Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Controle de clientes por MAC X WPA ou WPA2 ou WEP - O que consome mais do AP ?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    Amigo, se vc usar Switch comum, realmente vai acontecer isso.
    Qualquer AP conectado no Switch, nao importa em que porta esteja.. vai enchergar o outro AP.

    por isso uso Switch com Vlan, nesses Switches essa comunicacao nao acontece.
    se vc esta conectado na porta 1 por exemplo, vc somente ira conseguir enchergar a porta onde esta entrando o cabo da internet... o mesmo ocorre para as outras portas.
    aqui vende Switch com Vlan: ISPShop - Equipamentos para Redes e Provedores de Internet
    existem outras marcas alem da overtek, tal como: ecom.

    mas eu geralmente compro esse da overtek, o modelo de R$ 66,00 ja resolve muitos problemas em uma rede bridge.
    mas lembre-se, de nada adianta colocar isolacao de cliente nos Radios, Switch com Vlan... se a interface do Servidor esta em bridge.
    É uma boa sim colocar esses switch com Vlan, mas ele fechando a comunicação com os outros ap's, como eu faço pra ter acesso aos Ap´s estando eu conectado num AP tbm, pergunto isso pois preciso gerenciar a rede, aí como fica?

  2. #22

    Padrão Re: Controle de clientes por MAC X WPA ou WPA2 ou WEP - O que consome mais do AP ?

    Citação Postado originalmente por mtrivela Ver Post
    É uma boa sim colocar esses switch com Vlan, mas ele fechando a comunicação com os outros ap's, como eu faço pra ter acesso aos Ap´s estando eu conectado num AP tbm, pergunto isso pois preciso gerenciar a rede, aí como fica?
    bom, para gerenciar os aps, vc tem 3 saida:

    1 - atraves do servidor, geralmente vc tem 1 interface WAN e 1 interface LAN... separe uma 3º interface e conecte-se nessa interface... dessa forma vc conseguira acessar Todos os equipamentos da sua rede, sem restricao (eu uso esse meio).
    2 - conecta-se diretamente no AP que quer gerenciar.
    3- Conectar-se em qualquer AP, acessar o servidor mk... e atraves dele acessar qualquer equipamento da rede via terlnet, ssh, etc...

  3. #23

    Padrão Re: Controle de clientes por MAC X WPA ou WPA2 ou WEP - O que consome mais do AP ?

    Acho que segurança nunca é demais. Uso WPA2 (com senha individual e caracteres aleatorios) + controle de mac + ip e autenticando em servidor radius ppoe login e senha onde o rádio disca o ppoe (com senha pra acessar o radio). Na questão do processamento as RB433ah (3 cartoes) com 50 clientes navegando a CPU fica entre 20 à 40%, e nas RB433 nessa media de clintes da entre 40 a 60% de CPU, entao acho que processamento nao justifica ainda utilizar WEP.

    Em uma torre ja faz 4 meses que um sujeito tem se conectar no radio, se fosse WEP com um pouco de conhecimento ja teria a senha, mac e ip, e mesmo que nao seja para roubar net mais pode ser para jogar com outros usuarios, um concorrente querendo derrubar a rede ou qualquer outra coisa, mas boas intençoes tenho certeza que nao sào.
    Em uma regiao onde atendo o concorrente so fazia controle de MAC x IP x WEP com adaptador USB e PCI, e os vizinhos faziam apenas um plano e dividiam a internet clonando o MAC e IP e a senha WEP existem vários programas pra descobrir pois elas sao armazenadas no Pc do cliente. Esse concorrentes fechou e os 3 vizinhos que partilhavam a internet tiveram de fazer 3 planos comigo.

    Sem contar que se vc tiver um tecnico insatisfeito ou mal -intencionado mesmo, se ele quiser divulgar as senhas e macxip, na melhor das hipóteses sera muito trabalho pra ir cliente por cliente trocando ip e senha. Todos nos ja vimos relatos destes.

    Resumidamente quanto mais metodos de previnir furto de internet ou mesmo invasao menor sera o trabalho futuro. Controle de MACxIPxWEP só e somente se justifica se o provedor ainda usa ap Rtl 8186, visto que esses equipamentos são realmente fracos em processamento.

  4. #24

    Padrão Re: Controle de clientes por MAC X WPA ou WPA2 ou WEP - O que consome mais do AP ?

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    bom, para gerenciar os aps, vc tem 3 saida:

    1 - atraves do servidor, geralmente vc tem 1 interface WAN e 1 interface LAN... separe uma 3º interface e conecte-se nessa interface... dessa forma vc conseguira acessar Todos os equipamentos da sua rede, sem restricao (eu uso esse meio).
    2 - conecta-se diretamente no AP que quer gerenciar.
    3- Conectar-se em qualquer AP, acessar o servidor mk... e atraves dele acessar qualquer equipamento da rede via terlnet, ssh, etc...
    Teria alguma regra pra colocar no MK, por exemplo, se eu Estou conectado num AP de uma Torre e quero acessar o AP de outra torre, então com VLAN terei que passar pelo MK pra poder chegar ao AP dessa outra torre, como procedo neste caso ?

  5. #25

    Padrão Re: Controle de clientes por MAC X WPA ou WPA2 ou WEP - O que consome mais do AP ?

    Citação Postado originalmente por rodrigofonseca Ver Post
    Controle de MACxIPxWEP só e somente se justifica se o provedor ainda usa ap Rtl 8186, visto que esses equipamentos são realmente fracos em processamento.
    Coisa que Justamente foi perguntada !!!
    Por isso minha resposta foi essa !!!