+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    tenho o seguinte cenário:

    torre de distribuição:
    4 basestation 5ghz
    4 rocket m5

    clientes:
    23 nanostation m5


    a maior distancia entra o cliente e a torre é de 1.7km, isso não vai aumentar pois é o limite mesmo, agora tenho opção em usar a basestation 5ghz 17dbi ou 20dbi, qual a ideal para esta distância?

    fiz as simulações no airlink e 17dbi ficou muito bom, são bem mais baratas, mas tem um tamanho bem inferior em relação a de 20dbi, daí surgiu a dúvida se trata-se apenas de tamanho reduzido e potência ou se há diferença na qualidade.

    grato.

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    as de 20 faz 5 km de boa com airgrid 23 dbi ....
    com as de 27 faz até 15 a 20 km km ....
    temos 3 em uma serra dá para cobrir uma boa area ...

  3. #3

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    Citação Postado originalmente por rjardim Ver Post
    a maior distancia entra o cliente e a torre é de 1.7km, isso não vai aumentar pois é o limite mesmo, agora tenho opção em usar a basestation 5ghz 17dbi ou 20dbi, qual a ideal para esta distância?

    fiz as simulações no airlink e 17dbi ficou muito bom, são bem mais baratas, mas tem um tamanho bem inferior em relação a de 20dbi, daí surgiu a dúvida se trata-se apenas de tamanho reduzido e potência ou se há diferença na qualidade.

    grato.
    Sem dúvida para essa distância vc deve ficar com a de 17dbi. Não há a menor necessidade de colocar mais que isso para clientes tão próximos. Eu uso uma de 20 para clientes a 15km.

  4. #4

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    Bom. estava lendo as perguntas e respostas e me tirem uma duvida se possivel, vou colocar uma base station de 17 dbi..funciona bem num raio de 3,5 km??? usando rocket m5(torre) e nanostation loco m5 (cliente)?

  5. #5

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    Estou com este mesmo dúvida/problema, tenho na minha torre uma Basestation de 19 Dbi com um Rocket M5 e em cliente a 4 Km com um NanoM5 e não estou conseguindo sinal. O que pode ser?


    Allan

  6. #6

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    confere a visada, o país na configurção deve ser o mesmo e a banda tbm: 5,10,20,40mhz

  7. #7

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    Bom dia ai galera do mau kkkk

    viu to numa duvida do caramba

    eu coloco basestation 16 dbi 120 graus com rocket m5 pra fazer ap
    ou coloco nano m5 pra fazer ap
    qual é a melhor ?

  8. #8

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    Amigos em breve estarei trabalhando com M5 nas minhas torres e vou aproveitar o tópico pra perguntar a vocês o que fariam no meu lugar.

    Estou numa área totalmente poluída por 2.4, e que provavelmente em bem pouco tempo vai estar com o mesmo problema no 5ghz, devido ao barateamento dos preços e à concorrencia das teles. Pretendo poder fornecer planos de 5mb de dl a clientes em até 4 km de distância (up mínimo suficiente pra não compremeter o dl, algo em torno de 200k, nao sei ainda). Eu estava certo de colocar nanostations M5 (16dbi) nas torres e nano loco M5 nos clientes, mas agora (estava meio afastado e não estava a paro dos produtos novos que a ubiquiti vêm lançando) com esse basestation (nem achei isso no site da ubiquiti, isso é aquele rocket M? ele é só rádio, precisaria comprar antena tb, começa a encarecer um bocado) e o Airgrid. Esse airgrid eu achei interessante pq meu descontentamento maior com os nano é o fato de ter 60º de irradiação, isso vai poluir muito mais do que as direcionais que a gente se acostumou a usar trabalhando com 2.4ghz.

    O que fariam, nano M5 na torre e nanolocos m5 nos clientes? airgrid m5 nos clientes? basestations (onde consigo mais info sobre esses?) nas torres?

    Grato, abraços

  9. #9

    Padrão Re: Basestation 5 17dbi ou 20dbi

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    O que fariam, nano M5 na torre e nanolocos m5 nos clientes? airgrid m5 nos clientes? basestations (onde consigo mais info sobre esses?) nas torres?

    Grato, abraços
    A Basestation é a antena setorial da Ubiquiti própria pra ser usada com o Rocket M. Sem dúvida eu colocaria Rocket M5 c/ Basestation na torre e Airgrid M5 nos clientes.

    BaseStation Sectors | Ubiquiti Networks, Inc.

  10. #10

    Padrão Re:

    Concordo com o Katraka quanto a necessidade de se utilizar antenas de ganho tão alto para distâncias curtas. Antena de 20dbi são feitas para atravessar metade de uma cidade pequena.

    Ai entra a questão: se eu preciso cobrir uma distância de 2km de raio dentro do meu bairro, poderia usar tranquilamente as setores de 16 e 17dbi (pelo menos eu sei como fazer isso), no entanto essas antenas não são homologadas.

    Estive conversando com a consultoria da Streakwave sobre o interesse na homologação das setoriais de 16 e 17dbi, e o que me foi passado é que o pedido foi enviado ao laboratório de certificações e a resposta foi da impossibilidade em se fazer a homologação das mesmas em função de haver uma inconformidade técnica (citação concedida e autorizada pela consultora Márcia Palma, da Streakwave).

    Pelo que conversamos, a Ubiquiti não tem muito interesse em rever todo o projeto apenas para a adequação exigida pela Anatel. Ou seja, é melhor esquecer a possibilidade de contar com as antenas de 16 e 17dbi homologadas em um futuro próximo. A empresa que anunciar a homologação dessas antenas ou está de especulação ou conseguiu um modelo da antena com a alteração exigida pela Anatel apenas para os ensaios, o que eu acho muito cinematográfico (para não dizer fantasioso).

    Surge uma outra questão: se queremos utilizar antenas de menor ganho temos que apostar nas NanoStation M5, perdendo o poder de recursos do Rocket e perdendo em ângulo de cobertura na antena, já que a NS M5 possui abertura horizontal de apenas 45°.

    Se quisermos uma antena de menor ganho mas compensando no ângulo de cobertura, parte-se para o Bullet. Da mesma forma, perde-se o poder de recursos e desempenho do Rocket, além de perder-se o MIMO. Aliás, perde-se também a possibilidade de utilizar a faixa de frequências de 5.4, pois não há nenhuma antena setorial homologada para o uso nessas frequências.

    Resumindo, estamos amarrados ao uso das setoriais de 20dbi, não importa se a distância é curta ou longa. O bom projetista de redes wireless tem que cometer esse sacrifício por conta da impossibilidade de contar com equipamentos corretos para a sua realidade prática. Ou então corre o risco de ser autuado e multado porque usou uma antena de 16dbi, pensando em salvar o espectro do lugar onde trabalha.

    De qualquer forma, a resposta é uma só: ou faz o correto e destrói com o projeto técnico OU ENTÃO faz o errado e fica em paz com o espectro de RF. De qualquer forma temos que abrir mão de alguma coisa.