+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvidas sobre equipamentos.

    Galera Boa Tarde.

    Estou começando agora na area e aqueria saber a opnição de vocês sobre os seguintes equipamentos.

    3 Paineis Setoriais 21dbi 120° Vertical da WIRELINK.
    3 Ubiquiti Bullet 2
    1 Servidor Mikrotik

    Kit Cliente Wireless Usb + Cabo 10 + Antena Aquário 20 Dbi.

    Esses equipamentos são uma boa escolha
    Agredeço a todos pela ajuda
    Última edição por jjtapparo; 13-03-2011 às 14:34.

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Eu usaria placa pci nos clientes.

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Qual marca de PCI você indica?

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    com chip set ralink ou realtek. Abaixo segue o link com algumas placas semi-novas a venda.
    ISPShop - semi-novos

    Obs.: Nunca comprei nesse site, mas alguns conhecidos já.
    Última edição por RaposaNoturna; 13-03-2011 às 15:03. Razão: correção ortográfica

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Obrigado pelas dicas Brother.

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    ola amigo
    se esta começando, entao ja começe certo
    NAO USE PLACA PCI, MUITO MENOS USB.

    elas te trazem uma dor de cabeça terrivel, com o tempo.
    alem da qualidade do sinal nem se comparar a um radio, ainda tem a questao de que o cliente fica diretamente conectado na sua rede... e facilmente ele podera transmitir um virus na rede, trocar arquivos na rede ou pior, rodar um sniffer e pegar diversas informacoes de seus clientes.

    te aconselho a usar radio, fazer um nat (separando a rede do cliente da sua)

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Ola pessoal.
    Bom as antenas da Betel Eletronica sao boas, eu estou comprando 6 para dois pops.
    Sobre Bullet nao sei te dizer pois nunca usei, ja usei RB433 com R52H, nao tive boas impressoes, e troquei por PCB-2426 da aquario, suportou mais clientes e mais banda. foi mais estavel que o MK.
    Sobre USB e PCI, aconselho a deixar ambos de lado. use Air Grid da Aquario, eu ja usei muito usb, mas com o tempo dao dor de cabeça, toda vez que o cara formata o pc, te liga para instalar drive, a air grid nao tem disso pois é radio integrado na antena, esta é a loja onde compro.
    >> Casa Das Antenas Maring
    Sobre fazer nat no radio do cliente, isso pode trazer problema, afinal vc não sabe quem esta atras do radio dele, ele pode simplesmente colocar um switch e dividir com seus vizinhos.
    Mas antes de mais nada vc deve ter Licença SCM para trabalhar, nao adianta o pessoal vir falar de parceria SVA, por que isso vai acabar, dia 17/02 fui vistado pela anatel, e tive meu pop lacrado, pois estou fazendo minha SCM desde Out passado, so que como tive que alterar minha empresa, atrasou muito o processo de licenciamento, eu perguntei ao Policial Federal e ao Fiscal da ANAtel, eles foram claros ao me dizer que essa historia de SCM e SVA, é errado e considerado que o chamado SVA nao tem SCM, e SVA nao existe, essa interpretação é errada e que se meu link e minha licença nao fosse no mesmo nome eu seria lacrado da mesma forma, ou seja se eu fosse SVA de um SVA, eu seria lacrado.
    Como pode ver varias empresas que faziam esse serviço de SCM, estao parando devido ao fato de que os fiscais estão interpretando que SCM tem o link e o contrato com os clientes.
    Nao comece a trab sem ter licença. pois vc pode se dar mal

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Ola amigo, vc foi visitado pela tia Ana.
    poderia dar maiores detalhes?
    com quem vc tinha parceria?
    como era sua propaganda? vc fazia a propaganda de internet somente com sue nome?
    com o cliente final, era feitos quantos contratos?
    como era feito a cobranca do cliente? tinha algo descriminado sobre os servicos?
    impostos de telecom, fust e funtel... eram recolhidos?
    exista contrato de locacao de infra-estrutura e de tercerizacao de cobranca?
    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Ola pessoal.
    Bom as antenas da Betel Eletronica sao boas, eu estou comprando 6 para dois pops.
    Sobre Bullet nao sei te dizer pois nunca usei, ja usei RB433 com R52H, nao tive boas impressoes, e troquei por PCB-2426 da aquario, suportou mais clientes e mais banda. foi mais estavel que o MK.
    Sobre USB e PCI, aconselho a deixar ambos de lado. use Air Grid da Aquario, eu ja usei muito usb, mas com o tempo dao dor de cabeça, toda vez que o cara formata o pc, te liga para instalar drive, a air grid nao tem disso pois é radio integrado na antena, esta é a loja onde compro.
    >> Casa Das Antenas Maring
    Sobre fazer nat no radio do cliente, isso pode trazer problema, afinal vc não sabe quem esta atras do radio dele, ele pode simplesmente colocar um switch e dividir com seus vizinhos.
    Mas antes de mais nada vc deve ter Licença SCM para trabalhar, nao adianta o pessoal vir falar de parceria SVA, por que isso vai acabar, dia 17/02 fui vistado pela anatel, e tive meu pop lacrado, pois estou fazendo minha SCM desde Out passado, so que como tive que alterar minha empresa, atrasou muito o processo de licenciamento, eu perguntei ao Policial Federal e ao Fiscal da ANAtel, eles foram claros ao me dizer que essa historia de SCM e SVA, é errado e considerado que o chamado SVA nao tem SCM, e SVA nao existe, essa interpretação é errada e que se meu link e minha licença nao fosse no mesmo nome eu seria lacrado da mesma forma, ou seja se eu fosse SVA de um SVA, eu seria lacrado.
    Como pode ver varias empresas que faziam esse serviço de SCM, estao parando devido ao fato de que os fiscais estão interpretando que SCM tem o link e o contrato com os clientes.
    Nao comece a trab sem ter licença. pois vc pode se dar mal

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    edmarmega, Obrigado pela dica.

    Quanto a licençar, vou dar entrada na documentação em Abril, Você saba dizer quanto tempo demora mais ou menos pra sair?

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Acompanhando..

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Masacarapj: bom eu aqui não possuo parceria SCM, e como o fiscla disse que que isso esta na pauta do Comite Gestor da Anatel, para acabar com isso, ou vc tem sua propria SCM ou nao abre provedor. e quando eu comecei eu liguei 1331 da anatel, e eles me informaram que SCM compartilhada tb é crime, pois não há legislação nada que ampare esta pratica.

    Jjtapparo: Bom eu comecei o meu processo em outubro, como empresa era de informatica, tive que alterar um monte de coisas, e a mais demorada foi a Insc. Est. que levou quase 60 dias. mas de acordo com a consultoria depois de protocolado na Anatel leva ainda em torno de 3 a 4 meses ate o fim do processo, incuindo projeto e instalação.

    Ate mais
    Edmar.

  12. #12

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    trabalhei 2 anos com parceria e perdi meu dinheiro com cadastrar a torre 1300,00 e pagamentos com o parceiro 300,00 por mes ,pois para anatel não existe parceria ,,ou vc tem scm ou é prestador de serviço de instalação para quem tem scm,so que prestador é prestador de serviço de instalação e não pode ter clientes de internet,,apos tanta dor de cabeça com partceria cheia de engano e mentiras tirei minha scm tive de mudar rasão social e esperar 8 meses para sair scm e mais 2 meses para projeto de instalação cadastro da base e tudo fico ate o momento com a consultoria 3500,00 ,contador 500,00 ,engenheiro projeto 700,00 ,crea 1000,00 ,anatel base 1300,00,engenheiro responsavel e cadastro crea 700,00 e mais 200,00 por mes , parcela 1 de 3 anatel scm 3000,00 total 10.900,00 ate o final,mais tenho ainda 2 parcela de 3 mil cada a anatel uma este mes e a outra daqui a 6 meses e dara um total de 16.900,00 ,,é um investimento pequeno comparando com que vc ira gastar com as torres e equipametos necessarios para prover internet de qualidade e estar entre o grande numero de concorrentes de internet,,não me refiro a concorrentes provedor de internet via radio e sim das grandes empresa de telecominicação que em muitas cidades funciona bem e vende como em minha cidade 4 mb por 90,00,,,mais não desanime pois não é todas as pessoas que gosta de coca cola, skol ou usa i7 felismente para todos tem quem gosta roler , belco ou usa via c7

  13. #13

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    O post tá ficando interessante, mas quanto ao uso dos equipamentos, como nosso amigo está começando o melhor é usar placa pci em vistude do custo, claro, se for trabalhar com comodato. Rádio/cliente é uma excelente idéia com toda certeza, mas seria um envestimento um pouco mais alto pra início de carreira, não acham?

    Att.
    Última edição por RaposaNoturna; 14-03-2011 às 19:49. Razão: Correção ortográfica

  14. #14

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Eu te aconcelho usar radio ou seja roteador sem fio compre da marca edimax com AP Router instalado tem outro de boa marca como da Agrário, AP Router, Air Live, Engenius com AP Router instalado ETC. a Antena aquário 25 DBi com cabo RGC 213 cabo fino da muita infiltração de água. Quanto ao equipamentos estão perfeitos.

    3 Paineis Setoriais 21dbi 120° Vertical da WIRELINK.
    3 Ubiquiti Bullet 2
    1
    Servidor Mikrotik

    Uma dica se for usar placas RBs Mikrotik com Mini cartão
    Wireless usar cartoes da Mikrotik com clip set (Atheros AR5413) funciona bem mais estavio nas RBs.

  15. #15

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Só um dica "pessoal", esse firm da AP Router, pirata é uma #!Q#$, em questão de DHCP do provedor, use o KRAZER-ISP-OS, e seja feliz, ele para mim está estavel e sem problemas aparentes..

  16. #16

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Galera, Boa Noite... Primeiro queria agradecer a colaboração de todos aqui...

    o Provedor esta praticamente pronto... ja tenho 2 amigos testando e ate o momento não tive problemas....

    Porem essa semana um amigo falou que seria interessante trocar as Bullet 2 por RB... oque vcs tem a dizer? qual vcs indicam?

  17. #17

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    Tudo vai de duas questões...

    1- Você ira conseguir administrar o MK tão bem quanto ao Bullet.

    2- Você está em condições de gastar aproximadamente 600 reais em uma MK + cartão..

    O Bullet para atual situação vai te suprir muito bem e sem problemas, quanto ao MK, primeiro tem que se saber configurar, ele não e intuitivo que nem o Bullet eu uso MK por algumas funções que o Bullet não tem, mas poderia usar por outro meio, mas por funcionalidade/necessidade prefiro os MKs, mas também uso Bullets.

  18. #18

    Padrão Re: Duvidas sobre equipamentos.

    sim, scm compartilhada, aluguel de scm... nao existe.
    o que existe sao servicos diferentes (SVA e SCM) em que ambos podem trabalhar em conjunto, conforme a lei.
    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    Masacarapj: bom eu aqui não possuo parceria SCM, e como o fiscla disse que que isso esta na pauta do Comite Gestor da Anatel, para acabar com isso, ou vc tem sua propria SCM ou nao abre provedor. e quando eu comecei eu liguei 1331 da anatel, e eles me informaram que SCM compartilhada tb é crime, pois não há legislação nada que ampare esta pratica.

    Jjtapparo: Bom eu comecei o meu processo em outubro, como empresa era de informatica, tive que alterar um monte de coisas, e a mais demorada foi a Insc. Est. que levou quase 60 dias. mas de acordo com a consultoria depois de protocolado na Anatel leva ainda em torno de 3 a 4 meses ate o fim do processo, incuindo projeto e instalação.

    Ate mais
    Edmar.