+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão link redundante - loop de rede

    Pessoal, preciso estabelecer comunicação entre 02 prédios, onde o cliente quer uma redundancia no link, ou seja, vou colocar 02 links em paralelo, onde caso um caia, o outro assumi.

    Se eu ligar os 2 links no mesmo switch, irei criar um loop na rede, pois os 02 links estão funcionando simultaneamente.

    Pesquisei na net e descobri que o mikrotik possui o recurso spanning tree, que evita loop na rede, porém também descobri que o spanning tree deixa a rede mais lenta e as vezes causa problemas com DHCP, devido a lentidão na inserção de novos dispositivos na rede.

    Por favor me indiquem a melhor forma de colocar 02 links para funcionar em paralelo de forma a não criar loop de rede.

    Desde já agradeço.

  2. #2
    Del-Link Provedor Avatar de dellink
    Ingresso
    Sep 2009
    Localização
    Região Agreste de Pernambuco e mata sul
    Posts
    95

    Padrão

    cada link com ip iferente e mascara tambem.
    ex: link 01- 192.168.0.1 masc 255.255.255.0
    link 02.- 10.0.0.1 masc 255.0.0.0
    faço isso aqui com 5 link, funfa beleza e nao dar loop.
    OBS: use ip fixo e nao dhcp

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dellink Ver Post
    cada link com ip iferente e mascara tambem.
    ex: link 01- 192.168.0.1 masc 255.255.255.0
    link 02.- 10.0.0.1 masc 255.0.0.0
    faço isso aqui com 5 link, funfa beleza e nao dar loop.
    OBS: use ip fixo e nao dhcp
    O loop que ele mencionou não se resolve com classes de IP diferentes pois o loop é físico.
    Última edição por netosdr; 12-03-2010 às 10:58.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tiagoiw Ver Post
    Por favor me indiquem a melhor forma de colocar 02 links para funcionar em paralelo de forma a não criar loop de rede.
    Desde já agradeço.
    Pesquise sobre alta disponibilidade

  5. #5

    Unhappy Re: link redundante - loop de rede

    tbm estou com o mesmo problema ...

  6. #6

    Padrão Re: link redundante - loop de rede

    Descobri que existe o recurso Bonding no MK. ainda náo testei.

    Bonding no Mikrotik rOS com Rocket M - Blogs - Under-Linux.org

  7. #7

    Padrão Re: link redundante - loop de rede

    Já andei pesquisando tem como fazer com o ospf do MK, mas nao sei configurar...

  8. #8

    Padrão Re: link redundante - loop de rede

    Eu ja fiz isso, no meu caso era uma filial de uma empresa que tinha dois link de radios indo para ela, exatamente para redundância.

    Tudo que eu fiz foi criar uma Bridge com o Protocolo RSTP, na bridge eu coloquei a porta que cada link chegava e a porta que saia para o Switch.

    O fail over funcionou super bem, porque quando se usa o protocolo RSTP o mikrotik identifica que os doi ips são do mesmo range e ja joga um deles como backup, caso um falhe o outro ja assume (questão de alguns segundos).

    Vlws