+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Parâmetro FreeRadius p/ informar gateway

    Bom dia pessoal,

    Uso PPPoE na minha rede e meus usuários são cadastrados em banco mysql onde seto os parâmetros do freeradius, como por exemplo, o IP do cliente fica registrado no parâmetro Framed-IP-Address. Ao autenticar no Mikrotik que tenho como servidor PPPoE ele recebe o IP dele e o gateway já está registrado no Profile 'default', em Local Address.

    Acontece que agora minha faixa de IPs acabou e preciso criar outra.
    Para isso, acho que eu vou precisar retirar do profile default o parametro Local Address que possui o IP do gateway na faixa atual que uso e precisarei registrar isso como parâmetro no banco de dados mysql, para que cada cliente fique registrado com o ip e gateway da faixa que eles usam.

    O problema é que não sei qual parâmetro o freeradius entenderia como sendo o do IP do Gateway.

    Alguém conhece este parâmetro e poderia me informar?


    Agradeço,


    Gustavo

  2. #2

    Arrow Re: Parâmetro FreeRadius p/ informar gateway

    Caro colega, uma sugestão interessante, caso vc já nao a use seria simplesmente abrir a mascara da sua rede. Por exemplo, digamos q vc use a faixa 10.1.1.0/24 (mascara 255.255.255.0), e o se gateway seja o 10.1.1.1, vc pode mudar sua mascara para 23, ou seja, 255.255.0.0, e manter o mesmo gateway. Apenas uma idéia..Amplexos

  3. #3

    Padrão Re: Parâmetro FreeRadius p/ informar gateway

    Bom dia, obrigado pela dica, mas como uso PPPoE a mascará é 255.255.255.255.
    Gostaria de continuar trabalhando desta forma, apenas informar no radius o parametro do gateway.

    Alguém conhece este parametro?

  4. #4

    Padrão Re: Parâmetro FreeRadius p/ informar gateway

    Sobre essa idéia de criar um profile diferente, pode ser.
    Vc sabe qual o parametro que eu poderia usar no freeradius para registrar o nome do profile ?

  5. #5

    Padrão Re: Parâmetro FreeRadius p/ informar gateway

    Pessoal, na verdade nem precisava disso.
    Por ser PPPoE, não importa o gateway estar fora da faixa do IP do cliente.

    Testei e funcionou blza. Como no PPPoE existe apenas o cliente e o servidor, é um ponto -a - ponto, então um ponto é o cliente, automaticamente o outro ponto é o servidor.

  6. #6

    Padrão Re: Parâmetro FreeRadius p/ informar gateway

    Sim, o que importa é autenticar o usuário e ele navegar.

    Acho que nem vou precisar mexer com roteamento dinâmico tão cedo.