+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    Olá pessoal, primeiramente eu gostaria de parabenizar a todos que participam deste forum que é sem dúvida uma ferramenta muito importante para todas as pessoas que trabalham ou pretendedem trabalhar com redes wireless...E eu gostaria que aguem me ajudasse com algumas duvidas que tenho sobre um enlace rb 411 + xr9 900mhz 45km, eu consegui fechar com -70 variando pra -75 e trafega durante o dia entre 1,5mb e 2mb o problema é q das 19:00 até as 6:00 da manhã o link fica orrivel não passa mais que 200kbps e o incrivel é o sinal chega nesse horario -68 resumindo melhora o sinal e piora o throughput...se alguem puder ajubdar a desvendar esse mistério desde já agradeço.abraços..

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    já tentou trocar de frequencia ?

  3. #3

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    já tentou trocar de frequencia ?
    opa.. tudo bom?.. amigo eu já troquei de frequencia já troquei a banda que inicalmente eu estava usando 2.4ghz-10mhz / 2432 dai mudei para 2.4ghz-5mhz / 2442, eu notei uma pequena melhora no nivel de sinal, mais tbm notei q o trafego diminuiu, as comdições desse enlace não são tão boas tbm não, um dos pontos é bastante alto 316m acima do nivel do mar e o outro a 30m sendo que entre eles tem um ponto q chega a 208m... eu to pensando em mudar de frequencia sair do 900mhz e passar para 5.8 com kit rocket m5 da ubiquiti o vcs acham será q fecha esse enlace pelo menos com uns 10mb full?

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    voce devia ter feito isto desde o começo 900 mhz so para pouca distancia ,em casos de vizada muito obstruidas .
    melhor ponto a ponto 5,8 com repetidor no caminho se passa ate mas de 10 mega

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    Citação Postado originalmente por geazyoso Ver Post
    Olá pessoal, primeiramente eu gostaria de parabenizar a todos que participam deste forum que é sem dúvida uma ferramenta muito importante para todas as pessoas que trabalham ou pretendedem trabalhar com redes wireless...E eu gostaria que aguem me ajudasse com algumas duvidas que tenho sobre um enlace rb 411 + xr9 900mhz 45km, eu consegui fechar com -70 variando pra -75 e trafega durante o dia entre 1,5mb e 2mb o problema é q das 19:00 até as 6:00 da manhã o link fica orrivel não passa mais que 200kbps e o incrivel é o sinal chega nesse horario -68 resumindo melhora o sinal e piora o throughput...se alguem puder ajubdar a desvendar esse mistério desde já agradeço.abraços..
    amigo 45 km, com 900mhz, fica orrivel mesmo ele é para até + ou - 20 a 25 km, depois disso, só colocando um torre no meio, se tiver boa visada tenta colocar um ponto em 5.8.

  6. #6

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    olha só eu fiz esse enlace a uns 03 anos já e funcionava rasoavelmente bem pasando entre 2.5 e 3mb, só q de uns 06 meses pra ká comessou a dar problemas e eu imagino q o q trouxe esses problemas foi a instalação de 03 torres da claro q fazem justamente o msm trajeto, uma proximo ao ponto A uma no meio do enlace e outra proximo ao ponto B... será q é isso mesmo?

    obrigado a todos abraços...

  7. #7

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    estou pensando seriamente em mudar para o ROCKET M5 com antenas 34dbi ubiquiti, mais eu não queria fazer nenhum ponto no meio deste enlace gostaria de fazer direto se alguem puder me ajudar eu agradeço... segue prints de testes q fiz no LigowaveLinkAnalysis vejão ae e postem suas opiões por favor, preciso ter a certeza q passa pelo menos 10mb só isso.. heheheh..

    desde já muito obrigado a todos..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem enlace 01.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	44,1 KB
ID:      	20607   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         coordenadas do enlace.jpg
Visualizações:	127
Tamanho: 	44,9 KB
ID:      	20608  


  8. #8

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    Amigo, te aconselharia mudar seu sistema, pois sua visada esta limpa! semente a linha fresnel que nao esta em 100% mas se vc colocar as dish 34dbi e o radio setado com a canalização de 10mhz, nao use o 40 e nem o 20, pois a banda sua é pouca e não precisa de mais do que 10mb de trafego não é?
    faz estes procedimentos que vc irá ficar tranquilo ok! Grato.

    Att:

    Fábio Gonçalves
    (64)9999-3333
    Chip7 Informática
    <<Soluções em enlaces e sistemas de Segurança Digital>>

  9. #9

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    como é que eu faço pra setar o canal 10mhz no ROCKET? grato!

  10. #10

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    Olá! na aba "WIRELESS" clique em "CHANNEL WIDTH" e sete a 10mhz, pois a canalização deste tipo a onda do sinal vamos dizer que abre mais em onda ok!
    Grato.

    ATT:

    Fábio Gonçalves
    (64)9999-3333

    Chip7
    <Soluções em tecnologia Digital>

  11. #11

    Padrão Re: ENLACE RB 411 + XR9 900 MHZ 45KM

    Boa noite amigo,
    Eu acabei de fazer um link aqui horrivel pra valer, 30km sem visada com ponto dentro de um vale a 290m e outro ponto em cima de um plato mas nao na beirada, pra dentro, com altitude 540m e um baita morro no pe da cidade, fechou legal com 2 xr9, fraco mas fechou. Eu acho que como o seu link esta meio velho como voce disse (3 anos) pode ser que seja problema nos cabos conexoes ou nos pigtails, pois o cobre com o tempo fica sulfatado e acaba prejudicando a passagem da corrente eletrica que justamente trafega pela "pele" do condutor. qualquer sinal de oxidaçao ali prejudica 100%. Voce citou que a noite cai mais ainda mas o sinal melhora, eu acho, apenas minha opiniao, a noite o uso das frequencias e menos intenso, entao por um lado voce tem ganho de db´s como voce disse que vem pra -68, mas o trafego piora, pode ir com quase 100% de certeza que é nos cabos/conectores, a noite a temperatura cai e aumenta a indutancia nos condutores, se estes tiverem qualquer traço de umidade e oxidaçao, a noite essa caracteristica de atenuaçao evidencia, e por isso quando o trafego passa a resistencia do condutor aumenta devido a corrosao ou umidade e dai cai o trhoghput, mas o sinal fica bom pq a noite é mais limpo o espectro. Tenta trocar os condutores, sai barato e pode resolver seu problema. abraços