+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usar somente o Mikrotik

    Saudações a todos!
    Bom, trabalho em uma faculdade de pequeno porte (2.000 mil alunos). Usava o Ubuntu server com squid como meu servidor de internet, depois passei para o BFW, com a mesma funcionalidade.
    Um amigo, que tem um provedor, apresentou-me o Mikrotik, achei muito bom, mas foia aí que surgiram as dúvidas!
    Compramos um RouterBoard 450G. A intenção é utilizar como servidor de internet e cache de páginas, mas de todos os post que li sempre tenho que utilizar junto o Thunder ou o Thunder com squid ou Thunder, squid mais FreBSD e por aí vai!!

    Afinal, o que utilizar aqui na faculdade para meus propósitos??

    Obrigado a todos que puderem contribuir!

    Eymar

  2. #2

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    Emho o bfw tá bom aí; outra opção seria instalar o lusca e o thunder num centos ou freebsd 64bit com 4-8gb de memória e ao menos 2 hds.

  3. #3

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    amigo quantos pcs vc tem ai na faculdade, dependendo a rb450g, mais um servidor thunder cache, com 4gb de ram 1 hd de 80 e 1 de 1tb resolveria por completo, e o processador pode ser um quad core.

  4. #4

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    Amigo na realidade a RB 450G será o equipamento que controla a banda dos alunos que fará a NAT mascarada, que realizará o controle de acesso a determinados sites ou não e o login do aluno via hotspot, vc terá de configurar uma das 5 portas disponíveis para se comunicar com um segundo servidor em paralelo que tenha "capacidade de hardware" para rodar o squid e o thundercache caso vc queira... Eu recomendo vc comprar uma licença do sistema MK-AUTH para instalar nesse servidor que vai rodar em paralelo, esse sistema custa 50 reais e conta com ambiente gráfico para controlar e configurar o mikrotik o que é muito interessante caso algum funcionário do campus faça cadastro de alunos para acessar internet... é isso qq dúvida a mais estamos ai...

  5. #5

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    Aqui utilizo o thunder e mikrotik virtualizados em uma máquina e funciona muito bem.
    No seu caso específico aconselho o uso do Zentyal para facilitar o seu trabalho, ele tem várias ferramentas indispensáveis, inclusive cache full estático!
    vale a pena conferir!

  6. #6

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    Citação Postado originalmente por aleksei Ver Post
    Aqui utilizo o thunder e mikrotik virtualizados em uma máquina e funciona muito bem.
    No seu caso específico aconselho o uso do Zentyal para facilitar o seu trabalho, ele tem várias ferramentas indispensáveis, inclusive cache full estático!
    vale a pena conferir!
    O que usa para virtualizar esses sistemas? Placa de rede compartilhada ou dedicada para cada serviço? Tem alguma placa de rede virtual entre os servidores? XenServer, VMware? Grato!
    Última edição por bjaraujo; 14-03-2011 às 10:58.

  7. #7

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    Agradeço a todos que estão no auxílio, mas pleo que estou acompanhando, eu preciso de uma máquina para complementar o mikrotik. Como aqui na faculdade, praticamente, tudo é bloqueado, vou continuar usando o BFW.

    Só achei que com o mikrotik 450 não precisaria de outro equipamento, mas me dei conta de que, como o evertonsoares falou, preciso de uma máquina com poder de hardware, se eu tivesse pensado bem deveria ter comprado uma licença para um computador e não ter comprado o MK450, seria mais barato!

  8. #8

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    Citação Postado originalmente por dekai Ver Post
    Agradeço a todos que estão no auxílio, mas pleo que estou acompanhando, eu preciso de uma máquina para complementar o mikrotik. Como aqui na faculdade, praticamente, tudo é bloqueado, vou continuar usando o BFW.

    Só achei que com o mikrotik 450 não precisaria de outro equipamento, mas me dei conta de que, como o evertonsoares falou, preciso de uma máquina com poder de hardware, se eu tivesse pensado bem deveria ter comprado uma licença para um computador e não ter comprado o MK450, seria mais barato!

    Acertou em cheio meu caro, porém há como colocar seu BFW para cache em paralelo com o Mikrotik, porém não saberei dizer o passo a passo pois não conheço a porta do cache do BFW, no fórum do BFW acho que poderá achar algum tutorial simples para isso.

  9. #9

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    experimente o zentyal! ele tem inclusive servidor de arquivos e é bem fácil de configurar... como eu disse, pro seu ambiente é perfeito! t+

  10. #10

    Padrão Re: Usar somente o Mikrotik

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    O que usa para virtualizar esses sistemas? Placa de rede compartilhada ou dedicada para cada serviço? Tem alguma placa de rede virtual entre os servidores? XenServer, VMware? Grato!
    Eu utilizo o debian lenny com virtualbox sem ambiente gráfico. Nele roda o thunder. O mikrotik fica virtualizado iniciando junto com o sistema e controlando todas as interfaces físicas. a comunicação thunder X mk é virtual!