Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    - Olá pessoal.
    Com a idéia de explorar novas práticas em cima do RouterOS, fiz alguns testes utilizando o protocolo MPLS com túneis VPLS em um enlace 802.11n com bridge transparente.

    - Então resolvi descrever em forma de tutorial o método utilizado, e contribuir com o fórum para que todos comecem a explorar também.

    - Foram utilizados os cartões R52n em uma RB600 e 433AH.

    Estou postando em PDF por ser mais prático.
    Espero que ajude, sugestões serão bem vindas a todos.

    Até ....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Tutorial-MPLS.pdf  

  2. #2

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    parabéns pela iniciativa men tem minha estrelinha

  3. #3

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    amigo, hoje uso todas as pontes como brideg, no que me ajuda isso? performance?

  4. #4

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por powernetscm Ver Post
    amigo, hoje uso todas as pontes como brideg, no que me ajuda isso? performance?
    Ajuda muito no troughput e desempenho dos cartões N se hoje você usa WDS apenas pelo repasse de MAC.
    Última edição por bjaraujo; 17-03-2011 às 15:08.

  5. #5

    Smile Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Olá amigo boa noite. Seu tutorial é nota 1000! consegui fazer certinho funcionar. Agora como eu faço para poder me conectar às outras RBs via IP ? não estou conseguido ter acesso as Rbs que estão na frente, pode me dar uma ajuda ?

    Eu geralmente usava WDS em todos meus enlaces, agora comecei usar cartões N e vi que o desempenho estava péssimo os XR5 eram bem melhores. Agora descobri como fazer mpls/vpls tenho essa dúvida. Vou dar um exemplo do que tenho:


    RB433AH _____ RB433AH _____RB433AH ___ RB433AH ...
    . \___ RB433AH ...
    172.16.11.10/16 -- 172.16.11.11/16 -- 172.16.11.12/16 -- 172.16.11.13/16
    . 172.16.11.113/16




    Cada RB possui 2 ou 3 R52Hn para fazer o enlace, e algumas tem XR2 para jogar o sinal para os clientes, e cada uma passará o sinal pra frente, e eu queria uma forma de enxergar essas outras RBs e conectar pelo IP delas.

    Obrigado e desculpe qualquer coisa, ainda sou meio leigo e estou aprendendo.

    Boa noite!
    Última edição por len0n16; 12-07-2011 às 21:11.

  6. #6

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Bom eu nao tenho PTP mais a minha forma de trabalho é a seguinte: Modem em Bridge, Rb 750g gerenciando hotspot/pppoe, Rb 433ah emissor de sinal tanto a 750g tanto a 433ah está em bridge, tenho uma nano engatilhada na 433ah so pra emitir 5.8 mais nao uso, so em eventuais ocasiao. Esse MPLS/VPLS entra na minha estrutura ou nao servirá para nada. Aguardo o estudo dos feras Grato.

  7. #7

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Otimo tutorial, hj em minha rede todas rb's fazem bridgeWDS, como o amigo disse acima que fiquei na duvida consigo enchergar normalmente as outras rb's que estão depois ?
    obg.

  8. #8

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    alguém dos amigos aí usa MPLS/VPLS na sua rede e poderia dar uma solução para podermos enchergar as rb's do enlace ? eu pretenderia mudar todos meus 14 enlaces para esse protocolo e tbm irei usar cartões n na maioria com antena dupla.

    obrigado!

  9. #9

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Estou na mesma situação, coloquei em campo esse enlace porem nao cosigo acessar as outras RBs por IP, somente por MAC e fica horroroso o acesso, muito lento, nao da nein pra trabalhar...

  10. #10

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Queridos, axo que axei uma solução, pelo menos aqui deu certo hehe
    eu fiz o seguinte, na hora de atribuir o ip à interface wireless (ex: 172.16.0.1/30) eu atribui: 10.0.0.1/24 (/24 pois vou ter bastante ip's e quero deixar todos em ordem), e na rb station coloquei: 10.0.0.2/24 . Beleza o túnel conectou e eu naveguei.
    Aí o ip: 172.16.11.10/16 (/16 pois também terei bastante rb's e deixarei na mesma faixa do meu servidor myauth3 para poder acessar mais facilmente sem precisar mudar ip no computador) atribuí à bridge que criei na rb AP, e consequentemente o ip 172.16.11.11/16 na rb station. Conectou todas as rb's pelo ip 172.16.11.xx/16 e o túnel continuou navegando (pelo menos por inquanto rsrs).

    Bom quem tiver alguma outra idéia posta por gentileza pra trocarmos conhecimentos.

    Obrigado.

  11. #11

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    queria aumentar o trougput da minha rede
    fazendo mpls isso sera possivel ?
    e possivel fazer em uma rede que esta toda em bridge com 12 ptp um seguido do outro ?
    me ajudem se alguem souber obrigado

  12. #12

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por conquesttelecom Ver Post
    queria aumentar o trougput da minha rede
    fazendo mpls isso sera possivel ?
    e possivel fazer em uma rede que esta toda em bridge com 12 ptp um seguido do outro ?
    me ajudem se alguem souber obrigado
    É possível sim amigo, mas se aumenta ou não o throughput ainda não pude testar, mas vou fazer minha rede inteira em mpls.
    Sei que tem bom rendimento se vc usar cartões N, cartões normais são limitados pela sua taxa de conexão de 54MB ou então em modo turbo co 108MB pode haver alguma diferença também, mas não tive a oportunidade ainda de testar em minha rede.

    Logo vou montar uma rede novinha, do início para substituir essa que estou vendendo, então vou postar meus testes.

    Obrigado galera

  13. #13

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    realmente funciona bem, fiz um enlace com cartoes N e NV2 passando 100mb Half... nao cheguei a testar em WDS fiz ja com MPLS por ter lido sobre as limitações do WDS...

  14. #14

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    ola Braw!!!

    seguinte teria como fazer varios enlaces com mpls um depois do outro ?

  15. #15

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por conquesttelecom Ver Post
    ola Braw!!!

    seguinte teria como fazer varios enlaces com mpls um depois do outro ?
    Sim amigo......porem você deve analisar bem a topologia pretendida....pois a nuvem MPLS geralmente forma a comunicação entre os roteadores CORE e de borda de rede.

  16. #16

    Smile Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Para complementar o post, vou postar um trabalho que fiz sobre o assunto.
    Da pra ter idéia a respeito pra quem ainda não entendeu muito bem.
    Só vai faltar uma simulação que eu havia feito em um software que demonstrava o funcionamento de uma rede com MPLS.
    se eu conseguir achar ele por aqui eu exporto e posto...

    T++ pessoal, postem resultados de testes para compartilhar experiencia.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos MPLS.pdf  

  17. #17
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    valeu pela contribuição!!!

  18. #18

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Para complementar o post, vou postar um trabalho que fiz sobre o assunto.
    Da pra ter idéia a respeito pra quem ainda não entendeu muito bem.
    Só vai faltar uma simulação que eu havia feito em um software que demonstrava o funcionamento de uma rede com MPLS.
    se eu conseguir achar ele por aqui eu exporto e posto...

    T++ pessoal, postem resultados de testes para compartilhar experiencia.

    Valeeu gustavinho69 ​pela contribuição!!!!!

  19. #19

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    veja se alguem ai vai me entender tenho rb1 ip 10.10.10.12 em uma torre rb2 10.10.10.13 outra torre rb3 10.10.10.14 topologia da seguinte forma rb 1 fecha ptp com a 2 a 2 tambem fecha ptp com a 3 como ficaria a configuracao mpls nesse caso?

  20. #20

    Padrão Re: Tutorial - MPLS/VPLS em enlaces 802.11n

    Pessoal, li o tutorial mas ainda não fiz o teste, mas gostaria de fazer uma pergunta para ver se entendi a utilidade destes recursos.

    Por exemplo, hoje tenho minha rede toda em bridge e tenho um servidor Mikrotik fazendo PPPOE e outros serviços.

    Em alguns casos quando a rede é roteada cada setor da rede (cada RB que atende clientes) passa a ser um servidor PPPoE também, pelo fato dos pacotes PPPoE não conseguirem chegar até o servidor, pois agora não existe mais a bridge e os pacotes param logo na RB.

    Se eu passar minha rede para roteada, mas usar os recursos de MPLS/VPLS eu consigo fazer funcionar como se fosse uma bridge, fazendo com que os clientes venham autenticar no servidor PPPoE ?


    Ou entendi td errado ?? rsrsrs

    Obrigado desde já !