+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Olá amigos

    Hoje terminei de posicionar a outra antena e pude fechar o enlace.

    é para mandar internet para uma fazenda...

    São 20km usando 2 antenas Dimension DIM-5800
    2 Routerboard 433 Mikrotik Nivel4
    2 cartões RH5 5Ghz

    A antena base fica na cidade... apontando para a outra em cima de uma montanha. Usei WDS e bridges.

    O sinal ficou variando entre -58 e -72
    a visada é livre...

    Isso é muito ruim?

    Não cheguei a medir a banda porque não funcionou colocando o ip da base. Na verdade faltam alguns detalhes pra configurar.

    precisava de umas dicas


    Abraço a todos

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Citação Postado originalmente por ftartari Ver Post
    Olá amigos

    Hoje terminei de posicionar a outra antena e pude fechar o enlace.

    é para mandar internet para uma fazenda...

    São 20km usando 2 antenas Dimension DIM-5800
    2 Routerboard 433 Mikrotik Nivel4
    2 cartões RH5 5Ghz

    A antena base fica na cidade... apontando para a outra em cima de uma montanha. Usei WDS e bridges.

    O sinal ficou variando entre -58 e -72
    a visada é livre...

    Isso é muito ruim?

    Não cheguei a medir a banda porque não funcionou colocando o ip da base. Na verdade faltam alguns detalhes pra configurar.

    precisava de umas dicas


    Abraço a todos
    Amigo, pra essa distância com visada, tens que alinhar a no mínimo -60, ideal seria -52 a -58,ok.
    Tenta alinhar a noite usando Laser de 100mw ou200mw verde que fica filé. tambem podes usar um velho método que seria bussula (aquelas mais completas sao as melhores).
    Quanto ao Mikrotik, o correto é sempre configurar as bridges antes de levar pras torres. voce configura tudo, testa, se linkou e passou a banda correta, ae coloca nas torres ou locais.
    Tenta usar um canal 5830 ou outro que nao apareça no site survey do cartao. nstreme melhora bastante seu enlace. seta as velocidade no data rates tbm deixa 48 e 54mbps.
    Abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Essa antena dimension de 24DB... da pra essa distância? ou ficou pouco?

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Citação Postado originalmente por ftartari Ver Post
    Essa antena dimension de 24DB... da pra essa distância? ou ficou pouco?
    Depende de como falei , fatores externos ao equipamento:
    1- VISADA > tem que ser 100% meia arvore no caminho já atrapalha.
    2- CABOS /CONECTORES> tem que ser de qualidade tbm.
    3- Testa com uma Hyperlink de mesmo dbi ou equivalente e terás a tua resposta.
    Não posso te dar 100% de certeza pois nao sei onde fica seu enlace, mas acredito que seja alinhamento e fatores externos que estão bloqueando seu sinal de chegar aos -55 ou melhor.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Muito obrigado pelas informações.

    Daki a 7 horas vou para as antenas para acertar detalhes finais.

    Vou fazer tudo o que o amigo indicou, a meia arvore ja nao esta mais no caminho.

    Mas e quanto a polarização? estou usando vertical
    pelo scan detectou pelo menos umas 6 outras redes... polarização influencia no que? como posso saber a polarização das outras redes que encontrou?

    tenho uma outra duvida de leigo em mikrotik.

    se eu faço uma bridge com todas as portas ethernet e o wds na RB1... no outro lado faço o mesmo na RB2...
    se eu tiver um ata por exemplo com ip fixo em uma porta ethernet da RB1 seria como se ele estivesse na rede do router?

    Abraços

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Citação Postado originalmente por ftartari Ver Post
    Muito obrigado pelas informações.

    Daki a 7 horas vou para as antenas para acertar detalhes finais.

    Vou fazer tudo o que o amigo indicou, a meia arvore ja nao esta mais no caminho.

    Mas e quanto a polarização? estou usando vertical
    pelo scan detectou pelo menos umas 6 outras redes... polarização influencia no que? como posso saber a polarização das outras redes que encontrou?

    tenho uma outra duvida de leigo em mikrotik.

    se eu faço uma bridge com todas as portas ethernet e o wds na RB1... no outro lado faço o mesmo na RB2...
    se eu tiver um ata por exemplo com ip fixo em uma porta ethernet da RB1 seria como se ele estivesse na rede do router?

    Abraços
    Então, o que acontece seria que como tem 6 outras redes na mesma polarização, voce tem muita poluição de espectro , podendo ou não atrapalhar o seu sinal.
    Não usa nenhum canal perto dessas 6 redes. tenta fugir ao máximo destes canais já usados que teu link ficará 100%.
    Outra coisa é potência. Nem sempre o máximo de potência é o melhor. começa com 30% de potencia. se ficar fraco , sobe pra 60% . usar 100% somente em ultimo caso e pra links muitos mais distantes que o seu.
    Alinhando com bussula pro seu caso que ira alinhar sozinho, foca,mais facil. presta atencao apenas nos detalhes, esses fazem a diferenca.
    Abraco e boa sorte.

  7. #7

    Padrão Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Então, o que acontece seria que como tem 6 outras redes na mesma polarização, voce tem muita poluição de espectro , podendo ou não atrapalhar o seu sinal.
    Não usa nenhum canal perto dessas 6 redes. tenta fugir ao máximo destes canais já usados que teu link ficará 100%.
    Outra coisa é potência. Nem sempre o máximo de potência é o melhor. começa com 30% de potencia. se ficar fraco , sobe pra 60% . usar 100% somente em ultimo caso e pra links muitos mais distantes que o seu.
    Alinhando com bussula pro seu caso que ira alinhar sozinho, foca,mais facil. presta atencao apenas nos detalhes, esses fazem a diferenca.
    Abraco e boa sorte.
    Leandro Muito obrigado mesmo pelas dicas

    Fiz o que me falou... consegui um sinal de -58 constante...

    como vc falou, pequenos detalhes fazem a diferença, o alinhamento tem que ser feito muito aos poucos.. tem que fazer com calma e paciência.
    Os cartões estão em 21dbi.. como posso saber a potência máxima dos cartões?

    Estou com várias dúvidas quanto ao mikrotik, o Speedy não autentica... chega a autenticar e cai.. alguma coisa que não pode ser feita com a porta etherner que esta conectado o modem? ou alguma coisa que deveria ser feita?

    fiz uma bridge com ela.. tentei autenticar na antena2 mas tb nao foi... testei o modem no notebook e funcionou perfeito...

    abraço

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    Citação Postado originalmente por ftartari Ver Post
    Leandro Muito obrigado mesmo pelas dicas

    Fiz o que me falou... consegui um sinal de -58 constante...

    como vc falou, pequenos detalhes fazem a diferença, o alinhamento tem que ser feito muito aos poucos.. tem que fazer com calma e paciência.
    Os cartões estão em 21dbi.. como posso saber a potência máxima dos cartões?

    Estou com várias dúvidas quanto ao mikrotik, o Speedy não autentica... chega a autenticar e cai.. alguma coisa que não pode ser feita com a porta etherner que esta conectado o modem? ou alguma coisa que deveria ser feita?

    fiz uma bridge com ela.. tentei autenticar na antena2 mas tb nao foi... testei o modem no notebook e funcionou perfeito...

    abraço
    Bacana saber que o ajudei.
    Podes ainda melhorar esse link , tentando baixar a potência do cartão:
    1- Interfaces, WLAN1, wireless , Seleciona ADVANCED MODE, e vai em TX POWER:
    2- seleciona ALL RATES FIXED e coloca 12dbm;O cartao vai até 25dbm de potencia máxima;
    Começa com potencia baixa e usa um canal não utilizado que teu link vai ficar nota 10.

    Tabela abaixo mostra como o cartão deveria trabalhar nas diversas frequencias e velocidades:


    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tabela sinal potencia R5H.jpg
Visualizações:	349
Tamanho: 	93,8 KB
ID:      	12440

    Quanto a regras do mikrotik, leia na faq sobre Mikrotik que com certeza tem o que voce procura.

    Se ajudei, por gentileza clique na estrela abaixo.
    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 25-06-2010 às 22:12.

  9. #9
    Avatar de Fastwireless_telecom
    Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Rua Braziliano Previtale, 54, Santa Cruz - Valinhos SP
    Posts
    28

    Thumbs up Re: Primeira vez: Elace 20Km Mikrotik RB433+catão R5H 5.8ghz+Dimension DIM-5800-24D- Opinião

    RECEBEMOS ANTENAS DIMENSION
    !!! APROVEITE !!!
    Sucesso de vendaS

    ANTENA DISCO 5.8GHZ 29DBI DIM5800-29DP DUPLA POLARIZACAO DIMENSION
    ANTENA DISCO 5.8GHZ 32DBI DIM5800-33DP DUPLA POLARIZACAO DIMENSIONANTENA DISCO 5.8GHZ 34DBI DIM5800-34DP DUPLA POLARIZACAO DIMENSION
    ANTENA SETOR 5.8GHZ 17DBI 90G VERTICAL DIM5800-1790V DIMENSION

    Dimension Technologies®
    , inserimos produtos de altíssima qualidade de fabricação no mercado, onde o carro chefe são nossas antenas wireless, marca que ganha grande espaço a cada dia em todo território nacional, em resposta a sua eficiência e confiança, onde adquirimos nossa certificação no CPqD de Campinas, a maior e mais conceituada empresa para testes laboratoriais e certificações para homologação Anatel, assim gerando um produto sustentável pois é economicamente viável e socialmente justo.