+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace de 6Km

    Boa tarde pessoal,

    Sou novo aqui no fórum... tenho um Servidor Mikrotik com Thunder Cache, onde nele entra um link Velox de 20 MB, no momento tenho uma rede interna (com fio) e desejo evoluir ela para uma rede externa (abrangendo a cidade) com o método Mesh.

    No prédio onde estou, a antena ficaria a uma altura média de 300m (ponto de transmissão) e tenho um ponto na cidade, que gostaria de fazer um enlace, para ai sim distribuir para toda a cidade. Nesse ponto (receptor), a antena ficaria a uma altura média de 700m. A distância entre os pontos é de 6000 metros e a visada é limpa, já verifiquei pelo Google Earth e também pelo Radio Mobile.

    O que eu gostaria de saber, é, quais os melhores equipamentos para o enlace para uma configuração Mesh que tem por trás, um servidor Mikrotik. E qual seria o melhor equipamento para utilizar nas antenas de repetidoras.


    Grato pela atenção de todos...
    Última edição por cf150i; 09-04-2011 às 16:19.

  2. #2

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    acompanhandoooo....

  3. #3

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Caro amigo , se bem entendi , recomendo que use Rocket com dish de 30Dbi , enlace perfeito com grande throughput e custo x benefício muito bom, para a rede mesh poderá usar Mikrotik ou se preferir uma solução mais barata , temos CPE Wifistation que faz a função MESH de maneira fácil e simples , poderá fazer uma malha de transmissão com qualidade e potência excelentes
    www.wrj.com.br
    (21)2403-4355 (21)3043-0196
    WRJ

  4. #4

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Vamos por partes...rsrs... CPE é uma sigla de algum equipamento ou é o adaptador wireless usb (wifistation)?

    Para as antenas do link (ponto a ponto), então me recomenda utilizar antenas Rocket com rádio Dish? Encontrei esse aqui, ROCKET M5 + ROCKET DISH 30 DBI UBIQUITI 150MBPS - R$ 954.60 em MercadoLivre, seria isso?

    Já para os repetidores, o melhor seria utilizar as antenas setoriais que trabalham na freq 2.4, certo? E qual rádio vocês acham ser o melhor para repetir o sinal?

    Grato.
    Última edição por cf150i; 11-04-2011 às 14:03.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Oloco pra 6km vcs estão querendo usar um ROCKET M5 + ROCKET DISH 30 DBI???? oloco tenho um enlace aqui de 26km em Nstreme com uma OIW DP de 33DBi e já acho que exagerei no tamanho do disco!

  6. #6

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Bom, em minha primeira resposta fui recomendado uma antena com 30 dBI e quando fui visitar o site para ver se tinha os equipamentos que estava na resposta, não encontrei e ainda vi esse detalhe, encontrei uma Zirok de 24 dBI com a informação que de ela consegue o alcance de 15km (quase 3x a distância que preciso).

    Sou novo no fórum e também com essas questões de enlaces maiores, que precisam de equipamentos com boa potência para fechar um link bom e que tenha a qualidade legal para transportar os 25 mb.

    Depois que fechar o link, a banda será distribuída para a cidade em pelo menos uns 4 repetidores. Mas para isso, gostaria de saber quais os melhores equipamentos para instalar nas antenas do PTP (freq. 5,8) e nas antenas repetidoras (frew. 2,4).

    Já sei que para o link ponto-a-ponto, vou utilizar a antena direcional e vi muito bem das antenas Zirok. Para as antenas com os repetidores, ouvi falar que é melhor utilizar as setoriais, e ouvi bem das 100fio com placas da Mikrotik.

    Já os rádios para o ponto-a-ponto, estou tendo dificuldade para saber qual colocar.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Vejam se estou no caminho das pedras... vamos por partes, primeiro o link ponto a ponto...

    Pesquisando, cheguei nos seguintes equipamentos:

    - 02 RB433 Mikrotik
    - 02 Cards MINI-PCI ENGENIUS 8602 (630mW)
    - 02 Antena Zirok Disco 5,8 Ghz 24 Dbi

    Duas antenas, duas unidades de cada equip. Será que consegueria fechar meu enlace sem perda de banda?


    Grato

  8. #8

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Bom Pessoal,

    Encontrei também esse kit da Computech:

    02 Cartões XR5 600 mW - Enlace de até 20 Km
    02 Flexwave Routerboard
    02 Antenas 23 dBi integradas com caixa de alumínio
    02 Fontes com PoE até 80 metros
    02 Cartão de memória flash com mikrotik Level 4 licenciado
    02 Suportes de fixação para torre ou mastro

    A observação é no vídeo demonstrativo, onde o rapaz diz que é um kit incomparável em qualidade, já que tem um preço elevado. Bom, quem vende sempre vai querer falar muito bem do seu produto, então gostaria de saber se alguém aqui tem e recomendaria a utilização desse kit para o que estou precisando.

    O site onde contém o kit é Computech - Loja Online - 51 3230-0900 - Kit Flexwave Mikrotik A - XR5 -


    Grato

  9. #9

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Boa noite , a questão de utilizar os Rocket com Dish é simplesmente o fato de poder expandir a rede futuramente sem ter que gastar mais com isso , o que vc vai gastar com os Mk e Xr5 fica quase na mesma , sendo que o throughput é bem maior , entretanto a questão não é " quem vende fala bem do seu produto" pelo simples fato de ter também os itens XR5 e RBs , seja qual for a sua escolha , irá ter sucesso pelo simples fato de que considerando os 6Km em 5,8 uma distância pequena para enlace.
    Vc consegue fechar com 2 NanoStation M5 , porém vc é quem decide se vai precisar ou não de uma performance maior.
    A questão da Rede MESH é fácil implantar com este produto
    .:: Wireless RJ ::. Wi-Station Cpe Vertical 2N MESH 2,4Ghz 12Dbi 700Mw.
    Temos todos os itens descritos em todos os orçamentos que te foram enviados.
    Nosso site está em mudança...mas poderá apreciar o novo site em desenvolvimento ( os preços podem variar devido ao site estar em faze de testes)...consulte-nos via e-mail
    .:: Wireless RJ ::.

    Espero ter ajudado..
    www.wrj.com.br
    (21)2403-4355 (21)3043-0196
    André WRJ

  10. #10

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Para o enlace, estou procurando um bom kit que me dê qualidade no transporte da banda. Pois na segunda antena, onde receberá a banda (25mb), vou enviar para uma segunda parabola (direcional ou setorial) para "espalhar" meu sinal pela cidade (se possível, com ajuda de repetidores para locais mais afastados).

    A princípio, seria montar uma estrutura que comporte os 25 mb em uma distância de 6 km, mas que esteja preparada para comportar também um novo aumento no link (futuramente quero aumentar para 50mb, no mínimo).

    Já com questão a segunda parábola na antena 02, creio que deveria utilizar uma setorial e também utilizar esse mesmo tipo de antena nos pontos de repetição.

    E montar um bom kit cliente para receber a internet através das repetidoras ou até mesmo de forma direta com a antena 02.

    Ou seja, minha estrutura ficaria mais ou menos assim:
    KIT PROVEDOR
    Antena 01 (Provedor):
    01 Antena + 01 Rádio para enviar link de 25 mb a uma distância de 6 km.

    Antena 02 (Receptor):
    01 Antena + 01 Rádio para receber o link de 25 mb
    01 Antena + 01 Rádio para distribuir o link para a cidade

    KIT REPETIDOR (Em torno de 05 antenas posicionadas estrategicamente na cidade)
    Todas as Antenas teriam praticamente um mesmo kit de equipamento:
    01 Antena + 01 Rádio Para receber o link distribuído
    01 Antena + 01 Rádio Para enviar o link distribuído para outra área da cidade

    KIT CLIENTE (clientes pretendidos inicialmente: 500)
    01 Antena + 01 Rádio Para receber a conexão a internet (de acordo com o nível de sinal no local)


    Bom, como sou iniciante, não sei se é preciso que todas as antenas estejam com a quantidade de equipamentos que citei, por isso que estou postando minhas dúvidas aqui, pois quero comprar algo de qualidade, pronto para um próximo upgrade sem precisar trocar a maioria dos equipamentos.


    Grato pelas respostas até o momento e me desculpem qualquer ignorância.

  11. #11

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    ROCKET M5 + ROCKET DISH 30 DBI UBIQUITI 150MBPS - R$ 954.60 em MercadoLivre

    Nossa....que caro!
    E para ter um equipamento sem homologação ainda!

  12. #12

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Bom dia, para maior atenção ao seu projeto , fique a vontade para enviar e-mail.
    Temos Rocket homologados mais barato que o ML e kit provedor homologado também.
    .:: Wireless RJ ::.

  13. #13

    Padrão Re: Enlace de 6Km

    Vou sim enviar um email para vocês... mas fico no aguardo de outras dicas de outros usuários também...


    Grato pela atenção de todos...