+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    A questao e bem simples Instaladores de Internet que fazer a ponta no cliente tem direito a Insalubridade e Periculosidade?

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    qualquer tipo de serviço que possa causar algum tipo de dano ao trabalhador e passivel de periculosidade .
    por exemplo o instalador de uma internet gatonet pode sofrer acidente de cliente insatisfeito.
    sem treinamento adequado ele pode acabar caindo da laje e se machucando feio .
    pode o cachorro morder ele e ele pegar raiva ,ou de tanto passar raiva com o chefe adquirir isto naturalmente e assim vai

  3. #3

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Não ouvia esse termo "Insalubre" desde que meu avó trabalhava numa caldeira derretendo aço a mais de 1200 graus, esse termo era usado quando uma pessoa que tinha trabalho perigoso a cada 3 anos trabalhados ganhava 1 ano em carteira (Exemplo) hoje em dia acho que não existe mais isso, e se existir a quantidade de tempo ganha é ilusória, acredito eu, periculosidade? quer mais perigo do que sair de casa e ser assaltado no caminho do trabalho. Bom acredito que deve haver sim, porém só alguém da area sindical para dar maiores detalhes.

  4. #4

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Olha lhe agradeço, mas a questão e judicialmente existe alguma conteúdo que indique que os mesmos tem direito a insalubridade ou periculosidade isso judicialmente.
    Pois se tiver algum documento que indique que eles não tem direitos a isso e bom irmos procurando.
    Pois a cada dia o Mundo se revolta contra os empresários

    Obrigada
    Adm Luana

  5. #5

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Então aqui somos filiados a um sindicato que não tem nada haver com telecomunicações, é um sindicato dos funcionários de atendimento a telemarketing, por isso também temos diversas dúvidas ligadas ao nosso ramo, acreditamos que só haja esses sindicatos em grandes metrópoles, em cidades pequenas não há... Mas não sei não, muitas leis mudaram e muitos direitos "cortados" hoje quase tudo que é acidente de trabalho acaba indo parar no INSS, e periculosidade é assunto que não ouvimos mais...

  6. #6
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    tambem tem uns empresarios que querem so ver o couro do trabalhador e sem reconhecimento ,acredito que cada caso e um caso e que se a pessoa e um, bom funcionario coisa rara hoje em dia ele merece todos os seus direitos assegurados

  7. #7

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Caro..naldo864

    Não acredito que seja seu caso nem o meu.
    Mas não conseguiu responder a questão que só tem um intuito auxiliar EU VC e OUTROS que são Adm reconhecer o trabalhos de nossos funcionários e não estarmos expostos a eventuais problemas.
    Agora se conseguir alguma informação ficarei agradecida...

    LUANA
    Adm

  8. #8
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    para responder sua pergunta diretamente e muito simples ,na clt não existe nenhum tipo de lei que fale diretamente a respeito de instaladores de internet .
    e de mas não existe nenhum sindicato dos provedores de internet quando existe este tipo de instituição ai sim alguem luta pelos direitos da categoria mas ai ja e papo para centenas de topicos e um monte de blablabla .
    se voce esta preocupada com seus funcionarios e muito simples trate eles da melhor forma possivel e mesmo assim pode ter certeza que em uma demissão sempre alguma parte fica com raiva e pode reivindicar seus direitos em termos popular ( colocar voce no pau ).
    beleza.

  9. #9

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Olha, depois que uma "juíza trabalhista" falou na minha cara que: "o empregador trabalha para prejudicar o empregado, sempre pensando em seus lucros", cara, mandei ela calar a boca pois, sabia onde terminava o direto dela e começava o meu...! Nunca paguei insalubridade nem periculosidade aos meus empregados mas, eles ganham comissão por instalação, participam nos lucros, gozam de todos os direitos que somos obrigado a pagar... se recebem do governo, detalhe, problema deles... trabalho com o máximo de retidão mas, sempre levamos ferro na justiça trabalhista e, como nunca fui condenado por falta de periculosidade e insalubridade, acredito que ainda não exista esta obrigação...

    Bom, tratando-se de relação empregado-empregador, tudo é muito complicado pq nossos grandes legisladores vivem criando "moda" e, cabeça de fiscal e juiz... cara, difícil de entender... principalmente se o fiscal estiver precisando garantir a viagem de final de ano dele... hehehehe

  10. #10

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Luana.
    onde sua empresa esta instalada, se for no estado do rio de janeiro procure o seprorj sindicato dos empregadores de informatica do rio de janeiro. eles não tem direito a isso não. o que ocorre que eles não estão espostos a produtos quimicos ou a ambientes prejudiciais a saude. se não for do rio ligue assim mesmo para eles e solicite o contato do sindicato de sua região. Telefone: (21) 3974-5024.
    tem outra coisa, eles se bobear não são nem considerados técnicos de TI. eles são profissionais de meio, que não trabalham de fato com tecnologia e sim com tarefas do entorno da empresa, como por exemplo a senhora que limpa a sala do servidor e serve cafezinho. ela trabalha no entorno da atividade de TI mas não trabalha diretamente com tecnologia. A muitos anos aqui no rio o profissional de informática (epoca que nem se usava o termo TI) tinha insalubridade pois a alegação era que o monitor estragava a visão, o teclado causa tendinite etc mais isso ja caiu por terra a muitos anos.
    O que você estará em apuros é em relação a EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) cinto travaquedas de cinco pontos talabarte, capacete óculos, cones e correntes de isolamento etc... sem isso, ei minha amiga, ta roubada.
    Aconselho voço procurar um engenheiro ou tecnico de segurança para montar seu PPRO PCMSO etc... não estou certo quanto as siglas mas no tocante elas são vários documentos que a empresa tem em seu poder que comprovam a SALUBRIDADE da atividade e dos ambientes envolvidos e constão todos os treinamentos que a equipe faz periodicamente. Evitando assim que eles venham reclamar em juiso que cairam da torre ou do telhado. (ai vc pode afirmar com fervor. "cairam pois não usaram o equipamento disponibilizado pela empresa e não seguiram o treinamento).
    Espero ter ajudado.
    Cristiano Vilela

  11. #11

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    Luana.
    onde sua empresa esta instalada, se for no estado do rio de janeiro procure o seprorj sindicato dos empregadores de informatica do rio de janeiro. eles não tem direito a isso não. o que ocorre que eles não estão espostos a produtos quimicos ou a ambientes prejudiciais a saude. se não for do rio ligue assim mesmo para eles e solicite o contato do sindicato de sua região. Telefone: (21) 3974-5024.
    tem outra coisa, eles se bobear não são nem considerados técnicos de TI. eles são profissionais de meio, que não trabalham de fato com tecnologia e sim com tarefas do entorno da empresa, como por exemplo a senhora que limpa a sala do servidor e serve cafezinho. ela trabalha no entorno da atividade de TI mas não trabalha diretamente com tecnologia. A muitos anos aqui no rio o profissional de informática (epoca que nem se usava o termo TI) tinha insalubridade pois a alegação era que o monitor estragava a visão, o teclado causa tendinite etc mais isso ja caiu por terra a muitos anos.
    O que você estará em apuros é em relação a EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) cinto travaquedas de cinco pontos talabarte, capacete óculos, cones e correntes de isolamento etc... sem isso, ei minha amiga, ta roubada.
    Aconselho voço procurar um engenheiro ou tecnico de segurança para montar seu PPRO PCMSO etc... não estou certo quanto as siglas mas no tocante elas são vários documentos que a empresa tem em seu poder que comprovam a SALUBRIDADE da atividade e dos ambientes envolvidos e constão todos os treinamentos que a equipe faz periodicamente. Evitando assim que eles venham reclamar em juiso que cairam da torre ou do telhado. (ai vc pode afirmar com fervor. "cairam pois não usaram o equipamento disponibilizado pela empresa e não seguiram o treinamento).
    Espero ter ajudado.
    Cristiano Vilela
    certíssimo e com base na lei. "punto basta"

    Abraços

  12. #12

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Citação Postado originalmente por crisvilela Ver Post
    Luana.
    onde sua empresa esta instalada, se for no estado do rio de janeiro procure o seprorj sindicato dos empregadores de informatica do rio de janeiro. eles não tem direito a isso não. o que ocorre que eles não estão espostos a produtos quimicos ou a ambientes prejudiciais a saude. se não for do rio ligue assim mesmo para eles e solicite o contato do sindicato de sua região. Telefone: (21) 3974-5024.
    tem outra coisa, eles se bobear não são nem considerados técnicos de TI. eles são profissionais de meio, que não trabalham de fato com tecnologia e sim com tarefas do entorno da empresa, como por exemplo a senhora que limpa a sala do servidor e serve cafezinho. ela trabalha no entorno da atividade de TI mas não trabalha diretamente com tecnologia. A muitos anos aqui no rio o profissional de informática (epoca que nem se usava o termo TI) tinha insalubridade pois a alegação era que o monitor estragava a visão, o teclado causa tendinite etc mais isso ja caiu por terra a muitos anos.
    O que você estará em apuros é em relação a EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) cinto travaquedas de cinco pontos talabarte, capacete óculos, cones e correntes de isolamento etc... sem isso, ei minha amiga, ta roubada.
    Aconselho voço procurar um engenheiro ou tecnico de segurança para montar seu PPRO PCMSO etc... não estou certo quanto as siglas mas no tocante elas são vários documentos que a empresa tem em seu poder que comprovam a SALUBRIDADE da atividade e dos ambientes envolvidos e constão todos os treinamentos que a equipe faz periodicamente. Evitando assim que eles venham reclamar em juiso que cairam da torre ou do telhado. (ai vc pode afirmar com fervor. "cairam pois não usaram o equipamento disponibilizado pela empresa e não seguiram o treinamento).
    Espero ter ajudado.
    Cristiano Vilela
    `
    Olha, melhor que isso, só dois disso...!

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    o labrbomfim eu duvido que voce tenha falado isto na cara de uma juiza ,seria desacato a autoridade e voce seria preso na hora huahauhauhauhauahuahauh e se sua duvida e esta e estou tentando ajudar e voce esta achando ruin acho que a juiza estava certa

  14. #14

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Eu acredito nisso mesmo, com não há sindicato para essa finalidade os funcionários acabam sendo enquadrados em outra categoria nas quais os sindicatos não sabem ajudar por incrível que pareça nem o ministério do trabalho sabe também porque mandam procurar o sindicato...
    O que resta é a empresa avaliar o risco que seus funcionários correm e criar formas de recompensa-los pelo esforço empenhado seja financeiro ou tempo com a familia... Acredito que uma empresa de wireless deve ter pelo menos duas equipes sendo que uma equipe a que trabalhar em torres tenham funcionários mais experientes na area além de ter seus equipamentos de segurança EPI substituídos periodicamente, além de cursos técnicos em elétrica e informatica, no final do ano passado fomos a Brotas SP onde praticamos RAPEL e conhecemos outros acessórios de segurança, mosquetão e nós de corda que nos ajudaram muito a realizar algumas proezas nas torres... Ou seja além da diversão adquirimos algum conhecimento em segurança...

  15. #15

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Evertonsoares, aqui no rio tem sim um sindicato, todas as empresas que trabalham com TI são cobertas pelo seprorj e os funcionários pelo sindpdrj. Aqui nos temos um acordo trabalhista que rege a categoria e tem até mais peso que a CLT, que ela mesmo diz "Se hover Acordo coletivo entre classes, este vale como Lei" e eu tenho que estar toda hora indo no site do sindicato para tomando conta pois de vez em quando sai um aditivo do acordo mudando uma ou outra coisinha. A ultima foi um benefício a mais que terei que arcar. mas é a regra do jogo.
    então vamos que vamos

  16. #16

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Digamos que em parte ela tinha razão mas, ela está lá para julgar uma minha empresa e meu ex-funcionário... para isso ela é paga, colocar opniões pessoais, ficaria para a mesa de bar... pode acreditar que falei isso em audiência pois, já que ela tem fé pública no que diz, seria preso caso tivesse "desacatado" aquela sujeitinha em outro local... ficou registrado na ata da audiência todo nosso diálogo, hehehehe... sim, ganhei o processo em que era questionando... olha, na justiça do trabalho é tudo muito sujo... os advogados nem querem saber o que é questionado, simplesmente colocam os dados do "coitado" do empregado demitido na petição que é padrão, pedem tudo, até depósito dos FGTS... empregado com mais de um ano de carteira, precisa ter a recisão homologado no MT, qual a finalidade de questionar isso na justiça? minha advogada fica estressada qdo temos audiência, aqui onde moro é moda, descubriram das chances de levar mais uma grana depois da demissão então, posso esperar a cartinha, padrão, só muda o nome do requerente... pede a Ele, pra te afastar deste mal pois, não adianta andar na linha, ao menos o tempo de ficar esperando a sua vez de entrar na sala fia, vc perde e, tempo=dinheiro. Tem que mudar muita coisa na justiça trabalhista, o cara assina e goza as férias, pede na justiça... cara, devia ser automático, pediu de forma indevida, processo... já que a obrigação de provar é nossa, teria mais prazer em esfregar os comprovantes na cara do outro advogado... isso só gera somente demora nos julgamentos, muita coisa é inquestionável... assim, pensariam duas vezes antes de exigirem os direitos...

    Olha, isso rola muito pano pra manga...

    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    o labrbomfim eu duvido que voce tenha falado isto na cara de uma juiza ,seria desacato a autoridade e voce seria preso na hora huahauhauhauhauahuahauh e se sua duvida e esta e estou tentando ajudar e voce esta achando ruin acho que a juiza estava certa

  17. #17

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Como fica a situação de um tecnico que sobe em torre, fixa e configura antenas, fica exposto a radiofrequencia ? ele tem direito a Insalubridade ?

  18. #18
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    eu acho que radio frequencia não causa nenhum tipo de doença e mas facil voce morrer caindo da torre do que por radio frequencia

  19. #19

    Padrão Re: Instaladores de Internet tem direito a Insalubridade e Periculosidade

    Olha a resolução 303 de 2002 da ANATEL (exposição a radio frequencia sobre seres humanos) cita isto principalmente o TÍTULO V Art. 66 - Das disposições gerais dispensa a analize de espectro no site quando usamos potencia abaixo de 2 watts o que seria convertendo 2000mW, o que ta longe de usarmos nos nossos radinhos.
    Vale apena ler na integra, segue em anexo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos anexo_res_303_2002.pdf  

  20. #20

    Padrão Instaladores de Internet tem direito a Periculosidade

    Bem... Lendo algumas decisões da Justiça a favor do trabalhador eu concluir que instaladores que corram algum risco de vida tem direito a Periculosidade.

    Funcionários da operadora de TV A CABO ganharam na justiça o direito a Periculosidade (30% do salário).
    A alegação da justiça foi que os funcionários ficam espostos aos fios da rede elétrica e corre o risco de choque.

    Uma coisa interessante é o seguinte, a justiça considera como Periculosidade quando o funcionário trabalha SEMPRE com o risco.

    Ou seja.. se for um risco EVENTUAL, não tem que pagar a Periculosidade (30%). Ou seja, subir numa torre, é um RISCO EVENTUAL.
    Afinal. Normalmente o funcionário não fica pendurado numa torre o mes todo.

    É mais uma questão de bom senso em respeito ao FUNCIONÁRIO. O que seriam da gente (donos de provedores) se não houvesse os instaladores (ao longo do crescimento do provedor, dúvido um dono de provedor subindo numa escada pra instalar internet para um cliente).

    Lembre-se se seu funcionário tomar um choque eletrico, por exemplo, e sofrer algo grave... Pode ter certeza que a FAMILIA (e o proprio funcionário) vai acabar com o provedor num processo JUDICIAL.

    Melhor pagar direitinho como manda a lei. O custo é relativamente baixo. Prox. de 165 reais para quem ganha um salário minimo.

    _______________________________________

    Se essa informação foi UTIL. Agradeça na ESTRELA. Obrigado a todos pelo espaço.