+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    Galera, alguém poderia me dar umas dicas sobre este tipo de equipamento?
    A dúvida é o seguinte, eu já utilizo esses equipamentos, só que estão na caixa hermética, entre os rádios e antenas.
    Agora, estou interessado em adquirir os lightning protectors cat6 tipo esse:

    Nome:      PWD_AL-CAT6JW.JPG
Visitas:     176
Tamanho:  38,7 KB

    Alguém já conhece esse tipo de equipamento ou usa ?
    Na minha idéia, é utilizar este tipo de equipamento, nos cabos que saem do meu rack e vão para torre. Com a intenção de proteger os equipamentos contidos no rack.
    Será que, por mais simples que seja o equipamento, ele pode ajudar em alguma coisa ou é a mesma coisa que nada ?

    Vejam aqui, o modelo da foto, no site do fabricante: L-Com Products

    Bom, caso alguém tenha alguma idéia é só postar!

    Abraço!

  2. #2

    Padrão Re: Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    Se quiser você pode construir este lightning protector L-COM (cat5 e cat6), compre os conectores RJ45 para circuito impresso, faça um circuito impresso de duas faces com as trilhas interligando os conectores, do lado que ficar para a ligação externa coloque em série resistores de 47 ohms 1/16W [longe da placa]; de cada trilha que vai para o conector RJ45 lado da saída, coloque uma lampada neon de cada trilha para a face de terra. (As lâmpadas entram em ignição {curto} a partir de 60volts, voltando a infinito quando a tensão cai - se a descarga for muito forte os resistores queimam como se fossem fusíveis).
    Existe uma solução adicional em locais em que as descargas são muito fortes:
    Dar 3 ou mais voltas do
    cabo de rede POE (ou cabo coaxial) através de um núcleo toroidal de ferrite; isto não interfere no sinal e cria uma alta impedância em série para atenuar a descarga.
    No aterramento sempre utilizar cabos multifilares o mais curtos possível (nunca rígidos) porque as descargas de alta velocidade e amplitude são conduzidas pela superfície dos condutores.
    Um exemplo deste tipo de cabo para uso em aterramento (multifilar) é o das maquinas de solda elétrica, caracteriza-se por ser super flexível.
    Outra solução para conduzir o aterramento são laminas de cobre que podem ser bem finas, mas quanto mais área tiverem melhor (alta frequência condução superficial).
    (Estas faixas de aterramento podem correr ao longo da torre e emendadas com solda prata [de refrigeração.])
    Importantíssimo é ter um ponto de terra em comum (NÓ de aterramento) para TUDO de forma a evitar d.d.p. (diferença de potencial) entre os equipamentos, energia, neutro, terra, etc.
    Sucesso!
    Última edição por DUHbnu; 25-09-2010 às 03:53.

  3. #3
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Se quiser você pode construir este lightning protector L-COM (cat5 e cat6), compre os conectores RJ45 para circuito impresso, faça um circuito impresso de duas faces com as trilhas interligando os conectores, do lado que ficar para a ligação externa coloque em série resistores de 47 ohms 1/16W [longe da placa]; de cada trilha que vai para o conector RJ45 lado da saída, coloque uma lampada neon de cada trilha para a face de terra. (As lâmpadas entram em ignição {curto} a partir de 60volts, voltando a infinito quando a tensão cai - se a descarga for muito forte os resistores queimam como se fossem fusíveis).
    Existe uma solução adicional em locais em que as descargas são muito fortes:
    Dar 3 ou mais voltas do
    cabo de rede POE (ou cabo coaxial) através de um núcleo toroidal de ferrite; isto não interfere no sinal e cria uma alta impedância em série para atenuar a descarga.
    No aterramento sempre utilizar cabos multifilares o mais curtos possível (nunca rígidos) porque as descargas de alta velocidade e amplitude são conduzidas pela superfície dos condutores.
    Um exemplo deste tipo de cabo para uso em aterramento (multifilar) é o das maquinas de solda elétrica, caracteriza-se por ser super flexível.
    Outra solução para conduzir o aterramento são laminas de cobre que podem ser bem finas, mas quanto mais área tiverem melhor (alta frequência condução superficial).
    (Estas faixas de aterramento podem correr ao longo da torre e emendadas com solda prata [de refrigeração.])
    Importantíssimo é ter um ponto de terra em comum (NÓ de aterramento) para TUDO de forma a evitar d.d.p. (diferença de potencial) entre os equipamentos, energia, neutro, terra, etc.
    Sucesso!
    CitaÇão perfeita ! Basta um pouco de tempo e bom empenha para criar soluções para evira a queima desagradáve de equipamentos que as vezes custam muito caro !
    A bobina feira com o próprio cabo é uma excelente solução para muitos problemas !
    Quanto a fabricação de uma placa com conectores e sistemas eletrônicos como resistores e lampadas neon embora utilizando componentes discretos São extramamente efifientes !
    Novamente parabéns ao colega !

  4. #4

    Padrão Re: Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    Citação Postado originalmente por DUHbnu Ver Post
    Se quiser você pode construir este lightning protector L-COM (cat5 e cat6), compre os conectores RJ45 para circuito impresso, faça um circuito impresso de duas faces com as trilhas interligando os conectores, do lado que ficar para a ligação externa coloque em série resistores de 47 ohms 1/16W [longe da placa]; de cada trilha que vai para o conector RJ45 lado da saída, coloque uma lampada neon de cada trilha para a face de terra. (As lâmpadas entram em ignição {curto} a partir de 60volts, voltando a infinito quando a tensão cai - se a descarga for muito forte os resistores queimam como se fossem fusíveis).
    Existe uma solução adicional em locais em que as descargas são muito fortes:
    Dar 3 ou mais voltas do
    cabo de rede POE (ou cabo coaxial) através de um núcleo toroidal de ferrite; isto não interfere no sinal e cria uma alta impedância em série para atenuar a descarga.
    No aterramento sempre utilizar cabos multifilares o mais curtos possível (nunca rígidos) porque as descargas de alta velocidade e amplitude são conduzidas pela superfície dos condutores.
    Um exemplo deste tipo de cabo para uso em aterramento (multifilar) é o das maquinas de solda elétrica, caracteriza-se por ser super flexível.
    Outra solução para conduzir o aterramento são laminas de cobre que podem ser bem finas, mas quanto mais área tiverem melhor (alta frequência condução superficial).
    (Estas faixas de aterramento podem correr ao longo da torre e emendadas com solda prata [de refrigeração.])
    Importantíssimo é ter um ponto de terra em comum (NÓ de aterramento) para TUDO de forma a evitar d.d.p. (diferença de potencial) entre os equipamentos, energia, neutro, terra, etc.
    Sucesso!
    Ok DUH, agradeço sua atenção.
    Me diga uma coisa: Se eu chegar a fazer do jeito que você falou, que comparação você faria desse feito por mim em relação ao industrializado (no quesito confiabilidade) ?

  5. #5

    Padrão Re: Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    Amigo, eu trabalhei na Embratel entre 1973 e 1978; patenteei dispositivo com estes princípios, que foram usados por quase 2 décadas para proteger centenas de teleimpressoras (maquinas de telex) com extrema eficiência. Como fabricante de equipamentos de radiodifusão e de telecomunicações (CIAER) utilizei os mesmos princípios em centenas de equipamentos para emissoras de radio e televisão e centrais públicas de telefonia. Pode ter certeza, se montado e instalado corretamente, terá altíssima eficiência e eficácia.
    [ http://www.l-com.com/multimedia/diag...L-CAT6JW_1.gif ] Ao montar os dispositivos tenha muito cuidado com layout e qualidade do material. Ex: os Conectores RJ45 devem ser blindados. A bobina feita com o próprio cabo ganha extrema eficiência se passar através de núcleo toroidal de ferrite (encontra-se fácil na Rua Santa Ifigênia em SPO). Em lojas de telefonia você pode encontrar pastilhas a gás similares as da LCom [ Replacement 90V Gas Tube for AL6 Series Coax Protectors - LPX090G ] que podem ser montadas dentro das antenas; ou se desenvolver um conector de passagem para acopla-las, e usa-las antes do rádio. Cada caso é um caso e deve ser analisado com cuidado para minimizar a diferença de potencial entre os equipamentos, permitindo um caminho alternativo mais eficiente para passagem da descarga. Não esqueça das fontes de energia, elas também devem ser protegidas e conectadas ao mesmo "NÓ" de aterramento. Lembre-se que hastes coopeerweld podem ser ótimas para aterramento elétrica; mas não são eficientes contra as descargas de raios e relâmpagos; pois aquecem a área de contato diminuindo a eficiência. Em locais criticos utilize chapas de cobre enterradas verticalmente ex: 2mt por 1mt ficando no minimo a parte superior a 50cm da superficie. Se tiver mais alguma dúvida em que eu puder ajudar, pode contar comigo. abraço!

  6. #6

    Padrão Re: Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    Ok DUH, sua resposta foi de muita valia pra mim. Muito coerente e claro.
    Vou tentar providenciar esse esquema.

    Abração!

  7. #7

    Padrão Re: Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    Boa noite DUH, muito obrigado pela sua resposta, ajudou bastante mas ainda tenho uma duvida, se eu fizer ( Dar 3 ou mais voltas do cabo de rede POE (ou cabo coaxial) através de um núcleo toroidal de ferrite) com o cabo coaxial da antena seja ela 2.4 ou 5.8 GHz nao preciso usar um centelhador a gas ? isso o substitui e protege mesmo e nao da perda alguma? tenho rede sem fio em minha cidade e tenho problemas com os cartoes transmissores qd chove..eles enfraquecem... o esquema seria esse abaixo tanto com cabo de rede tanto com coaxial? desde ja obrigado.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         images.jpg
Visualizações:	100
Tamanho: 	6,1 KB
ID:      	21070

  8. #8

    Red face Re: Dúvida sobre lightning protector L-COM (cat5 e cat6)

    A forma de construção do núcleo toroidal esta correta.
    Seria interessante usar um núcleo um pouco maior, que dara mais indutância série com menos cabo e obviamente menos atenuação.



    Não esqueça das ANTENAS e ENTRADAS DE ENERGIA, elas também devem ser protegidas e conectadas ao mesmo "NÓ" de aterramento.
    Lembre-se que hastes coopeerweld podem ser ótimas para aterramento elétrica; mas não são eficientes contra as descargas de raios e relâmpagos; pois aquecem a área de contato diminuindo a eficiência.
    Em locais críticos utilize chapas de cobre enterradas verticalmente ex: 2mt por 1mt ficando no minimo a parte superior a 50cm abaixo da superfície, e conexões com cabos flexíveis (tipo cabos multifilar de maquinas de solda elétrica).

    Todas hastes, etc... devem ser interligadas com fio flexível (multifilar) de boa bitola.
    Interligue o terra da torre com o dos equipamentos utilizando um cabo elétrico de boa bitola e extremamente flexivel (composto de muitos fios).
    Crie um nó central onde tudo seja interligado; se possível enterre na vertical uma chapa de cobre de 2mt de altura por um de largura; trate a terra com sal grosso ao fechar o buraco.
    Tem outros posts meus com mais detalhes.


    ☼ ▼Gostou clique na estrela abaixo.