Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Painel Solar

    Nunca ví uma RB912, mas o datasheet fala em consumo maximo de 14W, digamos que media fique em 12W (Media de 24h), se somar os 4W de consumo do já conhecido Bullet2, teriamos 16W.hora, que dá 384W no dia, ou 32Ah por dia. Menos de meia bateria. O painel de 70W no sul do país chega a captar apenas uns 20Ah por dia, aí onde você está deve captar o dobro disso em dias de sol. Se for como aqui, dia nublado ainda significa uns 20Ah captados. Acho que precisaria uns 4 dias bem nublados pra acabar com a bateria a noite. Ou talvez acabe se a RB912 consumir demais (Mais que os 14W que diz), ou o local onde o painel ficar vai ter pouco sol. Os meus estão retos, agora acho que lá pelas 7h da manhã acende o led de carga, e só apaga as 18:20h, deles vejo o horizonte dos 2 lados (Nascente e poente), acho que isso ajuda bastante na captação, já deixei num canto do telhado, com uns 15° de inclinação pro nordeste, onde o sol pegava mesmo só das 8 as 16h, e a captação mal dava pra uma RB433Ah com 2 cartões, hoje daria pro triplo.

    Mas a bateria é estacionária né? Se for Freedom automotiva esteja preparado pra um possível troca dela ano que vem, especialmente se ela ficar no sol. Se já tem a bateria o negocio é usar mesmo.

    E lembra da queda de tensão quando se usa 12V, eu passaria um cabo PP de uns 2mm até o equipamento (Ou até um injetor poe ao lado deles), porque qualquer 30m de cabo POE já dá 2V de queda de tensão com esse consumo, a bateria lá pelas 6 da manhã deve estar com uns 11,5V, se perder 2V nos fios terá só 9,5V no equipamento, e consta que RB e UBNT's exigem uns 9,6V pelo menos.

  2. #22

    Padrão Re: Painel Solar

    Certo rubem eu de painel solar nao entendo bolufas hehe, oq seria necessario para jogar 24?

    Sobre a bateria ainda nao comprei, estou apenas orçando achei as moura clean estacionaria 110a um preço otimo "mais em conta que freedom 70a" oque me diz da moura?

    Um painel 70w seria o suficiente para carregar ela durante um bom dia de sol?

    Edit as baterias vao ficar a sombra a media de 20mts dos equipemento

  3. #23

    Padrão Re: Painel Solar

    Pra ter 24V precisa 2 paineis e 2 baterias. Com 24V tem menos perda nos cabos, e o VRM tem um rendimento mínimamente melhor.
    2 baterias de digamos 36Ah realmente vão sair mais caro que 1 de 70Ah.

    Está conseguindo preço melhor que isso?
    http://www.bateriaautomotiva.com.br/...m-Estacionaria
    Tem um frete meio caro pra gente (Pra mim dá uns R$ 80 a 90). Mas nunca achei outro lugar com preço melhor. Se achu me avisa onde é.

    Nesse caso se já tem um painel de 70W eu não colocaria 24V não, porque 2 paineis de 70W pra isso é desperdício, se for 1 painel de 70W com um painel de 35W também seria desperdício. O de 70W só vai ser insuficiente se pegar pouco sol. Quanto a bateria, 110Ah teria mais armazenamento pra dias sem sol, não sei se aí tem tantos dias nublados, mas uma de 70Ah daria pra uns 3 ou 4 dias nublados, o que imagino que é raro.

    Ah, tem que ver se esses 70Ah são o valor em C20, a Moura informa a capacidade em C20, mas a Freedom fala em C100, que significa que uma Freedom em C20 vai ter uns 10 a 15% a menos de capacidade que uma Moura de capacidade nominal igual.
    (Ou seja, a Moura de "63Ah" tem capacidade similar a Freedom de "70Ah")
    Com energia solar sempre sobredimenionamos tudo, porque sol e nuvens não são constantes, então isso importa pouco nesses casos, bateria de 60, 70 ou 80Ah dá tranquilo. Como a diferença de preço é meio grande (De 70 pra 110Ah) eu não tenho coragem de sugerir o produto mais caro.

  4. #24

    Padrão Re: Painel Solar

    Muito obrigado rubem creio que vou em 2x de 36ah da moura

    E sim consegui um preço muito melhor segue o link

    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....-12mf105-105ah

    439,00

    Contra 584,00 do link que vc envio

    Como falei ainda nao tenho paine algum, seria o caso de usar 2x 50w ou até mesmo 2x 35w.

    Pois acho melhor usar logo 24v e nao ficar o risco de na madruga algum equipamento parar.

  5. #25

    Padrão Re: Painel Solar

    Bom galera, sei que o tópico é antigo mais está ativo e com mensagens recentes, então queria postar minha dúvida. Tenho um pop alimentado por energia solar sendo um painel kd140 kyocera um controlador 12A 12V Lead e uma bateria estacionária de 185A. Após acrescentar alguns equipamentos cheguei a conclusão que teria que almentar a produção de energia, então comprei mais um painel kd140 igual ao anterior. Ai iniciou meu problema. Como ligar dois paineis em paralelo em uma bateria, a Solar Brasil me recomendou usar um controlador de maior amperagem, mais disseram que seria possível ligar os dois cada um com um controlador de 12a em paralelo na bateria e a carga em apenas um dos controladores conforme esquema abaixo. O problema é que quando faço isso um controlador fica como se carga já estivesse completa e o outro carrega apenas parte do dia, ou seja não estou aproveitando a energia dos dois paineis. Alguém pode me ajudar? Já entrei em contato com a Lead fabricante do controlador mais não foi muito útil. Me disseram que o esquema está correto mais não está funcionando como devia.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Esquema de Ligação.pdf
Visualizações:	130
Tamanho: 	406,6 KB
ID:      	48719

  6. #26

    Padrão Re: Painel Solar

    Ligar 2 fontes chaveadas em serie, ou 2 controladores em paralelo, isso é dica que sai da cabeça de LEIGO.
    Tá cheio de motivos pra NÃO funcionar.

    A verificação do estado da carga é dada por um circuito integrado que lê a tensão na bateria, geralmente há um divisor resistivo simples pra baixar até o nível que o CI lê (Faixa de trabalho), como a resistencia da bateria é alta a fonte chaveada não consegue fazer a tensão aumentar muito, então o CI sempre lerá algo mínimamente maior que o real porque a fonte não aumentará muito a tensão da bateria instantaneamente (Exceto quando a bateria está danificada). Colocando 2 carregadores você terá ripple e spikes de um sendo lidos no outro, é o mesmo que ocorre com 2 fontes chaveadas em seria ou paralelo, se não tiver um diodo isolando a saída elas operarão muito mal, as vezes funcionam até 1/3 da capacidade, e a partir disso começam a desligar ou soltar ripple demais. Com controlador de carga há menos ripple e spikes, mas o mínimo de aumento que um CI detecta faz a tensão do carregador aumentar, que será lida no outro CI, que aumentará um pouquinho a tensão do outro carregador... até chegar aos 13,8 ou 14,4V, carregador com circuito mais simples vai demorar um pouco a fazer isso, mas ainda assim seria questão de segundos pro CI's serem enganados pela tensão mais alta irreal (Geralmente olhando a onda num osciloscopio você vê quase uma dente-de-serra, o carregador não consegue sustentar a tensão alta devido a baixa resistencia da bateria, então a tensão cai, mas no pulso seguinte o carregador vem com a tensão maxima denovo, esse processo ocorre varias vezes em milisegundos, como o comparador de tensão não é RMS ele se engana, se conseguir um multimetro true-RMS e medir você verá valores diferentes do que um multimetro comum lê, isso qualquer vendedor de controlador de carga devia saber, se não souber tem que ir vender roupa ou som de carro, mercados que não exigem nenhuma informação técnica).

    Não conheço esse controlador da Lead, mas todos os controladores, caros ou baratos, que conheço usam CI simples pra comparar a tensão, tipo o LM393 ou o 494, é muito facil tapear eles com ripple.

    Eu recomendaria 24V, usando 2 baterias de menor capacidade, ao invez de 12V e inversores e conversores (Desperdício gigante sem motivo). Mas se quer mesmo 12V acho mais facil encontrar controlador de capacidade maior e colocar os paineis paralelos na entrada deste, os paineis são "se atrapalharão" pois são elementos passivos. Alias, controlador de carga as vezes é atrapalhado até por ruído que inversor ou conversor devolve pra bateria, tem que ver qual a qualificação técnica de quem deu a "dica" de usar eles em paralelo, não tem a mínima base técnica isso, e qualquer um com um pouco de experiencia em eletronica já viu o quanto comparadores de tensão simples se enganam (Fonte com capacitor estufado continua funcionando porque o comparador de tensão é enganado, eles não são rápidos o suficiente pra ler a variação que ocorre devido a falta de ESR nos capacitores, usam uma media da tensão, não a tensão real instantanea)

    Controlador de 30A é o que não falta no mercado:
    http://lista.mercadolivre.com.br/controlador-solar-30a
    (Mas se quiser por precaução comprar um de 40A, a vontade, esse circuito pode ser sobredimensionado sem problemas)

  7. #27

    Padrão Re: Painel Solar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Ligar 2 fontes chaveadas em serie, ou 2 controladores em paralelo, isso é dica que sai da cabeça de LEIGO.
    Tá cheio de motivos pra NÃO funcionar.

    A verificação do estado da carga é dada por um circuito integrado que lê a tensão na bateria, geralmente há um divisor resistivo simples pra baixar até o nível que o CI lê (Faixa de trabalho), como a resistencia da bateria é alta a fonte chaveada não consegue fazer a tensão aumentar muito, então o CI sempre lerá algo mínimamente maior que o real porque a fonte não aumentará muito a tensão da bateria instantaneamente (Exceto quando a bateria está danificada). Colocando 2 carregadores você terá ripple e spikes de um sendo lidos no outro, é o mesmo que ocorre com 2 fontes chaveadas em seria ou paralelo, se não tiver um diodo isolando a saída elas operarão muito mal, as vezes funcionam até 1/3 da capacidade, e a partir disso começam a desligar ou soltar ripple demais. Com controlador de carga há menos ripple e spikes, mas o mínimo de aumento que um CI detecta faz a tensão do carregador aumentar, que será lida no outro CI, que aumentará um pouquinho a tensão do outro carregador... até chegar aos 13,8 ou 14,4V, carregador com circuito mais simples vai demorar um pouco a fazer isso, mas ainda assim seria questão de segundos pro CI's serem enganados pela tensão mais alta irreal (Geralmente olhando a onda num osciloscopio você vê quase uma dente-de-serra, o carregador não consegue sustentar a tensão alta devido a baixa resistencia da bateria, então a tensão cai, mas no pulso seguinte o carregador vem com a tensão maxima denovo, esse processo ocorre varias vezes em milisegundos, como o comparador de tensão não é RMS ele se engana, se conseguir um multimetro true-RMS e medir você verá valores diferentes do que um multimetro comum lê, isso qualquer vendedor de controlador de carga devia saber, se não souber tem que ir vender roupa ou som de carro, mercados que não exigem nenhuma informação técnica).

    Não conheço esse controlador da Lead, mas todos os controladores, caros ou baratos, que conheço usam CI simples pra comparar a tensão, tipo o LM393 ou o 494, é muito facil tapear eles com ripple.

    Eu recomendaria 24V, usando 2 baterias de menor capacidade, ao invez de 12V e inversores e conversores (Desperdício gigante sem motivo). Mas se quer mesmo 12V acho mais facil encontrar controlador de capacidade maior e colocar os paineis paralelos na entrada deste, os paineis são "se atrapalharão" pois são elementos passivos. Alias, controlador de carga as vezes é atrapalhado até por ruído que inversor ou conversor devolve pra bateria, tem que ver qual a qualificação técnica de quem deu a "dica" de usar eles em paralelo, não tem a mínima base técnica isso, e qualquer um com um pouco de experiencia em eletronica já viu o quanto comparadores de tensão simples se enganam (Fonte com capacitor estufado continua funcionando porque o comparador de tensão é enganado, eles não são rápidos o suficiente pra ler a variação que ocorre devido a falta de ESR nos capacitores, usam uma media da tensão, não a tensão real instantanea)

    Controlador de 30A é o que não falta no mercado:
    http://lista.mercadolivre.com.br/controlador-solar-30a
    (Mas se quiser por precaução comprar um de 40A, a vontade, esse circuito pode ser sobredimensionado sem problemas)
    Muito obrigado pela explanação sobre o assunto, muitas dessas informações eu já imaginava mais havia questionado tanto a Solar Brasil quanto a Lead sobre e eles me disseram que funciona sim, o suporte da Lead chegou a me dizer que eu poderia até mesmo ligar meus equipamentos sem controlador de carga. Vou enviar o link do tópico a Solar Brasil para que eles possam se pronunciar sobre...Obrigado.

  8. #28

    Padrão

    Aproveitando o tópico achei uma gambiarra nos controladores da lead, tenho um painel com controlador 12v10a da lead e notei sobreaquecimento nos terminais desse controlador quando fui descobrir o motivo, surpresa o controlar ao detectar a carga da bateria simplesmente colocava em curto os bornes da entrada do painel, e não era defeito é erro de projeto mesmo pois os polos estão ligados no dreno e source de um scr que entra em condução quando a bateria está carregada quando deveria cortar a condução interrompendo a carga. solução saquei o controlador fora.
    JMayer.

  9. #29

    Padrão Re: Painel Solar

    Citação Postado originalmente por balonecker Ver Post
    Muito obrigado pela explanação sobre o assunto, muitas dessas informações eu já imaginava mais havia questionado tanto a Solar Brasil quanto a Lead sobre e eles me disseram que funciona sim, o suporte da Lead chegou a me dizer que eu poderia até mesmo ligar meus equipamentos sem controlador de carga. Vou enviar o link do tópico a Solar Brasil para que eles possam se pronunciar sobre...Obrigado.
    Só depois que enviei a mensagem que lí o que tinha no anexo (Sacanagem enviar PDF com uma imagem jpeg dentro, jpeg é lido por qualquer navegador, pdf precisa plugin de terceiros), no texto fala que "SEMPRE" recomendam 2 baterias quando se usa 2 controladores. Esse SEMPRE devia ter sido seguido.
    (Talvez funcione com painel ou bateria de baixa corrente, talvez funcione com controlador de baixa corrente, mas esse tipo de ligação nunca permite um funcionamento decente)


    Citação Postado originalmente por jmayer Ver Post
    Aproveitando o tópico achei uma gambiarra nos controladores da lead, tenho um painel com controlador 12v10a da lead e notei sobreaquecimento nos terminais desse controlador quando fui descobrir o motivo, surpresa o controlar ao detectar a carga da bateria simplesmente colocava em curto os bornes da entrada do painel, e não era defeito é erro de projeto mesmo pois os polos estão ligados no dreno e source de um scr que entra em condução quando a bateria está carregada quando deveria cortar a condução interrompendo a carga. solução saquei o controlador fora.
    JMayer.
    Acho que boa parte dos controladores fazem isso, mas o paineil não se comporta como uma fonte de corrente continua, com curto a captação dele cai bastante, os fios não tem que dissipar digamos 140W, mas sim uns 40W. O painel não perde vida útil por isso.

    Mas... deixar sem controlador é um risco gigante, sem controlador a tensão sobe, dependendo da bateria e dos paineis, a 15 ou 17V, com tensão alta assim todas as celulas estão com sobretensão ou tem só 1 ou 2 celulas (As de resistencia maior) sendo sacrificadas, pode notar que se elas ficam a 15V, quando desliga o painel mesmo que o consumo seja de mínimos 10W a tensão cai instantaneamente pra 13V (Se isso ainda não está acontecendo logo acontecerá), são 2V de uma celula ruim, se tiver acesso pode tirar a tampa de cada celula e com uma ponta metalica encontrar nas latas e num multimetro, poderá medir a tensão entre o negativo e o meio das celulas, depois entre o positivo e o meio das celulas, assim você identifica se tem 1 celula sacrificada ou se todas estão absorvendo o excesso de tensão igualmente (As celulas são pra 2,4V de tensão em carga cíclica, e 2,25 ou 2,3V em flutuação).

  10. #30

    Padrão Re: Painel Solar

    Estou no mesmo dilema para chegar a 24v,no caso seria usar dois paineis solares de 35w e duas baterias de 12v? como ligaria isso em serie?

    pessoal desde já agradeço a todas.






    Citação Postado originalmente por JonasMT Ver Post
    Muito obrigado rubem creio que vou em 2x de 36ah da moura

    E sim consegui um preço muito melhor segue o link

    http://minhacasasolar.lojavirtualfc....-12mf105-105ah

    439,00

    Contra 584,00 do link que vc envio

    Como falei ainda nao tenho paine algum, seria o caso de usar 2x 50w ou até mesmo 2x 35w.

    Pois acho melhor usar logo 24v e nao ficar o risco de na madruga algum equipamento parar.

  11. #31

    Padrão Re: Painel Solar

    Do mesmo jeito que liga 2 pilhas em serie numa lanterna, ou 2 baterias em serie, ou qualquer coisa com energia em serie...
    Ligação em serie faz parte do be-a-ba da coisa, se está com dificuldade nisso não é melhor terceirizar essa parte da instalação?

    Seria isso:
    http://www.mysolarshop.co.uk/images/...panels-ser.jpg

  12. #32

    Padrão Re: Painel Solar

    Citação Postado originalmente por rubem Ver Post
    Do mesmo jeito que liga 2 pilhas em serie numa lanterna, ou 2 baterias em serie, ou qualquer coisa com energia em serie...
    Ligação em serie faz parte do be-a-ba da coisa, se está com dificuldade nisso não é melhor terceirizar essa parte da instalação?

    Seria isso:
    http://www.mysolarshop.co.uk/images/...panels-ser.jpg
    Oi Rubem,bom dia!

    Muito obrigado pelas dicas,depois de até da receita do bolo ter me passado,não precisa terceirizar não


    Muito obrigado!