+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Consumo de link alto, internet cai para todos.

    Seguinte, temos um link adsl de 1mb para somente 6 usuários da familia em uma chácara.

    montei um pc ap + hotpost + proxy em um mk 4.x.

    O sistema está instalao em um compact flash mas o cache do proxy está em um segundo HD de 40GB.

    Estou notando que quando um usuário do hotpost, está fazendo um download que usa quase todo o link....todos os outros param de navegar e aparece "request timout"

    Até o próprio usuário que está fazendo download, para de navegar mas o download dele continua normal.

    E notei isso principalmente quando o download é do winodws update.

    O que pode ser isso? porque para de navegar?

    OBS.: não quero colocar controle de banda pois todos tem o mesmo direito sobre internet e isso antes não acontecia.Limpei o cache do proyx tem um mês.Como são pouca pessoas acessando, não acredito que precise fazer isso direto pois tenho um squid rodando no linux na empresa que trabalho com 50 uusário e tem 3 meses que não limpo o cache.

  2. #2

    Padrão Re: Consumo de link alto, internet cai para todos.

    eu faria o controle de banda mais não limitando divido em 6 e sim exemplo se eu tenho 1024kbps (1mb)
    posso controlar da seguinte forma criando um perfil de 800kbps para todos
    ou seja se tiver um dos computadores fazendo download pessado sobra ainda 200k para os q estão somente navegando...

  3. #3
    Avatar de barcal
    Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Campinas, Sao Paulo, Brazil
    Posts
    14

    Padrão Re: Consumo de link alto, internet cai para todos.

    Cara coloca um controle de banda e cancela o hotspot e trabalha com cache transparente, vai acabar seus problemas.

  4. #4

    Padrão Re: Consumo de link alto, internet cai para todos.

    primeiro lugar que o cache do mikrotik e pessimo . e sempre da problemas. se esta direcionando o trafego para ele. este aii ,sim tem que limpar sempre hehehe.. colega. nao quer controle de banda . entao nao precisa de hotspot e nem queues.. olha cache paralelo como usado na sua empresa pelo squid e outro nivel por isso que notou a diferença este cache aii do mikrotik e castigo kkkk

  5. #5

    Padrão Re: Consumo de link alto, internet cai para todos.

    Vc usa cache full neste proxy ?

    Vc faz controle deste proxy no queue simple ?


    Vamos dar um exemplo

    joao quer baixar um programa de 10 Mb e seu cache esta habilitado para fazer o cache de ate 20Mb , bom sem o controle de banda do cache o proprio ira usar toda a internet para baixalo , pois primeiro baixa no cache depois repassa para o cliente

    2 ponto , usas wireless , se sim depende muito de qualidade de sinal dos clientes para acessar em banda b 5 MB no maximo por cartao , se vc usa cache full de 10Mb full ja era o teu cartao


    Sei la amigo da mais detalhes sobre o fato , mais acho que tem cara de cache mau configurado seu cache ta levando tudo .

  6. #6

    Padrão Re: Consumo de link alto, internet cai para todos.

    Não uso cache full nem controle até porque é uma rede familiar.
    Agora, não era para internet cair para os outros.
    Não existe um controle inteligente para se uma pessoa estiver usando o link todo e outra entrar na rede , a mova pessoa ter direito a x da banda como um controle por prioridade?

    No linux, faço isso com htb+tc