Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Vários Links adsls

    Bom Dia Pessoal,

    Seguinte, estou com um servidor linux e preciso usar 6 links adsl neles, todos terão 2mb cada, não preciso dividir banda, só preciso que eles funcionem e todos encherguem o servidor. Minha dúvida é o que usar para fazer isso.
    Uso 6 placas de rede? Como devo configuar o linux pra esse monte de links. Os ips dos links adsls serão diferentes, bem como os ips internos, pois irei segmentar cada rede (6) para um link. Mas naum sei nem por onde começar.
    Alguem podia me "dá uma luz"?

    Obrigado

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vários Links adsls

    que mal pergunte por que seis links adsl sendo que seria mas facil contratar 1 so link dedicado com a velocidade necessaria para sua rede e no maximo 1 link de backup para problemas do principal cair ........

  3. #3

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Minha empresa está mudando de lugar e no novo endereço não tem disponibilidade de internet com mais de 2 megas. E unica operadora que tem disponibilidade lá é a oi. Como o link de 2 megas é pouquissimo pra demanda da empresa, contratamos 6 links de 2 cadas, então dividirei em redes esses links.
    rsss

  4. #4

    Padrão Re: Vários Links adsls

    o dedicado eh muito caro o custo mensal, inviavel para a minha empresa.

  5. #5

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Olá. Crie as tabelas no rt_tables..as rotas.. instale o squid.. e divida por tcp_outgoing_address.

  6. #6

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Nao leve a mal a pergunta mais sua empresa trabalha em que area, lan house, ou internet via radio cabo.
    ANATEL multa usuários por compartilhar Internet wirelless | Diário de Teresina - Informação com qualidade
    Olhe os comentarios.

    ate mais obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Amigo,

    Desculpe, não entendi, pode explicar melhor fazendo favor.

  8. #8

    Padrão Re: Vários Links adsls

    edmarmega ,

    Minha empresa eh de promoções de eventos. O problema todo está na disponibilidade de links das operadoras no meu endereço. Só temos disponibilidade da oi (2mb). A net e a gvt naum fornecem os links no meu endereço.. Esse eh o problema.
    Como isso comprei seis links de 2 mb cada e vou dividir para cada setor esses links. Ou seja.. Um link de dois pra cada setor.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vários Links adsls

    moises, compra uma rb aí que tenha mais de 7 portas, no caso a RB493
    faz um load balance pcc, e une esses 6 links.

    vai ficar excelente.

  10. #10
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Se sua empresa vai manter 6 adsl de 2mb, manda envestir um pouko a mais por mes e contratar 1Mb dedicado, vai funciona bem melhor do q essas suas 6 adsl, porq? 6x2Mb = 12Mb, isso garantindo 10% de banda da 1,2Mb de banda, isso sem falar de limitaçoes de sessoes que eh feita em cima da adsl, se vc contratar 1Mb tera mais estabilidade, menor latencia, pelo menos 6 ips fixos, sem falar que nao vai fazer gambiarra, a empresa que gasta 600 pila em adsl (ou mais), gasta mais 600 e foje das gambiarra e dor de cabeça. abraços

  11. #11

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Poisé amigo,

    Penso que nem você, só que seis links adsl custam 700 reais enquanto um link dedeicado aqui em Fpolis nesta região custa 5000.. Ou seja... Totalmente fora do meu orçamento mensal.

  12. #12

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Load balance em rb também fica muito bom. No caso do rt_tables e tcp_outoing address, estou supondo que você vá usar um servidor (mas que terá que ter 7 placas de rede, 1 pra rede interna, e 1 pra cada modem/link). No fim das contas, é mesmo mais viável usar uma RB.. pq as placas pci de múltiplas saídas estao com preços bem salgados, e placas mae com 6 slots pci também sao apenas as top de linha.. com valores bem altos.

  13. #13

    Padrão Re: Vários Links adsls

    gnuslack,

    Vou comprar 2 placas com varias saidas, acredito que 4 em cada, mas o que você me indica fazer, com relação a configuração. O que seria RB?

  14. #14

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Instalar um linux no servidor, (eu uso slack, mas vai da sua preferencia..). Dae é criar as tabelas de roteamento, as rotas... instalar o squid, e dae dividir os micros na rede por meio dele. Você divide os links, e de quebra ganha um cache de conteúdo estatico, o que vai te economizar um pouco de banda ainda.

  15. #15

    Padrão Re: Vários Links adsls

    RB=Routerboard.. sao appliances.. que vem com o SO routerOS instalado.. excelentes pra roteamento, controle de banda,.. etc. Procure por routerboard e mikrotik no google mesmo pra ter uma idéia. Porém, se vc vai mesmo adquirir as placas de 4 saidas, acredito que vc vá usar um servidor, dae nao vai usar RB. Daria pra usar os dois... mas dae é complicar mais ainda seu cenário.. e sou da filosofia do KISS (Keep it simple, stupid)... hehehe

  16. #16
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vários Links adsls

    moises, liga la na Tec-wi (tem propaganda dela no forum todo)
    compra uma RB493 com case, e procura aqui configuração PCC, todos os modens vao ficar bridge e a routerboard vai fazer o serviço todo.. se você não sabe fazer isso o que concerteza é o melhor aí no seu cenário contrate alguem aqui do forum para fazer pra você.

    quanto á links adsl, eu não sei em cidade grande mas na minha região toda (interior) a oi/velox entrega o que vende, aqui se você compra 1mbps é quase 100% 1mb.
    claro que tem o fator de interior o povo nao usar muita banda (por enquanto )

  17. #17
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Porque vc nao faz de uma maneira mais simples, essa sua empresa pode ficar tudo na mesma rede? coloca essa 6 adsl com um ip cada uma( adsl01 10.0.0.1/8, adsl02 10.0.1.1/8, adsl03 10.0.2.1/8......), ai vc seleciona uma certa quantidade de pcs para usar uma conexao, pois mesmo juntando as 6 adsl quando for fazer um download ou upload vai sair apenas por um link, vc nao vai conseguir fazer download a 12Mb, eu no seu lugar colocaria 1 dasl para diretoria, 1 para financeiro, 1 pra RH e assim por endiante, usando 10.0.0.0/8 ficaraia tudo na mesma rede, mas cada grupo de computadores para um link defenindo, mudando apenas o gateway, iria fazer isso no comesso, opiniao dada.
    Última edição por AltoValeNet; 15-03-2011 às 08:36.

  18. #18

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Cara, já passei por isso quando a empresa em que trabalho precisou trocar de link.
    Primeiro você tem que decidir se vai rotear os modens para cada um ter um IP diferente e conectá-los ao switch ou se você vai ter um servidor com 7 interfaces de rede (seja um server comum ou uma RB). Se for server comum, aconselho você a comprar uma licença atualizada do MK, que é acessível e você ainda ganhará suporte da Mikrotik brasil. O balanceamento não funciona muito bem na versão craqueada. Aconselho você a comprar a RB que o pessoal comentou que tem várias interfaces de rede.

    Boa sorte

  19. #19

    Padrão Re: Vários Links adsls

    Olá amigo,, bom dia,, naum sei e nem me interessa a finalidade de seus 6 links, mais te indico que compre uma RB493 tem 9 portas LAN. faz um load balance e joga em um swith.. pronto caso resolvido...

    Boa Sorte

  20. #20

    Padrão Re: Vários Links adsls

    ola moises
    entre em contato comigo pelo msn ou telefone disponivel no meu perfil
    farei o dimensionamento ai pra vc deste possivel servidor mas talvez uma rb seja a solução

    abraço