+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvidas sobre SCM

    Ola Srs.,

    Estive lendo este fórum, sobre as questões da regulamentação SCM. Já temos um provedor hoje, porém somos provedor de serviços e soluções, não vendemos acesso (ainda).

    Tenho algumas dúvidas, se alguem puder esclarecer ficarei bastante grato:

    1) Estamos no Rio de Janeiro capital, ou seja, a 2a maior cidade do brasil. O procedimento para tirar SCM é mais burocratico ou é mesma coisa do que cidade pequena ?

    2) O custo para tirar o SCM é proximo a R$ 20 mil, pelo que pesquisei. Porém cada antena que vc instala tem q ser registrada. Este registro leva quanto tempo, e custa quanto ?

    3) Existe limite de DBM (ou similar) por antena? Como moro em uma cidade superlotada (RJ), bem no centro, precisariamos colocar mais antenas para poder atender os clientes.

    4) Quem já tem o SCM, paga alguma anuidade ou mensalidade para a Anatel ?

    5) Ja li bastante coisa sobre a fiscalização da qualidade do serviço e atendimento deles. Se você tem problemas de atendimento, quedas, etc, existe alguma multa ? Como q funciona isso ?

    6) A Anatel limita a quantidade de clientes que voce pode atender ? Ou por licença ou por antena ? Tendo o SCM voce pode ter clientes ilimitados ?

    Obrigado!!

  2. #2

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    1 - O que voga é quem faz seu projeto, recomendo uma engenheira* de Brasilia uma vez que é por lá que vai "rolar" seu projeto, mesmo dando entrada ai no rio, os documentos serão enviados para Brasilia.
    2 - Não o custo da outorga na Anatel é 9mil pode ser dividido em 3X com pagamento: 1 parcela após 2 meses, 2 parcela após 6 meses e 3 parcela após 12 meses. Vai pagar de 3 a 4mil de engenheiro mais a taxa de ativação da TFI R$ 1.380,00 e mais R$ 768,00 anual, isso por torre. Fora custos de autenticação e correio que vão chegar na casa dos R$150.
    3 - Sim existe limites de potencia a ser empregada em seus equipamentos, e todos devem ser homologados pela anatel...
    4 - Sim paga
    5 - Seu cliente pode entrar com denuncia na anatel e vc terá prazo para regularizar a situação do cliente que será consultado pela anatel. Multas (PADO) podem ocorrer por falta de homologação nos equipamentos durante fiscalização e não pagamentos de taxas/tributos/impostos...
    6 - Não, porém não existe equipamento para isso. Isso não é uma exigência da anatel, deve ser um interesse seu de manter quantidades reduzidas de cliente por torre a fim de evitar um "saturamento" no serviço e consecutivamente uma abertura de chamado na anatel por má qualidade do serviço...

    Pode entrar em contato com nossa engenheira sem custo a fim de solucionar suas dúvidas, e quem sabe dar inicio ao projeto.
    Engenheira Ana Paula Meira
    SCM Engenharia de Telecomunicações Ltda.
    C 01 Lote 01/12 Sala 338
    Edifício Taguatinga Trade Center
    Taguatinga Centro - Brasília – DF
    CEP: 72010-010
    Telefone. 61 3046-2406
    Celular. 61 8421-4301 / 61 8401-1161
    Nextel:. 61 7811-7349 / 61 78117340
    Rádio: 121*6172 / 121*6171
    Fax: 61 30462405
    Email: [email protected]
    Messenger : [email protected]

  3. #3

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    [...] taxa de ativação da TFI R$ 1.380,00 e mais R$ 768,00 anual, isso por torre[...]
    Por favor, confirme essa informação. Eu havia entendido que esses valores são por Estação Base; repetidora é assim também? Grato!

  4. #4

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Citação Postado originalmente por bjaraujo Ver Post
    Por favor, confirme essa informação. Eu havia entendido que esses valores são por Estação Base; repetidora é assim também? Grato!
    Gente me surgiu a mesma duvida. Aqui no Rio pra atender 1 unico bairro eu precisaria de umas 5 antenas. Teria q pagar R$ 700 por ano pra cada antena que tiver?

    Assim a Anatel ganha mais $ que eu.

  5. #5

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Repetidoras não pagam em cidades menores de 500mil...

  6. #6

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Repetidoras não pagam em cidades menores de 500mil...
    Eu posso licenciar minha empresa no RJ/Capital, e montar repetidoras em cidades vizinhas com menos de 500 mil hab ?

    Sendo licenciado em uma cidade, posso atuar em outra cidade, sem taxas adicionais ?

  7. #7

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Outra duvida, qual a maior potencia que a Anatel permite pra uma torre, dentro de uma cidade grande?

  8. #8

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Citação Postado originalmente por lrdcx Ver Post
    Eu posso licenciar minha empresa no RJ/Capital, e montar repetidoras em cidades vizinhas com menos de 500 mil hab ?

    Sendo licenciado em uma cidade, posso atuar em outra cidade, sem taxas adicionais ?
    Sim sem novidades, pode montar em quantas cidades quizer e até onde chegar o sinal...

  9. #9

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    É complicado dizer porque na verdade seria o calculo do ganho da antena mais a potência utilizada, então vai depender do ganho da antena que vc irá utilizar...

  10. #10

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Em cidades menores a potencia maxima é de 4W EIRP, são 36 dBm. Um cartão em 22dB (150mW), e uma antena de 14dB, e já chegou no limite. Perdas em cabos e conectores são relativas, então na prática é uma coisa complicada de fiscalizar. Use perda de 1dB por conector, e a atenuação padrão do cabo escolhido.

    Porém em cidades com mais de 500 mil habitantes a potencia maxima é de 0,4W EIRP, ou 26dBm PARA FICAR ISENTO DE REGISTRO. Se a potencia passar dos 26dBm terá que registrar a estação (Se tiver 1 omni ou 10 setoriais o custo é o mesmo).

    Em cidade pequena independente da potencia exceder 26dB, não é necessario o registro das repetições, somente da "base". POREM, pelo que entendi da resolução, não é necessario registro de repetição na mesma conurbação da base. Ou seja, base em RJ-RJ e repetição em Niteroi é isenta de registro (Se ficar abaixo de 400mW), já repetição em Teresópolis, por não ter malha urbana interligada com a base, precisa pagar os custos de nova estação. Mas estude as resoluções da Anatel pra ver isso direito, provavelmente estou enganado.


    Na homologação dos cartões tem limite de potencia de uso deles, cartões de 600mW, por exemplo, não são homologados pra toda essa potencia (Acho que 350mW, num que lembro), é outra coisa a cuidar se quer legalidade total. Na homologação consta os modos permitidos, e não os modos ensaiados ou suportados. Normalmente a anatel não verifica isso, mas vai que...

  11. #11

    Padrão Re: Duvidas sobre SCM

    Não conseguiria responder todas as suas perguntas, mas indico o meu site onde costumo bastante material de leitura sobre o assunto. boa leitura. :-)

    Serviço de Comunicação Multimídia - Coletânea - BDI BBS