Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Parabéns pela iniciativa excelente trabalho, creio que vai servir para aumentar a qualidade da conexão de muitos colegas.

  2. #22

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, li o tutorial mas ainda não fiz o teste, mas gostaria de fazer uma pergunta para ver se entendi a utilidade destes recursos.

    Por exemplo, hoje tenho minha rede toda em bridge e tenho um servidor Mikrotik fazendo PPPOE e outros serviços.

    Em alguns casos quando a rede é roteada cada setor da rede (cada RB que atende clientes) passa a ser um servidor PPPoE também, pelo fato dos pacotes PPPoE não conseguirem chegar até o servidor, pois agora não existe mais a bridge e os pacotes param logo na RB.

    Se eu passar minha rede para roteada, mas usar os recursos de MPLS/VPLS eu consigo fazer funcionar como se fosse uma bridge, fazendo com que os clientes venham autenticar no servidor PPPoE ?


    Ou entendi td errado ?? rsrsrs

    Obrigado desde já !

    Ninguém ?

  3. #23

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Pessoal, li o tutorial mas ainda não fiz o teste, mas gostaria de fazer uma pergunta para ver se entendi a utilidade destes recursos.

    Por exemplo, hoje tenho minha rede toda em bridge e tenho um servidor Mikrotik fazendo PPPOE e outros serviços.

    Em alguns casos quando a rede é roteada cada setor da rede (cada RB que atende clientes) passa a ser um servidor PPPoE também, pelo fato dos pacotes PPPoE não conseguirem chegar até o servidor, pois agora não existe mais a bridge e os pacotes param logo na RB.

    Se eu passar minha rede para roteada, mas usar os recursos de MPLS/VPLS eu consigo fazer funcionar como se fosse uma bridge, fazendo com que os clientes venham autenticar no servidor PPPoE ?


    Ou entendi td errado ?? rsrsrs

    Obrigado desde já !

    Ninguém pode tirar minha dúvida ?

  4. #24

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Olá amigo.

    Sim é possivel você ter essa solução na sua rede de centralização.
    com o Tunel VPLS você pode criar esta transparencia pelos roteadores.

  5. #25

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Olá amigo.

    Sim é possivel você ter essa solução na sua rede de centralização.
    com o Tunel VPLS você pode criar esta transparencia pelos roteadores.
    Amigo, muito obrigado pelo retorno.

    Então utilizando túnel MPLS minha rede seria roteada, mas trabalharia transparente como se fosse uma bridge? Qual ganho que se tem ao fazer essa migração? Todo tipo de pacote trafegaria na rede toda como no caso de uma bridge?

    Aproveitando, tenho visto que o pessoal comenta muito que ganha desempenho ao utilizar MPLS ao invés de usar WDS.

    Porque se dá esse aumento de desempenho?

  6. #26

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Você estaria usando o protocolo MPLS com tuneis VPLS... são serviços que trabalham em conjunto beneficiando o desempenho da rede.

    Nao seria como uma bridge, pois a sua rede seria roteada, então você nao teria um broadcast total.

    Sim neste caso o WDS tem desempenho inferior devido a agregação de frames....veja que eu explico em um trecho no tutorial.

  7. #27

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Tenho umas duvidas, primeiramente muito bom o pdf da explicação..
    Queria saber se seria possível configura a rede inteira por mpls+vpls, deis da rb 1100, nos ptps/receptor nos aps/transmissor dos cliente, seria seguir a lógica do pdf?
    Usu rocketm5+basestation com uma rb 450g para gerencia, seria possivel tambem fazer que so a rb 1100 seja o concentra-dor da rede inteira, o vpls faria isso ou teria que usar pppoe-relay ou Eoip-tunnel. Autenticação por PPPOe. Tenho alguns ptp feito por rocket+disk como seria.. e por airgrids.. deixaria as configuração por wds mesmo, mais nas rbs onde gerencia os rocketm5+basestation configuraria o mpls+vpls.. Duvidas + Duvidas rsrsrs..

  8. #28

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Entao amigo o MPLS ele é utilizado na nuvem da rede.... ou seja interligando backbones e backhaul.

    Usar até o cliente final, ficaria mais complexo..... a não ser que seja empresarial ou outros.

    Eu estou para começar a montar novamente meu lab de testes, unindo antenas e routers com OSPF, MPLS e VPLS.... usando rockets e APs e outros para teste.

    Estou precisando de tempo para retomar os estudos, pois faz tempo que não exploro o MK.

    O ideal e irem tentando fazer o mesmo e postando os métodos utilizados para irmos discutindo problemas e soluções......pois esse modelo de rede é de alto nivel, se estiver bem feito.

    Vou começar a explorar o Wiki da MK Category:Manual - MikroTik Wiki
    Se tiverem resultados de testes, por favor postem ai para discutirmos.

    Abração
    Gustavo

  9. #29

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Entao amigo o MPLS ele é utilizado na nuvem da rede.... ou seja interligando backbones e backhaul.
    Amigo, neste caso de usar para backhaul, então quando eu fosse fazer um novo PTP e optasse em usar rádios da Ubiquiti, como o Rocket por exemplo para fechar o PTP, eu estaria perdendo os benefícios da minha rede feita utilizando MPLS?

    Pois neste caso eu até poderia ter uma RB antes do Rocket fechando o túnel, mas ao fazer o WDS entre os Rocket's ele voltaria a ter o mesmo desempenho que se eu estivesse usando a rede em bridge fazendo WDS entre 2 RBs?


    Obrigado novamente. Este tópico está ficando muito bom.

  10. #30

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon Ver Post
    Amigo, neste caso de usar para backhaul, então quando eu fosse fazer um novo PTP e optasse em usar rádios da Ubiquiti, como o Rocket por exemplo para fechar o PTP, eu estaria perdendo os benefícios da minha rede feita utilizando MPLS?

    Pois neste caso eu até poderia ter uma RB antes do Rocket fechando o túnel, mas ao fazer o WDS entre os Rocket's ele voltaria a ter o mesmo desempenho que se eu estivesse usando a rede em bridge fazendo WDS entre 2 RBs?


    Obrigado novamente. Este tópico está ficando muito bom.
    Então Gustavo, neste caso eu não cheguei a testar o MPLS assim.... ja ouvi um pessoal dizer que ia utilizar ou usou....isso será um dos testes que irei fazer.

    No meio fisico talvez tenha essa perda, mais os dados serão trafegados de qualquer forma pelo Túnel VPLS que fará os transporte das tags MPLS agilizando o roteamento.

  11. #31

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Entendi.

    Este ganho que ocorre ao utilizar MPLS em relação à WDS, é ganho em banda, processamento ou estabilidade, ou ambos? rsrs

  12. #32

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Banda é o principal fator, pois só assim você consegue atingir velocidades dos cartões 802.11n.
    Processamento depende do seu equipamento, e estabilidade também depende do qualidade do seu enlace.

  13. #33

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Bom pessoal blz

    Quero pedir uma ajudinha pra quem conhece sobre MPLS.

    Eu fiz um enlace em MPLS/VPLS de 2km. Criei a vpls agreguei os ips nas respectivas interfaces, e um ip diferente na bridge para mim ter acesso remoto as rbs. Entao me deparei com o seguinte, lá em LDP Settings eu preciso adicionar o IP da interface que recebe a VPLS, mas se eu quiser prosseguir com outro enlace apartir desta mesma rb, eu nao vou poder pois nao posso colocar o mesmo ip na interface de saída da rb pois ira desconectar a de entrada. O que eu faço agora colegas? eu preciso urgente estou migrando minha rede e meus clientes estão sem internet.

    RB1 (somente a saída):

    Ip da interface de saída: 10.0.0.1/24
    Ip da bridge: 172.16.11.1/16
    Ip configurado em LDP Settings (MPLS): 10.0.0.1

    RB2 (rb intermediária):

    Ip da interface de entrada: 10.0.0.2/24
    Ip da bridge: 172.16.11.2/16
    Ip configurado em LDP Settings (MPLS): 10.0.0.2 ( e teria q ser configurado o IP 10.0.0.3 no mesmo lugar pra conectar a interface de saida)
    Ip que teria que ser configurado na interface de saída: 10.0.0.3/24 (mas na MPLS está o outro IP entao nao vai conectar)

    RB3 (ponta):

    Ip que teria q ser configurado na interface de entrada: 10.0.0.4/24
    Ip da bridge: 172.16.11.3/24
    Ip que teria q ser configurado em LDP Settings (MPLS): 10.0.0.3 ( e teria q ser configurado o IP 10.0.0.4 no mesmo lugar para conectar a interface de saída )


    E não consigo fazer funcionar. Acho que vou ter que voltar para o WDS mesmo, mas meus cartões são todos 802.11n

    Obrigado e estou no aguardo dos amigos!

  14. #34

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por len0n16 Ver Post
    Bom pessoal blz

    Quero pedir uma ajudinha pra quem conhece sobre MPLS.

    Eu fiz um enlace em MPLS/VPLS de 2km. Criei a vpls agreguei os ips nas respectivas interfaces, e um ip diferente na bridge para mim ter acesso remoto as rbs. Entao me deparei com o seguinte, lá em LDP Settings eu preciso adicionar o IP da interface que recebe a VPLS, mas se eu quiser prosseguir com outro enlace apartir desta mesma rb, eu nao vou poder pois nao posso colocar o mesmo ip na interface de saída da rb pois ira desconectar a de entrada. O que eu faço agora colegas? eu preciso urgente estou migrando minha rede e meus clientes estão sem internet.

    RB1 (somente a saída):

    Ip da interface de saída: 10.0.0.1/24
    Ip da bridge: 172.16.11.1/16
    Ip configurado em LDP Settings (MPLS): 10.0.0.1

    RB2 (rb intermediária):

    Ip da interface de entrada: 10.0.0.2/24
    Ip da bridge: 172.16.11.2/16
    Ip configurado em LDP Settings (MPLS): 10.0.0.2 ( e teria q ser configurado o IP 10.0.0.3 no mesmo lugar pra conectar a interface de saida)
    Ip que teria que ser configurado na interface de saída: 10.0.0.3/24 (mas na MPLS está o outro IP entao nao vai conectar)

    RB3 (ponta):

    Ip que teria q ser configurado na interface de entrada: 10.0.0.4/24
    Ip da bridge: 172.16.11.3/24
    Ip que teria q ser configurado em LDP Settings (MPLS): 10.0.0.3 ( e teria q ser configurado o IP 10.0.0.4 no mesmo lugar para conectar a interface de saída )


    E não consigo fazer funcionar. Acho que vou ter que voltar para o WDS mesmo, mas meus cartões são todos 802.11n

    Obrigado e estou no aguardo dos amigos!
    no final dessa pagina Transparently Bridge two Networks using MPLS - MikroTik Wiki vai encontrar como adicionar mais estações, creio q adiconando mais um cartao e fazendo a bridge corretamente conseguirá seguir com sua rede.

  15. #35

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Exato amigo....você terá apenas que setar para AP Bridge a interface e criar a quantidade tuneis que for necessário.
    No exemplo do Wiki ele te mostra como fazer.

    Veja se é isso mesmo o que procura.
    Abs

  16. #36

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    no final dessa pagina Transparently Bridge two Networks using MPLS - MikroTik Wiki vai encontrar como adicionar mais estações, creio q adiconando mais um cartao e fazendo a bridge corretamente conseguirá seguir com sua rede.
    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Exato amigo....você terá apenas que setar para AP Bridge a interface e criar a quantidade tuneis que for necessário.
    No exemplo do Wiki ele te mostra como fazer.

    Veja se é isso mesmo o que procura.
    Abs
    Muito obrigado amigos, mas não é isso que eu estou procurando. Ali mostra como eu criar multiponto, o AP serve para as outras 2 estações. Mas na verdade o que eu preciso é o seguinte:

    ip bridge (para acesso) 172.16.11.1/16 .....172.16.11.2/16 ... 172.16.11.3/16 . 172.16.11.4/16
    ................Estação 1 AP (principal saída) ---> estação 2 ---> estação 3 ---> estação 4
    ip da wlan1 10.0.0.1/24..............................10.0.0.2/24 .... 10.0.0.3/24 ... 10.0.0.4/24


    em cada estação eu preciso configurar o ip da LDP:


    # --enable LDP--/mpls ldp set enabled=yes lsr-id=172.16.0.3 transport-address=172.16.0.3/mpls ldp interfaceadd interface=wlan1
    mas nas estações do meio, exemplo a 2 e 3, eu precisaria configurar 2 ips para poder conectar com a estação anterior e a posterior, senão o MPLS fica em vermelho. Mesmo adicionando as 2 interfaces, criando as 2 vpls's uma para cada interface, não dá certo. Preciso da ajuda do vocês pra resolver pois meus users estão sem conexão desde ontem ;/ hehehe

    Obrigado pela compreensão e desculpa qualquer coisa!
    Última edição por len0n16; 23-09-2011 às 11:06.

  17. #37

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Galera consegui. A solução foi setar o IP de transporte não em LDP Settings, e sim quando adiciona a interface na MPLS.

    Antes eu fazia assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	769
Tamanho: 	35,8 KB
ID:      	27909

    Agora eu faço assim:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	734
Tamanho: 	37,0 KB
ID:      	27910

    Ficou bom. Desculpe o transtorno e obrigado!

  18. #38

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Obrigado,vou tentar implementar.

  19. #39

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por DanielVieceli775 Ver Post
    Obrigado,vou tentar implementar.
    Opa cara blz. Foi em algum curso de Mikrotik em chapecó ano passado? axo que te vi por lá.

    Valeu!

  20. #40

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por Gustavinho Ver Post
    Entao amigo o MPLS ele é utilizado na nuvem da rede.... ou seja interligando backbones e backhaul.

    Usar até o cliente final, ficaria mais complexo..... a não ser que seja empresarial ou outros.

    Eu estou para começar a montar novamente meu lab de testes, unindo antenas e routers com OSPF, MPLS e VPLS.... usando rockets e APs e outros para teste.

    Estou precisando de tempo para retomar os estudos, pois faz tempo que não exploro o MK.

    O ideal e irem tentando fazer o mesmo e postando os métodos utilizados para irmos discutindo problemas e soluções......pois esse modelo de rede é de alto nivel, se estiver bem feito.

    Vou começar a explorar o Wiki da MK Category:Manual - MikroTik Wiki
    Se tiverem resultados de testes, por favor postem ai para discutirmos.

    Abração
    Gustavo
    Fala Gustavinho, precisando de mentes para compartilhar seus raciocínios estou a posto. Também estou precisando criar um cenário parecido com o seu, e pela minha inexperiência não sei por onde começar. Parabéns pelo belo trabalho. Abraços
    [email protected]