+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena no telhado - Como prender ?

    Srs.,

    Vou colocar uma antena no telhado da minha casa. Na região as casas não são tão altas, a prefeitura limita um maximo de 2 andares por casa.

    A minha casa tem 2 andares + um 1/2 andar aonde coloca-se a caixa d'agua.

    Entao, queria saber:

    * O que devo usar pra prender a antena? Um mastro simples? Uma mini-torre? Lembrando, a casa fica em um condominio. Se colocar algo discreto não tem problema. Tenho um mastro de 2 metros, de aluminio, pensei em usar ele.

    * Usarei um Nanostation M2. Preciso fazer aterramento ou algo do genero ? O condominio tem uma cisterna (que fica a uns 150m da casa), que é bem mais alta do que a casa. Sera que tem risco de cair raio?

    * O nano tem carcaça de plástico. Desculpe minha ignorancia, mas mesmo assim tem chance dele atrair raio?

  2. #2

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    Se voce tiver SCM tera so de se preocupar com raios, se não tiver tera se preocupar com a anatel tbm.

  3. #3

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    O Nano é pequeno e leve, você pode colocar nesse mastro que vc já tem aí.

  4. #4
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    e realmente raio voce não vai atrair mas a anatel pode ter certeza

  5. #5

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    Citação Postado originalmente por samuelrealnet Ver Post
    Se voce tiver SCM tera so de se preocupar com raios, se não tiver tera se preocupar com a anatel tbm.
    Citação Postado originalmente por naldo864 Ver Post
    e realmente raio voce não vai atrair mas a anatel pode ter certeza
    Credo gente, vocês tão ficando paranóicos com antena no telhado, rsrsrs... Ele não disse que vai distribuir internet. E se ele é somente um cliente que vai receber sinal?
    Agora lógico, se ele for mais um gatonet, aí sim, Anatel nele. Huahuahauhauhuhauhauahahauaahuahau.

  6. #6

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    Outro dia li no título de um post sobre "Nanostation puxando raios", quase morri de rir, o cara tinha colocado um mastro de num sei qtos metros acima da casa que num dia de chuva caiu um raio, foi tão forte q ele dizia q a tampinha no nano sumiu. Será que foi o nano ou a aste de metal ?!?!?!?!
    Raios são atraidos por materiais metalicos, e a Anatel geralmente por gatos metalicos...

  7. #7

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    Citação Postado originalmente por lrdcx Ver Post
    Srs.,

    Vou colocar uma antena no telhado da minha casa. Na região as casas não são tão altas, a prefeitura limita um maximo de 2 andares por casa.

    A minha casa tem 2 andares + um 1/2 andar aonde coloca-se a caixa d'agua.

    Entao, queria saber:

    * O que devo usar pra prender a antena? Um mastro simples? Uma mini-torre? Lembrando, a casa fica em um condominio. Se colocar algo discreto não tem problema. Tenho um mastro de 2 metros, de aluminio, pensei em usar ele.

    * Usarei um Nanostation M2. Preciso fazer aterramento ou algo do genero ? O condominio tem uma cisterna (que fica a uns 150m da casa), que é bem mais alta do que a casa. Sera que tem risco de cair raio?

    * O nano tem carcaça de plástico. Desculpe minha ignorancia, mas mesmo assim tem chance dele atrair raio?
    Se for para receber algum sinal, não tem problemas, se tiver algo perto e que esteja dentro de um raio igual a altura no ponto mais alto.

    Se for distribuir sinal, esquece, é quse certo que o condomínio não permita.

    Consulte sempre, antes o condomínio, e verifique as políticas internas de estética e similaridade entre as casa, muitos hoje têm isso, não pode alterar muito o visual do conjunto, o nome já diz, é um condomínio.

    Abraços

  8. #8

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    Nossa!! tem nego entrando em todos os posts falandos sobre anatel...

    O cara pergunta qualquer coisa e vem o povo com anatel..

    MODERADORES! por favor, isso ta poluindo o forum e criando frames...

    Pessoal, vamos tentar responder a pergunta do cara, também estou irritado com a pirataria, mas o objetivo do forum não é desabafo!!!

    Sobre a pergunta, pode colocar sem problema, se o pessoal do condominio não proibir, raio não vai cair!!!

    Sucesso pra todos!

  9. #9
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    concordo. se ele for fazer um ponto a ponto sem meios lucrativos ..
    não terá problemas com o órgão das telecomunicações ..
    mas se ele for fazer uma estação ai sim vai ter problemas ..

  10. #10

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    É um PTP.. Não é pra distribuir nem revender internet

  11. #11

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    Amigo se for prender o cano na laje de concreto tem esse suporte aqui:
    http://thumbnails.buscape.com.br/off...antena_1mt.jpg

    Se for na parede:
    http://pousadalagoaazul.com.br/conteudo/file_103.jpg

    Se for num telhado com telha romana:
    http://www.nadiel.com.br/site/img/suporte_4614.jpg
    http://www.nadiel.com.br/site/img/4469_calco.jpg
    http://www.nadiel.com.br/site/img/arrueka.jpg

    Note que para todas aplicações é interessante usar a "estrelinha" ou calço com arruela para fazer os estirantes de arame galvanizado, melhorando a fixação do mastro evitando a queda com vento.

  12. #12

    Padrão Re:

    Recentemente fizemos um ponto a ponto de pouco mais de 6km com duas NanoBridge. Anexei as fotos pra servir como exemplo. Confere ai e me diz o que tu acha. Abraços!


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	245
Tamanho: 	93,1 KB
ID:      	21289Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	226
Tamanho: 	89,8 KB
ID:      	21287Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.jpg
Visualizações:	250
Tamanho: 	46,3 KB
ID:      	21288Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	25,7 KB
ID:      	21285Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.jpg
Visualizações:	269
Tamanho: 	16,9 KB
ID:      	21284

  13. #13

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    Quero ver quem ranca seu enlace ai do telhado!!! Bem executado!!!

  14. #14

    Padrão Re:

    Obrigado Everton! O mérito é todo da minha equipe, eu apenas projetei e acompanhei a execução. Deu um trabalhão enorme, mas o resultado ficou espetacular.

    Hoje de tarde vou lá pra montar os equipamentos que vão interligar com a operadora, e vou aproveitar para tirar mais umas fotos. De noite posto outras atualizadas para vocês verem como ficou.

    Abração amigo!

  15. #15

    Padrão Re: Antena no telhado - Como prender ?

    de qntos dbi e essa nano??? belo trabalho.... parabéns!!!

  16. #16

    Padrão Re:

    Obrigado Lisandro! Essa é a NanoBridge de 22dbi.