Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Aqui onde trabalho colocamos colocamos dois paineis BaseStation + Rocket M5 na torre, e estamos usando NanoLoco M5 e NanoStation M5 nos clientes. Ficou imprecionante a qualidade, mas a questao é a seguinte: Temos clientes mais distantes em sitios alguns com até 6 Km de distancia e gostaria da opinião dos amigos do forum.
    Qual equipamento devo colocar neles? Pensamos em usar NanoBridge ou AirGrid, o que voces acham?
    Desde agradeço a ajuda de todos.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    meu amigo estou morrendo de rir ate agora não leve a mal mas manobridge e cruel huahuahauhauauah o que e isso a nanostation dos mano vem acompanhado de um 3 oitão para sua segurança huahuahauhauah foi mal depois de me recompor vou ta dar uma mão .

  3. #3

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Muito obrigado pela ajuda...

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    não me leve a mal sei que na hora de postar voce errou o m pelo n so achei engraçado .

  5. #5

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Caires,

    Tenho em uma torre de 60 metros 4 basestation de 90° cada com rocket M5 e uma RB750 fazendo o roteamento e autenticação pppoe dos clientes. Com essa estrutura consigo atender clientes a 8 km de distancia com o NanoStation M5 sem problemas, com throughput de 50 Mbps. So com essa torre atendo cerca de 65% da cidade, a cidade tendo seus mais de 300 mil habitantes. O unico problema que ainda enfrentamos e os altos preços pagos em links dedicados, coisa que considero absurdo. Pra vc ter uma ideia o preço que cobro de um link 512kbps e de R$999,00 - e o meu preço e o mas acessivel da cidade. Espero ter ajudado, e qualquer duvida estou a disposição.

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    na situação do cliente e melhor o airgrid o nanobridge e so para ponto a ponto pelo angulo fechado da antena

  7. #7
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    se for passar muita banda use nano bridge 10 mb + se for menos velocidade airgrid 5 mb + ....
    air grid´para lugares distantes por terem de 23 dbi e 27 .....
    nano bridge é de 23 é 25 dbi mas passa maior trafego pois ela é 2x2 e a airgrid 1x1 ....

  8. #8
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    A Nanobridge por ser um disco tem mair concentração de sinal ainda mais com a versão 25dbi, esse equipamento me surpreendeu muito. E ainda opera em Mimo 2x2 o garante maior trafego de sinal.
    Ja a AirGrid ganhou uma irmã peso pesado que seria as AirGrid HP para distâncias maiores ainda, apesar de ser uma grade o que deixa muito sinal vasar o ganho é espetacular. Mas opera em Mimo 1x1 com menos tráfego.
    Aí vc tem uma gama enorme de possibilidades.
    só gostaria de desaconselhar o uso das NANO M pois por serem painéis setoriais costumam sujar muito o espectro lateral !

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    concordo com voce pkmc ...
    o nano ambos eles polui muito o ambiente ...
    hoje me deparei com algo tipo isso ..
    fui na casa de um cliente para manutençao ...
    chego lá um nano 5 apontando para outra direçao dava uns 20 graus de diferença da torre atual ...
    e o sinal muito bom ...
    direcionei para torre certinho e o sinal não aumentou nada !!!
    por isso que nano não é aconselhado para esse tipo de aplicaçao..
    Última edição por laurence669; 11-03-2011 às 21:27.

  10. #10

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    só gostaria de desaconselhar o uso das NANO M pois por serem painéis setoriais costumam sujar muito o espectro lateral !
    mt interessante essa tua informacao... faz todo sentido...
    para enlace nanoB e para cliente airG

  11. #11

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    direcionei para torre certinho e o sinal não aumentou nada !!!
    por isso que nano não é aconselhado para esse tipo de aplicaçao..
    interessante tb essa informacao...
    faz sentido no caso de um cliente com nanoB para uma omni...
    porem, se for enlace com um par de nanoB... a coisa eh bem regular mesmo... elas tem q estar alinhadissimas...

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por Pradela Ver Post
    interessante tb essa informacao...
    faz sentido no caso de um cliente com nanoB para uma omni...
    porem, se for enlace com um par de nanoB... a coisa eh bem regular mesmo... elas tem q estar alinhadissimas...
    Isso acontece praticamente com todas as antenas Disco, nas NanoBridge ainda mais pois são Mimo 2x2 o que torma mais delicado sua instalação, mas em compensação aumenta em muito sua taxa de transferencia de dados.

    Aí vale aquela máxima quanto mais difícil melhor! hehehe !

  13. #13

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Paulo... aproveitando a deixa...

    instalei no meu win7 um cliente ssh com um terminal bash e acessei minhas nanoB via ssh
    me pareceu mt interessante esse recurso... com amplas possibilidades... tem forum na net ou aki mesmo no under, soh pra esse tipo de configuracao (via ssh) no mundo ubnt?

  14. #14

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Pessoal qual é o ângulo de abertura da Nano M5.
    Pensando em custos poderia começar um pop com 4 nano m5 e depois de uma quantidade de clientes adquiridos em 5.8 substituir as 4 nano por rocket m5 e basestation, neste caso em media quantos clientes on cada nano suportaria trafegando 1 mbps cada.
    Grato desde já a todos que ajudarem.

  15. #15
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Post Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Pessoal qual é o ângulo de abertura da Nano M5.
    Pensando em custos poderia começar um pop com 4 nano m5 e depois de uma quantidade de clientes adquiridos em 5.8 substituir as 4 nano por rocket m5 e basestation, neste caso em media quantos clientes on cada nano suportaria trafegando 1 mbps cada.
    Grato desde já a todos que ajudarem.
    Nano M5 tem um ângulo de abertura efetivo de 43º
    Nano M5 LOCO tem um ângulo de abertura efetivo de 45º

  16. #16

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Pessoal qual é o ângulo de abertura da Nano M5.
    Pensando em custos poderia começar um pop com 4 nano m5 e depois de uma quantidade de clientes adquiridos em 5.8 substituir as 4 nano por rocket m5 e basestation, neste caso em media quantos clientes on cada nano suportaria trafegando 1 mbps cada.
    Grato desde já a todos que ajudarem.
    basta vc ver o datasheet da sertorial e da nanoB pra ver q isso eh praticamente inviavel

    http://ubnt.com/downloads/AirMax5GSectors.pdf
    http://www.ubnt.com/downloads/nb5_datasheet.pdf

  17. #17

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    So tem 1 porem a as NanoBridge é mimo 1x1 quanto que os NanoStation M5 são 2x2, com relação a preços os 2 estão praticamente iguais, teste ambos amigo e veja qual se sai melhor ai na sua estrutura

  18. #18

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Amigo " ricardowireless ", acho que vc digitou errado ou se confundio com algo, pois as NanoBridge são Mimo 2x2... axo que no seu post vc quiz dizer airgrid neh?

    Abraço!

  19. #19

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    So tem 1 porem a as NanoBridge é mimo 1x1 quanto que os NanoStation M5 são 2x2, com relação a preços os 2 estão praticamente iguais, teste ambos amigo e veja qual se sai melhor ai na sua estrutura
    Eu vou te chingar pouco no MSN!!! UAHUAHAUHAAUHUA Tu ainda ta bebado ne ricardo... O carnaval ja acabou e o alcoo nao sai da tua veia!!! UAHUAHUHAUAUH
    NanoBridger e 2x2.... :P

    Amigo em relacao a ubnt ja tenho 1 ano de experiencia, e verdade que o Nanostation pode causa interferencia sim, mas sobre angulo dela... e assim; ela tem angulo sim, mas e muito complicado e arrumar... Exemplo: minha casa fica a 3KM da torre, em qualquer lugar que eu esteja eu pego o sinal belezinha isso no chao... Mas quando eu coloco em cima da casa, o sinal vira um cavalo, airmax e o resto tudo em 99%... Outro cliente com Nanostation fica a 1 KM, o sinal dele fica HORRIVEL, voce pode mexer na antena de tudo que e forma.... e o sinal nada... Mas se a gente coloca uma aste de 6 metros em cima da caixa dagua... PRONTO 100%...
    Tem essas coisas chatas, eu tenho clientes a 12km da torre usando AirGRID e outro a 13 usando NanoBridger... Vou nem comparar quem da mais qualidade e sinal, logico que a Nanobridger...
    Entao comecei a mudar meus clientes de acordo com distancia e sinal (sugestao dada pelo meu amigo Jose Alves JR (tiozinho da fubica)).
    O resultado e: Antes a media da qualidade do airMAX era entre 30% a 45%... com essas mudanças e um direcionamento perfeito hoje esta entre 65% a 85%... Existe forma de arrumar bem melhor, o problema e tecnicos malas que eu falo, direciona isso direito e fazem uns servicos totalmente errados... mas fazer o que, vou arrumando aos poucos...

    se gostou clicka na estrelinha!!!

  20. #20

    Padrão Re: O que sera melhor: ManoBridge M5 ou AirGrid M5

    Citação Postado originalmente por MORKY Ver Post
    Amigo " ricardowireless ", a
    Verdade amigo, passei a informação errada, retificando o NanoBridge 2x2 e Airgrid 1x1...

    Aqui tem os comparativos das CPe's Airmax, fica mais fácil de verificar a melhor para se usar!
    http://www.ubnt.com/downloads/airmax_comparison.pdf