+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes Wireless de Alta Perfomance

    Caros colegas, recorro a experiência de vocês para uma ajuda e alguns conceitos em um grande problema(ou não), que eu irei ter que desenvolver nos próximos meses.

    Trabalho em uma indústria textil que está em grande expansão, faço parte do TI dessa empresa, mas, sou terceirizado. Sempre tive experiência com redes cabeadas de alta perfomance, cabeamento estruturado e derivações, por isso sou certificado pela Furukawa em Cabeamento Estruturado. Nos ultimos meses me foi proposto algo que eu recusei imediatamente, porém, sem sucesso ... o dono da indústria quer uma rede wireless! Tenho uma extrema confiança no cabeamento e não a mesma em Wireless, talvez falta de experiência.

    Vamos ao meu problema.

    Tenho hoje um cabeamento atendendo 39 computadores, em sua maioria All in One com Wireless nativo. Com a expansão da empresa nós vamos mudar esses computadores de lugar e precisamos projetar uma rede Wireless para o dobro de máquinas, aproximadamente 80. Estou me antecipando em procurar as melhores tecnologias do mercado nessa solução ... porém nada que eu possa confiar, já que eu estou lendo as informações técnica do vendedor cujo a intenção é sempre vender.

    Meu problema: Minha fábrica tem teares que produzem 80dBi de barulho, provocando uma interferência considerável na potencia do Wireless, está sujeita também a variações de iluminação, temperatura e outros fatores que devem ser considerados, a distância entre um computador pode ser longa, exigindo vários AP ou antenas.

    Qual tecnologia/topologia vocês consideram ideal para o cenário?

    Desde já, Obrigado.

  2. #2
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    e tem que ser sem fio numa fabrica geralmente daria para fazer isto com cabos que seria o ideal ,mas vc teria que dar mas detalhes do projeto para podermos ajudalo qual seria a dispozição das maquina se vçao ficar em varias salas etc...

  3. #3

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Eu teria máquinas colocadas em salas, umas 10 salas com capacidade de 4 computadores cada. E máquinas colocadas na fábrica, próximo as máquinas (8m de distância). Imaginei inicialmente colocar um AP por sala e colocar uma gerenciadora no meu backbone para QoS .. o meu problema maior é as máquinas da fábrica que ficaram expostas a ruídos.

  4. #4

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    O Loco, baralho influencia na radio freqüência? Mais uma (wifi baby)

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    em 2,4 não duvido nada huahuahauh se o cara gritar truco a rede cai se for 6 queima o roteador huahuahauha

  6. #6

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Amigo maxvo bom dia.
    Ha uns 6 meses atras, fiz um projeto para atender 90 notebooks (wifi em G).
    Isto foi em um evento de moda no Anhembi.
    O notes teriam que imprimir e acessar arquivos na rede, enquanto perambulavam por lá...
    Usei este equipamento ( Super AP Power GTS + Controle de Banda + Fonte Inteligente ! - R$ 167.90 em MercadoLivre ) em AP+WDS.
    Não tive problemas com ele, foi configurar e deixar os 6 dias de evento.
    Creio que esta seja a solução pra vc.

  7. #7

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Obrigado pela dica André, penso em adquirir algo mais enterprise mesmo .. apesar de sua solução ser boa. Atualmente estou verificando a parte de Wireless da Motorola, HP, 3COM e Cisco. Estou dando preferência por aparelhos certificados pela Wi-Fi Alliance.

  8. #8

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Maravilha amigo...boa sorte.

  9. #9

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    meu bom
    solução para Ti
    também poderia ser o cabo irradiante para colocar nas salas.

  10. #10

    Padrão Re:

    Maxvo, me responde uma coisa: como é que tu diz um sonoro NÃO para o dono da empresa??? Rapaz, mesmo que tu não saiba como desenvolver o projeto, jamais coloque uma posição de desinteresse diante de um desafio profissional. Na visão de quem propõe, pode parecer má vontade (uma vez que a pessoa não tem obrigação de saber qual o teu conhecimento, o que tu domina).

    O melhor seria ser honesto, expôr que não entende do assunto mas se colocar a disposição para estudar, se aperfeiçoar e chegar a uma solução para o problema da empresa. De repente tu descola até um curso técnico, uma faculdade na área... Enfim, é apenas um dica.

    Sobre o teu problema, já que tu disse que tem experiência em cabeamento seria interessante cabear as salas e centralizar essa estrutura em um Switch 3Com Baseline de 24 portas. Para cada sala um cabo, e dentro da sala tu faz a conexão wireless com equipamentos da Ubiquiti, como uma PicoStation, por exemplo. Monta um equipamento wireless em cada sala, interligado via cabo com o Switch da 3Com.

    Como são computadores All in One, provavelmente já possuem placa de rede wireless integrada, e se não tiverem, os adaptadores de rede usb da Senao são interessantes para esse teu ambiente. Até mesmo os notebooks, que já possuem rede wireless integrada, vão conectar com excelente nível de sinal. Devido a serem 10, 15 máquinas por sala os equipamentos da Ubiquiti sobram em qualidade e performance.

    Para terminar, me responda outra coisa: como é que as pessoas vão trabalhar nesses computadores e ao lado delas (8 metros como tu disse) haverão máquinas teares gerando 80dbi de ruído?? Como é que essa gente vai conseguir se concentrar no que tá fazendo com um barulhão desses a poucos metros??

    Aguardo teu retorno, um abraço.

  11. #11

    Post Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Wifi Alliance = preços tranquilizantes.

    quando gastar muito tranquiliza é a solução ideal.

  12. #12

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Jadir, o meu "não" foi uma tentativa de convencer o diretor a cabear, expliquei e mostrei as diferenças da rede cabeada para uma rede Wireless mostrando ferramentas de testes diferentes, utilizando um AP "bom" do lado do computador. Ele viu que realmente era superior cabeado, mas, ele insiste no Wireless. Usei inclusive aquela analogia famoso " Você compra uma ferrari(servidor) e quer por ela pra correr em uma pista cheia de buracos". Com a insistência dele eu expliquei que seria mais complicado e que seria necessário um estudo maior da minha parte para elaborar algo funcional de alto desempenho.

    Era essa a minha idéia inicial, cabear até as salas e colocar algum equipamento lá para deixar o Wireless com uma potência muito boa. Isso já está até meio definido, um equipamento por sala. O meu problema mesmo é mais na parte industrial, eu vou ter que cobrir uns 7mil m² no primeiro galpão e 19mil m² no segundo .. aproximadamente.

    O Pessoal usa Protetor que abafa 85dbi se não me engano.

    Obrigado pela dica do equipamento, irei pesquisar a respeito.

    Clovis, concordo 100% contigo ... mas costumo dar valor a equipamentos que são certificados, da mesma forma que um profissional certificado tem (em teoria) mas valor que um sem.

  13. #13

    Padrão Re:

    Maxvo, entendi a tua ideia, ficou mais claro agora.

    Sucesso no projeto, pode contar comigo para o que precisar (e estiver ao meu alcance).

  14. #14

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Tem uma fabricante que pode ajudar: Wavion Wireless Networks - outdoor and metro Wi-Fi

  15. #15

    Padrão Re: Redes Wireless de Alta Perfomance

    Obrigado pela dica everton