facilmente por uma chuva.

    Estou passando as Prints das abas de configuração do AP e do Station para que alguém possa verificar e ver se existe algo que possa ser alterado para melhorar, ou me recomendar outro tipo de equipamento.

    Seguem:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAIN-ST.jpg
Visualizações:	962
Tamanho: 	28,6 KB
ID:      	20369Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NETWORK-ST.jpg
Visualizações:	718
Tamanho: 	21,0 KB
ID:      	20370Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED-AP.jpg
Visualizações:	728
Tamanho: 	21,3 KB
ID:      	20371Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS-ST.jpg
Visualizações:	649
Tamanho: 	18,7 KB
ID:      	20372Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         WIRELESS-AP.jpg
Visualizações:	633
Tamanho: 	19,8 KB
ID:      	20373Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBIQUITI-ST.jpg
Visualizações:	551
Tamanho: 	13,4 KB
ID:      	20374Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UBIQUITI-AP.jpg
Visualizações:	515
Tamanho: 	13,5 KB
ID:      	20375Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NETWORK-AP.jpg
Visualizações:	576
Tamanho: 	21,2 KB
ID:      	20376Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MAIN-AP.jpg
Visualizações:	586
Tamanho: 	26,7 KB
ID:      	20377Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ADVANCED-ST.jpg
Visualizações:	564
Tamanho: 	22,3 KB
ID:      	20378
    Notou que você mesmo postou o problema e a solução?
    "o sinal está muito forte" .....não te diz nada isso???
    Com quantos dbm voce está fechando este link amigo? 27????
    Apenas pra controle.....com 18dbm tu consegues fechar (tendo visada é claro ) e usando rocket dish de 30dbi...até 40km. eu falei "18dbm ou menos" dependendo da região. o USO EXCESSIVO DE POTÊNCIA causa ruído e isso não é legal.
    Comece pelo básico:
    1- Baixa a potencia pra 21dbm nos dois lados
    2- Testa um canal que NÃO esteja sendo utilizado (nos dois lados do enlace,ok)
    3- Testa com o AIRMAX ligado 20/40mhz de canalização e com o AIRMAX desligado apenas usando 20mhz de canalização.
    4- Trica o MCS pra MCS11 e testa.
    Poste os resultados.
    Abraço.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    irmão, você usa um sistema de energia bem feito nessas duas pontas?já vi oscilações de energia ocasionar isso..e tambem agora tem um conector rj45 da ubnt que você faz o terra dos rockets, é um teste a se fazer..outra coisa, potencia deixa em 24db e desativa o extra rep.. comigo o No ack nunca funcionou muito bem talvez porque eu não fuçei o bastante.. e tambem sempre deixo em bridge meus enlaces..ap wds e station wds com wpa! (se não precisa cadastrar mac e é um saco)..outra coisa, tenta trocar o canal tambem.

  10. #10

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Sim, óbvio que observei que ele falou em "rocket m5". por isso expliquei que em 2.4ghz isso afetaria com certeza.

    Quanto à frequência, se ele é provedor, tem que saber em qual frequência trabalhar. se não sabe, então tem que mudar de profissão.
    Pode-se usar de 5200 a 5830 PRA TESTES no rocket m5.
    esclarecido?
    Opa
    É que nao havia entendido suas palavras, por isso eu te corriji.
    principalmente qdo afirmou:
    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Mas a regra é bem simples: PTP de longa distância, pra fugir de interferências "Climáticas", terás que usar 5.4 à 5.8ghz!.
    Mas, Peço perdao se entendi errado.

  11. #11

    Padrão Re: Dúvida Enlace Ubiquiti x Condições Climáticas

    Hugo Leonardo Boa Noite

    e aii vc conseguil fechar o PtP ? Quantos throughput ?to montando um de 39km e to com dificuldades.

    obrigado.

  12. #12

    Padrão Re:

    Hugo, o Alto Vale já citou e eu vou comentar a mesma coisa: põe os teus equipamentos em AP WDS e Station WDS. Além disso, lá na guia NETWORK tu troca de ROUTER para BRIDGE.

    Imagina, passar 100 mega FULL como tu está dizendo e o aparelho ainda fazer funções de roteamento na rede... O coitado tem que abrir o bico mesmo. Sobre ser no período da noite, será que tem algo relacionado com o fato de ser o horário em que os usuários mais se concentram conectados? Na minha cabeça é meio lógica a seguinte regra: muitos usuários = tráfego elevado = maior consumo de recursos do equipamento.

    Confere isso ai com cuidado. Abração!