Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Painel Solar

    Pessoal estou utilizando energia solar em uma torre e estou tendo dificuldade em encontrar o painel e bateria exato para segurar toda a carga das routerboard. Pois bem, vou relacionar abaixo o que tenho, se alguem entender sobre por favor de ajude.

    2 Rb433ah
    1 Xr5
    3 R52h
    1 Ventilador de gabinete

    Painel Kc65 Kyocera
    Bateria 60a Moura
    Controlador de Carga SHS-10 ( Capacidade de até 170 w ou 10 A )

    Bom o problema é que a bateria só segura durante 8 dias todo o sistema e durante a madrugada desliga tudo e por volta das 8:30 liga automaticamente .
    Gostaria de saber como calculo a carga de consumo dos equipamentos para saber qual o painel exato para usar ou se para corrigir o problema tenho que colocar uma bateria maior.
    Agradeço.
    Última edição por Nemer; 13-03-2011 às 19:46.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Painel Solar

    essa bateria de 60a é automotiva?
    o correto seria você colocar duas estacionarias de 105Ah.
    e pra ter certeza que o sistema não vai faltar amperagem colocaria outro painel, pode ser o de 65w ou o de 135w que tá custando R$1200,00 na solar brasil.

    ah aqui tenho um de 125w com 1 nano e 1rb 433 c/ 3 r52h com 2 bateria de 90ah e 2 de 7ah. (tipo aquela de moto).

    9meses de uptime, só cai quando rebooto ela.

  3. #3

    Padrão Re: Painel Solar

    Amigo podemos te ajudar a dimensionar seu sistema, precisamos analisar o consumo diário mais a região que você esta para a quantidade de horas de isolação dia .
    Passa sua cidade vou analisar já vou calcular o seu consumo mais tarde te passo devido a correria de segunda feira .
    Mas não se preocupe temos vários pops e repetidores com painel.
    Se tiver urgência neste projeto envie uma MP.

  4. #4

    Padrão Re: Painel Solar

    Amigo!!!
    Tenho alguma experiência no assunto, pra não errar, sempre coloco 1 painel de 85w e 1 bateria de caminhão de 150ah e controlador de 10a pra cada RB completa.

    Não tem erro!!!

  5. #5

    Padrão Re: Painel Solar

    Cada RB433AH uns 18W de media (25W no pico, 15W de madrugada), cada cartão uns 4W de media, o cooler uns 2W já que você não falou nada demais do fan, imagino que seja de 80mm 2500RPM. Somado e multiplicado por 24 horas dá no maximo uns 1200W (Ou quase 1300 se a conta for precisa, mas o horairo de pico é sempre pequeno). Em 12V isso são 100A. Mas se está durando 8 dias é porque seu trafego é muito menor, e os cartões e RB ficam em idle grande par do tempo, situação em que esses numeros podem ser reduzidos a 1/3, ou seja, 33A de consumo por dia.

    Um painel de 65W junta por dia, quando nada mais é usado do painel, cerca de 20A em bateria. E 20A são 240W. Mas como as placas são alimentadas enquanto a bateria é carregada, a bateria carrega esses 240W, mas não é descarregada durante o dia. O painel que daria conta de juntar cerca de 33A por dia em bateria é o de 100W. A bateria de 60Ah não é problema, visto que por esse consumo aguenta 2 dias sem sol nenhum, noite total, porque mesmo em dias nublados há a captação de energia, no caso do painel de 100W seria colocado na bateria em dias nublados no mínimo uns 15A, suficientes pra noite.

    Veja que sem saber o consumo em idle e em full, assim como o tempo de full do sistema, é impossível estimar com precisão o painel e baterias a usar. Um multimetro de R$ 14,90 já tem medidor de corrente, o "amperimetro DC", ele pode ser ligado entre a bateria e os aparelhos para você ver que corrente (Em amperes, mas que não se chama "amperagem") é consumida em determinados horarios.

    Os paineis informar a capacidade de armazenamento em bateria de cada um, é um valor medio porque depende do sol. Aquele valor varia muito quando se usa alguma corrente em paralelo com a carga, que é o seu caso, na verdade você está usando uma capacidade maior do painel (Porque a bateria conforme a tensão aumenta diminui a corrente circulante, um painel de 100W em alguns casos as 3 da tarde, quando tem sol a pino, pode estar mandando só 15 ou 20W pra bateria devido a estar já estar quase cheia, é um desperdício...

  6. #6

    Padrão Re: Painel Solar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Cada RB433AH uns 18W de media (25W no pico, 15W de madrugada), cada cartão uns 4W de media, o cooler uns 2W já que você não falou nada demais do fan, imagino que seja de 80mm 2500RPM. Somado e multiplicado por 24 horas dá no maximo uns 1200W (Ou quase 1300 se a conta for precisa, mas o horairo de pico é sempre pequeno). Em 12V isso são 100A. Mas se está durando 8 dias é porque seu trafego é muito menor, e os cartões e RB ficam em idle grande par do tempo, situação em que esses numeros podem ser reduzidos a 1/3, ou seja, 33A de consumo por dia.

    Um painel de 65W junta por dia, quando nada mais é usado do painel, cerca de 20A em bateria. E 20A são 240W. Mas como as placas são alimentadas enquanto a bateria é carregada, a bateria carrega esses 240W, mas não é descarregada durante o dia. O painel que daria conta de juntar cerca de 33A por dia em bateria é o de 100W. A bateria de 60Ah não é problema, visto que por esse consumo aguenta 2 dias sem sol nenhum, noite total, porque mesmo em dias nublados há a captação de energia, no caso do painel de 100W seria colocado na bateria em dias nublados no mínimo uns 15A, suficientes pra noite.

    Veja que sem saber o consumo em idle e em full, assim como o tempo de full do sistema, é impossível estimar com precisão o painel e baterias a usar. Um multimetro de R$ 14,90 já tem medidor de corrente, o "amperimetro DC", ele pode ser ligado entre a bateria e os aparelhos para você ver que corrente (Em amperes, mas que não se chama "amperagem") é consumida em determinados horarios.

    Os paineis informar a capacidade de armazenamento em bateria de cada um, é um valor medio porque depende do sol. Aquele valor varia muito quando se usa alguma corrente em paralelo com a carga, que é o seu caso, na verdade você está usando uma capacidade maior do painel (Porque a bateria conforme a tensão aumenta diminui a corrente circulante, um painel de 100W em alguns casos as 3 da tarde, quando tem sol a pino, pode estar mandando só 15 ou 20W pra bateria devido a estar já estar quase cheia, é um desperdício...
    Baum temos aqui nas Repetidoras Painel de 80W com Bateria de 80A..
    Aqui muito sol até minaaa srsrs

    São 03 Rocktm5 e 01 RB750 ligado... ja faz mais de 6 meses.. nunca fui la desde odia que foi instalado...

    Segui a dica dos amigos.... como ja mencionadonessa aqui...

    Tira o Cooler Colocar um isolador termico(Isopor - Manta) ou mudar de posição sua caixa para não pegar o sol da tarde....

    Eu Iria de Painel 130w e Baterias de 150A caso o problema persista de 8 dias vc ira para seu 20 dias direto...

    Sucesso

  7. #7

    Padrão Re: Painel Solar

    Vou te passar informações de experiencia propria, pois este texto esta sendo transmitido por 1 torre que esta a 2 anos ligada sem problemas, apenas neste carnaval que ficou um período atipico e tive uma queda na madrugada e logo cedo voltou a funcionar. depois de muito testar cheguei a conclusão de que 1 painel de 130W ou 135w agora pois passaram a fabricar estes, atende a necessidade de 2 RBs com os tres cartões em funcionamento por 5 noites de 24h total cada (supondo que o dia fosse isento de luz). Quando esta nublado eles carregam também tornando a capacidade de 8 dias com chuva direto e ai sim pode ocorrer uma queda nas madrugas como aconteceu comigo. Pode liga-los a um controlador de de 20A e de preferencia duas baterias de caminhao 150A + 150A para tornar a durabilidade maior em casos de tempo nublado por longos periodos.

  8. #8

    Padrão Re: Painel Solar

    Pessoal gostaria de saber como calculo a demanda de carga dos equipamentos que estou utilizando, para que assim possa saber qual painel extao tenho que usar.

  9. #9

    Padrão Re: Painel Solar

    Passei uns valores aproximados do consumo medio, releia.

    Mas é o que falei, consumo medio nunca equivale a consumo real. O consumo real tem que ser medido, olha o tipo de multimetro que pode ser usado:
    Multimetro Digital DT830B Multitoc Garantia 1 ano - R$ 9.90 em MercadoLivre
    É só colocar na posição em que está escrito "10A", plugar o pino preto no jack escrito "Com", e o cabo vermelho no jack superior, onde a seta aponta "10A", e colocar entre o positivo da bateria e os equipamentos. Você terá o consumo, medido em amperes (Mas que não se chama "amperagem" como alguns leigos insistem), se o valor medido for algo como 1,2A, são 1,2 amperes consumidos naquele instante. Refaça o aferimento em diferentes horarios do dia pra ver quanto esse valor varia. Espere ter muitos clientes conectados com trafego pra ver qual a corrente consumida.

    Digamos que o valor seja em torno de 1,2A toda hora (Fazendo de conta que de madrugada também), serão 1,2 multiplicado por 24 horas, que dá 28,8, são então 28,8 amperes consumidos ao longo de um dia. Um painel então precisaria armazenas por dia essa corrente em bateria.
    Veja um exemplo de painel:
    PAINEL (PLACA) ENERGIA SOLAR 90 WATTS - R$ 860.00 em MercadoLivre
    O vendedor, baseado na ficha técnica do painel ou baseado em testes, diz que o painel armazena em bateria no mínimo 25 amperes por dia.

    Digo que esse painel atenderia essa demanda (Essa da situação hipotética acima, não o seu caso necessariamente) porque durante o dia os equipamentos consomem corrente excedente que o painel captou mas que a bateria não conseguiu armazenar, quando se faz isso (Alimentar circuito e paralelamente carregar bateria) o rendimento dos paineis sempre aumenta. O "quanto" aumenta depende do sol, corrente consumida no circuito, caracteristicas da bateria, carga atual da bateria, entre outros fatores, de modo que só podemos estimar os dados.


    Mas o primeiro passo é: Você precisa saber que corrente seu equipamento está consumindo hoje se quer dimensionar tudo na medida. Se não, use os valores passados, eles são o consumo da RB e cartões com trafego grande e constante o dia todo.

  10. #10

    Padrão Re: Painel Solar

    Blz Rubem, vou fazer essa verificação e lhe aviso qual consumo.

    Obrigado

  11. #11

    Padrão Re: Painel Solar

    Ola amigos estou com uma duvida, vou instalar uma nova torre aqui e com placa solar, como as nova tecnologias vao chegando vai gerando tb novas duvidas olhem so, li varios topicos sobre o consumo real de uma rb433ah com 3 cartoes uns dizem que o consumo em 12v seria de 24w outros de 20w, entao a minha duvida, como ja temos no mercado produtos como bullet M(ubnt) e tb o groove(mk), qual seria mais economico em consumo de energia?

    1 RH433ah + 3 cartoes setado em 20dBm cada
    ou
    3 Bullet tb setado em 20dBm cada.
    ?

    seguindo o manual de cada aparelho na minha opinião (nao sou tecnico em eletronica) parece que os 3 bullets seriam mais economicos...

    mas como eu disse nao sou tecnico entao estou aqui pedindo ajuda aos experientes.


    obrigado.

  12. #12

    Padrão Re: Painel Solar

    Correto, os bullets consomem menos.
    Mas tem opções de gerenciamento que só a MK oferece, poucos recomendam meter toda a rede em bridge. Sem falar que dependendo da topologia precisa um switch pra juntar esses bullets (Repetição, por exemplo, faz o ptp com UBNT mas o ptmp com MK, é só ligar um rocket numa porta dum RB433, por exemplo e pronto, mas com UBNT precisaria um switch, que são bem chatos com alimentação (Range de tensões menor suportado).

    O consumo varia mesmo, e muito, meça num MK ou Ubnt seu as 4h e as 16h (Ou 20h, dependendo do perfil dos clientes) pra ver a diferença, vai muito além do "20 a 24W".

  13. #13
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Painel Solar

    Boa tarde amigos...
    tenho uma torre onde presciso colocar 4 nanostation m5 , onde cada um vai consumir 0.5a no total 2 amperes, como fasso o calculo pra saber quantos watts presisa ser o painel ..?
    irei colocar 4 baterias de nobreak de 12v 7a somando 24 v 28a
    o controlador de carga -e de 24v 24v tycon ( paraguay (excell informatica))
    e um hub poe 5 portas tycon
    desde ja obrigado..

  14. #14

    Padrão Re: Painel Solar

    Se vai consumir 2A em 24V são 48W, mas isso é o consumo de pico, o M5 com pouco processamento e poucos pacotes (Consumo depende de encriptação, tamanho, quantidade de pacotes) vai consumir 7 ou 8W. Melhor usar 35W como media, senão a conta fica alta.
    35W * 24 horas dá 840W, ou 35A por dia. Os paineis que captam isso em 5 horas, num ambiente a 1800W por m², são os de 130W, segundo o datasheet precisaria então 2 paineis de 130W. Acho exagero pra a maior parte do brasil, explico mais a diante.

    Na prática depende do sol na sua região (2000W por m² por aí? Aqui dá 3600W por m² metade do ano, consigo 35A por dia com 2 paineis de 75W). Outro problema são as baterias, entre digamos 18h dum dia e 9h do outro pode não ter sol nenhum a ponto de carregar algo, seriam 15 horas, se consumir 1,5A por hora nesse periodo somaria 23A, então você precisaria 23A armazenados em bateria. Na prática terá dias nublados ou com chuva que captará 15 ou 20A, e só das 10 as 16h, a recomendação geral é ter baterias pra uns 3 dias. No seu caso 3 dias significaria mais de 100A, mas denovo depende da região, aqui mesmo nublado ou chovendo capta muita coisa, no leste de SC nas cidadezinhas montanhos provavelmente se capta 1/3 do que consigo nos planaltos secos daqui (Nordeste de MT), eu usaria pelo menos 2 baterias estacionárias de 40Ah, mas se tiver muita nevoa, neblina, ou poucas horas de sol devido a montanhas, e neblina por muitos dias, 2 de 70Ah.
    Falo de bateria de 40Ah porque o preço é pouco maior que 30Ah, veja:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...5|840&cdg=4651
    Se qiser ir implementando baterias de 7Ah tranquilo, é um jeito de parcelar a compra, pago em distribuidor R$ 35 por cada, pra chegar em 40Ah precisaria 6 baterias, que custariam R$ 210, como compro com outros produtos não tenho frete, mas bateria estacionária teria frete bem caro que faria não valer a pena (Pra mim).

    Sobre os paineis de 130W serem exagero, o fabricante garante isso porque o país é grande e tem lugar com pouca luz, tem muita gente com consumo maior que o seu usando apenas 2 paineis de 100W, mas em areas ensolaradas o ano todo. Tem quem use 3 airgrid com apenas 2 paineis de 50W. Complicado falar em painel exato sem saber o consumo exato e a insolação exata (E a media de nevoeiros, neblinas, e dias nublados).
    Sites como esse explicam algo sobre dimensionamento:
    http://www.sunlab.com.br/dimensionamento.htm
    Mas usam equip. de consumo fixo tipo lampadas, já equip. de telecom varia muito o consumo. Sorte que podemos falar em media porque você igual precisará energia armazenada pra varios dias de possível chuva ou pouquissimo sol.
    Quanto a capacidade "por dia", os fabricantes fazem tabelas:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Painel.solar.PNG
Visualizações:	2571
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	43238
    Veja que a corrente diária (Ignore o analfabetismo de escrever "amper", isso é folder de vendedor, não de técnico ou engenheiro) é informada com 5 horas diárias, se você estiver em area de maior incidencia (Mapa no 1º link que passei) pode fazer a conta aí mesmo. Ah, o nível de sol nas areas amazonicas é menor mas a luminosidade geral é maior o ano todo, mesmo debaixo de chuva na area azul tem mais luz que metade do inverno em digamos Vacaria - RS, os paineis não precisam incidencia direta de sol pra captar algo, tarde nublada na amazonia significa ainda 1000W por m², enquanto tarde minimamente nublada de agosto em Chapecó - SC significa 400W por m², a captação dos paineis cai muito, não apenas a quantidade horas de sol claro por dia que importa.

  15. #15
    Avatar de felixhmakowski
    Ingresso
    Feb 2009
    Localização
    Pitanga, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    168

    Padrão Re: Painel Solar

    obrigado amigo.. esclareceu bastante ...

  16. #16

    Padrão Re: Painel Solar

    E aí pessoal blz!!!

    Alguém pode tbm me ajudar numa implantação de um painel solar? Eu não tenho experiência no assunto e gostaria de contar com a ajuda de vocês. Tenho uma torre fazendo um ponto a ponto com uma rb 133c e com 2 xr5 e diariamente tenho problemas com a energia elétrica. Então, gostaria de migrar para o painel solar. Qual painel devo usar? qual o bateria possa ser melhor? Moro no interior de Pernambuco na cidade de Camocim de São Félix. Desde já agradeço aos senhores que puderem me ajudar.

  17. #17

    Padrão Re: Painel Solar

    Sobre o painel, uma RB133 com 2 XR5 consome uns 18W no maximo.
    Certeza que não é RB433? A 133 é muito porqueira pra ptp.

    Com 18W em 24h dá 432W ao dia, ou em 12V daria 36Ah. Painel que junta isso em PE seria um de 75W.
    (Centro-norte de PE e o leste de PB são os locais do brasil com maior insolação diária)

    Painel solar 75W, controlador de carga 10A, bateria estacionaria de uns 40Ah ( http://www.bateriaautomotiva.com.br/...ria-40Ah-DF500 ) é o mínimo recomendavel.

    Problema é que a RB133 não roda direito se a bateria estiver no fim da carga (11V) e tiver muito cabo entre ela e a bateria (10m de cabo POE), aí teria que usar sistema 24V.

    Dependendo como estiver seu bolso, ideal seria painel 83W, controlador de carga de 10A, e bateria Freedom DF700 (Pra remota possibilidade de varios dias muito nublados). Se estiver perto do litoral em região com muita serração terá menos sol e precisará painel e baterias maiores, cada caso é um caso).

    Mas também não precisa partir pra solar, se há problema de energia, mas tem ela a disposição, pode colocar um nobreak DC com bateria grande tipo DF300, ela daria conta disso por umas 18 horas. Um painel custará umas 6x o preço de um nobreak DC.

    (Se for uma RB433, a conta muda mas não muito. Dependendo do trafego (35Mbps o dia todo, por exemplo) aí sim a conta muda muito, é mais importante medir o consumo com amperimetro (Multimetro barato de R$ 15 tem isso) do que ficar estimando consumo teórico)

  18. #18

    Padrão Re: Painel Solar

    Olá pessoal!, sou novo aqui mais tenho um probleminha e preciso da ajuda de vcs....

    bom aqui todos falam de equipamentos de internet, mais o meu problema é outro mais é bem parecido.
    montei um sistema de cameras de vigilancia onde nao tem rede eletrica bom e o material que uso lá é os seguintes:

    8 cameras infravermelho de 50 mt cada camera conssome 420mA
    1 stand alone 16 canais e conssome 25W

    e para alimenta-los uso:

    1 painel solar de 135W
    1 Bateria estacionaria 115A
    1 controlador de carga shs10

    mais a noite lá por volta das 4 ou 5 da manha a carga da bateria acaba e não sei mais o que fazer, por isso gostaria que alguem podesse me ajudar......

    desde ja agradeço!!!!

  19. #19

    Padrão Re: Painel Solar

    Bom, se as cameras são alimentadas com 12V, terá cerca de 40W pra cameras, com o DVR somaria 65W por hora. Em 24 horas isso dá 1560W, ou 130Ah de bateria.
    Pela tabela que passei nuns posts acima o painel de 135W consegue armazenar apenas 40Ah numa media de 5h de sol por dia. Se ele estiver bem posionado, numa região do nordeste de insolação gigante, mesmo se dobrar isso (10h vezes 135w) terá 1350W ou 112Ah. Ou seja, seu painel não dá conta do produto.
    Se estão faltando 4 ou 5h de energia, um misero painel de 65W paralelo a esse deve resolver. Só que, seu controlador é de 10Ah, e 10Ah são 120W, se você tem 200W de painel, ou 16Ah, precisará um controlador de carga com capacidade pra 20Ah.

    (A conta exata do seu consumo e durabilidade nunca fechará porque o consumo dos aparelhos não é constante, assim como o sol, devido a essa variação a recomendação é sempre sobredimensionar painel e bateria quando não se tem certeza do consumo real. Pro seu caso eu colocaria uns 150Ah de bateria, já que entre tardinha, noite e começo da manhã (sol fraco) metade disso é consumido, vai que fica nublado o dia todo e a captação de energia do painel cai em 1/3, a carga da bateria não acabaria na noite seguinte)

  20. #20

    Padrão Re: Painel Solar

    Rubem, poderia me ajudar.

    Vou montar um novo pop com 2 rb912 e 1 bullet2 sou do norte de mato grosso

    1 painel de 70w c/ 2 bateria freedom 70amp daria conta do recado correto?