+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    Não é objetivo meu polemizar esta questão, ou ter uma resposta simplista sobre um equipamento ou sobre uma empresa, ou tão menos uma resposta dualista que um é bom e outro é ruin em degradação do outrem, o objetivo é buscar saber de quem já usa ou usou ou já testou este equipamentos, e demostrar como cada equipamento pode ser na verdade melhor aceito em cada cenario, pois acredito que aqui neste Forum tem muitas pessoas com muito anos de experiencias, pessoas formadas, e eu o que sou? apenas um simples estudante de Sistema de Informção no quinto periodo, O pouco que sei aprendi lendo muito manuais mas ainda me atrapalho na escolha do equipamento.
    Sempre busco soluções de baixo custo, não entenda de baixa qualidade.
    "Se for alto o custo agregado a qualidade de verdade usaria Canopy!!!"

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    só posso opniar do rocketm5 + dish,
    que realmente me surpreendeu e saiu relativamente barato o par (R$1100,00)
    passando quase 100mbps. (7 km).

    mas tambem estou curioso sobre essa cpe da MK.

  3. #3
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    opa fiz um ponto a ponto esta semana esta marcando 162 mb de rx /tx mas para un conjunto rocket m5 com rocket dish 30 dbi acho que passei pouca banda para 7 km sera que fiz alguma caquinha ,tem alguma dica ai na manga que pode passar

  4. #4

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    OLÁ GALERA PARECE QUE NIGUEM USA STX, MAIS DE UM MES QUE POSTEI APERGUNTA E NIGUEM FALOU NADA DE IMPORTANTE SOBRE ESTE EQUIPAMENTO, SERÁ QUE ELE É BOM, SERÁ QUE VALE APENA, SERÁ QUE NÃO IREI JOGAR DINHEIRO FORA SERÁ SO IMAGINAÇÃO, SERÁ? "

    Tire suas mãos de mim!
    Eu não pertenço a você.
    Não é me dominando assim
    Que você vai me entender.
    Eu posso estar sozinho,
    Mas eu sei muito bem aonde estou.
    Você pode até duvidar.
    Acho que isso não é amor.
    Será só imaginação?
    Será que nada vai acontecer?
    Será que é tudo isso em vão?
    Será que vamos conseguir vencer?
    Nos perderemos entre monstros
    Da nossa própria criação.
    Serão noites inteiras,
    Talvez por medo da escuridão.
    Ficaremos acordados
    Imaginando alguma solução.
    Prá que esse nosso egoísmo,
    Não destrua nosso coração.
    Será só imaginação?
    Será que nada vai acontecer?
    Será que é tudo isso em vão?
    Será que vamos conseguir vencer?
    Brigar prá quê se é sem querer?
    Quem é que vai nos proteger?
    Será que vamos ter que responder
    Pelos erros a mais, eu e você?"
    DESCULPA BAIXOU O RENATO RUSSO AQUI.

  5. #5
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    eu eim ,bom ja aouvi falar bem do equipamento mas não testei fiquei curioso

  6. #6

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    Então amigo o equipamento é bom sim, a grande questão é a aplicação dele ele tem uma limitação de hardware como qualquer outra cpe, se você for comparar ele com o Rocket + dish, para fazer um ptp de longa distancia (12km+) a cpe Sxt não daria conta...

    mas comparemos ela com um Nano M5 de 16dbi, são duas CPEs de excelente qualidade o Nano M5 todos nós ja conhecemos, sistema super amigável de facial configuração.. porem a rede AIRMAX da Ubiquiti só se comunica com ela mesma, (ai da uma P... falta no mercado ficamos parados) essa foi a grande sacada da Mikrotik, uma cpe dual Mimo com sistema Mikrotik... todos os recursos que já conhecemos nas Routerboards e PC APs em uma cpe para PTP em curtas distancias e para usar em clientes, é compatível com toda rede 5.8ghz MIMO com exceção da Airmax da ubiquiti...

    Fica ai a Dica!

  7. #7
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    ae quer dizer que este equipamento perde para o rocket dependendo da distancia

  8. #8

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    Olá galera, cada dia mais fico com o pé atraz em relação a STX, veja o que um colega aqui me enviou
    Olha o para ptp elas sao otimas mais pra isso vc tem de comprar licença router OS level 4 pois elas so funciona como station pois vem com licença level 3, fora isso sao otimas, uso mais elas como CPE para cliente, se voces usar elas juntamente com a linha M5 da Ubiquiti voce consegue atingir ate 150Mbps.

    Abraçs

  9. #9
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    mas e a quanto ao airmax como fica

  10. #10

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    Ai GOSTARIA DE INVOCAR OS CONHECIMENTOS DO ZE ALVES, O GRANDE LABOR PARA RESOLVER ESTA QUESTÃO.
    ESTA OSSO DE TIRAR CONCLUSÕES, E EMITIR UM JULGAMENTO. O IDEAL SERIA UM TIRÁ PROVAS MESMO, E A UNICA PESSOA QUE SEI QUE JÁ FEZ TESTE DE ALTA QUALIDADE COM O UBIQUITI É O ZÉ ALVES, UM TESTE DESTE SERIA UM GRANDE DESAFIO. AQUI EM MINAS NA MICROWAVE ELES DIZEM TER CONSEGUIDO FECHAR UM LINK COM 100MB PASSANDO. NÃO VI, NÃO CONHEÇO NINGUEM QUE VIU.

  11. #11

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    Citação Postado originalmente por biohazzard Ver Post
    Olá galera, cada dia mais fico com o pé atraz em relação a STX, veja o que um colega aqui me enviou
    Olha o para ptp elas sao otimas mais pra isso vc tem de comprar licença router OS level 4 pois elas so funciona como station pois vem com licença level 3, fora isso sao otimas, uso mais elas como CPE para cliente, se voces usar elas juntamente com a linha M5 da Ubiquiti voce consegue atingir ate 150Mbps.

    Abraçs
    Então a Licença LVl 3 faz modo Cliente/Bridge/Station Wds não vejo necessidade de trocar para lvl4 para realizar um ptp...

  12. #12

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    Outra coisa

    Mimo da Mikrotik = Nstreme
    Mimo da Ubiquiti = Airmax

    Airmax ≠ Nstreme

    se vc pegar uma SXT e uma Nanom5 e desabilitar o Nstreme e o Airmax os equipamentos trabalharam em 5.8ghz 802.11a 54mbps^^ incrivel!

  13. #13
    tecnico chefe Avatar de naldo864
    Ingresso
    May 2010
    Localização
    Carapicuíba, Brazil, Brazil
    Posts
    3.131
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    e a latencia fica boa ainda usando deste jeito voce testou

  14. #14

    Padrão Re: Qual equipamento usar MKT STX OU Ubiquiti

    Olha 7 Kilometros e pouca coisa ! Olha Como esta a interferencia do local ??
    E sinal tenta colocar teu sinal entre -60 e -66 abaixando a potencia do radio !
    E coloca Shiled nas Dish vlw Abraco Amigo...

  15. #15

    Padrão

    Olá colegas, primeiramente gostaria de pedir desculpas aos colegas por estar desenterrando esse tópico tão antigo, mas gostaria de fazer algumas considerações a respeito do que se foi colocado aqui, e quero deixar bem claro também que não estou querendo com isso polemitizar alguma coisa, ou dizer que um ou outro equipamento é melhor ou pior, só irei comentar alguns pontos onde já tenho um pouco de experiência.
    Pois bem, vamos lá, e como acredito que muitas coisas foram mal colocadas, vou separar os assuntos:

    - Quando um dos colegas coloca que se os dois equipamentos tivessem com seus protocolos proprietários, no caso o Airmax da Ubiquiti, e o Nstreme (vou falar sobre essa colocação mais abaixo) desabilitados, se conseguiriam incríveis 54 MB, sendo que isso na prática em ambientes outdoor dificilmente será alcançado, digo até que não seria possível chegar ao menos próximo disso.

    - Um outro colega também postou um comentário de um outro colega que afirmava que o SXT só poderia ser utilizado como CPE, pois vinha com o lvl3 da licença, que supostamente não lhe permitiria isso, está enormemente enganado, o lvl3 do RouterOS não lhe permite colocar o equipamento em AP, ou seja, para ser utilizado em um ponto-multiponto, mas o lvl3 lhe permite colocá-lo em modo Bridge, onde você poderia facilmente utilizá-lo em um ponto-a-ponto.

    - Uma coisa realmente que lhes digo com certeza absoluta, onde no mesmo comentário o colega diz que uma Nano M5 juntamente com uma SXT poderia alcançar 150MB, isso sim não seria possível, até porque para uma conversar com a outra, conforme um outro colega afirmou corretamente, eles deveriam estar com os seus protocolos proprietários desativados, se comunicando assim em 802.11a ou 802.11n, conseguentemente não poderíam chegar nem perto disso.

    - Já os comentários referente aos protocolos proprietários, onde citam o Airmax da Ubiquiti, e o Nstreme da Mikrotik, em minha opinião também não estã corretos, pois particularmente acredito, e também acredito que esse foi um dos principais alvos do pessoal da Mikrotik, é que a SXT seria melhor utilizada com o novo protocolo da Mikrotik, o Nv2, que também é um protocolo proprietário, que se baseia em TDMA, mutio mais parecido com o Airmax. Então quando se fizer uma comparação entre os dois equipamentos deveríamos utilizar-se de Nv2 e Airmax, seria mais justo o comparativo.

    Agora respondendo a pergunta do colega, em minha opinião, e isso não quer dizer que seria a correta, pois é apenas a minha opinião pessoal de experiência, não utilizo em nenhum ponto-a-ponto meu rádios da Ubiquiti, não porque os mesmos são ruins, simplesmente pelo fato de que sempre tive experiências não muito satisfatórias com o mesmo, quem utiliza protocolos de roteamento OSPF, como exemplo, sabe do que estou falando, não sei nas versões mais atuais do AirOS, ouvi dizer que foi corrigido, mas simpleamente cansei de tentar entender porque derrepente do nada o OSPF parava de publicar as minhas rotas.

    Até utilizo as antenas da ubiquiti, como a Rocket Dish, mas sempre conectadas a um rádio rodando RouterOSk, DD-WRT ou outros.
    Aliás, as vezes vejo comentários de colegas que se utilizam de Rocket Dish de 34 dbi para fazer um ponto-a-ponto de 1,2,3 KM, e acho isso um absurdo, até brinco as vezes com as pessoas que me colocam essa situação, que cuidado para não ligar o rádio em uma ponta, enquanto o técnico estiver instalando a antena na outra ponta, que é perigoso derrubar o mesmo da torre.
    E é nesse range de alcance, até 5 KM, que lhes digo, que duas SXT bem configuradas, com o protocolo Nv2 habilitado, não perdem em hipótese alguma para um rádio da Ubiquiti, tanto em performance, quanto em largura de banda.
    Um grande abraço à todos.