+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    galera bom dia
    vou relatar um problema que estou aqui
    tenho um link de 155 megas e dele parte para umas
    20 torres wireless, para usar toda essa banda
    lancei uma fibra a 4km onde tenho uma rede cabeada
    com 50 megas, deve ter uns 800 cliente nesse rede
    e joguei a metade da rede no conversor da fibra.
    e tudo ficou ligado da seguinte maneira.
    Internet ----mk----switer -----(torres e cabeada)
    após alguns minutos de operação as torres fica com ping alto
    dando algumas percas.
    coloquei um switer gerenciavel da CIANET com bloquei de portas
    todas as portas só conversa com a porta 1 determinada uplink
    melhoro 70% mais os pings entre as torres ainda aumenta depois de colocar colocar a cabeada
    alguem poderia me dar uma dica de estrutura perfeita ?
    obrigado a todo

  2. #2

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    Amigo, me diga uma coisa como anda a saude de seu servidor mikrotik, digo isso por que pode ser problema de desgaste ou sobre carga do servidor, da uma conferida no cabeamento utp, as vezes um cabo com defeito não conecta em 10/100 e sim 10/10, e vai que seja justamente um ponto critico na rede.
    A ligação das torres é feita pelo cabo ou em 5.8 saindo do ponto onde esta o servidor, se for experimente colocar um servidor mk para rede cabeada e outro para a wi-fi.
    ate mais

  3. #3

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    O básico,,,
    1. a distribuicao de ips está sendo feito em classe a, b ou c ?
    2. ja tentou usar outros tipos de routers, como cisco 3com planet e etc para aplicacoes de alta peformance
    3. como é feita a comunicação da saida do link com os demais aparelhos? esta ao menos em gb?
    4. servidores de dhcp e dns estao trabalhando em separado?
    5. está ativo o proxy? ( com mais de 250 clientes da ping alto ) ( esta em proxy transparente? )

  4. #4
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    Penso que voce com um Link de 150MB e 2.000 clientes já deveria ter sua rede totalmente estruturada, pelo que eu entendi, voce tem muitos PTP´s, mas nao tem sua rede padronizada/estruturada, sugestão pra sua situação só olhando com calma, pois se voce tem toda essa demanda de link e de clientes creio que não possa parar da noite pro dia tudo. e sim tem que ser avaliado com calma.
    quanto ao ping alto entre as repetidoras sugiro voce ir isolando o problema por pontos, (base -torre1),(base - torre2) e por ai vai. até encontrear as latencias altas, e ir solucionando, depois de feito isso voce parte pra estrutura(configurações, equipamentos) enfim, chamaria de "troubleshoot"
    até.
    qq coisa estamos ai!

  5. #5

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    provavelmente sua rede esta elegendo uma bridge remota como root... fazendo do que duplique ou triplique o trafego..

    monitore o trafego dos pontos e veja se o trafego da rede cabeada esta indo direto ou dando uma volta nos ptp :P

    aconteceu comigo isso !!

  6. #6

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    Caro Amigo,

    Trafego de 155Mbps não e pouca coisa hein, 2000 clientes então...

    Bom, topologicamente falando, o ideal seria você fazer o roteamento interno de toda essa rede, porem, creio que foi uma rede que cresceu em brigde, e rotear tudo isso nessa altura do campeonato seria uma loucura. Voltando para camada 2, camada bridge, a melhor forma de você "organizar" tudo isso e fazendo uma segmentação/setorização desta rede, bem como colocar autenticações em servidores separados para cada setor de rede. Desta forma você vai reduzir o broadcasting interno, e conseguir implementar um gerenciamento e monitoramento interno.

    Um projeto desta forma segmentado e setorizado te dará mais fôlego para o seu crescimento. Muito cuidado nesta hora, pois uma estratégia errada neste momento de crescimento pode significar perdas de clientes e abertura de mercado para concorrentes menores com uma rede mais estável, e conseqüentemente uma qualidade de serviço melhor, que é a busca de todo cliente.

    Qualquer duvida, entre em contato comigo.

    Atenciosamente

    André Ribeiro
    Ei Consulting
    Profissionalização de Provedores de Internet
    Skype: andrelmr

  7. #7

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    Acho que a rede cabeada não deve estar no mesmo "barramento" da internet rádio, deveria estar num servidor a parte porém controlado por algum sistema administrativo com radius. Ou seja duas redes, dois servidores, dois barramentos, sendo controlados por um único servidor radius e usando o mesmo link...

  8. #8

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    galera obrigado pelas resposta
    realmente não é pouca banda
    na verdade mesmo juntando todas minha operadora
    é um total de 185 megas as operadora são intelig é GVT
    já uso Radius e descobri suas vantagens e algumas desvantagens
    já tambem comprei um bloco de ip e estou com minha As
    faltando fechar o BGP.
    sobre essa questão da cabeada junta com wireless realmente acho que os brodcast da cabeada pode esta passando para a wireless
    não entendo como pq esta 80% com VPLS, acho que vou colocar um Switch Catalyst 2960 na borda com a opção Vlan abilitada, tenho duvida se nesse Switch posso abilitar uma porta como uplink mais acho que sim né ? outra opção seria uma RB1100 mais não sei como faria pois tenho duvidas de como determinar a interface pppoe e fazer isolação de portas ao mesmo tempo, mais enquanto isso vou colocar um concentrador separado com Radius ativo, só ainda não fiz isso pq não estou conseguindo fazer a quebra de blocos, já que todos meus clientes navega por ip publico e vou esta atraz de outro concentrador MK, quem poder vim com mais ideias agradeço.

  9. #9

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    você poderia esta me dando uma explicação de como posso saber se realmente é uma bridge remota ? como fazer esses teste em minha rede ?

  10. #10

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    amigo que metodo de autenticação você trabalhar com PPPOE ou HotSpot, você trabalhar a sua rede toda em Bridge ou em cada POP você faz um ISP.

  11. #11

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    E daí amigo. Conseguiu resolver o problema da tua rede?
    Se puder compartilhe conosco.
    Grato

  12. #12

    Padrão re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    Amigo, verifica seus Switches, aqui tenho rede wireless e cabeada juntas, com uma média de 2.500 clientes e funcionando perfeito...minha rede ainda nao esta toda roteada, mais mesmo com uma boa parte em Bridge esta rodando perfeita, uma coisa q eu notei, é q quando se trabalha com trafego alto como é o nosso caso, vc tem que ter switches para tal finalidade...aqui na minha empresa to usando Switches da Dell, hj to com um Trafego de 100 Megas que esta sendo ampliado para 200 Megas, caso tenha achado o problema posta ai.

    Abraço.

  13. #13

    Padrão Re: Latência Alta em Rede com 2000 Clientes

    com 185 megas tem que estar todas as redes ai em 10/100/1000, senão não tem jeito,

    vc comentou do bgp e as certo, colocou para funcionar?

    Já vi gente com bgp mal configurado que estava servindo de ponte para trocar trafego entre duas operados, quando o melhor caminho ainda ficava pelo cliente e como vc tem 2 operadoras ai pode estar acontecendo isso, quando vc conecta esse cabo como fica o trafego nas ethernets?
    fica atento nos logs,
    tenta rodar o torch

    eu tenho aqui a minha rede totalmente roteada as veses até mesmo entre as ethernets, para acha um probleminha desse é facil