Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Olá pessoal:

    Vou contar um teste que fiz neste final de semana:
    Tenho um enlace 900 mhz com xr9 e antena de grade hiperlink de 15 db com 18 km com um obstáculo no meio do Enlace(morro de 25 a 30 mts de obstrução, segundo o Ligowave) , com 17db em cada radio e canalização 10 mhz já rodando há dez meses tem um sinal de -70, com internet chegando na média de 4 a 5 Mb.
    Neste domingo, desliguei as Rbs, e coloquei nestas mesmas antenas, Nano M900, em cada ponta, acreditem testes:
    - Com canalização: 5 mhz, fechou com sinal de -73, com a banda de 4mb
    - Com canalização: 10 mhz, fechou com sinal de -78 com a banda de 7 mb
    - Com canalização: 20 mhz, fechou com sinal de -80, com a banda de 13mb
    Em todos os testes usei 26 dbm de potência
    Não testei em mais condições devido a chuva que começou a cair e tinha que colocar as rbs para funcionar.
    Mais fica ai uma dica, que em alguns casos dá para substituir as rbs e xr9 por Nano m900 com antena externa, que neste caso deu mais banda que os XR9

  2. #2

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Amigo, sei que é pedir muito mais se puder postar um print da tela do ligowave para termos uma noção da "bronca" ai do seu link... Muito legal seus comentários parabéns...

  3. #3

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    segue o print do ligowaveClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         LINK 900 NANO.jpg
Visualizações:	1012
Tamanho: 	63,7 KB
ID:      	21244

  4. #4

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Puxa seu link esta atropelando um morro legal heim...

  5. #5

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    É uma pena esses M900 não serem homologados.. :-(

  6. #6
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    so uma pergunta o XR9 e homologado??? estou meio por fora do 900mhz, isso e verdade?

  7. #7

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    O xr9 nao é homologado, somente o Sr9 junto com o kit WCD e da MD Brasil. Diz a Americansatelite que está em fase de homologacao nos Nanos e Rocket 900

  8. #8

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    O xr9 nao é homologado, somente o Sr9 junto com o kit WCD e da MD Brasil. Diz a Americansatelite que está em fase de homologacao nos Nanos e Rocket 900
    Boa noticia. É seguro comprar um equipamento 900mhz hoje? Tenho o mesmo problema de um link sem visada, com morros na frente, mas ja li por aqui que 900mhz interfere bastante em ondas de celular.

    900mhz seria a unica solucao pra mim. Ou entao, eu precisaria alugar uns 3 terraços em outros prédios, o que me custaria muito muito caro.

  9. #9

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    O xr9 nao é homologado, somente o Sr9 junto com o kit WCD e da MD Brasil. Diz a Americansatelite que está em fase de homologacao nos Nanos e Rocket 900
    Pois é, equipamento novo, logo logo ja sai a Homologação!

  10. #10

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Citação Postado originalmente por lrdcx Ver Post
    Boa noticia. É seguro comprar um equipamento 900mhz hoje? Tenho o mesmo problema de um link sem visada, com morros na frente, mas ja li por aqui que 900mhz interfere bastante em ondas de celular.

    900mhz seria a unica solucao pra mim. Ou entao, eu precisaria alugar uns 3 terraços em outros prédios, o que me custaria muito muito caro.
    Para evitar problemas use só em 922mhz e 5 ou 10mhz de largura de canal.

  11. #11

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Pois é...logo logo já sai a homologação!!!

    aguardem....

  12. #12

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Citação Postado originalmente por MarciaP Ver Post
    Pois é...logo logo já sai a homologação!!!

    aguardem....
    Existe algum status ou garantia que o Nano M900 será homologado ? Queria comprar alguns, mas sempre fico com o pé atrás..

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Citação Postado originalmente por kaluham Ver Post
    Olá pessoal:

    Vou contar um teste que fiz neste final de semana:
    Tenho um enlace 900 mhz com xr9 e antena de grade hiperlink de 15 db com 18 km com um obstáculo no meio do Enlace(morro de 25 a 30 mts de obstrução, segundo o Ligowave) , com 17db em cada radio e canalização 10 mhz já rodando há dez meses tem um sinal de -70, com internet chegando na média de 4 a 5 Mb.
    Neste domingo, desliguei as Rbs, e coloquei nestas mesmas antenas, Nano M900, em cada ponta, acreditem testes:
    - Com canalização: 5 mhz, fechou com sinal de -73, com a banda de 4mb
    - Com canalização: 10 mhz, fechou com sinal de -78 com a banda de 7 mb
    - Com canalização: 20 mhz, fechou com sinal de -80, com a banda de 13mb
    Em todos os testes usei 26 dbm de potência
    Não testei em mais condições devido a chuva que começou a cair e tinha que colocar as rbs para funcionar.
    Mais fica ai uma dica, que em alguns casos dá para substituir as rbs e xr9 por Nano m900 com antena externa, que neste caso deu mais banda que os XR9
    Obrigado por postar sua experiencia.
    Também tenho tido este mesmo tipo de experiencia de modo positivo. onde o XR9 e o SR9 já conectavam bem, o Rocket M900 e o nano m900 estão melhorando muito estas conexões.
    Só estou testando na canalização permitidA (canal 922mhz 10mhz).
    Assim que tiver mais testes estarei postando aqui no Fórum. o que posso dizer no momento
    é que se bem configurado e com as antenas corretas , o equipamento é fantástico.
    Abraço.

  14. #14

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Pessoal boa tarde.
    Me desculpem por pegar carona neste post, porém acho que ele pode ser a solução para o meu problema.
    Bom, sou iniciante nessa área por isso estou recorrendo ao forum para aprender ao máximo possível. Pelo que tenho lido no Forum, o ideal para um enlace de 14,6km sem nenhuma visada seria o 900mhz, porém ainda tenho muitas dúvidas acerca de qual aparelho usar, porque já ouvi muito bem xr9, sr9 e do Nano 900, mas pessoal, o meu caso é grave, realmente não tem nenhuma visada mesmo. Seguindo a sugestão de alguns participantes do forum, estou tentando fazer o máximo de planejamento possível, para não jogar dinheiro e nem tempo fora.
    Bom, sem mais delongas, o link é para levar internet para meu sítio, mas tem várias montanhas na frente. Seguem as simulações para vocês me ajudarem a analisar e chegar a conclusão se é possível estabelecer este link e qual aparelho e antena usar. Se passar 1mb já estou feliz da vida.
    Pessoal muito obrigado.
    abraços.

    Seguem os arquivos

    https://docs.google.com/leaf?id=0Bx2...uthkey=CP-Fth4

    https://docs.google.com/leaf?id=0Bx2...thkey=CNjl3OEK
    Última edição por cwillian; 11-04-2011 às 18:57.

  15. #15

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Ola, amigo.
    Pela minha experiencia com o XR9 e Nano 900, este teu enlace não funcionará. Pois fiz testes num enlace de 18 km com um morro no caminho aproximadamente 100 mts de obstrução e com o XR9 deu um sinal de -88 a -90, ficou muito ruim. E tua situação e bem pior, acho que anão vai achar mem sinal no final do enlace. Só repetindo em cima de um morro desses.

  16. #16
    Avatar de bersek
    Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    Belo Horizonte -Minas Gerais
    Posts
    1

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Prezado 1929,
    estou para instalar um ptp proximo a uma Erb de Celular,usando Nano M900, 922mhz e 5 ou 10mhz de largura de canal , neste caso por nao ser homologado , posso ter poblema com a Anatel??
    cordialmente
    Citação Postado originalmente por ricardowireless Ver Post
    Pois é, equipamento novo, logo logo ja sai a Homologação!

  17. #17

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Prezado kaluham obrigado pela resposta

    Realmente a situação está dificil, a obstrução é mais 100m. E não encontrei ainda nenhum relato de enlace fechado nestas condições. mesmo utilizando o SR9 que possue uma potencia maior.

    Eu poderia utilizar uma torre de celular, porém não sei como conseguir o contato dos responsáveis.

    Alguem sabe como chegar aos responsáveis pelas torres de celulares ? existe algum cadastro nacional na embratel ?

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Citação Postado originalmente por cwillian Ver Post
    Pessoal boa tarde.
    Me desculpem por pegar carona neste post, porém acho que ele pode ser a solução para o meu problema.
    Bom, sou iniciante nessa área por isso estou recorrendo ao forum para aprender ao máximo possível. Pelo que tenho lido no Forum, o ideal para um enlace de 14,6km sem nenhuma visada seria o 900mhz, porém ainda tenho muitas dúvidas acerca de qual aparelho usar, porque já ouvi muito bem xr9, sr9 e do Nano 900, mas pessoal, o meu caso é grave, realmente não tem nenhuma visada mesmo. Seguindo a sugestão de alguns participantes do forum, estou tentando fazer o máximo de planejamento possível, para não jogar dinheiro e nem tempo fora.
    Bom, sem mais delongas, o link é para levar internet para meu sítio, mas tem várias montanhas na frente. Seguem as simulações para vocês me ajudarem a analisar e chegar a conclusão se é possível estabelecer este link e qual aparelho e antena usar. Se passar 1mb já estou feliz da vida.
    Pessoal muito obrigado.
    abraços.

    Seguem os arquivos

    https://docs.google.com/leaf?id=0Bx2...uthkey=CP-Fth4

    https://docs.google.com/leaf?id=0Bx2...thkey=CNjl3OEK

    Amigo, pela vasta experiencia que tenho montando e projetando enlaces em 900mhz, te indico que ou desvie sua rota desse morro para uma repetidora, ou faça uma ponte com torre intermediária na parte mais alta do morro.
    Como sao mais de duas elevacoes , o sinal irá perder muita força e nao chegará com um nível mínimo no outro rádio. talvez equipamentos importados em 400mhz resolveriam seu problema, porem nao sao permitidos no Brasil.
    Faça o que lhe indico, contrate um profissional pra fazer o projeto com torre intermediaria, e leve seu link perfeito até o outro ponto.

  19. #19

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Citação Postado originalmente por bersek Ver Post
    Prezado 1929,
    estou para instalar um ptp proximo a uma Erb de Celular,usando Nano M900, 922mhz e 5 ou 10mhz de largura de canal , neste caso por nao ser homologado , posso ter poblema com a Anatel??
    cordialmente
    Sempre que usa equipamento não homologado estará sujeito a sanções.
    E como 900mhz está muito próximo da faixa de celulares, se esta torre for de uma operadora Vivo, que trabalha bem pertinho voce pode inadvertidamente criar problemas. Mesmo que seja um equipamento homologado, como é classificado como radiação secundária, se der interferencia vai ter que tirar, mesmo sendo homologado.

    Acompanhe o conselho do Leandro que ele já tem muita experiencia em 900mhz

  20. #20

    Padrão Re: TESTES COM NANOSTATION M900 - LINK SEM VISADA

    Pessoal, muito obrigado pela ajuda de vocês.
    Realmente a minha situação está dificil. Vou ver a possibilidade de colocar uma repetidora no alto da montanha. O problema é a energia elétrica, uma opção seria energia solar. Vocês sabem aonde posso comprar um kit para essa finalidade ?

    Obrigado