+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Configurar WDS entre ApRouter e Mikrotik V4.14

    Primeiramente boa noite a todos que lerem este tópico.
    Comprei uma RB433 com 1 cartão R52HN e não consigo fechar os WDS entre radios com ApRouter instalados e o meu Mikrotik.
    Li e Rel-li vários posts e comentários na net e todas as opiniões que mim davam eu segui e não conseguir fazer o WDS.
    Explicando:
    No Mikrotik criei o WDS na inferface wlan e nesse WDS coloquei o MAC do Radio e depois adicionei na bridge 1 a wlan e o wds, coloquei na aba wds da interface como static / bridge 1 / marquei ignore ssid.
    No Radio coloquei no mesmo canal que o MK, configurei como Ap+Wds. Na aba wds coloquei o MAC da interface wireless do MK.
    Fazendo isso não tive resposta, aí então comecei a testar várias outras configurações que ia achando na net e nada dava certo. Depois vim a descobrir que não dava certo por que tinha desmarcado o deful authenticate e deful forwordig (isso estando desmarcado não funciona), só quando marco o wds funciona, tenho comunicação entre o radio e MK, mas fico sem controle de acesso ao meu MK, qualquer placa wiireless ao alcance do meu MK fica conectando nele.
    O que fazer para resolver! deixar o controle de acesso funcionando e tambem fazer o wds funcionar.
    Outra coisa, quando coloco o rádio só em WDS não funciona a comunicação com o MK, só funciona o radio no modo AP+WDS.

  2. #2

    Padrão Re: Configurar WDS entre ApRouter e Mikrotik V4.14

    Cadastre o MAC do AP em "Connect List", e poderá desmarcar o "Defaut Authenticate" e "Default Forward".

  3. #3

    Padrão Re: Configurar WDS entre ApRouter e Mikrotik V4.14

    Muito obrigado amigo, mas já tinha feito isso hoje cedo, seguindo uma orientação do suporte tecnico de uma empresa de wireless, agora da certo.
    Agora se mim puder ajudar, como é que faço para fazer a comunicação entre o radio e MK, no caso do radio so esta operando no modo WDS? Não testei se o mac estando no conect list tambem da certo o radio so estando em wds, mas o que mim diz!
    Outra pergunta é e o radio estando como cliente, como fazer para o pc cliente pegar o ip dhcp do servidor, é que quando ponho para pegar ip dhcp não da certo. O radio conecta tudo certo no MK, só não pega ip automatico de meu servidor.

  4. #4

    Padrão Re: Configurar WDS entre ApRouter e Mikrotik V4.14

    ALGUEM SE HABILITA A RESOLVER MEU PROBLEMA!!!!!
    Amigo como faço para configurar um ApRouter em WDS para comunicar com Mikrotik. Já consegui com o radio no modo Ap+Wds, aí tudo da certo, mas quando coloco so no modo wds não consigo comunicação com o Mikrotik, o que faço?
    Outra coisa é quando vou colocar um radio como cliente do Mikrotik e radio cliente não pega ip automatico de meu servidor, o radio pinga pro mikrotik tudo certo, mas não pega ip automatico de meu servidor.

  5. #5

    Padrão Re: Configurar WDS entre ApRouter e Mikrotik V4.14

    Amigo não entendi muito bem o que você quer, por favor especifique melhor..
    Outra coisa o Modo WDS é utilizado de forma a "Grosso Modo" criar um túnel entre o seu ponto de acesso e o seu cliente usando o seu AP em modo BRIDGE e com a função WDS ou AP+WDS habilitada talvez você consiga fazer o que deseja...
    (Poste mais detalhes da sua dúvida para que possamos ajudá-lo)

  6. #6

    Talking Re: Configurar WDS entre ApRouter e Mikrotik V4.14

    Cara. Nunca fiz wds em um MK. Apesar de usa-lo para controle de banda de meus clientes.
    mais fiz em rádios oiwtech
    No meu caso tive que colocar eles na mesma classe de ip.
    Ex:
    ap1: 192.168.1.1
    ap2: 192.168.1.2
    ap3: 192.168.1.3 e assim por diante.
    Depois coloquei todos os rádios em bridge e desabilitei o dhcp serve de forma que o o MK iria gerar ip para cliente.
    cadastrei os Mac dos radios na função wds , na função wireles coloquei mesmo canal. Eu não coloquei senha por se tratar de hotspot mais e importante usar a mesma senha de um nos outros se não me engano. Agora o ISSID pode ser igual ou diferente mostrar ou não. Outra coisa importante e o sinal que o radio vai receber, tem que ter ao menos uns 30 por cento de sinal, tive problema em um ponto que de tanta interferência recebeu um radio meu ligado no cabo mesmo. Mais uma questão e que WDS não tem um protocolo então pode ser que os rádios sejam imcompativeis. No mais te desejo sorte. Agente sempre tira algum conhecimento dessas buscas sem fim.