Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Olá amigos, estou com um problema sério, meus links estão no gargalo e em horários de pico, a latencia vai a 1500 a 2500, e isto deixa o acesso geral mais lento, aqui utilizo uma RB493ah fazendo balanceamento PCC em 8 Links embratel, gostaria de saber se tem algum script ou maneira que poderia limitar a banda geral em determinados horários e após estes horários liberar toda banda novamente.

    Obs. meu problema é mais a tarde das 14:00 à 16:30, pois alguns links oscilam neste período e de noite das 18:30 às 20:30, gostaria de limitar nestes horários e após isto liberar automaticamente toda banda, possuo no geral 8 MB de link.

    Desde já agradeço e aguardo !

  2. #2

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    De mais detalhes do seu servidor, usa Hotspot, PPOE ou nada?? Seu controle de banda é feito pelo hotspot, ou cadastra manualmente as qeues?
    Pra cada tipo é uma situacao diferente pra vc conseguir o resultado esperado.

  3. #3

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    OLá amigo, bom aqui utilizo hotspot e meu controle é feito pelo mesmo, não cadastro manualmente as queues, veja como estão configurados meus planos:

    1 name="300K" idle-timeout=none keepalive-timeout=2m status-autorefresh=3m
    shared-users=1 rate-limit="70k/300k" transparent-proxy=no

    2 name="512k" idle-timeout=none keepalive-timeout=2m status-autorefresh=1m
    shared-users=1
    rate-limit="256k/512k 256k/600k 256k/256k 16/16 8 256k/256k"
    transparent-proxy=no

    3 name="400k" idle-timeout=none keepalive-timeout=2m status-autorefresh=1m
    shared-users=1 rate-limit="128k/400k" transparent-proxy=no

    4 name="600k ESPECIAL" idle-timeout=none keepalive-timeout=2m
    status-autorefresh=1m shared-users=1
    rate-limit="256k/600k 256k/700k 256k/300k 16/16 8 256k/300k"
    transparent-proxy=no

    5 name="150k" idle-timeout=none keepalive-timeout=2m status-autorefresh=1m
    shared-users=1 rate-limit

    Bom não tenho muito conhecimento de QOS mas será que executando 1 não iria ficar melhor os serviços??

    desde já agradeço a colaboração
    Abraços !!

  4. #4

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Bom dia.

    fwsolutions me permita utilizar o seu tópico para fazer uma pergunta aos mais entendidos...

    A minha necessidade é idêntica a do colega e por isso terei que trabalhar com scripts. Pergunto: no System/Scheduler na tag "On event" eu consigo fazer referência a mais de um script?
    Se sim, qual seria a sintaxe?

    Grato,

    Dionisio

  5. #5

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Caramba, 300 kbps ? custa quanto ai essa velocidade ?

    Aqui em minha cidade, vendo 128 kbps por 35,00 e ningm reclama do preço e nem da velocidade

  6. #6

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Olá amigo, aqui na minha cidade é complicado, o povo quer de 1 MB pra cima, e reclama pra caramba ainda do preço, parece que querem de graça rss, pensa num povo complicado, aqui vendemos a 59,90. rsss !

    Fazer o que né é a vida rss !

  7. #7

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Caramba, em qual cidade tu mora? ai tem viabilidade facil pra ADSL ?

  8. #8

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    viabilidade tem só que link adsl é o pior para provedor, aqui se tu começa com adsl, está fadado a falir, porque o serviço é péssimo.

    Gostaria de saber se alguém saberia fazer este sistema que diminui a velocidade geral, e divide para cada cliente, fazendo que a latencia do link fique baixa, sem afetar o sistema geral.

    Desde já agradeço a colaboração de todos !

    abraços !!!

  9. #9

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Rapaz, eu desconheço essa possibilidade, o jeito é vc abaixar a banda do cliente :S

  10. #10

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Colega , claro vc deside como fazer a sua rede mais :


    1 - crie um servidor cache pois ele ira te dar economia de 15% pra cima , nao precisa fazer cache full , so cache normal mesmo , caso usem bastante youtube , ja monta uma maquina com thunder.

    2 - Baixe um pouco a garantia de banda ta muito alto 100% é muita coisa aamigo , eu acho .

    Acho que seria saidas baratas para vc fazer , o script uma experiencia propria nunca achei 1 que funfa-se 100% , mais deve ter tens que esperar alguem mandar

  11. #11

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Boa tarde amigos, aqui a saida que tive foi comprar 1link ADSL de 4mb e fiz load com um pequeno cache rodando... ficou muito melhor e nao precisei diminuir a banda que aqui eh bem alta 1200 1500k minimo de 600k... vlw... Eu queria mesmo é o script para liberar tudo depois das 11 da noite, uso HOTSPOT e ja testei vários scripts e nada... vlw

  12. #12

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Amigo , acho que vc consegue algo mais eficiente se vc usar os cookie do hotspot pois ele nao vai pedir senha denovo vai derrubar rapido e levantar o novo login sem o cliente perceber , claro isso se ele nao tiver fazendo download ,


    Lembro teoria , vou ate testar aqui agora mesmo

  13. #13

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    ok, fico no aguardo para saber o resultado... vlw

  14. #14

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    aquilo que pensei nao da certo , mais achei algo muito interresante no queue , manha de manha enttro e posto o script , aqui funcionou , so teve um problema , que não é bem um problema da um bom trabalho mais acho que vale a pena ,


    vão testando ai

    no terminal

    /queue simple set <hostpot-nomeprofile> max-limit=64000/1000000
    /queue simple set <hostpot-nomeprofile> limit-at=64000/1000000 - este é pra quem tem garantia de banda .

    basta fazer um script e pau ja era , e para retornar ao hotspot original basta o colega deslogar que quando logar retorno o queue dinamico que o hotspot faz


    Ai fiz estes testes na versao pirata mesmo ,pois fiquei meio bolado de fazer na central aqui funcionou legal , outra coisa amanha faço em um rb simpes mesmo pra ver se rola .



    quem gosto da um gostei pra ajudar boa noite , amanha se quiser explico mais

  15. #15

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    essa queue faz o limite de banda do hotspot nao funcionar, ficando sem limite, seria isso? eu adicionando essa queue com o horario que desejo vai ficar show... testando... vlw

  16. #16

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    aqui nao aceitou... fico no aguardo do scropt

  17. #17

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Aqui coloco pra rodar um script que libera a banda a partir da 01:00 da manhã até as 06:00. Uso hotspot e a versão do meu mk é a 5.2 mas funciona com a 4.x também. Estou preparando um mini tuorial e logo posto aqui.
    Fiquem com DEUS.

  18. #18

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    Pronto, baixem o tutorial neste link:
    CONTROLE DE BANDA POR HORÁRIO.pdf - 4shared.com - document sharing - download

    Espero que ajude. Fiquem com DEUS.
    Se for útil, clique na estrelinha (*).
    Última edição por amilton; 27-05-2011 às 13:17.

  19. #19

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    deve ser porque fiz na versao crack , vou ver hoje como fica na versão 4.13 muda a forma de colocar o rx/tx

  20. #20

    Padrão Re: Limitar Banda por Horário - SCRIPT

    [QUOTE=amilton;553161]Pronto, baixem o tutorial neste link:
    CONTROLE DE BANDA POR HORÁRIO.pdf - 4shared.com - document sharing - download

    Fico bomo amigo , ate ja tinha visto desta forma , mais fica pra rede toda correto , o que pensei a muito tempo em fazer é o seguinte , vender mesmo a ideia ao cliente , tendo duas velocidades de navegação uma dia e libera sei la so 2 MB a noite para que o download dele va rapido , Caso algum cliente queira navegar de madruga nao consegue com 1 so levando toda banda ( falo toda em 2.4 fixado em 11MB rate banda B ).

    O que fiz ali em cima seria individual


    Hoje sei essa formula , a tarde posto resultados .