Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Ligar 2 fontes chaveadas em serie, ou 2 controladores em paralelo, isso é dica que sai da cabeça de LEIGO.
    Tá cheio de motivos pra NÃO funcionar.

    A verificação do estado da carga é dada por um circuito integrado que lê a tensão na bateria, geralmente há um divisor resistivo simples pra baixar até o nível que o CI lê (Faixa de trabalho), como a resistencia da bateria é alta a fonte chaveada não consegue fazer a tensão aumentar muito, então o CI sempre lerá algo mínimamente maior que o real porque a fonte não aumentará muito a tensão da bateria instantaneamente (Exceto quando a bateria está danificada). Colocando 2 carregadores você terá ripple e spikes de um sendo lidos no outro, é o mesmo que ocorre com 2 fontes chaveadas em seria ou paralelo, se não tiver um diodo isolando a saída elas operarão muito mal, as vezes funcionam até 1/3 da capacidade, e a partir disso começam a desligar ou soltar ripple demais. Com controlador de carga há menos ripple e spikes, mas o mínimo de aumento que um CI detecta faz a tensão do carregador aumentar, que será lida no outro CI, que aumentará um pouquinho a tensão do outro carregador... até chegar aos 13,8 ou 14,4V, carregador com circuito mais simples vai demorar um pouco a fazer isso, mas ainda assim seria questão de segundos pro CI's serem enganados pela tensão mais alta irreal (Geralmente olhando a onda num osciloscopio você vê quase uma dente-de-serra, o carregador não consegue sustentar a tensão alta devido a baixa resistencia da bateria, então a tensão cai, mas no pulso seguinte o carregador vem com a tensão maxima denovo, esse processo ocorre varias vezes em milisegundos, como o comparador de tensão não é RMS ele se engana, se conseguir um multimetro true-RMS e medir você verá valores diferentes do que um multimetro comum lê, isso qualquer vendedor de controlador de carga devia saber, se não souber tem que ir vender roupa ou som de carro, mercados que não exigem nenhuma informação técnica).

    Não conheço esse controlador da Lead, mas todos os controladores, caros ou baratos, que conheço usam CI simples pra comparar a tensão, tipo o LM393 ou o 494, é muito facil tapear eles com ripple.

    Eu recomendaria 24V, usando 2 baterias de menor capacidade, ao invez de 12V e inversores e conversores (Desperdício gigante sem motivo). Mas se quer mesmo 12V acho mais facil encontrar controlador de capacidade maior e colocar os paineis paralelos na entrada deste, os paineis são "se atrapalharão" pois são elementos passivos. Alias, controlador de carga as vezes é atrapalhado até por ruído que inversor ou conversor devolve pra bateria, tem que ver qual a qualificação técnica de quem deu a "dica" de usar eles em paralelo, não tem a mínima base técnica isso, e qualquer um com um pouco de experiencia em eletronica já viu o quanto comparadores de tensão simples se enganam (Fonte com capacitor estufado continua funcionando porque o comparador de tensão é enganado, eles não são rápidos o suficiente pra ler a variação que ocorre devido a falta de ESR nos capacitores, usam uma media da tensão, não a tensão real instantanea)

    Controlador de 30A é o que não falta no mercado:
    http://lista.mercadolivre.com.br/controlador-solar-30a
    (Mas se quiser por precaução comprar um de 40A, a vontade, esse circuito pode ser sobredimensionado sem problemas)

  2. Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ligar 2 fontes chaveadas em serie, ou 2 controladores em paralelo, isso é dica que sai da cabeça de LEIGO.
    Tá cheio de motivos pra NÃO funcionar.

    A verificação do estado da carga é dada por um circuito integrado que lê a tensão na bateria, geralmente há um divisor resistivo simples pra baixar até o nível que o CI lê (Faixa de trabalho), como a resistencia da bateria é alta a fonte chaveada não consegue fazer a tensão aumentar muito, então o CI sempre lerá algo mínimamente maior que o real porque a fonte não aumentará muito a tensão da bateria instantaneamente (Exceto quando a bateria está danificada). Colocando 2 carregadores você terá ripple e spikes de um sendo lidos no outro, é o mesmo que ocorre com 2 fontes chaveadas em seria ou paralelo, se não tiver um diodo isolando a saída elas operarão muito mal, as vezes funcionam até 1/3 da capacidade, e a partir disso começam a desligar ou soltar ripple demais. Com controlador de carga há menos ripple e spikes, mas o mínimo de aumento que um CI detecta faz a tensão do carregador aumentar, que será lida no outro CI, que aumentará um pouquinho a tensão do outro carregador... até chegar aos 13,8 ou 14,4V, carregador com circuito mais simples vai demorar um pouco a fazer isso, mas ainda assim seria questão de segundos pro CI's serem enganados pela tensão mais alta irreal (Geralmente olhando a onda num osciloscopio você vê quase uma dente-de-serra, o carregador não consegue sustentar a tensão alta devido a baixa resistencia da bateria, então a tensão cai, mas no pulso seguinte o carregador vem com a tensão maxima denovo, esse processo ocorre varias vezes em milisegundos, como o comparador de tensão não é RMS ele se engana, se conseguir um multimetro true-RMS e medir você verá valores diferentes do que um multimetro comum lê, isso qualquer vendedor de controlador de carga devia saber, se não souber tem que ir vender roupa ou som de carro, mercados que não exigem nenhuma informação técnica).

    Não conheço esse controlador da Lead, mas todos os controladores, caros ou baratos, que conheço usam CI simples pra comparar a tensão, tipo o LM393 ou o 494, é muito facil tapear eles com ripple.

    Eu recomendaria 24V, usando 2 baterias de menor capacidade, ao invez de 12V e inversores e conversores (Desperdício gigante sem motivo). Mas se quer mesmo 12V acho mais facil encontrar controlador de capacidade maior e colocar os paineis paralelos na entrada deste, os paineis são "se atrapalharão" pois são elementos passivos. Alias, controlador de carga as vezes é atrapalhado até por ruído que inversor ou conversor devolve pra bateria, tem que ver qual a qualificação técnica de quem deu a "dica" de usar eles em paralelo, não tem a mínima base técnica isso, e qualquer um com um pouco de experiencia em eletronica já viu o quanto comparadores de tensão simples se enganam (Fonte com capacitor estufado continua funcionando porque o comparador de tensão é enganado, eles não são rápidos o suficiente pra ler a variação que ocorre devido a falta de ESR nos capacitores, usam uma media da tensão, não a tensão real instantanea)

    Controlador de 30A é o que não falta no mercado:
    http://lista.mercadolivre.com.br/controlador-solar-30a
    (Mas se quiser por precaução comprar um de 40A, a vontade, esse circuito pode ser sobredimensionado sem problemas)
    Muito obrigado pela explanação sobre o assunto, muitas dessas informações eu já imaginava mais havia questionado tanto a Solar Brasil quanto a Lead sobre e eles me disseram que funciona sim, o suporte da Lead chegou a me dizer que eu poderia até mesmo ligar meus equipamentos sem controlador de carga. Vou enviar o link do tópico a Solar Brasil para que eles possam se pronunciar sobre...Obrigado.



  3. Aproveitando o tópico achei uma gambiarra nos controladores da lead, tenho um painel com controlador 12v10a da lead e notei sobreaquecimento nos terminais desse controlador quando fui descobrir o motivo, surpresa o controlar ao detectar a carga da bateria simplesmente colocava em curto os bornes da entrada do painel, e não era defeito é erro de projeto mesmo pois os polos estão ligados no dreno e source de um scr que entra em condução quando a bateria está carregada quando deveria cortar a condução interrompendo a carga. solução saquei o controlador fora.
    JMayer.

  4. Citação Postado originalmente por balonecker Ver Post
    Muito obrigado pela explanação sobre o assunto, muitas dessas informações eu já imaginava mais havia questionado tanto a Solar Brasil quanto a Lead sobre e eles me disseram que funciona sim, o suporte da Lead chegou a me dizer que eu poderia até mesmo ligar meus equipamentos sem controlador de carga. Vou enviar o link do tópico a Solar Brasil para que eles possam se pronunciar sobre...Obrigado.
    Só depois que enviei a mensagem que lí o que tinha no anexo (Sacanagem enviar PDF com uma imagem jpeg dentro, jpeg é lido por qualquer navegador, pdf precisa plugin de terceiros), no texto fala que "SEMPRE" recomendam 2 baterias quando se usa 2 controladores. Esse SEMPRE devia ter sido seguido.
    (Talvez funcione com painel ou bateria de baixa corrente, talvez funcione com controlador de baixa corrente, mas esse tipo de ligação nunca permite um funcionamento decente)


    Citação Postado originalmente por jmayer Ver Post
    Aproveitando o tópico achei uma gambiarra nos controladores da lead, tenho um painel com controlador 12v10a da lead e notei sobreaquecimento nos terminais desse controlador quando fui descobrir o motivo, surpresa o controlar ao detectar a carga da bateria simplesmente colocava em curto os bornes da entrada do painel, e não era defeito é erro de projeto mesmo pois os polos estão ligados no dreno e source de um scr que entra em condução quando a bateria está carregada quando deveria cortar a condução interrompendo a carga. solução saquei o controlador fora.
    JMayer.
    Acho que boa parte dos controladores fazem isso, mas o paineil não se comporta como uma fonte de corrente continua, com curto a captação dele cai bastante, os fios não tem que dissipar digamos 140W, mas sim uns 40W. O painel não perde vida útil por isso.

    Mas... deixar sem controlador é um risco gigante, sem controlador a tensão sobe, dependendo da bateria e dos paineis, a 15 ou 17V, com tensão alta assim todas as celulas estão com sobretensão ou tem só 1 ou 2 celulas (As de resistencia maior) sendo sacrificadas, pode notar que se elas ficam a 15V, quando desliga o painel mesmo que o consumo seja de mínimos 10W a tensão cai instantaneamente pra 13V (Se isso ainda não está acontecendo logo acontecerá), são 2V de uma celula ruim, se tiver acesso pode tirar a tampa de cada celula e com uma ponta metalica encontrar nas latas e num multimetro, poderá medir a tensão entre o negativo e o meio das celulas, depois entre o positivo e o meio das celulas, assim você identifica se tem 1 celula sacrificada ou se todas estão absorvendo o excesso de tensão igualmente (As celulas são pra 2,4V de tensão em carga cíclica, e 2,25 ou 2,3V em flutuação).



  5. Estou no mesmo dilema para chegar a 24v,no caso seria usar dois paineis solares de 35w e duas baterias de 12v? como ligaria isso em serie?

    pessoal desde já agradeço a todas.






    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Muito obrigado rubem creio que vou em 2x de 36ah da moura

    E sim consegui um preço muito melhor segue o link

    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....-12mf105-105ah

    439,00

    Contra 584,00 do link que vc envio

    Como falei ainda nao tenho paine algum, seria o caso de usar 2x 50w ou até mesmo 2x 35w.

    Pois acho melhor usar logo 24v e nao ficar o risco de na madruga algum equipamento parar.






Tópicos Similares

  1. Painel Solar, como calcular demanda.
    Por kleberbrasil no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 16-11-2015, 18:48
  2. Ubiquiti Rocket M5 + Painel solar
    Por cbjulio no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 18-01-2012, 11:35
  3. Painel Solar - Inovação Tecnologica
    Por kleberbrasil no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 17
    Último Post: 22-03-2011, 17:25
  4. Respostas: 4
    Último Post: 24-02-2011, 20:26
  5. painel solar para 2 bullet
    Por Bruno no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 08-11-2010, 22:15

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L