Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Energia solar

    Alguem aqui tem um projeto pronto de energia solar pra funcionar 3 rb600 que possa me ajudar? vale 10 pontos de reputação quem ajudar rsrsrs grato

  2. #2

    Padrão Re: Energia solar

    Reputação se conquista, não se compra

  3. #3

    Padrão Re: Energia solar

    querido, oque você entende por comprar? você chega num mercado e pega as coisas e oferece reputação? acabou de perder um pouquinho da sua por fazer comentario nd haver. e estou pedindo ajuda e não vendendo inteligencia pra vc.

  4. #4

    Padrão Re: Energia solar

    mais obrigadissimo pela sua ajuda.

  5. #5

    Padrão Re: Energia solar

    Meu caro, você exagerou mesmo nesse lance de reputação. Bato uma aposta também que tu nem se quer procurou no forum sobre o assunto em questão. Mas dá uma olhada no "wiki", já vim um tuto de como montar um sistema energia solar. Grande abraço.

    Tutoriais/Wireless/solar - Under-Linux.Org Wiki

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Energia solar

    Cada cartão usa 4,29 watts aproximadamente (O XR5) .a RB600 consome aproximadamente os 30 watts ligado a 24 volts ...
    nos diga quantos mini pci vai usar nessa rbs e o modelo ....

  7. #7

    Padrão Re: Energia solar

    Sem falar que "projeto" não é bem o que precisa pro caso, precisa sim um medidor pra saber quanto o hardware na configuração atual (Bridge ou roteando, pouco ou muitos clientes, muito ou pouco trafego, uso contínuo ou de madrugada fica vazio) consome pra com base em cada caso determinar o painel, controlador e as baterias "na medida".

    Ou fazer o mais simples, pegar esse consumo maximo que o Laurence passou e multiplicar por 24 horas, terá o consumo diário SE TUDO FICASSE EM FULL AS 24 HORAS. Aí é só pegar os paineis que somados carreguem o valor total do consumo diário. Será uma conta superficial e o resultado será um sobredimensionamento enorme. Mas sem medir o consumo em cada caso é impossível ter "projeto" (Sinceramente acho que o termo 'projeto' não cabe nesses casos, não é necessario projetar nada e sim descobrir paineis de quantos watts seriam necessarios pra um consumo X de amperes por dia na tensão desejada. Ligar os paineis paralelos ou em serie num controlador de carga, e este em baterias em serie ou paralelo não requer "projeto"... seria como ter datasheet de lanterna a pilha...)
    Última edição por rubem; 15-04-2011 às 01:54.

  8. #8

    Padrão Re: Energia solar

    Amigo, para cada RB600, completa com cartão R52, vc deve usar um painel de 85w, 1 controlador de 15a e uma bateria de 100ah.

    Tenho alguns POP's assim aqui na minha cidade.

    Não tem mistério!!!!

  9. #9

    Padrão Re: Energia solar

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    Cada cartão usa 4,29 watts aproximadamente (O XR5) .a RB600 consome aproximadamente os 30 watts ligado a 24 volts ...
    nos diga quantos mini pci vai usar nessa rbs e o modelo ....
    OPA eu vou usar 3 rbs 600 com 10 cartoes totais. precisaria de uma solução pra carregar 2 baterias de 150a cada,

    vlw

  10. #10

    Padrão Re: Energia solar

    Amigo
    Qual e a intensidade de sol na sua regiao? Tem energia eletrica nas suas torres ou somente energia solar? e a quanto tempo vc usa esta formula?

    Grande abraço!!!

    Citação Postado originalmente por geovane Ver Post
    Amigo, para cada RB600, completa com cartão R52, vc deve usar um painel de 85w, 1 controlador de 15a e uma bateria de 100ah.

    Tenho alguns POP's assim aqui na minha cidade.

    Não tem mistério!!!!

  11. #11

    Padrão Re: Energia solar

    Só complementando a ideia.... Existe a opção de implantar energia eólica. Em regiões onde venta muito seria um ótima alternativa e também serve como um tipo de rendundância da sua fonte de alimentação, sem contar que é uma mão-na-roda em dias de chuvas, nublados e principalmente no inverno.

  12. #12

    Padrão Re: Energia solar

    Amigo, se fosse eu usaria 1 kit para cada RB, embora vc pode usar paineis com maior capacidade.
    1 painel de 85 1 controlador de 15a 1 bateria de 100 ou 150 ah para cada RB.
    Compro deste pessoal: Emp

  13. #13
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Energia solar

    indico usar 2 placas de 135 w com controlador de carga ....
    baterias eu aconselho usar as new max agm pois fiz alguns teste assim :
    CARGA: Agm pega carga 5 a 10x mais rápido que as de água, fiz um teste em 1 hr carreguei uma agm 150amp, em 5hs nao carreguei uma água de150 amp .
    no seu caso 2 NewMax 80Ah é mais que o suficiente ....
    é cara? é, mas é um investimento muito bem aplicado pois a vida util delas é de 8 a 10 anos ...
    é instalar e esquecer ....
    Última edição por laurence669; 15-04-2011 às 12:27.

  14. #14

    Padrão Re: Energia solar

    no meu aqui eu uso painel de 200w e 2 baterias de 150a, em serie para 24v. Estou com 1 rb 433ah 3 cartoes engenius de 800mw "NÃO USO ESTA POTENCIA TODA" mais rocket m5 e uma central de choque e alarme.

  15. #15

    Padrão Re: Energia solar

    Aqui na empresa, a equipe responsável pela wireless vai montar um sistema de energia solar num cantão da cidade onde não chega energia hidrelétrica, nunca montei esse sistema, mas me bateu uma dúvida, e quando chover três dias direto? Os raios ultravioleta passam pelas nuvens? Ou, como o sistema de sustenta?

  16. #16

    Padrão Re: Energia solar

    Em tempo nublado o painel capta energia assim mesmo, num nível bem menor mas capta. Por isso insisto que o PRIMEIRO passo é saber quanto o hardware gasta NA PRATICA durante um dia. Somar os consumos nas 24 horas e não apenas medir o consumo em full e idle. Com o consumo total em mãos escolhe baterias que sustentem o sistema mesmo que os paineis operem com meia potencia por alguns dias.
    ("Quantos dias" depende do lugar. Imagino que em Campos do Jordão fique nublado varias semanas, enquanto aqui no meio do cerrado no centro-oeste mais que um dia nublado é rarissimo)

    Os paineis são vendidos com potencia a 1000W.m², que é incidencia de sol num dia de sol proximo aos tropicos, dias ensolarados proximo a linha do equador tem incidencia bem maior, naturalmente então os paineis captam mais energia. Mas o fabricante tem que nomear a placa de acordo com a captura a 1000W.m².
    Isso de certa forma ajuda nos dias nublados, já que em dias de sol boa parte do pais passa mais que 6 horas com quase 3000W.m², em dias nublados é bem comum ocorrer a carga quase normal dependendo dos paineis (Angulos, temperaturas).
    Alias, interessante notar que o painel frio (25ºC, em dia nublado) tem eficiência maior que o painel quente (45ºC, com sol a pino), tá certo que o rendimento muda só 10%, mas isso faz com que dias nublados não tenham tão pouca captação de energia.

    Insisto que não precisa projeto, o que precisa é conhecer o consumo dos equipamentos, a forma de carga das bateria usadas (Quase sempre se usa chumbo-acido), e o rendimento dos paineis. Isso não se aprende ou ensina num post apenas, precisa ter conhecimento de eletrica/eletronica.

  17. #17

    Padrão Re: Energia solar

    Obrigado Rubem, com eu disse anteriormente outra equipe daqui da empresa está implanto sistema solar no cantão da cidade, assim que terminarem vou postar o que foi usado (equipamentos) e o sistemas solar. Grande abraço

  18. #18

    Padrão Re: Energia solar

    Aqui uso 1 painel de 85w e 1 bateria de 115ah para uma RB433 com 3 cartão (2xr5 / 1 r52h) e esta funcionando a uns 2 anos ou mais, sem problemas.

    Então como o 'rubem' disse, tem que saber o consumo sem o consumo correto dá pra fazer por estimativa mas com isso terá um super-dimensionamento , gastando mais que precisa, mas para medir o consumo real é complicado, então o jeito é calcular e dizer por estimativa mesmo! Compra um controlador de carga mais caro que tenha monitoramento no mesmo, assim você saberá se esta tendo alguma falha de dimensionamento no seu sistema!

    Link do controlador: CONTROLADORES DE CARGA 12/24 Volts 40A PARA PAINÉIS SOLARES - R$ 595.00 em MercadoLivre

    Tenho contato com ótimo preço de painéis.

    - Painel de 85w por R$ 900,00
    Última edição por olivionet; 16-04-2011 às 09:42.

  19. #19

    Padrão Re: Energia solar

    As vezes acho que se tem muita preocupação desnecessaria com o controlador de carga.

    Isso não se aplica ao controlador sugerido pelo olivionet, que tem features excelentes pra quem pode pagar.

    Vamos ao caso hipotético do painel de 85W. Com bateria descarregada, e sol a pino, 85W são uns 7,5A na saída do controlador, se tiver RB pendurada em paralelo e o sol num angulo propício o painel pode captar não 85W, mas sim até 110W, que pode significar uns 7A na entrada do controlador, e uns 10A na saída.
    Significa que um controlador "mais em conta" de 10A vai aguentar? Sim, vai aguentar... por umas semanas ou dias, eles nem sempre aguentam calor demais, são "meros mosfets mortais" como qualquer equipamento.
    Devo então nesse caso hipotético compra um controlador de carga que custa 5x mais caro, mas ao menos é pra 30A? Aí já é exagero, no meio do caminho tem controladores de 15A, 18A, 20A, etc, que dariam conta do recado. Veja que um controlador de carga com "suporte" a 20A pode queimar por excesso de calor igual, tem que ver que temperatura o fabricante informa como "suportadas", mas infelizmente a maioria dos fabricantes não faz uma tabela indicando que 20A é suportado apenas com menos de 40ºC, e que acima de 50ºC (No case do controlador) o suporte cai pra 18A, e com mais de 70ºC (Facil de chegar em controladores baratos sem fan, mesmo com pwm) o suporte é pra menos de 14A!!!

    Além dos paineis preferirem temperatura menor (Mas isso não tem como controlar, já que ficam no sol), as baterias tem operação melhor em temperaturas amenas, e o controlador de carga idem. Alias, muito controlador de carga faz flutuação em 13,8V, isso é flutuação pra quando a bateria fica a 25ºC, se ele fica em local quente, a 32 ou 35ºC melhor baixar isso pra 13,2V, mas controladores baratos não tem função de ajuste de tensão de saída. Veja que isso é temperatura da bateria, não do ambiente, esta se ficar no chão geralmente fica fria, abaixo de 28ºC mesmo que o ambiente fique em 35ºC.

    A "casa" onde bateria e controlador ficarão tem uma bela importancia, assim como o angulo do painel tem varios fatores físicos pra ajudar ou atrapalhar, mas não precisa projeto, precisa só fazer uma otimização da instalação em cada local disponível.

  20. #20

    Padrão Re: Energia solar

    Parabéns rubem ...

    Quanto a 'casa' onde a bateria fica e controlador, como indica que fique ?

    Uso bateria a uns 12 mts (2º estaio) e controlador dentro da caixa de bateria e painel um pouco acima, correto ???

    Aproveitando o tópico:
    Estou querendo em outra torre colocar 4 baterias 105ah, estava pensando em colocar no pé da torre como nas teles (armários) alguém tem fornecedores de armários outdoor ?