Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??
    Oque seria uma soluçao profissional??

  2. #2

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Otima questao!
    Tambem gostaria de saber tambem, sobre infra-estrutura de grande porte para mikrotik.

    Ele aguenta bem?

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    o mikrotik e um software e não deve ser tratado como equipamento ,como pode ser instalado em maquina de verdade como servidores poderosissimos ele se torna uma ferramenta profissional.
    agora as routerboard que vem com eles instalados estes podem ser considerados equipamentos não amadores mas entermediarios para solução de pontos de acesso sem fio existe coisa muito melhor e mas profissional

  4. #4

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Naldo, quais equipamentos pra vc seriam mais profissionais por exemplo?
    Hoje tenho uma infra estrutura seguinte
    LINK --- MIKROTK --- CLIENTES
    |
    CACHE ---- FREERADIUS

    e só tenho medo, de como atender uma cartela de clientes maior, como seria minha infra estrutura pra por exemplo 1000 clientes.

  5. #5

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    acho que vai depender do cenário, da estrutura que ele vai ser aplicado.

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    mikrotik é um plataforma muito sofisticada ...
    com muitas opções relacionada a rede ....
    tanto wireless tanto lan ....
    e pode ser definido com um equipamento profissional sim ....
    isso depende de cada estrutura e equipamentos aplicados para operar o mikrotik ...

  7. #7

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Naldo, quais equipamentos pra vc seriam mais profissionais por exemplo?
    Hoje tenho uma infra estrutura seguinte
    LINK --- MIKROTK --- CLIENTES
    CACHE ---- FREERADIUS
    e só tenho medo, de como atender uma cartela de clientes maior, como seria minha infra estrutura pra por exemplo 1000 clientes.
    Não acredito, nesse caso, que tenha equipamentos mais ou menos profissionais, o que existe são equipamentos que atendam a sua demanda. Os equipamentos inferiores chamam a atenção pelos problemas, no mais precisa saber se tem em mãos itens que atendam a sua necessidade de forma correta e eficiente.

  8. #8

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    e isso mesmo cada equipamento se torna profissional por sua demanda,
    ex: um ap dlink para um apartamento com 2 notebooks esta mais que profissional
    mais tem gente que pega um ap desses e pendura 20 pessoas nele ai se torna inviável.

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Não acredito, nesse caso, que tenha equipamentos mais ou menos profissionais, o que existe são equipamentos que atendam a sua demanda. Os equipamentos inferiores chamam a atenção pelos problemas, no mais precisa saber se tem em mãos itens que atendam a sua necessidade de forma correta e eficiente.

  9. #9
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Bom a princípio como já foi dito Mikrotik não é e nunca foi "equipamento" ele é um OS "sistema operacional" diga-se de passagem muito bom e usado por muitos profissionais. Seria a mesma coisa que perguntar se o Linux, Unix, Windows, ou quantos outros SO são profissionais.
    Olhando como sistema operacional eu diria que é um dos melhores na area de rede, seja cabeada ou wirelles.
    Pode ser usada por amadores? Assim como os demais SO pode sim.

    Agora se a pergunta inicial seria se usar em Mikrotik em provedor de internet seria profissional, ai depende o equipamento onde voce vai usar o OS mikrotik.

    Se voce é um gatonet e recebe uma adsl de 2 mb e tem uma rb pendurada em uma taquara e quer distribuir internet ai não é o SO que não é profissinal, mas sim o dono do provedor que é amador.

    Se voce tem um provedor com SCM, paga teus impostos, tem um link dedicado, tem uma RB e um bom cartão distribuindo internet em uma torre própria então voce é um profissional.

    Abraços e boa sorte a todos.
    Última edição por Almirgas; 30-03-2011 às 17:05.

  10. #10
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    bom a meu ver hoje no que existe e eu ja testei se for pra ter qualidade inquestionavel em 5,8 rocket m5 .
    ja em 2,4 nada bate o wavion a realidade e esta

  11. #11

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Sim, tudo depende da demanda meus caros.
    É realmente esta, a questão! Hoje tenho aprox. 250 clientes, com um MK instalado em uma máquina Quad Core com 2GB de RAM, um servidor Cache paralelo e outro rádius, tudo está a mil maravilhas. O grande problema, é se, minha demanda aumentar, pois estou com projeto de aumento de link e de area de cobertura, gostaria de saber dos mais experientes, se essa minha infra-estrutura atual, daria conta de uns 1000 clientes. Vendo links de 450, 800 e 1000kbps. Atendo 5 cidades. Falo isso em relacao a faixa de ips para clientes também, entenderam?
    Um grande abraço!

  12. #12

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Mikrotik é um "ROS" Router Operating System, a propria definição dispensa comentários, a Routerboard é o hardware que possui o "ROS" Mikrotik embarcado, ou seja Mikrotik é apenas a fabricante do sistema e do hardware... É uma patcha equipamento mas que só torna-se apenas profissional se for instalado e configurado por um profissional... se não vai se transformar na maior tranqueira espalhadora de RF e sem conexão do mundo, provocando a chegada de 2012 mais rápida!!!!
    Última edição por evertonsoares; 30-03-2011 às 16:49.

  13. #13
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Sim, tudo depende da demanda meus caros.
    É realmente esta, a questão! Hoje tenho aprox. 250 clientes, com um MK instalado em uma máquina Quad Core com 2GB de RAM, um servidor Cache paralelo e outro rádius, tudo está a mil maravilhas. O grande problema, é se, minha demanda aumentar, pois estou com projeto de aumento de link e de area de cobertura, gostaria de saber dos mais experientes, se essa minha infra-estrutura atual, daria conta de uns 1000 clientes. Vendo links de 450, 800 e 1000kbps. Atendo 5 cidades. Falo isso em relacao a faixa de ips para clientes também, entenderam?
    Um grande abraço!
    Mas dai voce teria que melhorar os teus harwares, por exemplo se voce tem 1000 clientes então já pode pensar em comprar um servidor de grife, tipo um hp ou Dell. Com 1000 clientes voce precisa de um servidor talves com outra plataforma instalada, tipo um FREBSD ou outros, mas nas tuas torres continuariam tuas RBs com teus cartões, logico que almentaria tuas antenas, mas com certeza iria continuar usando mikrotik pra distribuir, pela facilidade de configurar e monitorar.
    Isso é a minha opinião, não é a verdade absoluta.
    Eu ainda não tenho 1000 clientes, mas o meu servidor é bem melhor que o que voce citou acika, e já to querendo trocar por dois HP Ou Dell.
    Boa sorte ai na tua expansão.

  14. #14

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Ja vi provedores com mais de 2500 usuarios sem problema de hardware e software usando ROS, contudo, como foi dito aqui, o problema é conhecer os limites do hardware somado ao software.

    Claro que se vc tem uma demanda de 1Gb dedicado chegando na fibra (que hoje é comum pra quem vende link pra provedores) ou faz transporte, vc irá fatalmente esbarrar em Junos etc que são as ferraris em rede porem pra fim específico e MUITO CAROS.

    Mas até uns 300Mb de link (que uma RB-1100 sustenta muito bem a chegada), vc tem como absorver sim com ROS sem problemas. A propósito, existem versões do MK sobre medida pra determinados HARDWARES que são desenvolvidos especialmente pela Mikrotik, entre em contato com eles pra saber mais sobre essas versões mais PARRUDAS pra certas demandas, e a tempo, não pense em usar uma maquina pra tudo, nem com cisco eu faria isso.

  15. #15

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    observei que o assunto aqui está bom e venho acompanhando, outra o mikrotik para pessoas amadoras assim como eu é uma otima ferramenta instalada num celeron, e roda redondinho com uma ADSL, agora para partir para um patamar de 1000 clientes é necessario um investimento grande!!

  16. #16

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Citação Postado originalmente por teletanbs Ver Post
    observei que o assunto aqui está bom e venho acompanhando, outra o mikrotik para pessoas amadoras assim como eu é uma otima ferramenta instalada num celeron, e roda redondinho com uma ADSL, agora para partir para um patamar de 1000 clientes é necessario um investimento grande!!
    Mas é essa a dúvida, o que seria esse investimento grande?
    Abolir mikrotik? Utilizar somente PPPoE no linux? Implantar PPPoE em cascata?

    Qual seria a solucao para uma grande demanda de trafego e de conexoes simultaneas?

  17. #17

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Mas é essa a dúvida, o que seria esse investimento grande?
    Abolir mikrotik? Utilizar somente PPPoE no linux? Implantar PPPoE em cascata?

    Qual seria a solucao para uma grande demanda de trafego e de conexoes simultaneas?
    rapaz eu utilizo aqui DHCP-STATIC tipo já usei hotpost e um pouco de PPoe mais gosto mais do serviço static é como nosso amigo falou vai depender da configuração!!

  18. #18

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Eu particularmente prefiro PPPoE, me parece mais estável e seguro.
    Mas, um servidor PPPoE tem suas limitacoes. Como poderiamos colocar por exemplo, 2 ou 3 servidores PPPoE na mesma rede? Como o cliente vai saber em qual deles ele vai se autenticar? Seria uma forma aleatória?

  19. #19

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    Citação Postado originalmente por marcostmariano Ver Post
    Eu particularmente prefiro PPPoE, me parece mais estável e seguro.
    Mas, um servidor PPPoE tem suas limitacoes. Como poderiamos colocar por exemplo, 2 ou 3 servidores PPPoE na mesma rede? Como o cliente vai saber em qual deles ele vai se autenticar? Seria uma forma aleatória?
    se o dhcp estiver estatico você pode colocar quantos quizer desde que estaja estatico!!

  20. #20

    Padrão Re: Mikrotik Pode ser visto como um equipamento amador??

    DHCP com PPPoE?
    É o fim.