+ Responder ao Tópico

1. Ola amigos estou com uma duvida, vou instalar uma nova torre aqui e com placa solar, como as nova tecnologias vao chegando vai gerando tb novas duvidas olhem so, li varios topicos sobre o consumo real de uma rb433ah com 3 cartoes uns dizem que o consumo em 12v seria de 24w outros de 20w, entao a minha duvida, como ja temos no mercado produtos como bullet M(ubnt) e tb o groove(mk), qual seria mais economico em consumo de energia?

1 RH433ah + 3 cartoes setado em 20dBm cada
    ou
    3 Bullet tb setado em 20dBm cada.
    ?

seguindo o manual de cada aparelho na minha opinião (nao sou tecnico em eletronica) parece que os 3 bullets seriam mais economicos...

mas como eu disse nao sou tecnico entao estou aqui pedindo ajuda aos experientes.

obrigado.

2. Correto, os bullets consomem menos.
    Mas tem opções de gerenciamento que só a MK oferece, poucos recomendam meter toda a rede em bridge. Sem falar que dependendo da topologia precisa um switch pra juntar esses bullets (Repetição, por exemplo, faz o ptp com UBNT mas o ptmp com MK, é só ligar um rocket numa porta dum RB433, por exemplo e pronto, mas com UBNT precisaria um switch, que são bem chatos com alimentação (Range de tensões menor suportado).

O consumo varia mesmo, e muito, meça num MK ou Ubnt seu as 4h e as 16h (Ou 20h, dependendo do perfil dos clientes) pra ver a diferença, vai muito além do "20 a 24W".

3. Boa tarde amigos...
    tenho uma torre onde presciso colocar 4 nanostation m5 , onde cada um vai consumir 0.5a no total 2 amperes, como fasso o calculo pra saber quantos watts presisa ser o painel ..?
    irei colocar 4 baterias de nobreak de 12v 7a somando 24 v 28a
    o controlador de carga -e de 24v 24v tycon ( paraguay (excell informatica))
    e um hub poe 5 portas tycon
    desde ja obrigado..

4. Se vai consumir 2A em 24V são 48W, mas isso é o consumo de pico, o M5 com pouco processamento e poucos pacotes (Consumo depende de encriptação, tamanho, quantidade de pacotes) vai consumir 7 ou 8W. Melhor usar 35W como media, senão a conta fica alta.
    35W * 24 horas dá 840W, ou 35A por dia. Os paineis que captam isso em 5 horas, num ambiente a 1800W por m², são os de 130W, segundo o datasheet precisaria então 2 paineis de 130W. Acho exagero pra a maior parte do brasil, explico mais a diante.

Na prática depende do sol na sua região (2000W por m² por aí? Aqui dá 3600W por m² metade do ano, consigo 35A por dia com 2 paineis de 75W). Outro problema são as baterias, entre digamos 18h dum dia e 9h do outro pode não ter sol nenhum a ponto de carregar algo, seriam 15 horas, se consumir 1,5A por hora nesse periodo somaria 23A, então você precisaria 23A armazenados em bateria. Na prática terá dias nublados ou com chuva que captará 15 ou 20A, e só das 10 as 16h, a recomendação geral é ter baterias pra uns 3 dias. No seu caso 3 dias significaria mais de 100A, mas denovo depende da região, aqui mesmo nublado ou chovendo capta muita coisa, no leste de SC nas cidadezinhas montanhos provavelmente se capta 1/3 do que consigo nos planaltos secos daqui (Nordeste de MT), eu usaria pelo menos 2 baterias estacionárias de 40Ah, mas se tiver muita nevoa, neblina, ou poucas horas de sol devido a montanhas, e neblina por muitos dias, 2 de 70Ah.
    Falo de bateria de 40Ah porque o preço é pouco maior que 30Ah, veja:
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...5|840&cdg=4651
    Se qiser ir implementando baterias de 7Ah tranquilo, é um jeito de parcelar a compra, pago em distribuidor R$ 35 por cada, pra chegar em 40Ah precisaria 6 baterias, que custariam R$ 210, como compro com outros produtos não tenho frete, mas bateria estacionária teria frete bem caro que faria não valer a pena (Pra mim).

Sobre os paineis de 130W serem exagero, o fabricante garante isso porque o país é grande e tem lugar com pouca luz, tem muita gente com consumo maior que o seu usando apenas 2 paineis de 100W, mas em areas ensolaradas o ano todo. Tem quem use 3 airgrid com apenas 2 paineis de 50W. Complicado falar em painel exato sem saber o consumo exato e a insolação exata (E a media de nevoeiros, neblinas, e dias nublados).
    Sites como esse explicam algo sobre dimensionamento:
    http://www.sunlab.com.br/dimensionamento.htm
    Mas usam equip. de consumo fixo tipo lampadas, já equip. de telecom varia muito o consumo. Sorte que podemos falar em media porque você igual precisará energia armazenada pra varios dias de possível chuva ou pouquissimo sol.
    Quanto a capacidade "por dia", os fabricantes fazem tabelas:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Painel.solar.PNG
Visualizações:	2222
Tamanho: 	23,3 KB
ID:      	43238
    Veja que a corrente diária (Ignore o analfabetismo de escrever "amper", isso é folder de vendedor, não de técnico ou engenheiro) é informada com 5 horas diárias, se você estiver em area de maior incidencia (Mapa no 1º link que passei) pode fazer a conta aí mesmo. Ah, o nível de sol nas areas amazonicas é menor mas a luminosidade geral é maior o ano todo, mesmo debaixo de chuva na area azul tem mais luz que metade do inverno em digamos Vacaria - RS, os paineis não precisam incidencia direta de sol pra captar algo, tarde nublada na amazonia significa ainda 1000W por m², enquanto tarde minimamente nublada de agosto em Chapecó - SC significa 400W por m², a captação dos paineis cai muito, não apenas a quantidade horas de sol claro por dia que importa.

5. obrigado amigo.. esclareceu bastante ...

Tópicos Similares

1. Painel Solar, como calcular demanda.
    Por kleberbrasil no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 16-11-2015, 18:48
  2. Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar
    Por cbjulio no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 18-01-2012, 11:35
  3. Painel Solar - Inovação Tecnologica
    Por kleberbrasil no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 17