+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Killer79
    Visitante

    Padrão Problema persistente.

    Olá a todos.
    Me perdoem caso já exista um tópico com esse assunto, sou novato aqui no forum e ainda não encontrei nada exatamente parecido com o problema que tenho.

    Eu tenho uma pequena rede Wireless que prove acesso a 15 clientes dos quais dificilmente ultrapassam 6 clientes simultânes.

    A alguns dias um raio queimou todo meu equipamento e comprei tudo novamente, ai começou meu tormento.

    Meu sinal está intermitente, e em todos os clientes ele oscila entre 40% e 95% e em muitos casos chega a cair muitas vezes seguidas até estabilizar.

    Eu utilizo o seguinte equipamento:
    - Dois Super Ap's da GTS Network
    - Modem Thomson TG 508
    - Antena Aquario 15 dbi
    - Cabos UTP Furukawa MX conectores Furukawa

    Estes equipamentos estão configurados da seguinte forma:
    - Modem em bridge (utilizo speedy da telefonica SP) ip fixo em 192.168.1.1

    - 1º Super AP configurado como roteador, interface wireles desativada, ip fixo em 192.168.1.2, dhcp ativado com o range no intervalo de 192.168.1.15 a 192.168.1.45

    - 2º Super AP em modo bridge recebendo sinal pela porta wan e repassando pela wireles. Todos os outros recursos estão desativados, para evitar processamento desnecessário no AP. Utilizo neste AP criptografia WPA-PSK e uma SSID com 15 Caracteres

    - Antena conectada ao 2º AP com um pigtail de excelente qualidade e isolada com muito cuidado com fita de alto-fusão.

    Está é exatamente a mesma configuração que eu itilizava antes da queima do equipamento antigo, porem não funciona da mesma maneira e o problema já está me fazendo perder clientes.
    Eu já fui substituindo parte a parte para ver se cercava o problema, mas não adianta, ele persiste. Troquei cabos, aps, antenas, pigtails e nada.

    A única coisa que foi alterada é a altura da antena, coloquei ela a uns 5 metros mais baixa para facilitar a manutenção, mas todos os clientes que tenho tem visada para o novo ponto.

    Se alguém puder me ajudar agradeço muito.

  2. #2

    Padrão Re: Problema persistente.

    1- vc usa link nao dedicado, provavel que seja mais um gatonet.
    2- vc usa antena omini, de 15 dbi, 5 metros de altura isso da diferença muito grande devido a zona de fresnel de seu cliente.
    3- vc tem aterramento nesse ponto onde esta a antena, é capaz que o ponto tenha ficado carregado de estatica.
    SOLUÇÃO
    1- deixe o serviço de provedor para os provedores sérios, pois provedor sério nao usa speed.
    2- dono de provedor antes de montar verifica ponto de alcance, obstaculos e le sobre o equipamento que ira usar.
    3- instalador que monta na casa do cliente deve passar por um treinamento pois o mesmo deve conhecer limitações do equipamento a ser usado.
    4- Fala sério parece que vc nem usou a pesquisa, pois constante a procura por isse tipo de incidente.

  3. #3
    Killer79
    Visitante

    Padrão Re: Problema persistente.

    Caro edmarmega agradeço sua atenção, mas suas palavras não foram de grande ajuda.
    Eu não vim até aqui pedir que me esculachem, tão pouco vim com pose de aproveitador ou coisa do tipo.
    Mil perdões por eu não ter nascido em berço de ouro e assim não dispor de equipamentos "sérios" conforme o senhor citou. Ainda mais se tratando de uma atividade que vossa senhoria sabe muito bem que se começa pequeno mesmo.
    Acredito que este e qualquer outro forum foi idealizado por alguém com muito boa vontade e que acreditou que sua criação pudesse servir como meio para a propagação de conhecimentos e, consequentemente, ajuda mútua.
    Se você não tem humildade o suficiente para dizer: "olha, você está errando aqui. Você está errando ali. Legalize-se" e coisas do tipo, o que fazes aqui meu caro?
    Eu não sou um leigo conforme você pensa e o que te faz supor que não leio sobre os equipamentos que utilizo? Mesmo sendo um equipamento barato eu sigo a risca todos os padrões e boas praticas e sempre obtive resultados acima do esperado e praticado por provedores sérios meu amigo.
    Outra coisa, minha antena não está a 5 metros e sim 5 metros abaixo de onde estava inicialmente e ainda assim está a 9 metros de altura e todos, sem exceção, os meus clientes tem visada para o ponto.
    Bem, pra encerrar agradeço mesmo assim, por sua "ajuda", mas deixo claro que dispenso escapes de alto-ego e falta de educação.
    Respeito é o minimo que se espera de um bom profissional.
    Passar bem.

    A todos do forum peço desculpas pelas palavras acima e espero que possam me ajudar com meu problema.

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Problema persistente.

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    1- vc usa link nao dedicado, provavel que seja mais um gatonet.
    2- vc usa antena omini, de 15 dbi, 5 metros de altura isso da diferença muito grande devido a zona de fresnel de seu cliente.
    3- vc tem aterramento nesse ponto onde esta a antena, é capaz que o ponto tenha ficado carregado de estatica.
    SOLUÇÃO
    1- deixe o serviço de provedor para os provedores sérios, pois provedor sério nao usa speed.
    2- dono de provedor antes de montar verifica ponto de alcance, obstaculos e le sobre o equipamento que ira usar.
    3- instalador que monta na casa do cliente deve passar por um treinamento pois o mesmo deve conhecer limitações do equipamento a ser usado.
    4- Fala sério parece que vc nem usou a pesquisa, pois constante a procura por isse tipo de incidente.
    É bixo, á mais um que sabe bem mesmo utilizar as palavras, um tremendo otário, desculpem o moderador, começou com CNPJ, Link Full, funcionário com carteira de trabalho e 3 carros na rua para atendimento?

    Se não pode ajudar, não seja ignorante, arrogante e egosísta, veja seus tópicos, têm dúvidas também certo ?

    Fica chateado não, mas gente como você aqui no fórum, não serve pra nada.

    Citação Postado originalmente por Killer79 Ver Post
    Caro edmarmega agradeço sua atenção, mas suas palavras não foram de grande ajuda.
    Eu não vim até aqui pedir que me esculachem, tão pouco vim com pose de aproveitador ou coisa do tipo.
    Mil perdões por eu não ter nascido em berço de ouro e assim não dispor de equipamentos "sérios" conforme o senhor citou. Ainda mais se tratando de uma atividade que vossa senhoria sabe muito bem que se começa pequeno mesmo.
    Acredito que este e qualquer outro forum foi idealizado por alguém com muito boa vontade e que acreditou que sua criação pudesse servir como meio para a propagação de conhecimentos e, consequentemente, ajuda mútua.
    Se você não tem humildade o suficiente para dizer: "olha, você está errando aqui. Você está errando ali. Legalize-se" e coisas do tipo, o que fazes aqui meu caro?
    Eu não sou um leigo conforme você pensa e o que te faz supor que não leio sobre os equipamentos que utilizo? Mesmo sendo um equipamento barato eu sigo a risca todos os padrões e boas praticas e sempre obtive resultados acima do esperado e praticado por provedores sérios meu amigo.
    Outra coisa, minha antena não está a 5 metros e sim 5 metros abaixo de onde estava inicialmente e ainda assim está a 9 metros de altura e todos, sem exceção, os meus clientes tem visada para o ponto.
    Bem, pra encerrar agradeço mesmo assim, por sua "ajuda", mas deixo claro que dispenso escapes de alto-ego e falta de educação.
    Respeito é o minimo que se espera de um bom profissional.
    Passar bem.

    A todos do forum peço desculpas pelas palavras acima e espero que possam me ajudar com meu problema.

    Obrigado.
    Camarada, REVISE TUDO.

    1-) Com esse rádio em modo Router (o que tá com a Wireless desabilitada) não vai rolar.
    2-) Cliente com sinal ruim, é antena ruim, se antes funcionava, sua antena nova pode estar com defeito, procure uma homologada, de melhor qualidade e verifique o pigtail ok ?

    3-) O fato de ter "abaixado" a antena, pode ter atrapalhado muito a visada e o bendito Fresnel, OMNI não perdoa.

    4-) Hoje, é simples comprar um RB 750 que já vem mikrotik original e ja dá para fazer um bom trabalho com ela, se precisar de ajuda, tenho fornecedor bom e posso lhe ajudar.

    Não quero saber que se cidade é, de que estado, se estou ajudando um gatonet perto de mim, e se vai ser gatonete o resto da vida, não me importa, me importa sim, se algum dia for uma empresa que deu certo e está bem com TUDO CERTO, ficarei grato de ser lembrado em suas conversas, isso move o mundo.

    Comecei com velox, ralei muito, aprendi quando Mikrotik não era nada o pessoal do fórum me ajudou demais, depois vendi o provedor, fui chamado de volta, houve uma fusão da empresa, agora estamos em 4 cidades, berando algumas centenas de clientes, quase tudo em 5.8, e em mimo, com muita banda dedicada e um atendimento de dar inveja em muita grande telecom.

    Boa sorte e se prepare, é uma caminhada terrível e tortuosa.

    Abraços

  5. #5

    Padrão Re: Problema persistente.

    Pois é... aqui ta parecendo, apenas parecendo, site da anatel; e olha que se fosse muitos nao estariam aqui "bancando" uma de legalista. Tambem fico chateado com essa arrogância medíocre de querer desmerecer uma pessoa por se achar tao certo, tao bacana.

    Gente, aqui é um forum!
    Amigao, sua antena pode ta com problema, revise, se poder, coloca outra no lugar para teste.
    Veja tambem a questao de colocar um servidor em baixo, deixando assim seu ap apenas pra distribuir sinal, nesse caso voce pode colocar uma rb 750, como foi bem dito acima, rb 750 ta com preço de um ap;seria uma excelente ideia.

    Boa sorte

  6. #6

    Padrão Re: Problema persistente.

    Amigo note que só a utilização dessa antena aquário de 15Dbi pode ser o vilão da historia, recomendo fazer testes com outra antena, a aquário não tem o menor Know-how para fabricar antena omnidirecional, já ví antenas fundo de quintal mais bem vedadas contra agua do que ela.

  7. #7
    Killer79
    Visitante

    Padrão Re: Problema persistente.

    alamdias, Muito obrigado por suas palavras e pela força, muitos dos fatores citados por você já foram testados e me atentei a eles antes mesmo de iniciar o projeto. Vou testar amanha a antena e assim que puder vou comprar a RB, optei pala 750g, pois tem melhores especificações e custo parecidissimo ao da 750.

    juniin, tuas dicas e atenção também teram a devida importancia na caminhada a resolver meu problema.

    evertonsoares, concordo com você, aquário não é uma boa marca e isso se deve a fragilidade, acima de qualquer outro fator, de seus produtos.

    Continuo na busca de solução para meu problema, mas agora me sinto mais preparado e, finalmente acolhido aqui no forum.
    Passamos por coisas desagradáveis as vezes para conseguir chegar onde queremos e isso serve também para afirmar a condição de que pessoas boas atraem pessoas boas e que os malas serão sempre a minoria em nosso caminho.

    alamdias, não serei para sempre um gatonet, essa rede nem nasceu com esse proposito. Obrigado mesmo por suas dicas, vou começar pelo menos custoso, mas atentarei a cada item de sua lista.

    Postarei os resultados e darei valor aqueles que estiveram do meu lado e que me ajudaram de alguma forma.

    A todos vocês meus sinceros agradecimentos.

  8. #8

    Padrão Re: Problema persistente.

    Citação Postado originalmente por edmarmega Ver Post
    1- vc usa link nao dedicado, provavel que seja mais um gatonet.
    2- vc usa antena omini, de 15 dbi, 5 metros de altura isso da diferença muito grande devido a zona de fresnel de seu cliente.
    3- vc tem aterramento nesse ponto onde esta a antena, é capaz que o ponto tenha ficado carregado de estatica.
    SOLUÇÃO
    1- deixe o serviço de provedor para os provedores sérios, pois provedor sério nao usa speed.
    2- dono de provedor antes de montar verifica ponto de alcance, obstaculos e le sobre o equipamento que ira usar.
    3- instalador que monta na casa do cliente deve passar por um treinamento pois o mesmo deve conhecer limitações do equipamento a ser usado.
    4- Fala sério parece que vc nem usou a pesquisa, pois constante a procura por isse tipo de incidente.


    Di certo voce ja nasceu com o seu provedor com 500 mb full de link legalizado antes mesmo da anatel existir e ja tinha 10 mil clientes com todo equipamentos MK e Ubiquiti existentes antes msm das empresas serem criadas néé? (tem gente que nasce pra se idiota nesse mundo)


    antes de tratar alguem com ignorancia pense voce nao e melhor que ninguem aqui no forum e em lugar algum.


    Voltando ao topic.


    Amigo vou ser sincero a altura e o que realmente ta te prejudicando.. eu usava a minha antena bem baixo Jesus dava medo do sinal nos clientes.. aumentei a criança uns 8~9 metros de altura e fala pra voce sinal ta indo ondi eu nem imagina que chegaria... fica a dica faz o teste aumente novamente a altura..

    Otro detalhe Aquarios e tensa ja tive casos aqui na cidade que compramos 5 antenas Aquarios de 15 DBI o mais impressionante e q 1 funcionou perfeitamente as otras dava ate desanimo..

    Pelo preço das ominis hje em dia compensa investir em nano ou painel setorial..

    Forte Abraço


    Júlio César

  9. #9

    Padrão Re: Problema persistente.

    Saque que não dei conta da altura, é algo primordial para o funcionamento da sua estação, tendo em vista arvores e edificações que atualmente são usadas, instalar as antenas a pelo menos 16 metros de altura seria uma boa... Ou procure um sobrado mais alto para lançar de lá a sua internet (rooftop), note que até as grandes empresas de telecom estão partindo para esta nova onda!!!

  10. #10

    Padrão Re: Problema persistente.

    Assim so a carater de teste! chegou com seu notebook perto desta omni? setou o rates do ap em 11 ou 5.5 esta usando o ap em B ou B+G? fez uma analise dos canais que usava antes e qual esta usando agora?

    acho que com 6 clientes simultaneos ainda nao precisa se preocupar de fazer um controle com mikrotik, presto servicos para um escritorio na minha cidade que tem um velox de 1 mega, sao 10 notebooks ligados a 3 picostation e mais 22 computdores ligados na rede cabeada..... o escritorio e serio e nao tem muita tranqueira rodando na net la nao, so sites serios (governo, prefeitura, tribunal de justiça, bancos<<<<sites serios e sacanagem), o velox atende numa boa sem controle, mais claro que se puder colocar uma rb750 ou um pentium 3 650mhz pra controlar otimo.

    boa sorte ai qualquer coisa grita que agente escuta......

    bom relaçao ao camarada que te insultou la em cima, saiba que tambem comecei como vc, hoje estamos com 10 velox de 4 megas, e um link dedicado da embratel de 4 megas tambem........ estamos legalizados e prestando um servico acredito eu de qualidade...... mais tambem entendo a revolta contra um gatonet ou outro.... mais se vc tiver qualidade e bom atendimento jamais vai perder clientes para gatonetes!

    grande abraço e sorte a todos

  11. #11
    Killer79
    Visitante

    Padrão Re: Problema persistente.

    Bom pessoal.
    Efetuei mais alguns testes.
    Troquei a omni de 15 por uma de 12 e baixei a potencia do rádio para 100mw e o sinal estabilizou.
    Já consigo navegar dentro da minha casa com o notebook em todos os pontos.
    Anda tenho oscilações no sinal, mas não há quedas na conexão.

    Nos clientes o sinal também melhorou, mas não chega nem aos pés da qualidade que tinham antes da quima do equipamento antigo.

    Notei outra coisa importante. Desliguei o equipamento e para a troca da antena meu SSID não desaparece de jeito nenhum e a intensidade do sinal também não abaixa. Deixei desligado por uns 40 minutos e continuou presente, tentei conectar com o notebook, mas não entrar.
    Analizando por este aspecto, será que estou sendo sabotado?
    Neste final de semana vou alterar meu SSID e ver o que acontece.

    Quanto ao equipamento, estou providenciando a troca.
    Embora eu tenha 360 graus de visada em meu ponto, meus clientes estão concentrados num ângulo de no máximo 150 graus. Estou pensando em utilizar dois Nanostation2 e a rb750g para atende-los.
    Vocês acham que com esse equipamento eu consigo uma boa relação custo beneficio? Será que conseguirei minizar meus problemas?

    Desde já agradeço a atenção e a colaboração de todos vocês. Bom final de semana!

    Vandro M. de Oliveira

  12. #12

    Padrão Re: Problema persistente.

    Citação Postado originalmente por Killer79 Ver Post
    Bom pessoal.

    Notei outra coisa importante. Desliguei o equipamento e para a troca da antena meu SSID não desaparece de jeito nenhum e a intensidade do sinal também não abaixa. Deixei desligado por uns 40 minutos e continuou presente, tentei conectar com o notebook, mas não entrar.
    Analizando por este aspecto, será que estou sendo sabotado?
    Neste final de semana vou alterar meu SSID e ver o que acontece.


    Vandro M. de Oliveira
    Cara tem algum radio de cliente transmitindo sinal pra vc, podem estar com repetidor universao ativado. vai na casa de um por um dos seus clientes e revise as configuraçoes dos equipamentos, evite usar ssid comuns tipo, casa, paulo, silva, oliveira, internet, rede......

    nao se preocupe em trocar os radios primeiro faça os que vc tem funcionar.... desça seu radinho resete ele coloque uma anteninha de 2dbi e veja se esta funcionando com 100% de sinal! depois vc sobe o radio e faz o mesmo procedimento nos clientes.... outra dica bullet com omni e muito melhor que nano, estou desenterando todas minhas omnis antigas aqui que estavam paradas e fazendo pequenas celulas com bullet.... ta show de bola!

    boa sorte e vamos resolver isso, nao esqueca de postar os resultados!

  13. #13

    Padrão Re: Problema persistente.

    1-) Tem algum cliente em modo AP ou repeater
    2-) tem alguém te sacaneando.
    3-) Algum rádio seu com o mesmo SSID (desligue TUDO e procure)
    4-) Veja o MAC desse outro SSID que vc encontra que não é o seu e vá na caça do AP
    5-) Dentro da sua casa, esquece, debaixo de omni não rola.

    Abraços

  14. #14
    Killer79
    Visitante

    Padrão Re: Problema persistente.

    Olá pessoal.
    Bem, conforme prometido estou aqui para postar o resultado de minhas ultimas experiências.
    Não consegui descubrir a fonte da duplicação de meu SSID na região, entrei em todos os rádios clientes (que não são muitos) e todos estavam configurados como cliente mesmo, conforme eu havia deixado.
    Sábado passado 09/04, eu mudei meu SSID e fui de cliente em cliente refazendo todas as configurações e adivinhem!!!
    Voltou a funcionar perfeitamente com exceção a meu DHCP que, conforme havia dito nosso amigo Alam, não segurou o tranco e está travando de vez em quando.
    Após a troca da omni eu já havia notado diferença, mas meus clientes ainda estavam instaveis, mas agora está tudo rodando direitinho.

    Agradeço a vocês que tiveram paciencia e boa fé, se proporam e me ajudaram de fato a resolver este problema.

    Valeu alamdias, cls7007, evertonsoares, croko e juniin. Vocês me ajudaram muito mesmo.

    Obrigado!

    Vandro M. de Oliveira

  15. #15
    Killer79
    Visitante

    Padrão Re: Problema persistente.

    Olá pessoal.
    Bem, conforme prometido estou aqui para postar o resultado de minhas ultimas experiências.
    Não consegui descubrir a fonte da duplicação de meu SSID na região, entrei em todos os rádios clientes (que não são muitos) e todos estavam configurados como cliente mesmo, conforme eu havia deixado.
    Sábado passado 09/04, eu mudei meu SSID e fui de cliente em cliente refazendo todas as configurações e adivinhem!!!
    Voltou a funcionar perfeitamente com exceção a meu DHCP que, conforme havia dito nosso amigo Alam, não segurou o tranco e está travando de vez em quando.
    Após a troca da omni eu já havia notado diferença, mas meus clientes ainda estavam instaveis, mas agora está tudo rodando direitinho.

    Agradeço a vocês que tiveram paciencia e boa fé, se proporam e me ajudaram de fato a resolver este problema.

    Valeu alamdias, cls7007, evertonsoares, croko e juniin. Vocês me ajudaram muito mesmo.

    Obrigado!

    Vandro M. de Oliveira

  16. #16

    Padrão Re: Problema persistente.

    cara ainda to encasquetado com essa SSiD duplicada, tem que ficar meio de butuca ai pra ver se ela volta ou não, deve ter alguém duplicando seu rádio gerando esses problemas, vale a pena conferir de vez em quando....

  17. #17
    Killer79
    Visitante

    Padrão Re: Problema persistente.

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    cara ainda to encasquetado com essa SSiD duplicada, tem que ficar meio de butuca ai pra ver se ela volta ou não, deve ter alguém duplicando seu rádio gerando esses problemas, vale a pena conferir de vez em quando....
    Pois é meu caro Everton.
    Estou convencido de que alguém está agindo na maldade mesmo, pois a rede ainda está presente e com um excelente nivel de sinal. Devo estar incomodando alguém, que aparentemente está tentando me derrubar.

    Vou continuar acompanhando, caso seja realmente alguem na maldade, vai notar que mudei o SSID e vai fazer a mesma coisa.

    Vamos ver no que vai dar.

    Obrigado brother!

  18. #18

    Padrão Re: Problema persistente.

    Amigo Killer pegue um notebook e saida andando q nem doido ate vc sentir que o sinal fique estourando ai voce ja vai ter uma ideia de ondi possa estar esse safado... ele ta fazeno isso pq inves dos clientes se conectarem ao seu radio que tem internet(seu SSID Original) eles se conectam as vezes no que nao tem internet(SSID Duplicado que nao e seu) assim causando problemas... ja vi gente fazeno isso so que se deu mal fico com um olho roxo e com os equipamentos todos destruidos.. (ngm mandou agir de má feé..)

    Em relaçao a omini de 12 dbi voce ja colocou a de 15 de volta? se nao cooloque... na vdd ominis de 12 para outdoor mto longe nao da uma boa qualidade de sinal.. mas pelo incrivel que pareça to usando uma de 12 dbi aquario (aquelas pretinha) com um radio da idade da pedra (realsat antigo pa caramba) e o sinal ta indo com 60% a 3.5 km é mole? rs e o cliente navega suave suave..

    fica ae a dica ve se descobre qm e o safado q duplico seu radio flws

    Forte abraço


    Júlio César.
    Última edição por croko; 12-04-2011 às 09:15.

  19. #19

    Padrão Re: Problema persistente.

    o ideal seria você utilizar segurança ou um controle Ip x MAC pq, se o cara conectar na sua antena e soltar um servidor de DHCP, as novas solicitações que tiverem o lease time vencido, pegaram dele, provavelmente.

    Quanto a clonagem do SSID, isso é um terror.

    Abraços