Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    É que eu tenho a dizer desse fantástico sistema wireless. Eu tenho aqui 150 clientes rodando em duas RB 433 AH com mikrotik em bridge fazendo apenas o papel de AP com cartão R52h. Em uma das antenas eu conseguia no máximo 1,8 Mbits de tráfego, na outra não passava de 1Mbits. Bati cabeça aqui para caramba, troquei cabos por LMR, antenas por Hyperlink, troquei de posição, blindei caixa hérmetica, troquei fontes para de maior amperagem profissional, mas de nada adiantou! Meus clientes pingavam o AP entre 250 a 1200 ms, navegaçã em horário de pico era horrível no cartão com 27 clientes simultâneos.
    Resolvi então "abandonar" as poderosas RB433 AH, pelo o PC AP com staros V3. Eu apenas troquei as RBs por esse PC AP e a minha rede foi da merda para o vinho, repito, não troquei antenas, nem mesmo mexi nelas, cabos ou qualquer outra coisa. Nesta exato momento eu tenho 35 clientes conectatos nos mesmo cartões R52h e o tráfego em 4.8 Mbits com pings que variam de 5 a 16 ms. Simplesmente onde o MK não funcionava o StarOS V3 dá show. Eu posto aqui apenas como experiências (16 anos)que já tive com ambos em sistemas wireless. Agradeço ainda por Lonny (desenvolvedor) ainda manter este excelente software, que pena que ele é bem pouco conhecido pelos brasileiros.

  2. #2

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    show
    sempre gosto de ver isso, opções diferentes dos líderes de mercado.
    mas para evitar na coisa anorme do pc ap, talvez uma daquelas alix pc engines não adiantaria, já que ela usa arquitetura x86?
    vide PC Engines home

  3. #3

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    eu ja tinha testado este sistema mais não fucei muito, vou olhar ele novamente.

  4. #4

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    acho que o interessante não seria nem muito fuçar, mas fazer uma pesquisa aprofundada para uma solução como essa que parece complexa e cheia de recursos, e sendo assim para ficar 100% redondo como qualquer solução complexa tem que se dominar os ajustes finos.

    mas a maioria não procura, acredito que seja por dois motivos. 1 não é tão fácil como o mikrotik, e 2 está em inglês.

  5. #5

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    então, fuçar que eu digo e no sentido de analisar, verificar os pros e os contras que o sistema oferece
    mais como nosso amigo DSSS falou para ele ficou bom , mais podem ter funções do mikrotik que ele não ofereça e isso vou verificar para o meu uso.

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    acho que o interessante não seria nem muito fuçar, mas fazer uma pesquisa aprofundada para uma solução como essa que parece complexa e cheia de recursos, e sendo assim para ficar 100% redondo como qualquer solução complexa tem que se dominar os ajustes finos.

    mas a maioria não procura, acredito que seja por dois motivos. 1 não é tão fácil como o mikrotik, e 2 está em inglês.

  6. #6

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Eu posto aqui apenas como experiências (16 anos)que já tive com ambos em sistemas wireless. Agradeço ainda por Lonny (desenvolvedor) ainda manter este excelente software, que pena que ele é bem pouco conhecido pelos brasileiros.
    Manteve exatamente os mesmos canais, potencia, cabos?

  7. #7

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Usei muito tempo o star-os sistema muito bom, mas este teu caso com uma RB 433 AH em bridge com essa quantidade de clientes e o tempo de resposta alto tinha algo errado. Tenho RB com mais de 40 cliente no mesmo cartão trafegando mais de 4 Mbps e tudo certo.

  8. #8

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Usei o Star-OS por uns 3 anos, tenho saudades dos bons tempos. Unico motivo por termos de trocar o star-os pelo mikrotik foi a integração, senao estariamos somente com os sta-os por aqui. Gostaria de ter uma ideia de como estao as novas versões, a algum tempo acessei o site e vi algumas propagandas novas, alguem ai esta usando as novas versões?

  9. #9
    Assessoria a provedores Avatar de paulojrandrade
    Ingresso
    Apr 2006
    Localização
    Dourados, Brazil
    Posts
    291
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Bom saber desse tipo de solução, esses dias li algo de um equipamente WAVION WBS-2400 conseguir uma alta taxa de transmição até o cliente, o equipamento promete coisa do tipo 200 clientes conectado, mas nao pago pra ver... até no py é uma facada hehehe

    Agora o amigo magnusrk8 podia postar sua conf para conseguirmos algo pareciso com sua solução.

    Obrigado a todos e boa sorte.

  10. #10
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Eu tinha problemas parecidos com um rb433ah tambem, mas no meu caso era comutação, e o motivo era a rede toda em brigde, fiz túneis MPLS entre o server principal e os cartões e problema 100% resolvido, e de quebra ganhei mais organização em minha rede.

  11. #11

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    manuel da nova verção
    http://www.star-os.com/documentation...User_Guide.pdf

    alguém ai acha viável o uso do star os em placas tipo a alix pc engines?
    não é tão grande como um pc ap, e tem arquitetura x86

  12. #12

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Podem acreditar deve ser muito bom o sistema mesmo, temos um concorrente muito grande que usa até hoje PC-AP com Star-Os, ficamos abismados com a qualidade desse provedor mesmo ele tendo uma quantidade enorme de clientes apontados para uma única torre não apresenta lentidão, nas novas torres estão usando mikrotik, devido a fazer a autenticação radius diretamente na torre. Acredito que em breve irão migrar tudo pra mikrotik.

  13. #13

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    show
    sempre gosto de ver isso, opções diferentes dos líderes de mercado.
    mas para evitar na coisa anorme do pc ap, talvez uma daquelas alix pc engines não adiantaria, já que ela usa arquitetura x86?
    vide PC Engines home
    Olha só eu nunca fiz o teste com boards. Mas deve ser uma boa sim, eu ouvi do próprio Lonnie que vai disponibilizar o StarOS para RB na serie 400. Eu já havia trabalhado com Star OS o grande problema que havia deixado era isso ai da caixa gigante, mas vou ser sincero com você: Prefiro uma caixa de Aço gigante em cima do torre do que clientes me ligando 24 horas por dia.

  14. #14

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    ...
    Última edição por DSSS; 22-03-2011 às 11:43.

  15. #15

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Manteve exatamente os mesmos canais, potencia, cabos?

    Sim os mesmos parãmetros e cabos. A unica coisa que mudou foi as minhas dores de cabeça que desapareceram. rsrsrsrsr

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Se vocês notarem, este forum que estamos escrevendo é do StarOS, ou seja, ele já existe há muito tempo. Antes de falarem em Mikrotik e congêneres, era o sistema mais utilizado no Brasil, por provedores, uma vez que suportava e ainda suporta os cartões Orinoco/Avaya no modo AP.

    Sim, é um excelente sistema, mas o que o estraga totalmente é o desenvolvedor, o lonnie. Ele é um cara complicado. Para terem uma idéia, lá pelos idos de 2005/2006 o StarOS tinha pelo menos umas 80 revendas no mundo e o Mikrotik, umas 10 (se tivesse). O lonnie deixou que os letões passassem na frente e dominassem o mercado que até então era praticamente dele.

    Eu penso o seguinte, se o cara é bom no desenvolvimento, contrate ou associe-se a pessoas/empresas eficientes e delegue as tarefas (comercial, financeiro, etc). Só assim para crescer. Ou faça como o Pera, da Ubnt, se torne sócio do negócio, pois antes ser sócio de um bom e grande negócio do que dono, sozinho, de um mau negócio (este sim é um exemplo, pois de fornecedor de componentes para Mikrotik, hoje tem um faturamento 15 vezes maior que a Mikrotikls).

  17. #17

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Usei muito tempo o star-os sistema muito bom, mas este teu caso com uma RB 433 AH em bridge com essa quantidade de clientes e o tempo de resposta alto tinha algo errado. Tenho RB com mais de 40 cliente no mesmo cartão trafegando mais de 4 Mbps e tudo certo.

    Errado não havia nada, mesmo porque trabalho em outra cidade com o mesmo equipmaneto (RB433AH) e funicona perfeitamente, mas nesta cidade em particular há muita interferência eletromagnética. Digo isso com conheicmento de causa, porque quando caiu um raio nesta cidade queimou equipamentos de dois provedores concorrentes que usam AMP, o resultado é que a minha rede nesta época melhorou enquanto não reativaram os provedores, foi só fazer a reativação que acoisa piorou de novo. Além do mais é interfenrência porque é por horário não é algo constante. Lembrando que a CPU loading das RBs ficavam na marca de 32% a 42%.

  18. #18

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Se vocês notarem, este forum que estamos escrevendo é do StarOS, ou seja, ele já existe há muito tempo. Antes de falarem em Mikrotik e congêneres, era o sistema mais utilizado no Brasil, por provedores, uma vez que suportava e ainda suporta os cartões Orinoco/Avaya no modo AP.

    Sim, é um excelente sistema, mas o que o estraga totalmente é o desenvolvedor, o lonnie. Ele é um cara complicado. Para terem uma idéia, lá pelos idos de 2005/2006 o StarOS tinha pelo menos umas 80 revendas no mundo e o Mikrotik, umas 10 (se tivesse). O lonnie deixou que os letões passassem na frente e dominassem o mercado que até então era praticamente dele.

    Eu penso o seguinte, se o cara é bom no desenvolvimento, contrate ou associe-se a pessoas/empresas eficientes e delegue as tarefas (comercial, financeiro, etc). Só assim para crescer. Ou faça como o Pera, da Ubnt, se torne sócio do negócio, pois antes ser sócio de um bom e grande negócio do que dono, sozinho, de um mau negócio (este sim é um exemplo, pois de fornecedor de componentes para Mikrotik, hoje tem um faturamento 15 vezes maior que a Mikrotikls).
    Isso aí é inegável o que você escreveu. O Grande problema do Star OS é o Lonnie, o suporte deles é muito ruim. Com certeza ele já era, é muito dificil de retornar algum dia, perdeu o mercado para MK. Eu me lembro que fiz uma AP pc com o Mikrotik com a versão 2.x e um com o Staro OS V2. Para mim o V2 sempre funcionou melhor.

  19. #19

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    manuel da nova verção
    http://www.star-os.com/documentation...User_Guide.pdf

    alguém ai acha viável o uso do star os em placas tipo a alix pc engines?
    não é tão grande como um pc ap, e tem arquitetura x86
    Olha eu adoraria fazer teste, eu acho que ná deve haver problemas, mas eu sempre usei PC AP com STAROS. Nunca useir routers.

  20. #20

    Padrão Re: StarOS v3 o Eterno e Insubstituivel

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    [...] não troquei antenas, nem mesmo mexi nelas, cabos ou qualquer outra coisa. Nesta exato momento eu tenho 35 clientes conectatos nos mesmo cartões R52h e o tráfego em 4.8 Mbits com pings que variam de 5 a 16 ms. Simplesmente onde o MK não funcionava o StarOS V3 dá show. [...]
    Você testou o MK nesse mesmo PC? Sua arquitetura também mudou, poder ser um problema com o RouterOs ou com a arquitetura. Qual versão do ROS estava nas RBs. Se houver possibilidade de verificar isso dê-nos um retorno.