+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Galera preciso de uma grande ajuda de vocês, já que sou totalmente leigo no tema. Preciso realizar um PTP desde minha residencia até uma chácara na qual possuo, tentei fazer os calculos pelo Link Planner, mas não sei muito bem ao certo se tal link irá funcionar, assim passo as coordenadas dos pontos para que possam me auxiliar nesse grande problema que preciso resolver, já que não consigo serviço de internet até a chácara por nenhum outro provedor.

    Coordenadas de minha residencia:
    Lat. -20.84508S
    Long. -049.36406W

    Coordenadas da chácara:
    Lat. -20.74590S
    Long. -049.31832W

    Agradeço desde já qualquer ajuda e dica para solucionar este meu problema, algo que seja viável e de um custo não tão elevado.

  2. #2

    Thumbs up Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Amigo, levando em consideração que você não especificou a altura dos equipamentos que você quer utilizar, fiz aqui uns cálculos baseado nas seguintes informações:
    Equipamentos Utilizados: 2 - NanoStation Loco M5
    Altura dos equipamentos em relação ao solo: 30mts em cada ponto.

    PS: Com esses pequenos equipamentos estão passando 90megas. "Você precisa disso tudo mesmo?"

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ajudar.jpg
Visualizações:	188
Tamanho: 	63,9 KB
ID:      	20742

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Amigo,

    agradeço desde já pela ajuda e dicas, informo que quero realizar um link para
    10Mb, e com relação aos equipamentos na qual especificou seriam somente os dois Nanostation loco M5 e as duas torres, a altura minima delas teriam que ser de 30 metros? desculpe tantas perguntas, mas é devido a falta de conhecimento, rsrsrs!!

    Obrigado,
    Everton

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Everton,
    NanoStation M5 loco é muito pouco pra 11km. Pra essa distancia, aconselho voce pegar uma Nanobridge M5 de 22 db. Agora, claro que depende do seu bolso e da qualidade que voce quer no link! A Nano loco M5 é um tanto mais barata que a NanoBridge, porem ela foi desenvolvida para links de pequena distancia. (ate 1km).

    Outra opcao seria um Bullet M5 + Antena...mas nao creio que isso saira mais barato. Vai de nanobridge M5 22dbi que nao vai se arrepender...(se tem visada)

    espero ter ajudado...qqr coisa estamos ai...

    PS: so lembrando..M5 (5.8ghz) funciona bem COM VISADA..sem obstrucoes/obstaculos...blz!?

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Tambem tenho essa duvida quanto as PTP e o que comprar pra fazer uma rede simples e barata.

    Eu estou querendo fazer um PTP de 2,5km, porem num tem visada perfeita, tem um bairro inteiro de casas, em um leve monte, eu quero esse link apenas pra mim, nada comercial mesmo e nada extravagante.

    Eu precisaria de que exatamente pra ter uma rede estavel, rapida (1mbs ja ta de bom tamanho) e barata?
    pelas resposta da pergunta inicial do post falam da M5 e depois dizem que sem visada não rola, alguem pode me dar uma luz!!

    Agradeço desde ja a ajuda!

    Editado:
    eu encontrei esse tal nanostation 900mhz no M.L. e la fala que fecha enlaçe sem visada.
    se eu fosse usar esse tipo de equipamento que precisaria, alem do nanostation 900mhz?
    Última edição por Edrobeda; 22-03-2011 às 13:31. Razão: 900mhz funciona melhor sem visada?

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Edrobeda,
    voce teria que postar as coordenadas para fazer uma analise mais completa do terreno. Tem alguns experts aqui no forum que fazem essa simulacao brincando.

    Com relacao às frequencias...teoricamete, quanto maior a frequencia pior o equipamento se comporta com obstaculos...ou seja, equipamentos de 900mhz tem uma facilidade maior em penetrar areas com obstaculos (arvores etc) do que 5.8ghz..Porem, equipamentos com frequencia maior, normalmente passam mais banda adiante (= maior throughput)..

    ..mas como disse, para saber qual o melhor equipamento para o seu caso, so analisando melhor o terreno da sua regiao...

    caso queira simular ai em casa, segue um link da ubnt onde pode simular o sinal...

    AirLink | Ubiquiti Networks, Inc.

    independente de qual equipamento usar, voce precisara de 2 radios: um para enviar o sinal (access point) e outro para receber o sinal (station), blz?

    espero ter ajudado

    PS: os equipamentos Ubiquiti tem um otimo custo beneficio em minha opiniao e sao faceis de mexer! So fique atento à raios e oscilacoes de energia eletrica.. esses equipamentos sao bem sensiveis. Uma protecao (para raio, DPS, aterramento bem feito) é quase que indispensavel se nao quiser trocar os equipamentos a cada verao chuvoso...

  7. #7

    Cool Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Sim amigo, calculei seu enlace com a altura em relação ao solo, se você vai usar torre, ou um prédio, ou um cano eu não sei. mas calculei com relação ao solo.
    Espero ter ajudado....

    Amigo, as informações que passei aqui foram as mínimas possíveis, o meu método de trabalho é o seguinte: "Funciona com o menor equipamento!? Então não vou me dar mal com um equipamento melhor?!"

    Compreenderam a lógica?!

    Espero ter ajudado

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Olá, valeu pela resposta, e no caso eu vi o site de simulação aqui no forum e resolvi testa la as minhas coordenadas.. vo passa a imagem e dae quem sabe alguem me indica uma estrutura correta pra mim.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         estimativa SITE2.jpg
Visualizações:	136
Tamanho: 	92,5 KB
ID:      	20761

    desde ja agradeço pela ajuda..

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Compreendi charles_aracati,

    A partir de suas dicas e a dos amigos irei avaliar e buscar equipamentos para fazer o link e assim que terminá-lo irei postar aqui o resultado, agradeço todas as dicas que já foram postadas e as que desejarem postar mais para ir agregando mais informação e conhecimento para tal link agradeço, estarei montanto o mesmo agora na semana santa em abril.

    Vlw pela ajuda!!!

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    ola galera
    eu preciso somente sanar uma unica dúvida antes de fazer minhas aquisições e instalações:
    1 - se eu comprar 2 Nanostation Loco 900mhz (cujo segundo os calculadores fecha enlace) eu precisaria do que mais?

    2 - Eu vou colocar wireless (pra casa) no cliente, eu preciso colocar um roteador wireless?
    (pode parecer besteira mas num encontrei nenhum esquema pronto e pratico com maiores detalhes, por isso a pergunta)

    fico no aguardo.. obrigado

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    os nanos com nome loco é pq não tem opção de por antena auxiliar para melhor potencia da antena e todos os locos trabalha bem ate 2 km,pois são 12 a 14 dbi ,,acima fica com sinal fraco,,ptp seria melhor air grid 23 dbi ou nano bridge e com diferença de preço que não deve levar em consideração

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Bom, acho que pra utilizar 900 Mhz você teria que ter autorização :s

    Outra, se você ja tem o link na sua casa e quer jogar ele pra chacara, basta você configurar a sua rede (em casa) e deixar os (se for o caso) NanoStation em bridge. Pois la na outra ponta obedecerá como se fosse sua rede local.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    coidiloko,

    Por se tratar de uma zona muito irregular entre minha casa e a chácara, esse é o grande tema, visada muito comprometida. Por isso estou com dúvidas em quais equipamentos utilizar e altura de torre, mastro ou uma torre telescópica para poder realizar este ptp para um link de 10 Mega.

    abrços,
    Everton

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Creio que um NanoLocoM9 vai tranquilo.

    Se voce já tem o mastro, que deve ter no máximo 15m, vai ficar baixo, mas como 900mhz não é crítico a visada pode ser até que dê.
    Em anexo três situações.
    Em 5.8 não vai, pois está bem comprometido.
    Em 900 mhz com 15m e a outra com 30m. Esta passa brincando como já foi postado por outro amigo mais acima.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos LigowaveLinkAnalysis.pdf   LigowaveLinkAnalysis-1.pdf  

    LigowaveLinkAnalysis-3.pdf  

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    caraca,
    ...voces acaham que nanoloco m900 fecha esse link tranquilo? Se fechar esse enlace de 12km, com obstrucoes, isso com antena de 7.5 dbi interna, o bichinho e valente mesmo!!
    No datasheet, falam em range de ate 15 km....mas sera q passa 10 mb em em 12 km? Alguem ja fez um enlace parecido com os pqnos loco 900? vou acompanhar o topico para ver os resultados

    [s] a todos

    ...boa sorte com o link!
    Última edição por coidiloko; 24-03-2011 às 10:14.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    NanoLoco tem a limitação de não poder colocar uma antena externa. E daí voce tem razão. Mas creio que para um enlace único só mesmo 900mhz. Daí vai então de nanostation9 que permite antena externa.
    Num enlace destes tem que ir testando.
    Outra opção seria aumentar a altura das torres para 45m. Daí 5.8 fica com a zona de fresnell desobstruida.

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Gente,
    deem uma olhada no site da ubnt para saber as specs dos produtos antes....

    o nanoloco M900 tem SIM entrada para antena externa...

    http://www.ubnt.com/downloads/datash...900loco_ds.pdf

    outra coisa, ainda nao existe nanostation m900...so o modelo loco por enquanto...proximo lancamento provavelmente sera nanobridge m900..nanostation em 900 mhz vai demorar um bom bocado ainda!

    se nao quiser ir de 900mhz, prefira a serie M2 que é tao boa quanto em relacao a estabilidade e throughput (pouca diferenca se vc n precisa mais que 10mb de banda) e se comporta melhor em relacao a obstaculos...lembrando, quanto menor a frequencia, mais facil de "pular/contornar" os obstaculos...(teoricamente)

    PS: nao estou dizendo qe fecha em 2.4, teria que fazer os calculos...agora, se conseguir aumentar as torres, ai sem duvida 5.8 e a melhor opcao como disse nosso amigo 1929...

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda no calculo e em dicas de quais equipamentos utilizar?

    Coidiloko, nesta a ubiquiti me pegou mesmo.
    Você tem razão. Ao ler o datasheet novamente vi que o nanostationM900Loco tem realmente conector SMA.
    A Ubiquiti saiu da nomenclatura utilizada nas outras frequencias onde LOCO ( LOw COast) seria baixo custo e consequentemente o projeto estaria enxuto para o menor preço e sem conexão para antena externa.

    Mas nos 900mhz eles não seguiram este raciocínio e eu cai feio. hehehe!!

    Ele não falou sobre a capacidade de investimento que ele pretendo disponibilizar, mas esta opção de usar 2.4 pode ir bem, já que ele se referiu a utilizar mastros telescópicos. Creio que aí seria com uma repetidora no caminho com airgridM2.

    Que projetinho que rende bem este das Airgrid.

    Em 5.8 estou trocando tudo para AirgridM5 entre as micro-células. Fica cravado no máximo de throughput.
    Não que eu vá utilizar esta banda, mas o link fica muito estável
    Mas é sempre com visada limpa.