+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Pessoal, por favor preciso da ajuda de vocês mestres no assunto!!!

    Estou com uma oportunidade para montar um provedor pequeno em minha cidade aqui no interior.
    Pretendo dar entrada na legalização com uma empresa do DF que cobra 20 vezes de 250,00 e promete entregar a SCM em 3 meses.
    Aqui na cidade temos apenas um monopólio de um provedor que atende a cidade toda (tirando o velox que é muito ruim aqui).
    Como eu tinha aqui uns equipamentos aqui na loja, resolvi fazer uns testes com 4 clientes que sempre pediam internet pra mim. Os equipamentos usados foram:

    Tudo em 2.4ghz:

    Antena omni 12dbi a 19m de altura;
    Bullet 2 HP em modo estação fazendo apenas bridge;
    Servidor Mikrotik;

    Percebi que alguns dias o sinal do cliente ficava com -55dbm, mas outro dia já estava em -80dbm, ou seja, muito instável...
    Fiz um scan na região e vi que tem mais 80 redes wireless e mais ou menos 2, 3 redes diferentes em cada canal 2.4ghz.

    Com isso alguns amigos me recomendaram montar o provedor em 5.8Ghz e outros me recomendaram montar o provedor cabeado mesmo de poste a poste.
    Tenho um amigo em outra cidade que tem mais ou menos 50 clientes cabeados e não tem problema nenhum.

    O meu receio é montar o provedor cabeado em UTP e depois não conseguir me expandir muito devido as limitações desse cabo que teoricamente só suporta 4 repetições de 100m, correto?
    E cabeado corro o risco de alguem ficar cortando o cabo, roubar o cabo e etc.

    Com isso, pergunto a vocês que tem muita experiência no assunto:

    Será que daria certo e eu não teria problemas de instabilidade se montar meu provedor em 5.8ghz com equipamentos 100% ubiquiti, usando o kit cliente da TEC-Wi 'Kit Bullet 5 + Antena Aquário MM-5825'?

    Desde já obrigado pela ajuda pessoal!

    abraços

  2. #2

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Vinicius vc vai querer mecher mesmo com provedor? Tem certeza absoluta disso, se informou, sobre as leis, frequencia, potencia erp, zona de fresnel, autenticação, contratos.
    Provedor não é usar atena omni com servidor mikrotik, é ter autenticação Radius, com cadastro completo dos clientes, saber qual computador é qual cliente principalmente pois vc sera responsavel por ele na internet, caso ele cometa um crime virtual a PF vira ate vc, e vc tera os logs desses clientes?
    Conhecer sobre zona de fresnel, seus funcionarios precisarao saber sobre isso, pois depende e muito disso o nivel de sinal do cliente.
    Rede cabeada vc ja se informou sobre os custos, são enoremes, e alias não é UTP, e sim FTP, cabos com capas UV, mensageiro, dreno, blindagem, switchs outdoor, caixas hermeticas, sinta para poste, maquina para cintar poste, curso NR10 para seus funcionarios, e muitas outras coisas, ou vc vai querer fazer a base de arame.
    Vc ja contratou engenheiro eletrico e fez registro no crea do seu Estado, a licença SCM leva em torno de 3 meses depois de protocolado na anatel, mas até tem muita coisa.
    Vc tem firma aberta, informatica, pois é tem que alterar, fazer alteração no alvara, inscr Estadual, Cnpj, a alteração da Insc Est. da minha levou +- 45 dias.
    Link dedicado, ja fez levantamento do custo por mega na sua cidade.
    Paines Setoriais deve usar sem sombra de duvida. eu vou usar paineis de 120 da Betel Eletronica.
    Todo mundo fala de Mikrotik, mas sei não heim, afinal suporta a media de 30 clientes, e no max 2 megas de banda em full, ou seja calcule qual plano vc vai oferecer pois pode ser que em horario de pico sua internet fica igual a uma discada.
    ate mais

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    esta firma ai que vai tirar sua licença e muito esquisito o processo não e deste jeito acho que voce esta sendo enganado entre en contato con o engenheiro marcos centeno que foi quem tirou minha licença scm pessoa honesta e digna e com muita experiencia na area vai te encaminhar para o caminho certo .
    pode acreditar anatel não e um carne das casas bahia 24 x 250,00 isto não existe não brinque com a licença scm pode acreditar e o mas importante em seu provedor ate mas importante que a parte tecnica .

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    antes que alguem me chingue ou me escomungue a licença e sim mas importante por que sem ela tu ta lascado bixão quando a anatel bate na porta %¨$#$%#% ,*()&&*¨*&¨........
    $%##$@@#$ e por ai vai

  5. #5

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Na verdade ela não parcela a SCM ela parcela o trabalho dela, é a engenheira ana paula eu subi a planilha que ela dá de orçamento para a SCM dêem uma olhada ai.


    Investimento SCM.xls - 4shared.com - online file sharing and storage - download

  6. #6

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    eu tmb já procurei fazer um orçamento com ela para a scm.

  7. #7

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Use todas tecnologias cada um para cada sintuação.....

  8. #8

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Obrigado pelas dicas galera.
    Vou a SP fazer o curso Ubiquiti com o Glanbor (acho que é isso) pra ficar mais craque.
    Pretendo tirar SCM sim. Aquele valor parcelado é só do serviço e é com a Eng. Paula. Os custos da Anatel vou pagar normalmente.
    Sobre link já pesquisei e acho que vai dar pra trabalhar sim. Vou pagar em média no começo uns 700,00 por MB. A partir do momento que comprarei mais MB, o preço vai descendo.
    Vou usar um squid de começo, um sistema integrado ao mikrotik para gerenciar os clientes, boletos e etc.

    O que estou meio por fora é sobre como utilizar cabos para distribuir a Internet na cidade, sendo que teoricamente só podemos fazer 4 repetições com cabo UTP/STP.

    Obrigado pessoal.

    Abraços!

  9. #9

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Citação Postado originalmente por rtflmeganet Ver Post
    Na verdade ela não parcela a SCM ela parcela o trabalho dela, é a engenheira ana paula eu subi a planilha que ela dá de orçamento para a SCM dêem uma olhada ai.


    Investimento SCM.xls - 4shared.com - online file sharing and storage - download
    Interessante...você tem o contato dela?

    Abraços.

  10. #10

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Tenho sim. O contato a Eng Paula é:

    [email protected]

    Pode falar que foi o Vinícius Chagas de Itaboraí-RJ que lhe indicou que ela irá lhe atender muito bem.

    Boa sorte.

    Abraços

  11. #11

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Galera, decidi que começarei cabeado. Alguém tem um material sobre normas, regras e boas práticas que devo seguir, bem como dicas de equipamentos a utilizar e como utilizar em rede externa.

    Sou certificado CCNA cisco, portanto sei um pouco de redes.

    Aceito qualquer ajuda que possa dar.

    Obrigado!

    Abraços

  12. #12

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Seria interessante mesmo, se alguém que já teve a experiencia com cabo pudesse falar um pouco mais sobre a estrutura utilizada, pois é assunto que certamente interessa a todos que pretendem expandir a capacidade e estabilidade de suas redes.

    É um assunto que poderíamos discutir um pouco mais no fórum, ajudaria muita gente.

    Também espero ancioso algum relato de alguém que já fez um projeto desses, ou mesmo que não tenha feito, que saiba dizer com coerencia como deve ser feito.

  13. #13

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Falou tudo cara.
    Como eu e você existem muitos que buscam essa informação.

    Alguém do fórum pode dar uma luz?

    Abraços

  14. #14

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Infelizmente a quem tem experiencia c/ Cabo não passa informação ...nunca vi ninguem passar as cordenadas com relação a Cabeamento (em postes) ... se quiser saber tem que correr atrás. infelizmente é isso .

  15. #15

    Smile Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Olá;

    Use paineis ubiquit Air Max, 20 dbi e 90° que são homologados com Rocket M5, voce terá um ótimo desempenho em sua rede,

    como cliente voce pode usar air grid e nano loco M5, só esta em falta no mercado mas logo normaliza.


    Consultoria em Redes: [email protected]

  16. #16

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Quanto mais cabo no poste melhor, é menos interferência para quem já tem rádio funcionando, além de poder agregar um monte de outros serviços nesse cabo que seriam mais complicado no 100fio. A engenheira Ana Paula foi responsável pelo projeto da nossa outorga e cuida atualmente da nossa empresa e dos detalhes junto a anatel... recomendo sem sombra de dúvida a todos...
    Última edição por evertonsoares; 28-04-2011 às 21:15.

  17. #17

    Padrão Re: Novo provedor: 2.4, 5.8 ubiquiti ou cabeado?

    Para entender as boas práticas em uso de cabos, procure se informar sobre cabeamento estruturado de uma maneira geral. Em uma rápida pesquisa no google, achei um manualzinho, mas assim como redes sem fio, redes com fio também possuem vários "pormenores". Tem que baixar a cabeça e estudar as normas técnicas. Segue o link => http://www.rjunior.com.br/download/r...struturado.pdf